Inocência

Inocência Visconde de Taunay

Resenhas - Inocência

Gláucia 19/07/2011

Inocência - Visconde de Taunay
Do Romantismo Brasileiro, o título que mais gostei, talvez por parecer ter um pezinho no Realismo e por ser Regionalista, estilo que aprecio.

uiliandalpiaz 11/08/2011

Tamanha inocência...
"Inocência" é um romance precioso e instigante, não à toa é reconhecido e celebrado como um dos maiores clássicos de nossa literatura. Taunay percorre escritos de fatos fictícios com tamanha disposição que incorrem-lhe a dubitável sensação de estar entre o real e o ficcional.

A perfeita descrição do ambiente e dos minuciosos acontecimentos do sertão de Mato Grosso (o que seria hoje o MS) revela brilhantes linhas de regionalismo, bem como de valorização e exposição da cultura de "certo Brasil" até então não tanto desbravado. Este regionalismo presente na obra se reforça nas características das personagens, nas dicotomias entre o homem sertanejo, o homem da cidade, o homem estrangeiro e nos costumes morais prezados com certa mescla do conservadorismo e de repressão à mulher, também inerente à época.

O romance ainda apresenta a quase excelência na escrita do autor, fidelidade ao estilo Romântico do período, bem como é recheado de nuances psicológicos dentre as personagens. Enfim, o livro possui bons ingredientes que lhe fazem jus à fama, bem como apresenta grande riqueza de informações e valores psicológicos, históricos e/ou geográficos atribuindo-lhe o distinguível e reconhecido mérito literário.

Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

hammy 04/06/2012

Um livro muuito bom do Romantismo, não é leitura que jovem ta acostumado, como romances sobrenaturais ou chick lit por isso é normal acharem chatos e cansativos. Recomendo mais pra quem é mais maduro, pois é um romance regionalista então tem umas palavras que não são comum a todos, mas da pra entender tranquilamente e a historia é beem bonitinha e podemos ver claramente como o amor nos seculos passados eram bem mais valorizados e 'fortes' do que nos dias atuais, pois mesmo sem o contato fisico frequente, o amor entre Inocencia e Cirino não morreu.

Uma pena Inocencia ter encontrado a liberdade que uma borboleta tem só no fim do livro.

Isis.Amorim 23/01/2018

Um extasiante romance regionalista
Esta grande obra, produzida em 1872, retrata o sertão do Mato Grosso com grande maestria - apesar do primeiro capítulo ser difícil de digerir - e ilustra a saga amorosa de Inocência e Cirino, que era um falso médico.
O romance escrito por Taunay conta com uma linguagem coloquial muito presente na fala dos personagens, contudo utiliza-se também da língua culta em todo seu desenvolvimento. O ambiente sertanejo é muito bem esmiuçado, o que traz uma vivacidade imensa a obra, a fim de aproximar o leitor da realidade descrita.
Recomendo este romance a todos leitores, pois é uma narrativa muito envolvente em que os dois jovens desfrutam brevemente de um amor puro e verdadeiro, além de apresentar um final comovente.

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

Romeu E Julieta Sertanejo
nocência" é um romance de cunho regionalista, escrito por Alfredo d'Escragnolle Taunay. Publicado em 1872, retrata os costumes e as pessoas do sertão sul-mato-grossense, tendo como pano de fundo a cidade de Paranaíba.

A descrição desse cenário é o resultado da rigorosa observação do próprio autor, um militar que percorreu todo esse território e soube reunir em perfeita harmonia, ficção e realidade, algo raro no panorama literário da época.

Com o Romantismo em decadência, alguns estudiosos consideram o enredo dotado de traços naturalistas por conta da caracterização do homem como produto do meio, isto é, as personagens agem de acordo com a vida que levam.

A história relata o amor impossível entre um médico ambulante, Cirino, e sua paciente, Inocência, que está prometida ao rude vaqueiro Manecão, pretendente escolhido por seu pai, um homem severo e conservador que acredita ter tomado a decisão certa.

Taunay desenvolve a narrativa, fazendo uma severa crítica ao paternalismo rural. Curiosamente, apesar de tratar desse idílio com um tom melodramático, as tramas paralelas são bastante verossímeis, inclusive, revelando algumas passagens hilariantes a cargo de Meyer, um naturalista alemão que é hóspede da propriedade. Esse cientista não percebe a mediocridade à sua volta e é considerado uma das personagens mais engraçados de nossa literatura.

Conhecido como "Romeu e Julieta Sertanejo", essa é uma boa indicação para os apreciadores do gênero.

@fscherer_ 23/12/2018

Complicado, porém, recompensador..
NÃO DESISTA NO PRIMEIRO CAPÍTULO!! Vale a pena depois, garanto!!!

Maariianee 01/11/2012

Ravena
muito bom mesmo !!!

joseu 17/05/2013

Primeiro capítulo INSUPORTÁVEL, realmente. Depois melhora um pouco, mas os diálogos são chatos e repetitivos, alguns dão até uma vergonha alheia. A história não apresenta nenhuma novidade, clichê do início ao fim. Só li porque é obra obrigatória para o vestibular mesmo.
No lado positivos, as descrições são super vívidas e o texto é muito bem escrito, como eu queria que a nossa língua fosse daquela maneira ainda hoje.

Felipe - @livrografando 12/01/2013

Romeu e Julieta do Sertão
Melhor do que Romeu e Julieta propriamente dito, Inocência é a história de um amor impossível entre ela e Cirino, um médico que cruza o caminho de Pereira, pai de Inocência. Os dois se cruzam quando Cirino caminha pela estrada e Pereira leva Cirino para sua casa, dizendo que Inocência caiu numa febre que ninguém consegue curar. Com o tempo, Inocência se recupera e se apaixona por Cirino, mas esse amor é impossível porque ela já está prometida para Manecão, mas mesmo assim continua amando-a. Em certo ponto do livro, chega Meyer, um naturalista e colecionador de borboletas, mas logo nos primeiros dias Pereira começa a desconfiar dele, pensando que ele pode estar interessado em Inocência, e Cirino fica muito enciumado. Na metade da história, Meyer volta para a Alemanha e Inocência e Cirino começam a se encontrar às escondidas. O tempo vai passando e o amor entre os dois fica desgastado em virtude da promessa que seu pai fez para Manecão casando-a com ele e ele resolve se entregar ao pai dela, contando-lhe tudo. Nas partes finais da história, finalmente Manecão chega e Inocência fica muito triste e não quer de jeito nenhum casar-se com Manecão. Essa é a única vez que ela afronta o pai. Nesse momento o pai empurra-a contra a parede e Tico vai logo ao socorro dela. Os dois ficam conversando e Tico ouve. Aproveitando a ocasião, Tico entrega Inocência e Cirino, uma vez que ele via eles conversando às escondidas. Pereira manda Manecão matar Cirino e este cumpre a promessa. Inocência também morre.
Ao contrário do que muitos dizem, o livro é muito legal, pois mostra que tem pais que gostam mais da honra que da filha, e Pereira preserva isso até o fim, valendo a morte de sua filha.
BozoDel 15/04/2013minha estante
SPOILER

Shey 03/02/2013

Inocência­ _ Visconde de Taunay
A história relata o romance proibido de Cirino e Inocência, que se apaixonam em meio ao fato de Inocência já estar prometida à Manecão, o que torna a história bastante intrigante.
Uma história magnífica, realista, sentimental e graciosa.
Cirino, um jovem médico nascido em São Paulo, na vila de Casa Branca, durante sua jornada pelo sertão, conhece, em Sant’Ana do Paranaíba, Pereira, que o convida a ficar um tempo em sua casa para que ele cuide de sua filha Inocência que, há muito tempo está doente.
Durante sua estadia, Cirino e Inocência se apaixonam, mas pelo fato de Pereira ser um pai super protetor e ter prometido Inocência à Manecão, um homem trabalhador e rico; eles têm de se encontrar disfarçadamente e sorrateiramente para que não sejam identificados, porém, Tonico, um anão que vive ao lado de Inocência, descobre, mas não fala nada a ninguém, devido este falar muito pouco por meio a muito esforço.
Passado um tempo, chegam ao rancho de Pereira, Meyer, um zoologista alemão que viajava a procura de borboletas para capturar e José (Juque), seu ajudante e, devido o elogio feito por Meyer à Inocência, Pereira fica desconfiado de Meyer, mas não faz nada pois Meyer havia lhe entregado uma carta de recomendação de seu irmão Chiquinho que Pereira não via a muito tempo.
Ao decorrer do tempo, a desconfiança de Pereira com Meyer aumenta cada vez mais, principalmente com o fato de Meyer ter encontrado uma belíssima espécie de borboleta desconhecida e colocado seu nome de Papilio Innocentia, em homenagem a Inocência, cuja beleza ele jamais havia visto e, Cirino e Inocência aproveitam dessa situação para se encontrarem durante a noite.
Após a partida de Meyer, a situação complica para Cirino e Inocência, que, após um bom tempo, são dedurados por Tonico à Pereira e Manecão, estes, quais saem em busca de Cirino que havia saído para tentar convencer Cesário, irmão de Pereira, a impedir o casamento de Inocência e Manecão e deixar Inocência casar-se com ele, porém, quando Cirino aguardava a vinda de Cesário, acontece um imprevisto, onde Cirino é morto por Manecão, que foge após o assassinato.

Eris 13/12/2019

Ótimo
Inocência é uma jovem sertaneja, que vive no interior de Minas com o seu pai, Pereira, - homem rústico e altamente machista - que já arranjou o casamento da filha com Manecão, que está viajando, mas que promete chegar logo para o casamento com a doce e ingênua protagonista.

Um dia, andando pelas estradas do campo, Pereira conhece Cirino, um homem da cidade, que trabalhou algum tempo em uma farmácia, e acabou adquirindo alguns conhecimentos medicinais, passando a atuar como uma espécie de curandeiro, a quem Pereira acolhe para uma estadia em sua casa, pois, Inocência está doente, de cama, e um "médico" poderia ajudá-la a recuperar a saúde...

O que Pereira não contava, era que sua filha e Cirino se apaixonariam perdidamente, e o casamento com Manecão já não fazia mais parte dos planos de Inocência, que vê-se perdidamente rendida aos encantos de Cirino.

Nesse meio tempo, surge Meyer, um colecionador de borboletas, que também é acolhido por Pereira, a pedido de um irmão que vive distante, porém, é deste que Pereira desconfia das intenções com Inocência, passando a persegui-lo e odiá-lo. Porém, alguém sabe da verdade, e isso pode colocar em risco a vida de Inocência e Cirino.

A obra mostra o quanto o preconceito da época era forte, onde as mulheres eram vistas como objetos, não podendo sequer protestar a vontade do pai, ou mesmo dos noivos arranjados. Onde Pereira preferia ver a filha morta a casada com outro, senão o prometido.

A obra é maravilhosa, nos fazendo refletir sobre os preconceitos que ainda permeiam o sexo feminino, e destruindo nossos corações com um final trágico e arrebatador.