Inocência

Inocência Visconde de Taunay

Resenhas - Inocência

Colégio Evolução 22/07/2017

Apresenta uma história que fora escrita em 1872 por Visconde de Taunay e impressa por meio de folhetins que eram dedicados principalmente as mulheres da classe média alta da sociedade desta época, sendo esta obra, de muito sucesso em todo Brasil em meio a uma época em que grande parte da população brasileira ainda era analfabeta.
A história relata o romance proibido de Cirino e Inocência, que se apaixonam em meio ao fato de Inocência já estar prometida à Manecão, o que torna a história bastante intrigante.

ELTON_d:) 15/10/2023

História muito boa
Cheio de cultura e detalhes de paisagens.
Só não gostei do 1° capítulo, pois ele é inteiramente focado em descrever a paisagem. Mas isso não prejudica em nada.

Amei demais os personagens, o modo de falar, a educação, as tristezas... É igualzinho como se fossem reais.
A história também, pelo o que acontece, nem parece ser inventada.

raulla 25/09/2023

O Romantismo brasileiro tentou inventar uma literatura tipicamente nacional. Percebe-se o esforço de autenticidade da cor local em "Inocência". O romance começa quase como um tratado poético sobre a paisagem do cerrado e do clima sertanejo, onde o romance se passa. É curioso como o romance tem muito pouca ação até o momento do confronto entre Cirino e Manecão. É um romance de diálogos e muito esforço em imitar a dicção sertaneja e colocar costumes da região no primeiro plano em detrimento da ação. Com muitas simplificações, maniqueísmos, preconceitos e humor involuntários. Ainda assim, tem sua graça.

Carla.Parreira 18/10/2023

Inocencia
O livro é um clássico escrito em 1872. Uma historia de amor, sentimentalizada ao extremo e ambientada no interior do Brasil. O amor de Cirino por Inocência e o dela por ele parece não fazer parte deste mundo, não encontrando um lugar no mundo real. Ficou relegado então ao famoso ?felizes para toda a eternidade?, pois uma vez mortos e livres da lei dos homens poderiam se reencontrar e viver este amor com a benção de Deus. Esta é uma visão que vem de encontro à visão platônica, defendida por vários autores e poetas. Pegando o fim do romantismo, marca uma transição para o naturalismo e o realismo. Interessante resaltar os aspectos culturais que o livro trás. Para o homem sertanejo o casamento era um contrato, muitas vezes uma promessa entre amigos, em que a mulher era oferecida a um homem e poderia ser aceita ou não, fato que poderia trazer até a desgraça a uma casa em caso de recusa. As vontades ou mesmo os sentimentos da mulher não contavam, pois era vista como um ser inferior, cuja principal função era a reprodução e zelar pelo marido. Os padrões morais do homem do sertão parecem ficar distantes dos padrões morais do homem que vive na sociedade urbana, vistos sobre o prisma da contemporaneidade. No mundo sertanejo, em seu universo simples e rude, a vergonha e a honra fazia-se valer a vida dos homens. Nessa realidade o amor não devia ultrapassar os limites da conveniência e os acordos entre compadres. O sentimento era visto como luxúria. O autor reconstrói esse universo que conheceu em sua vida militar, e deixa ao leitor um legado, uma realidade praticamente já não existente.

Ramiro P. Trindade. Junior 22/10/2015

Como era o interior brasileiro no séc XVIII
Um conselho: Pule o primeiro capítulo desse livro. Esse capítulo é muito cansativo e entediante, pois o autor fornece uma descrição detalhada da região onde o romance ocorre.

Pontos positivos da obra:

- A leitura é relativamente fácil. Se você já leu, por exemplo, Dom Casmurro, não vai achar dificuldade nessa obra.
- O enredo é empolgante. Você fica querendo saber logo como será o desfecho da história.
- A obra te mostra muito sobre como era a sociedade, os costumes e as tradições da época.

Pontos negativos:

- Essa é uma obra do romantismo brasileiro. Logo, se você não curte histórias de amor onde um casal sofre para tentar ser feliz nem leia.

Gláucia 19/07/2011

Inocência - Visconde de Taunay
Do Romantismo Brasileiro, o título que mais gostei, talvez por parecer ter um pezinho no Realismo e por ser Regionalista, estilo que aprecio.

Shey 03/02/2013

Inocência­ _ Visconde de Taunay
Uma história magnífica, realista, sentimental e graciosa.
Cirino, um jovem médico nascido em São Paulo, na vila de Casa Branca, durante sua jornada pelo sertão, conhece, em Sant’Ana do Paranaíba, Pereira, que o convida a ficar um tempo em sua casa para que ele cuide de sua filha Inocência que, há muito tempo está doente.
Durante sua estadia, Cirino e Inocência se apaixonam, mas pelo fato de Pereira ser um pai super protetor e ter prometido Inocência à Manecão, um homem trabalhador e rico; eles têm de se encontrar disfarçadamente e sorrateiramente para que não sejam identificados, porém, Tonico, um anão que vive ao lado de Inocência, descobre, mas não fala nada a ninguém, devido este falar muito pouco por meio a muito esforço.
Passado um tempo, chegam ao rancho de Pereira, Meyer, um zoologista alemão que viajava a procura de borboletas para capturar e José (Juque), seu ajudante e, devido o elogio feito por Meyer à Inocência, Pereira fica desconfiado de Meyer, mas não faz nada pois Meyer havia lhe entregado uma carta de recomendação de seu irmão Chiquinho que Pereira não via a muito tempo.
Ao decorrer do tempo, a desconfiança de Pereira com Meyer aumenta cada vez mais, principalmente com o fato de Meyer ter encontrado uma belíssima espécie de borboleta desconhecida e colocado seu nome de Papilio Innocentia, em homenagem a Inocência, cuja beleza ele jamais havia visto e, Cirino e Inocência aproveitam dessa situação para se encontrarem durante a noite.
Após a partida de Meyer, a situação complica para Cirino e Inocência, que, após um bom tempo, são dedurados por Tonico à Pereira e Manecão, estes, quais saem em busca de Cirino que havia saído para tentar convencer Cesário, irmão de Pereira, a impedir o casamento de Inocência e Manecão e deixar Inocência casar-se com ele, porém, quando Cirino aguardava a vinda de Cesário, acontece um imprevisto, onde Cirino é morto por Manecão, que foge após o assassinato.

Felipe - @livrografando 12/01/2013

Romeu e Julieta do Sertão
Melhor do que Romeu e Julieta propriamente dito, Inocência é a história de um amor impossível entre ela e Cirino, um médico que cruza o caminho de Pereira, pai de Inocência. Os dois se cruzam quando Cirino caminha pela estrada e Pereira leva Cirino para sua casa, dizendo que Inocência caiu numa febre que ninguém consegue curar. Com o tempo, Inocência se recupera e se apaixona por Cirino, mas esse amor é impossível porque ela já está prometida para Manecão, mas mesmo assim continua amando-a. Em certo ponto do livro, chega Meyer, um naturalista e colecionador de borboletas, mas logo nos primeiros dias Pereira começa a desconfiar dele, pensando que ele pode estar interessado em Inocência, e Cirino fica muito enciumado. Na metade da história, Meyer volta para a Alemanha e Inocência e Cirino começam a se encontrar às escondidas. O tempo vai passando e o amor entre os dois fica desgastado em virtude da promessa que seu pai fez para Manecão casando-a com ele e ele resolve se entregar ao pai dela, contando-lhe tudo. Nas partes finais da história, finalmente Manecão chega e Inocência fica muito triste e não quer de jeito nenhum casar-se com Manecão. Essa é a única vez que ela afronta o pai. Nesse momento o pai empurra-a contra a parede e Tico vai logo ao socorro dela. Os dois ficam conversando e Tico ouve. Aproveitando a ocasião, Tico entrega Inocência e Cirino, uma vez que ele via eles conversando às escondidas. Pereira manda Manecão matar Cirino e este cumpre a promessa. Inocência também morre.
Ao contrário do que muitos dizem, o livro é muito legal, pois mostra que tem pais que gostam mais da honra que da filha, e Pereira preserva isso até o fim, valendo a morte de sua filha.
BozoDel 15/04/2013minha estante
SPOILER

Elô 14/03/2011

O livro é bom. não queria admitir isso, pqe cismei com o professor que eu nao gosto desse tipo de livro. mas eu gostei mt da historia e da forma tao pura de amor de Inocencia e Cirino.
Só que o final me decepcionou, quem já leu provavelmente deve entender o que eu digo. mas é um lindo romance, adorei

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

Romeu E Julieta Sertanejo
nocência" é um romance de cunho regionalista, escrito por Alfredo d'Escragnolle Taunay. Publicado em 1872, retrata os costumes e as pessoas do sertão sul-mato-grossense, tendo como pano de fundo a cidade de Paranaíba.

A descrição desse cenário é o resultado da rigorosa observação do próprio autor, um militar que percorreu todo esse território e soube reunir em perfeita harmonia, ficção e realidade, algo raro no panorama literário da época.

Com o Romantismo em decadência, alguns estudiosos consideram o enredo dotado de traços naturalistas por conta da caracterização do homem como produto do meio, isto é, as personagens agem de acordo com a vida que levam.

A história relata o amor impossível entre um médico ambulante, Cirino, e sua paciente, Inocência, que está prometida ao rude vaqueiro Manecão, pretendente escolhido por seu pai, um homem severo e conservador que acredita ter tomado a decisão certa.

Taunay desenvolve a narrativa, fazendo uma severa crítica ao paternalismo rural. Curiosamente, apesar de tratar desse idílio com um tom melodramático, as tramas paralelas são bastante verossímeis, inclusive, revelando algumas passagens hilariantes a cargo de Meyer, um naturalista alemão que é hóspede da propriedade. Esse cientista não percebe a mediocridade à sua volta e é considerado uma das personagens mais engraçados de nossa literatura.

Conhecido como "Romeu e Julieta Sertanejo", essa é uma boa indicação para os apreciadores do gênero.

Carol 19/04/2024

Não posso negar que esse livro não é interessante, por que ele é, porém, é muito complicado de ler, pois é um livro de época, sem contar que a história se passa na região do Mato Grosso, então tem muitas gírias que eu não conheço, sem contar que são gírias antigas, então tudo isso complica muito na leitura.

Catarina 15/11/2019

Uma aventura!
Eu definiria a leitura de “Inocência” somente com uma palavra: aventura. Imagine uma escalada, cheia de pontos altos e baixos, mas que a vista compensa toda a dificuldade do trajeto.

Pois bem, digo tudo isso porque cogitei seriamente abandonar o livro por causa dos capítulos iniciais. Se você tá com esse problema também, ouve meu conselho e não desiste da leitura não, do meio para o final o livro se transforma. Os primeiros capítulos, até o 5 mais ou menos (ou seja, 20% do livro), são insuportáveis, parece que o autor escreveu um bocado de abobrinha inútil e sem sentido. Agora, a partir do momento que Inocência aparece a história toma um rumo bem no estilo Romeu e Julieta com o amor proibido, fica muito mais interessante, te garanto!

Não vou me estender muito no resumo da história porque isso você provavelmente já leu na sinopse, mas basicamente a história de “Inocência” é uma mulher que já está prometida para casar com Manecão, o noivo que ela nunca viu na vida. Só que ela contrai uma doença e por causa disso precisa ficar aos cuidados de Cirino, o médico por quem ela acaba se apaixonando. O relacionamento dos dois é proibido, pois ela já está prometida para outro e o desenrolar da história é basicamente isso, um casal de apaixonados lutando para construir um relacionamento impossível.

Um dos capítulos que mais me chamou a atenção foi o XXVIII – Em casa de Cesário, pelos seguintes trechos que vou destacar aqui:

1) “Uma menina como ela não sabe o que lhe fica bem ou mal... Ninguém a vai consultar. Mulheres, o que querem é casar. Não ouviu já o patrício dizer que elas não casam com o carrapato, porque não sabem quem é o macho.”

2) “Mulher é para viver muito quietinha perto do tear, tratar dos filhos e criá-los no temor de Deus; não é nem para parola-se com ela, nem a respeito dela.”

Perceberam que a mulher é tratada como um objeto cuja única função é servir e nada mais. Antes que os estudiosos de plantão venham gritar comigo, eu sei que era costume da época, mas o questionamento que eu quero fazer não tem nada a ver com isso. Inocência foi escrito em 1872, será que quase 150 anos depois a sociedade atual, dita como “evoluída”, evoluiu alguma coisa disso? Gosto de acreditar que sim, mas todo dia provam que não, veja o exemplo do rapper T.I que checa constantemente a virgindade da filha. É algo para refletir...

No mais, é uma história bem legal com um quê de Romeu e Julieta tupiniquim que vale muito a pena ser lido. :)
@katpinheirolivros

site: https://www.instagram.com/katpinheirolivros/

Isis.Amorim 23/01/2018

Um extasiante romance regionalista
Esta grande obra, produzida em 1872, retrata o sertão do Mato Grosso com grande maestria - apesar do primeiro capítulo ser difícil de digerir - e ilustra a saga amorosa de Inocência e Cirino, que era um falso médico.
O romance escrito por Taunay conta com uma linguagem coloquial muito presente na fala dos personagens, contudo utiliza-se também da língua culta em todo seu desenvolvimento. O ambiente sertanejo é muito bem esmiuçado, o que traz uma vivacidade imensa a obra, a fim de aproximar o leitor da realidade descrita.
Recomendo este romance a todos leitores, pois é uma narrativa muito envolvente em que os dois jovens desfrutam brevemente de um amor puro e verdadeiro, além de apresentar um final comovente.