A Águia e a Galinha Leonardo Boff

Resenhas - A Águia e a Galinha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gininha 14/03/2010

Metáfora é quase sempre perigosa
O autor, Leonardo Boff, cujo pseudônimo é Genézio Darci Boff, é um renomado teólogo brasileiro, ex membro da ordem dos franciscanos, excomungado pela Igreja de Roma por ter voado mais alto do que devia, em suas idéias sobre a práxis cristã. O livro é uma metáfora com a condição humana, via história de uma águia que, capturada por um camponês, acostumou-se a viver entre as galinhas. Só que, um dia, um naturalista fez a águia enxergar-se a si própria e perceber que ela era bem superior às galinhas, com quem havia sido criada até então. Quando li o livro, literariamente bem escrito, confesso que fiquei com pena das galinhas, as quais, por vontade do Todo Poderoso, foi criada para voar baixinho, dando ligeiras corridinhas, ora atrás do galo, ora protegendo, com as asas, monte de pintinhos indefesos. Já a águia, mereceu alçar vôos bastante elevados, mais altos do que muitos aviões e, chegando lá em cima, mirar, com seu penetrante olhar de lentes poderosas, um simples peixinho, por exemplo, nadando na lagoa, e, então, iniciar um vôo super veloz para, com seu enorme bicão, zás! papar o pequeno animal aquático. Metáforas são perigosas, entre outras coisas por isto: fazem analogias quase sempre prejudiciais para seres que não têm culpa nenhuma de existirem para o que foram criados. Imagine se todas as águias papassem todas as galinhas. Acabariam os ovos e, com eles, as gostosas fritadas e omeletes, bem como, já não teríamos frango assado, nem galinhas de cabidelas. Ao passo que seria duvidoso que passássemos a comer ovos de águia, ou mesmo águia ao molho pardo ou algo assim. Tem muito país por aí fazendo que nem as águias: alçando alturas inimagináveis, instalando bases aéreas no espaço, dotadas de armas supersônicas, com alto poder de detectar simples formiguinhas e, em seguida, zás! arrasar populações, sobretudo aquelas que, como as galinhas, não podem voar tão alto. Então, o estímulo para que seres humanos se desenvolvam, se é meritório, deve ser instigado com certo respeito àqueles que, por ordem do Todo Poderoso (já que o autor é fã de Deus), ou por injuções socioeconômicas adversas, sequer podem sonhar em subir ao pódio da vida.
Anita 28/03/2010minha estante
Um comentário "saboroso" em todos os sentidos!

Gininha 27/05/2012minha estante
Para Gilberto Ortega: Você não "intendeu", isto é, entendeu acertadamente a resenha que fiz. "Ali não esta", ops! Ali não ESTÁ falando no que você pensou que estivesse. O que "esta" - ops! de novo - o que se ESTÁ falando é que águia e galinha são DUAS DUALIDADES ... rsrsrsrs que é isso: Se é duas, só pode ser dual. Recomendo cuidado com os pleonasmos viciosos. Acho que nem a bipolaridade de perfil psicológico a que o autor do livro se refere você 'intendeu' - ou seja, entendeu. Em todo caso, fico feliz por você ter lido a resenha, embora não percebendo o conteúdo nela expresso, assim como sugiro ler o livro de novo, para ver se ENTENDE melhor. Seja feliz.

thiagosimoes 04/10/2015minha estante
Excelente resenha!

Lara 05/05/2016minha estante
Que necessidade de estar certa atacando algo tão superficial quanto erros de português... Você não me parece muito preocupada com as galinhas (e, até porque, você também errou na construção do teu texto).
Porque as pessoas não podem sonhar em alcançar a autonomia? Ora, se a sociedade é injusta, o é porque assim a construimos. Eu acredito, e penso que o autor também (assim como Paulo Freire, por ex.) que as microrevoluções existem e devem ser despertadas, para construirmos um lugar onde não seja necessário subir em pódio algum.

anicca 17/06/2021minha estante
Resposta que não fomenta um debate pautado pela troca de experiências, apenas soa como uma tentativa de afirmar alguma suposta superioridade sua. Colocações muito infelizes.

Thiago 26/01/2022minha estante
Muito intrigante... ?

Nathalia998 26/01/2024minha estante
Tenho a certeza que essa pessoa não leu o livro,pois a intenção principal foi tentar atacar a imagem de Deus. Nunca,li uma resenha, da qual "fala" sobre tudo exceto sobre o livro lido.
Resumo: nunca li tanta besteira.

joaoaranha 16/01/2021

Profunda reflexão sobre nós.
Me propus a comprar e reler "A águia e a galinha - uma metáfora da condição humana", do mestre Leonardo Boff, um clássico da Vozes, diante da loucura que estão sendo os últimos anos. E não me arrependi, pois traz uma reflexão colossal sobre o nosso estado como seres humanos, na relação conosco, com o próximo e com Deus, usando como pano de fundo a história clássica de James Aggrey.

Para aqueles que querem dar uma pausa para, parafraseando o salmista, pedir a Deus para que esquadrinhe o coração e tudo o mais, é uma ótima obra. Recomendadíssimo.

daniel.vasco.716 04/02/2022

A história da águia e a galinha evoca dimensões profundas do espírito, indispensáveis para o processo de realização humana: o sentimento da auto-estima, a capacidade de dar a volta por cima nas dificuldades quase insuperáveis, a criatividade diante de situações de opressão coletiva que ameaçam o horizonte da esperança.Mas não podemos nos limitar a sermos somente galinha ou somente águia.

Jana 10/05/2021

Somos águia ou galinha?
Essa metáfora escrita por Leonardo Boff nos faz refletir sobre o nosso autoconhecimento, o que nos constitui enquanto sujeito. Será que somos capazes de ouvir nosso Eu interior e assim nos constituírmos sujeitos autênticos ou apenas seguimos as regras ditas pela sociedade mantendo uma cultura única? Não é possível ser totalmente águia ou galinha, uma depende da existência da outra para mantermos o equilíbrio.

Tecio Ricardo 12/07/2021

Minha opinião - Atenção com spoilers
Meu primeiro livro de Leonardo Boff, gostei do que li, o título chamou minha atenção, como acredito que chamou de todo mundo que leu.

Nesses tempos pandêmicos, de ignorância e falta de respeito, tornou-se uma benção ler sobre a metáfora que o autor usou como exemplo da águia e da galinha, apesar de ter sido escrito um bom tempo atrás, mostra que a temática abordada continua atual.

Infelizmente, o livro por si só, não tem o poder de mudar a nossa condição de galinha para águia. Acredito que isso é um trabalho demorado e principalmente, temos que ter a vontade em querer mudar, infelizmente o comodismo e o medo nos fazem temer encarar o sol e as montanhas.

Marcelo 15/03/2009

Uma metáfora da condição humana
Através de um midraxe-hagadá – uma interpretação mais aprofundada de uma história contada na África Ocidental – Leonardo Boff, em sua obra de cunho antropológico e filosófico, brinda o leitor com uma profunda reflexão das dualidades da condição humana: os arquétipos da águia e da galinha.

Segundo o teólogo, a galinha representa os paradigmas cuja manutenção é de interesse dos poderes mundiais, como a homogeneização dos gostos, das idéias, dos valores, da centralização cultural e até mesmo do modo de produção capitalista. Ser somente galinhas, entretanto, nos deixa, enquanto seres humanos, apenas a dimensão do que é concreto, material, imanente. Não obstante, somos seres antropologicamente espiritualizados, o que implica dizer que precisamos criar uma confluência de energias que nos projete para além do galinheiro – que faça emergir em nós nossa condição de águia. Esta sinergia trará o equilíbrio entre o concreto e o abstrato; entre o material e o espiritual; entre o imanente e o transcendente. Juntos estes dois arquétipos nos possibilitarão a construção do Humano.

Devemos recusar sermos apenas galinhas e ganhar as alturas do céu, para que nossa visão consiga ampliar a dimensão do Ser. Contudo, assim como a águia, não podemos desprezar a terra, fonte de alimento para o corpo.

O grande desafio do ser humano é justamente manter o equilíbrio dinâmico entre esses dois arquétipos para enxergar o Sol interior que o povoa desde tempos ancestrais.

Leonardo1263 30/07/2023

Uma metáfora da condição humana.
Hoje em dia, graças a Deus há uma infinidade de livros disponíveis e acessíveis... Há muita informação, tanto na internet quanto em livros. Há dois anos assisti a um vídeo de Leonardo Boff no Youtube que me despertou a vontade de ler seu livro.
Livro esse que apresento hoje a você. A Águia e a Galinha: Uma metáfora da condição humana.

Está edição comemorativa de 20 anos trás uma ótima metáfora sobre ser águia e ser galinha. Não necessariamente exista bom e ruim, mas momentos de busca por equilíbrio. Ser águia pretende aquela vontade de voar alto, superar o comum, o cotidiano, a rotina, sair da zona de conforto e ir a busca de sonhos, desejos e anseios. Já por ser galinha, é aquele espaço mais seguro da vida, o que garante o conhecido, o que nos prende nas conquistas e necessidades factuais, o que garante o pão de cada dia. Dai o questionamento inicial de qualquer leitor... o que seria o melhor?

Temos de inicio uma introdução a produção da obra, suas vontades, o tempo de construção dos pensamentos e projeto final. Ao longo dos capítulos um pouco sobre nossas correntes mentais, as condições sociais que as colonizações impuseram aos colonizados, condições mentais de descrença e inferioridade e onde mora a raiz de todo preconceito moderno.

Não só, o livro vai envolvendo o leitor em exemplos de como devemos lidar com as decisões impactantes da vida, como devemos escolher caminhos que nos torne mais águia ou mais galinha. Que nos permita voar em busca do desejado e nos faça firmes para manter as conquistas. Mesmo muitas pessoas pendendo mais pra um lado do que outro, tudo se deve a nossa mais pura essência. Nossas condições financeiras, sociais, profissionais não alteram nossa essência, nossa forma de viver e ver a vida. O que há muitas vezes são adaptações para um melhor caminho. Mas o espirito sempre falará mais alto, basta que olhemos com atenção.
Um livro que possui tantos exemplos, metáforas e nos ensina tanto, que merece constantemente releitura para fixar as principais ideias. Amantes de uma boa filosofia irão adorar conhecer essa obra. Leia!

Maria Vitória' 23/02/2012

O livro conta a história de uma águia que era criada como uma galinha. Através de metáforas, explorando a dualidade humana entre o ser águia e o ser galinha.
Um camponês levou um filhote de águia para e o criou como uma galinha. A águia vivia no meio das galinhas e se comportava como uma. Quando um amigo foi visitar o camponês e viu a águia, insistiu que não devia ser tratada como uma galinha e precisava de ajuda para se tornar uma águia novamente. Diante de diversas tentativas, ela voltou a ser águia. O ser uma águia seria a parte espiritual, onde se pode e deve ultrapassar limites, lutar incansavelmente por seus objetivos,não ter medo de arriscar, preparando-se para o seu voo infinito.E o ser galinha,relacionado a parte material,devendo-se viver com os pés no chão,mas sem a perda do otimismo. Não se pode ser apenas águia ou galinha, devemos despertar o nosso lado águia que na maioria das vezes se torna esquecido, mas também viver o ser galinha e dar a devida importância para esse lado.

Allani Sousa 27/01/2021

Resenha - A águia e a galinha

''pelo espírito, habitamos as estrelas e temos o universo dentro de nós.''

Recomendo esse livro para quem está no processo do despertar e autoconhecimento.

Através de um conto sobre uma águia que reascende a sua essência, o autor traz reflexões sobre como enxergamos nós mesmos e a vida. Através de arquétipos, simbolismo, reflexões bíblicas e existenciais ele nos motiva a buscarmos ser melhores, termos novas visões de mundo e espírito.
O livro aborda diversos temas como fé, espírito, religiões, renascimento, e claro, o universo e como estamos tão ligados a ele.
Achei uma leitura bem interesse, me identifiquei muito durante as páginas e me instigou a continuar no processo de despertar.

Deghety 21/07/2023

A Águia e a Galinha
A Águia e a Galinha é uma filosofia metafórica sobre o ser humano e suas supostas limitações.
É usado tais aves como exemplo devido a um breve conto onde uma águia é criada ao meio de galinhas e acaba se resignando como tal, até o seu despertar do seu verdadeiro ser, uma águia.
O livro  inúmera vários obstáculos em que o ser humano acaba se limitando. Sejam esses obstáculos de cunho social, cultural, político ou espiritual.
A abordagem do autor é mais religiosa do que psicanalítica. Mas pode ser encarada como ambas. E, como todo texto que desperta reflexão, mesmo que clichê e simples, é uma leitura válida.

JoeUFSC 17/05/2009

Metáforas de Sabedoria
Não compreendo como um ser iluminado como Leonardo Boff, pode receber críticas tão duras...Quem o faz, não tem uma ínfima parcela de vivência que este gênio teve. Da sua história de luta a favor dos ideais da teologia da libertação que lhe rendeu a expulsão da igreja, até as convergências de pensamentos com outro ícone, Humberto Eco. Boff surpreende pela doçura das palavras que ferem incisivamente o Império Romano da extinta inquisição, revivida por ninguém mais que o Papa Bento XVI, na época Cardeal e Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. A experiência vivida na carne e na alma por Boff durante sua excomunhão, por sí só, é uma lição de vida. Sobre o livro, A Águia e a Galinha, lindo, maravilhoso se o leitor estiver com a cabeça aberta a observação sem dogmas ou pré-conceitos. Leia sem ter idéias já formadas e com desprendimento religioso, dessa forma o aproveitamento será imenso...

Sidnei 06/09/2009minha estante
Minha crítica é em relação ao livro e não à pessoa. O livro é péssimo e o fato dele ser escrito por "um ser iluminado" não vem ao caso.

Rommel 25/11/2009minha estante
Se o Boff é gente boa ou não, se é uma lição de vida e tal, importa? O livro é ruim.

Brenda.Podanosqui 29/08/2020

Perspectiva do equilíbrio
O livro é de uma leitura rápida e agradável de ler. Traça um paralelo da condição humana com um comparativo muito bacana da história da águia que viveu por um período entre galinhas. A crítica fica por conta de trechos confusos do livro: não sei se o autor não soube se expressar bem ou se eu não entendi a profundidade do que foi dito. O autor nos conduz ainda a reflexões necessárias acerca do aspecto dicotômico do ser humano e da busca por uma visão holística da vida. Na minha opinião faltou um aprofundamento maior dos temas. De qualquer forma gostei da perspectiva apresentada. É bom livro!

Amaurijbarros 31/03/2020

A Águia e a Galinha
Livro: A Águia e a Galinha - Leonardo Boff, 46.ed - publicado em 2008 pela editora Vozes.

"Cada um hospeda dentro de si uma águia é uma galinha. Sente-se enraizado numa determinada situação e simultaneamente aberto ao espaço infinito. Como manejar essa situação contraditória?
Há os que querem reduzir o ser humano a uma simples galinha, fazendo-o consumista passivo de objetos e idéias. Há os que o projetam como águia, inflando-lhe sonhos grandiosos mas que são concretamente realizáveis.
Este livro quer suscitar espírito e autoconfiança nas pessoas para criativamente abrirem seu próprio caminho, utilizando as energias presentes na águia e na galinha"

Cada um leia com senso crítico!

Carlos Fernandes 10/09/2012

A Águia e a Galinha
As informações são boas, mas no decorrer da leitura o texto começa a ficar redundante, logo torna-se cansativo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6