Inocência

Inocência Visconde de Taunay

Resenhas - Inocência

Thananda 24/11/2016

Romance tosco e tóxico ***com possível spoiler***
Desde já peço desculpas a quem gosta dessa obra. Entendo que cada um tem o seu gosto e muita gente tem veneração pelos clássicos, mas convenhamos: não é muito diferente de hoje. De vez em quando a gente topa com uma porcaria na prateleira, e esse foi o meu caso. Não é porque é um clássico da literatura que eu não vou criticar. Não importa a idade do livro, se para mim ele é ruim, é ruim e ponto. Devido aos problemas pessoais ligados aos estudos, apesar do livro ter 96 páginas, demorei em torno de um mês para terminá-lo. Provavelmente escolhi a pior época do ano pra ler esse tipo de livro. Livros antigos, com linguagem rebuscada, paisagens excessivamente descritas, um processo de " apaixonamento" dos personagens estranhamente detalhado precisa de tempo e uma mente livre de preocupações para ser entendido.
O começo da história demora uma imensidão para engrenar. Os personagens quando finalmente se encontram, se apaixonam de forma ridícula. Chega a ser meloso e bobo até para a própria época (provavelmente foi escrito assim para explicar o nome tosco da protagonista - argghhh). A mocinha se apaixona pelo médico que a cura de uma enfermidade qualquer, mas para sua infelicidade, seu pai já a prometera à um tropeiro da região, o qual ela não tem um pingo de afeição (típico!). Palavra de mineiro não volta atrás, então quer queira ou não o casamento irá acontecer, e os amantes devem correr contra o tempo para encontrar uma forma de ficarem juntos sem que a honra da família da moça seja manchada( pouco provável). A paixão a cada dia maior entre os dois personagens chega ao nível do absurdo, com juras de amor eterno e até morte caso eles não consigam casar um com o outro. Como pode duas pessoas que se conheceram há nem um mês já se amarem tanto à ponto de preferirem a morte do que viverem separados? Sério, até pra época isso foi bem exagerado. Um tanto precipitado, e em último caso, mal escrito.
A única coisa de fato surpreendente na história é o final, que não é convencional e tampouco feliz, pois os dois acabam encontrando um destino trágico (meio melodramático no caso de Inocência).
Bem, cada um com seu gosto. Eu adoro romances, mas romances com pé e cabeça, um bom começo, meio e fim. Um romance mais realista, que à medida que a gente vai lendo, vai se apaixonando junto com os personagens. Infelizmente Inocência não correspondeu às minhas expectativas. Tem muito clássico bom (Senhora ou O Primo Basílio, por exemplo) com um romance mais bem contado, na minha opinião. Ainda bem que o livro foi baratinho, senão estaria arrancando os cabelos da cabeça à essa hora, mas tudo bem, o importante é ler.

Não recomendo :(

Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

Isis.Amorim 23/01/2018

Um extasiante romance regionalista
Esta grande obra, produzida em 1872, retrata o sertão do Mato Grosso com grande maestria - apesar do primeiro capítulo ser difícil de digerir - e ilustra a saga amorosa de Inocência e Cirino, que era um falso médico.
O romance escrito por Taunay conta com uma linguagem coloquial muito presente na fala dos personagens, contudo utiliza-se também da língua culta em todo seu desenvolvimento. O ambiente sertanejo é muito bem esmiuçado, o que traz uma vivacidade imensa a obra, a fim de aproximar o leitor da realidade descrita.
Recomendo este romance a todos leitores, pois é uma narrativa muito envolvente em que os dois jovens desfrutam brevemente de um amor puro e verdadeiro, além de apresentar um final comovente.

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

Romeu E Julieta Sertanejo
nocência" é um romance de cunho regionalista, escrito por Alfredo d'Escragnolle Taunay. Publicado em 1872, retrata os costumes e as pessoas do sertão sul-mato-grossense, tendo como pano de fundo a cidade de Paranaíba.

A descrição desse cenário é o resultado da rigorosa observação do próprio autor, um militar que percorreu todo esse território e soube reunir em perfeita harmonia, ficção e realidade, algo raro no panorama literário da época.

Com o Romantismo em decadência, alguns estudiosos consideram o enredo dotado de traços naturalistas por conta da caracterização do homem como produto do meio, isto é, as personagens agem de acordo com a vida que levam.

A história relata o amor impossível entre um médico ambulante, Cirino, e sua paciente, Inocência, que está prometida ao rude vaqueiro Manecão, pretendente escolhido por seu pai, um homem severo e conservador que acredita ter tomado a decisão certa.

Taunay desenvolve a narrativa, fazendo uma severa crítica ao paternalismo rural. Curiosamente, apesar de tratar desse idílio com um tom melodramático, as tramas paralelas são bastante verossímeis, inclusive, revelando algumas passagens hilariantes a cargo de Meyer, um naturalista alemão que é hóspede da propriedade. Esse cientista não percebe a mediocridade à sua volta e é considerado uma das personagens mais engraçados de nossa literatura.

Conhecido como "Romeu e Julieta Sertanejo", essa é uma boa indicação para os apreciadores do gênero.

@fscherer_ 23/12/2018

Complicado, porém, recompensador..
NÃO DESISTA NO PRIMEIRO CAPÍTULO!! Vale a pena depois, garanto!!!

Catarina 15/11/2019

Uma aventura!
Eu definiria a leitura de “Inocência” somente com uma palavra: aventura. Imagine uma escalada, cheia de pontos altos e baixos, mas que a vista compensa toda a dificuldade do trajeto.

Pois bem, digo tudo isso porque cogitei seriamente abandonar o livro por causa dos capítulos iniciais. Se você tá com esse problema também, ouve meu conselho e não desiste da leitura não, do meio para o final o livro se transforma. Os primeiros capítulos, até o 5 mais ou menos (ou seja, 20% do livro), são insuportáveis, parece que o autor escreveu um bocado de abobrinha inútil e sem sentido. Agora, a partir do momento que Inocência aparece a história toma um rumo bem no estilo Romeu e Julieta com o amor proibido, fica muito mais interessante, te garanto!

Não vou me estender muito no resumo da história porque isso você provavelmente já leu na sinopse, mas basicamente a história de “Inocência” é uma mulher que já está prometida para casar com Manecão, o noivo que ela nunca viu na vida. Só que ela contrai uma doença e por causa disso precisa ficar aos cuidados de Cirino, o médico por quem ela acaba se apaixonando. O relacionamento dos dois é proibido, pois ela já está prometida para outro e o desenrolar da história é basicamente isso, um casal de apaixonados lutando para construir um relacionamento impossível.

Um dos capítulos que mais me chamou a atenção foi o XXVIII – Em casa de Cesário, pelos seguintes trechos que vou destacar aqui:

1) “Uma menina como ela não sabe o que lhe fica bem ou mal... Ninguém a vai consultar. Mulheres, o que querem é casar. Não ouviu já o patrício dizer que elas não casam com o carrapato, porque não sabem quem é o macho.”

2) “Mulher é para viver muito quietinha perto do tear, tratar dos filhos e criá-los no temor de Deus; não é nem para parola-se com ela, nem a respeito dela.”

Perceberam que a mulher é tratada como um objeto cuja única função é servir e nada mais. Antes que os estudiosos de plantão venham gritar comigo, eu sei que era costume da época, mas o questionamento que eu quero fazer não tem nada a ver com isso. Inocência foi escrito em 1872, será que quase 150 anos depois a sociedade atual, dita como “evoluída”, evoluiu alguma coisa disso? Gosto de acreditar que sim, mas todo dia provam que não, veja o exemplo do rapper T.I que checa constantemente a virgindade da filha. É algo para refletir...

No mais, é uma história bem legal com um quê de Romeu e Julieta tupiniquim que vale muito a pena ser lido. :)
@katpinheirolivros

site: https://www.instagram.com/katpinheirolivros/

Eris 13/12/2019

Ótimo
Inocência é uma jovem sertaneja, que vive no interior de Minas com o seu pai, Pereira, - homem rústico e altamente machista - que já arranjou o casamento da filha com Manecão, que está viajando, mas que promete chegar logo para o casamento com a doce e ingênua protagonista.

Um dia, andando pelas estradas do campo, Pereira conhece Cirino, um homem da cidade, que trabalhou algum tempo em uma farmácia, e acabou adquirindo alguns conhecimentos medicinais, passando a atuar como uma espécie de curandeiro, a quem Pereira acolhe para uma estadia em sua casa, pois, Inocência está doente, de cama, e um "médico" poderia ajudá-la a recuperar a saúde...

O que Pereira não contava, era que sua filha e Cirino se apaixonariam perdidamente, e o casamento com Manecão já não fazia mais parte dos planos de Inocência, que vê-se perdidamente rendida aos encantos de Cirino.

Nesse meio tempo, surge Meyer, um colecionador de borboletas, que também é acolhido por Pereira, a pedido de um irmão que vive distante, porém, é deste que Pereira desconfia das intenções com Inocência, passando a persegui-lo e odiá-lo. Porém, alguém sabe da verdade, e isso pode colocar em risco a vida de Inocência e Cirino.

A obra mostra o quanto o preconceito da época era forte, onde as mulheres eram vistas como objetos, não podendo sequer protestar a vontade do pai, ou mesmo dos noivos arranjados. Onde Pereira preferia ver a filha morta a casada com outro, senão o prometido.

A obra é maravilhosa, nos fazendo refletir sobre os preconceitos que ainda permeiam o sexo feminino, e destruindo nossos corações com um final trágico e arrebatador.

Carol 19/04/2024

Não posso negar que esse livro não é interessante, por que ele é, porém, é muito complicado de ler, pois é um livro de época, sem contar que a história se passa na região do Mato Grosso, então tem muitas gírias que eu não conheço, sem contar que são gírias antigas, então tudo isso complica muito na leitura.

Ale 11/08/2020

Inocência é a figura de garota frágil e ingênua dos romances da época. Seu pai é viúvo e bastante machista e opressor da figura feminina, prometeu sua filha ao Manecão. A chegada de Cirino , que se intitula doutor, causa um reboliço nos planos do Sr. Pereira de casar sua filha.

Sophi 14/06/2021

O enredo tem uma fácil compreensão, uma moça do interior chamada Inocência se apaixona por Cirilo, mas a menina está de casamento mercado com outro. Então os dois vivem esse amor proibido.

Flávia 20/09/2021

Inocência é um romance romântico, classificado como regionalista, porque o espaço narrativo está situado no sertão, longe da então corte portuguesa, o Rio (espaço narrativo dos chamados romances urbanos). Justamente por isso há uma intensa descrição dos microespaços que, se casado com o inchaço dos períodos típico do romantismo, tornam o livro cansativo. A história se arrasta e o conflito (o amor impossível vivido por Inocência e o médico charlatão, Cirino) é prolongado até não poder mais. Os personagens são poucos e toda carga dramática fica em cima do casal protagonista, que, aliás, por incrível que pareça, tem poucos momentos juntos. Porém, estamos falando de romantismo e todos os excessos são perdoáveis. Se você estiver disposto a ler a obra de Taunay, é preciso ter isso em mente.

Jennifer 26/03/2022

O primeiro livro q ganhei
Esse foi o primeiro livro q ganhei aos 7 anos. Lembro da minha vizinha me dar e falar "quando tu tiver idade, vai ler e gostar". Apesar de não ter curtido muito a história, no geral ela é agradável, mas nao tem nada de especial.

Um ponto negativo é que ele é muito descritivo e é de difícil leitura, mas como ele é curtinho foi rápido de ler.

Gabi 03/08/2022

Esqueci de resenhar e marcar ele como lido, mas...
Eu comecei a ler esse livro, para complementar um trabalho escolar sobre autores do Romantismo e eu simplesmente amei. Muito bom a história do livro, é envolvente e sem os clássicos finais felizes. Recomendo a leitura, por mais que seja um pouco difícil no começo (ainda mais para quem não é acostumado com esse tipo e leitura), vale muito a pena!

Aline 16/10/2022

Inocência
Romance brasileiro ?????! Envolvente, sensível e ... tenso! Da metade adiante... não dá para parar de ler! São poucos personagens e poucas cenas... porém o enredo romântico nos prende de tal maneira, que o coração até dispara! São diferentes emoções a cada capítulo. Além de retratar muito bem a época, a região, os valores e a linguagem, conseguimos enxergar o Brasil em cada personagem e em cada canto descrito. Excelente escolha para uma rápida leitura ??.