Papisa Joana

Resenhas - Papisa Joana

1 | 2 | 3 | 4

Rafael 17/06/2022

Mito ou verdade?
Me sinto uma fraude por ter lido esse livro há 5 anos atrás e nunca ter comentado sobre ele aqui, desde então devo ter lido ele umas 5 vezes porque me coloco a meta de lê-lo todos os anos na época do natal, não sei porque...
É um dos melhores livros que li na vida, se não o melhor, se trata da história de Joana, que de alguma forma chega a se tornar papa ou papisa, a única mulher da história a alcançar tal feito, só que ninguém sabe disso pois ela se disfarça de 'homem' o tempo todo para que toda a sociedade romana não perceba...
Esse não é nem de longe o melhor fato dessa história, a escrita impecável da autora nos deixa imersos nessa história medieval em que as mulheres eram tratadas como o abaixo do nada, remete a era em que as bruxas eram queimadas em praça pública como forma de lição e é daí a ladeira abaixo...
Leitura obrigatória a todos!

Evandro.Junior 30/04/2020

Imagine o impensável. Dúvida? Então leia Papisa Joana.
A história, que história...faz anos desde quando li, e ainda lembro o quão bom é.

Deveria ser uma contravenção penal não pôr na sua lista de desejos para ler nos próximos meses ou anos.

É envolvente, o tipo de livro que acaba e você lamenta que tenha acabado, ele é bom desse jeito.

@uaitolendo 15/02/2021

Esse livro pra mim é super atual. Conta a Estoria da Papisa Joana que sobreviveu ao Patriacardo. Viu, falei. Super atual. Patriacardo. A Igreja tentou por muito tempo esconder Joana da Historia, mas graça a Deus ( que ironico) não conseguiram. Joana, viveu em uma epoca onde o simples fato de ser mulher era um "pecado" , um "castigo". As mulheres não tinham direito a educacao, tinham que ser submissas ao pai e depois ao marido. So prestavam pra gerar filhos, isso se o filho fosse homem, por que se fosse mulher, vixi, ja nao prestava. Nessa epoca, msm fingindo ser um homem, Joana chegou ao maior posto da Igreja Catolico. Igreja que fez tudo para que ninguem soubesse da sua existencia. Acho, super valido essa leitura. Foi uma leitura enriquecedora e produtiva. Me fez ter questionamentos e reflexoes. Por favor, leia esse livro, principalmente se você for mulher.

Thayla 16/08/2017

#Resenha: Papisa Joana
Joana a menina que veio ao mundo no mesmo dia em que Carlos Magno morre. Talvez esse detalhe não seja importante para vocês, mas de certa forma esse acontecimento foi importante naquela época. Joana nasceu em um dia de nevasca, mais precisamente no dia 28 de janeiro de 814, porém, ela nasceu menina e isso provavelmente foi o que embalou tudo a acontecer como aconteceu.

Joana sempre teve um pai rigoroso, e ele nunca gostou dela pelo fato de ser menina, e principalmente naquela época, quando eram apenas os meninos que tinham grande destaque, já que apenas os bebes que nasciam do sexo masculino eram os que tinham a chance de conseguir ser alguém na vida, pois as meninas eram vista apenas como as mulheres que dariam luz aos seus filhos, e elas não tinham o direito nem mesmo de aprender a ler, já que as mulheres eram insignificantes comparadas com os homens.

A mãe da pequena Joana era uma pagã, o que significa que ela adorava a vários deuses. Entretanto o seu pai era um cristão que por “misericórdia” salvou sua mãe quando a mesma ia ficar a Deus dará. Depois de pouco tempo de casados, eles tiveram seu primeiro filho, Mateus e depois o João, e por fim, Joana. O filho mais velho desde pequeno estudava, para que um dia pudesse se tornar um padre e desse lucro para a família.

Esse seria o tipo de livro que eu jamais leria, e os motivos que me levam a dizer isso são vários: Não é o tipo de história que costumo ler, a capa não me atraiu de nada e eu provavelmente nunca perceberia nele, coisa que até o momento tinha acontecido. Porém, estou fazendo parte da maratona 101 coisas em 1001 dias, e com uma das metas eu teria que trocar uma resenha com minha amiga Joana Kods, e devo dizer que essa foi à melhor meta que eu poderia ter colocado. Mas eu não tinha o livro e ter que o comprar ou ler online estava meio difícil, e foi ai que eu o percebi quando até aquele momento eu nunca tinha percebido; o livro se encontrava na biblioteca da minha escola.

Em apenas seis horas, eu finalizava esse livro. Um livro que de nada me atraia, de repente se tornou os únicos pensamentos na minha mente. Um livro que te leva ao outra época, e você a cada momento do livro desejará que essa história realmente tenha ocorrido, e no fim a dúvida ficará; Foi real ou não foi?

{...}

Resenha completa no blog!

site: http://www.maniasdeescritores.com/2017/07/resenha-papise-joana.html

Hester1 10/09/2016

Acho que já foi dito tudo sobre o livro. É simplesmente maravilhoso.

Lorenna 02/12/2020

Será que um dia a Igreja Católica vai falar a respeito da existência da Papisa Joana?

Débora 28/11/2015

Uma mulher que luta para obter o conhecimento em um seculo, onde "por direito" isso só é dos homens... MARAVILHOSO! fazia tempo que não lia um livro tão massa.

Thaís 26/07/2019

PAPISA JOANA
Li uma boa parte do livro durante o ensino fundamental e fiquei completamente maravilhada com a leitura. Infelizmente tive que devolvê-lo sem terminar de ler pois o período de férias estava se aproximando, e ao retornar a biblioteca o livro havia sumido (provavelmente se perdeu e ficou esquecido em alguma estante).
Mas trata-se de um livro que tem um lugarzinho reservado nas minhas lembranças, pretendo reiniciar a leitura assim que possível.

Rosa Daré 19/02/2020

Joana era filha de um padre da região da Inglaterra e de uma herege, uma pagã saxônica, nasceu e viveu em uma época bastante difícil para as mulheres, onde eram consideradas inferiores, sem inteligência e sem alma. Devido a isso sempre tinham que estar sob a tutela e sob o mando de um homem.
Desde sua infância, Joana, já mostrava inteligência diferenciada e grande ânsia de aprender. Com uma determinação fora do comum ela consegue aprender a ler e escrever em Latim.Joana decide fugir de casa quando surge a oportunidade de ir para uma escola em outra cidade, deixando para trás os problemas com o pai autoritário e violento. Joana se destaca em seus estudos, mas sofre com as limitações por ser mulher.
Com a morte de seu irmão, Joana, se disfarça de homem, se tornando assim irmão João Ângelo, padre médico de muito conhecimento em Roma.
Com sua popularidade, bondade e conhecimentos, Joana se torna Papa João VIII e governa Roma por dois anos. Papado que foi anulado do livro dos Papas e destruído qualquer indício de sua existência pela Igreja.

Joyce 25/01/2022

Forte e doce ao mesmo tempo
Leitura histórica de grande valor, algumas coisas não podem ser apagadas mesmo que as autoridades tentem a qualquer custo...

Silvia 16/02/2012

papisa joana
Uma mulher passou a maior parte de sua vida vestida de homem, estudou medicina, foi médica do papa e torno-se papisa. Uma história que foi conhecida até o século XVII, quando o Vaticano resolveu apagá-la da história da igreja.
Um livro surpreendente, que mostra a força da mulher e o preconceito de uma época contra o sexo feminino.
Ana 20/04/2012minha estante
Esse tem tudo a ver comigo!

Telma 10/06/2012minha estante
vou ler este livro, com certeza!

Dani 15/09/2014

"Minha Pérola" Gerold
O livro favorito de todas as mulheres, daqueles que faz respirar diferente... com cuidado pra não perder o fôlego.
Papisa me inspira!
Leiam e surpreendam-se!!!

Dudu 10/04/2020

Papisa Joana
Eu, particularmente, amei o livro,
achei a leitura fluída e rápida! Me senti muito inspirada por Joana.

Super recomendo!

1 | 2 | 3 | 4