Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

Lariane.Coutinho 25/10/2021

Em um mundo onde o fato de você ser diferente de todos te tornar alguém que não sente como todos faz desse livro extremamente necessário.

bia.ruizz 07/10/2021

Tudo menos "inormal"
Sempre ouvi muitas pessoas falarem muito bem do livro e fui ler com grandes expectativas de que seria um livro lindo, ainda mais pelo contexto que ele tem. Porém as minhas expectativas não foram atendidas, achei que não saiu do normalismo, o que quero dizer é que é fácil encontrar história assim por tanto não criei muita conexão ou sentimentos. Claro que se trata de um livro necessário e com uma temática importante mas senti que faltou algo. Apesar disso, gostei muito do final que me fez sentir como o personagem e entendê-lo.

Mai_peereira 22/08/2021

livro encantador, confesso que demorei um pouco para conclui-lo, não pelo livro e sim pela rotina.
Ele nos trás a rotina de uma criança diagnosticada com autismo, suas angústias seu trabalho com produção de contos em um blog.

Bia 07/08/2021

Sensível
O livro conta o mundo da visão de uma criança de 12 anos, autista. Várias frases são marcantes e delicadas. Cada pessoa passa por seu processo e tem que ser respeitada. Achei muito lindo e sensível. Recomendo mt!

Bia 05/08/2021

Não foi o que eu esperava
Esse livro prometou muito , porém não superou minhas expectativas ...
Acho que o erendo foi bem feito, porém como a história se desenvolveu poderia ter sido bem mais trabalhada.
Jason no meu ponto de vista não tem autismo acho que os pais que deveriam se tratar isso sim ...
Talvez Jason tenha apenas um transtorno ou sei lá... transtorno pela forma como os pais o tratam né ? , principalmente a mãe.
Convivi com pessoas com autismo e é muito , muito diferente a forma de agir . Algumas formas são diferentes mais mesmo assim Jason age como uma criança normal .

MaSantana 02/08/2021

Todo mundo devia ler
Amei a forma como a história foi contada porque ajuda a refletir quantas das coisas tidas por normais são na verdade comportamentos neurotipicos que podem não significar o mesmo pra outros. A leitura é leve e rápida. Todo mundo devia ler ao menos uma vez.

Cauã 01/07/2021

tudo menos "normal"
O livro conta a história de Jason Blake uma menino de 12 ano autista q ama escrever histórias
Jason escreve suas história em um site e lá acaba encontrando rebecca uma menina q gosta das história de Jason
Um livro q traz bastante reflexões
Porém n curti muito a desenvoltura e a leitura desse livro mas mesmo assim gostei e refleti
beijos e abraços, Cauã?

Rachel Lucena 22/06/2021

Que livro delicioso e fofo de ler, gente. Eu peguei essa indicação porque amei um outro livro no mesmo estilo e valeu super a pena: o livro narra um pouco da vida de Jason, um menino pré adolescente autista. Uma história com muita sensibilidade e bem narrada. Impossível não se apegar a Jason e a sua família.

Carol Pita 20/06/2021

Muito leve e fluida
Eu gosto muito de ler sobre protagonistas autistas, é um assunto que procuro estudar pra entender melhor. Esse livro me lembrou muito Passarinha, pelo fato de serem narrados por uma criança de 12 anos contando sua própria história, na sua visão. O Jason é um personagem cativante, a gente torce por ele, mas o que faz refletir é que a gente torce pra que ele consiga agir como nós neurotípicos agiríamos. E não é isso o que ele é. Então foi mais um livro que me ensinou a enxergar o outro, e não esperar me enxergar no outro. Acho que recomendaria esse livro pra qualquer pessoa, desde crianças até adultos, qualquer um que goste de uma boa história sobre pessoas de verdade.

Gi Gotardo 09/06/2021

Nossa achei muito bonitinho. É muito legal ver o paralelo da história do Jason e da que ele tá escrevendo e o jeito que elas se ligam.

Vicky 26/05/2021

Muito bom!
O final não e lá essas coisas, mas passa a mensagem que o livro todo tenta passar desde o início e isso já é ótimo. Enfim, adoraria tê-lo em minha estante.

Fernanda.Juliano 26/05/2021

Muito aprendizado em poucas páginas
Apesar de curtinho, é um livro maravilhoso e que ensina muito.
É uma reflexão de como a sociedade impõe o que é "ser normal".
Porque tentamos padronizar tudo?
Uma cena que me impactou foi a mãe dele querendo que ele não usasse o cinto tão apertado, ou que não deixasse a calça na altura dos calcanhares, para que ele se parecesse com as outras crianças e fosse considerado normal.
Isso me marcou muito! A sociedade é muito cruel por coisas tão pequenas. Porque impor um padrão de comportamento para crianças? Porque não deixar que cada um se vista ou se comporte da maneira que se sentir mais confortável ?

Alguns trechos que destaquei:

"Porque as pessoas querem que todos ajam da mesma forma que elas? Que falem como elas. Que pareçam com elas. Que ajam como elas. E se você não fizer isso...Se você não fizer isso, as pessoas concluem que você não sente da mesma forma que elas sentem. E então elas concluem...elas concluem que você não sente absolutamente nada."

"Minha mãe quer me ajudar. Ela quer que eu seja feliz. E acho que minha mãe quer me consertar. Ela quer que eu seja mais como ela, mesmo que ela não pareça feliz grande parte do tempo."

"As pessoas não querem dizer tudo o que falam, minha mãe me disse. Minha fisioterapeuta concorda. Então por que falam? Por que as pessoas falam coisas que não querem dizer?"

Olivia 17/05/2021

Livro curtinho, muito bom fala sobre um garotinho autista e o dia a dia dele.
Ele narra o livro e você acompanha o que ele tá sentindo, pensando o que ele quer dizer e é muito legal ver isso, o quanto essa pessoas são complexas, são incríveis, são inteligentes e é muito bom essa experiência de leitura que me leva a entender mais um pouco sobre pessoas autistas.

Pandinha 05/05/2021

É um livro leve, sensível e uma história necessária, que vai trazer o cotidiano de uma criança de 12 anos que possui autismo e como a mesma percebe o mundo a sua volta, o que se passa em sua mente, seus conflitos internos e sua forma única de expressar o que está sentido diferentemente de como as pessoas NT's expressam. Mesmo que o livro seja narrado pelo ponto de vista do Jason, é fácil notar o como seus pais são afetados pelas dificuldades que seu filho encontra no dia a dia. Enfim, uma leitura delicada e gostosinha de fazer.

"Quando ninguém podia me ouvir. Ninguém podia entender. Me sentia mal quando não havia palavras na minha mente, então os pensamentos se acumulavam dentro de mim e não tinham para onde ir."

"Quando escrevo, posso ser ouvido. E fazer que me conheçam. Mas ninguém precisa olhar para mim. Ninguém precisa me ver, mesmo."