Antes de Dormir

Antes de Dormir S.J. Watson

Resenhas - Antes de Dormir

Carol 10/06/2023

Amnésia
"? Talvez eu esteja pior ? falei, baixo. ? Eu escrevi que foi como estar morta. Mas isso...? Isso é pior. É como morrer todos os dias. Sem parar... Preciso melhorar. Não consigo me imaginar seguindo desse jeito por muito tempo. Eu sei que vou dormir esta noite e que amanhã irei acordar novamente sem saber de nada, e o mesmo no dia seguinte, e no dia depois dele, para sempre. Não consigo imaginar isso. Não consigo enfrentar isso. Isso não é vida, é apenas uma existência, saltar de um momento para o outro sem ter ideia do passado, nem planos para o futuro. É como penso que deve ser a vida dos animais. O pior é que eu nem mesmo sei o que eu não sei. Pode haver muitas coisas aguardando para me ferir. Coisas sobre as quais jamais sonhei."

Bel 08/06/2023

Perfeito pra se pegar no sono
Antes de dormir possui uma premissa espetacular,na primeira parte a trama é interessante e bem bolada,mas quando chegar na segunda parte a história torna-se extremamente arrastada e previsível:eu pensei inumeras vezes em abandonar esse livro:a protagonista não possui carisma e em algumas partes sua burrice incomoda,não por sua atual condição:mas por atitudes sem nexo que me fizeram questionar se a unica problematica dela era sua condição neurologica.
O final do livro ao menos possui uma reviravolta legal e um final que tenta arrancar uma lagrima do leitor mas só consegue causar alivio pelo simples fato de que é a ultima pagina,resumidamente:se você conseguir passar pela segunda parte e não ter dormido provavelmente vai gostar minimamente do livro.

Helena.Merces 07/06/2023

"O que somos senão o acúmulo de nossas próprias memórias?"
Este livro me despertou desde a sinopse: Christine acorda todos os dias sem se lembrar de nada que viveu até então, sem saber quem é e sem reconhecer o homem que acorda todos os dias ao seu lado: seu marido. Após um episódio traumático a memória de Christine se apaga a cada noite, e no dia seguinte ela não tem lembrança de nada que viveu no dia, nas semanas, meses e anos anteriores.

Até que ela começa a fazer anotações diárias em uma agenda com toda nova informação que ela descobre no dia, e a partir de então ela começa a saber mais coisas sobre si a medida que muitas dúvidas surgem: quem ela é? O que aconteceu para que ela ficasse desse jeito? Em quem ela pode confiar? São pergunta que Christine precisa encontrar as respostas, afinal o que nós somos sem nossas memórias?

Eu não consegui largar o livro até terminar de ler e o plot é simplesmente surpreendente, amei e super recomendo!

Suliane Araújo 07/06/2023

Antes de dormir
No começo achei bem maçante a história se repetindo sempre, mas cada vez a autora acrescentava algo que me fazia querer saber mais sobre Cristine, eu nunca confiei em "Ben"

Maria7958 04/06/2023

Um dos melhores plots
?Estamos constantemente modificando os fatos, reescrevendo a história para tornar as coisas mais fáceis, pata fazer com que se encaixem na versão que preferimos dos acontecimentos?

Fazia tempo que um suspense não me sufocava tanto e o plot me surpreendia

Maria.Adalicia 03/06/2023

Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la.
O enredo é muito interessante, mas o fato dela precisar repassar todas as informações sobre ela mesma todas as manhãs, torna o livro extremamente cansativo e repetitivo. Então depois de +- uns 60%, é que a narrativa vai mudando um pouco, porque ela já está percebendo que não pode confiar no marido, por isso o livro vai melhorando e ficando cada vez melhor.
Eu indico para quem já é acostumado e gosta de ler thriller psicológico/suspense, mas não indico para quem quer começar a ler esse gênero, pois vai achar tedioso pelo fato de só se tornar atrativo(no ponto de vista de suspense) depois de mais da metade do livro.
Apesar do plot ser um pouco previsível, eu gostei bastante do final.

Tatynha - @cantinho_datati 02/06/2023

Esse livro é simplesmente DEMAIS...um suspense bem escrito, conduzido, instigante, eletrizante...fiquei muito envolvida com a história e em vários momentos, angustiada com a situação da personagem ? super, super recomendo pra que você é um apreciador desse gênero, ou então, quer se aventurar mais, assim como eu ? vale a pena...

Vicx 02/06/2023

?O que somos senão o acúmulo de nossas próprias memórias???
Nossa, que leitura tensa e que prende. Não queria parar de ler, pois precisava saber o que aconteceu com Christine.
Ela é uma mulher que acordou confusa. Não sabia onde estava e notou que estava deitada ao lado de um homem que não conhecia. O quanto ela deve ter bebido na noite anterior para ficar com um desconhecido assim.
Tenta sair devagar da cama, para não acorda-lo e vai ao banheiro. Percebe que esse homem é casado, pois há coisas de mulher no quarto.
Ao chegar no banheiro, ela tem uma grande surpresa. Seu reflexo no espelho não é como esperava. Suas mãos estão envelhecidas. Há fotos dela com o homem com quem acordou. Ela imaginava que tinha 20 e poucos anos, não a idade que aparentava ter. O que estava acontecendo?
No quarto, o homem diz que é o marido dela. Que ela tinha 47 e se chamava Christine. Ela não se lembra das coisas, pois sofreu um acidente. Todos os dias, quando acorda, esquece de tudo o que viveu e acha que é uma mulher jovem.
É triste ver o quanto é difícil viver com amnésia. Não lembrar de momentos felizes, não saber o que fazer pois não conhece a si mesma, não saber os próprios desejos e não ter perspectivas para o futuro.
Nesse dia, em que ela acorda e Ben lhe conta tudo como aconteceu, alguém liga para ele. Um homem, que alega ser médico e que disse estar a tratando da amnésia faz algumas semanas, diz que quer se encontrar com ela.
Quando se encontram, ele lhe conta tudo o que aconteceu nas últimas semanas e como está sendo o seu progresso. Depois, entrega um diário a ela, que foi escrito pela mesma e aborda tudo nas palavras dela, desde quando ele pediu a ela que escrevesse.

Assim, o livro passa para a parte em que os capítulos são os relatos do diário. Todos datados, em que ela conta como foram seus dias.
Com o tempo, algumas lembranças surgem em sua mente e algumas coisas ficam confusas. Ela sente que há coisas que o Ben não lhe conta e mente. Aí surge uma pergunta insistente: por que ele faria isso? Ela sempre pensa que ele faz isso para poupa-la, para que ela fique bem e feliz. Mas não parece ser uma justificativa muito boa.
Ela começa a ter paranóias. Perguntava-se se o que ela escreveu não foi imaginação, se ela não estava confabulando e ficando maluca. Só queria poder lembrar de tudo, como isso aconteceu e por quê.

Os plots desse livro são intensos. Eu fiquei bem chocada com as revelações e só queria descobrir toda a verdade e entender tudo.
Foi angustiante e tenso. Hoje, terminando de ler no trem, quase esqueci a pasta que estava levando kkkkkkkkkk de tão presa que estava na história.
É bizarro o que aconteceu com Christine. Eu pensei nas possibilidades do que iria acontecer, mas não imaginava que fosse isso tudo.
Ao ver a capa do livro se imagina algo relacionado a terror, mas não é isso. É mais um mistério, suspense.
Eu adorei. Foi um livro muito bem escrito e desenvolvido. Tudo se encaixou e fez total sentido. Minha mente quase explodiu ligando as revelações com os indícios.
Só não dei 5 estrelas porque o final ficou meio aberto. Queria ter visto o que aconteceu afinal. Mas foi muito bom.

Alana 31/05/2023

Antes de dormir
O que dizer desse livro? Bom, sem dúvidas me surpreendeu. Em alguns momentos, confesso que a história é um pouco cansativa e repetitiva, mas todo o enredo e desenvolvimento te prendem até o final. É um ótimo suspense

Idk.nmr 31/05/2023

PRECISO
Eu preciso ter esse livro físico, é simplesmente maravilhoso e me deixou com uma linda ressaca depois que eu terminei de ler. Eu amei essa história num nível surreal, comecei a leitura com 0 expectativas e terminei com a minha cabeça explodindo pelo plot ???

Alessandra Bevilaqua 28/05/2023

No final de tudo, foi uma boa leitura
?Antes de dormir? é um livro que me interessou apenas pela sinopse e consequentemente eu esperava muito da leitura. Christine é uma mulher que não se lembra de nada que aconteceu nos últimos anos de sua vida e não consegue lembrar de nada do que vive nos dias atuais, se esquecendo de absolutamente tudo quando vai dormir. Seu marido Ben é a primeira pessoa que ela vê ao acordar e a pessoa que a contextualiza sobre sua vida e o que lhe aconteceu. Até que Christine recebe a ligação do seu médico Dr. Nash que lhe conta sobre um diário que ela vem escrevendo sobre seus dias, à fim de instigar sua memória. Pode ser uma saída para essa situação atípica mas o primeiro aviso no seu diário causa um fervor em toda a história: Não confie em Ben.
A narrativa do livro é bem interessante e muito detalhista. Divido em três partes, os acontecimentos se desdobram de uma forma interessante, porém em um ritmo lento. As descobertas de Chris são reveladoras, mas não bombásticas. Causam dúvidas, mas imaginamos as respostas. Todas as desconfianças que ela tem, parecem ser fáceis de se justificar. E o livro parece rodear algo que não é tão grande assim.
Cheguei a estagnar na leitura em algum momento mas isso é responsabilidade minha mesmo, não coloco tanto no livro. Apesar de identificar uma narração mais devagar, é interessante acompanhar a descoberta da protagonista. Confesso que senti falta de enxergar uma personalidade em Ben ao longo da história, mas vida que segue. E a medida que as descobertas são reveladas, existe uma expectativa por algo a mais na história.
E esse algo a mais chega. E chega e surpreende e de repente, tudo faz sentido. E causa vários questionamentos que um bom suspense geralmente causa. No finalzinho, consumi o livro. E já indiquei a uma amiga. No final de toda a experiência, foi uma boa leitura.

Giovanna.Luiza 28/05/2023

Cansativo
A história em si até que é boa, mas achei uma leitura muito cansativa e repetitiva.. levei semanas pra conseguir terminar o livro.
Ele só começa a dar vontade de ler no final.

Amanda.Moraes 27/05/2023

Um livro muito bom, de leitura muito rápida.
Me vi a todo momento querendo ler mais e mais para descobrir o que realmente aconteceu. A história te prende do começo ao fim.
Mas o final... Criei várias teorias mas nunca imaginei que poderia ser realmente aquilo.
Mesmo assim ainda quero saber o que vai acontecer, como assim o final ficou em aberto?
E quando ela acordar?