Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Maria9433 12/05/2024

O que falar dessa obra?
Eu gostei bastante, é pequeno e a linguagem flui rápido, mas o final...aí o final...fiquei muito mal. Durante o livro inteiro você vê eles se apaixonando aos poucos um pelo outro, pelo motivo de uma das personagem sentir falta de um homem e querer ele de volta e se baseia nisso. Enfim, não gostei do final, mas é boa a leitura.

Nan-aaa 12/05/2024

Chorei igual criança
Essa incrível novela de Dostoiévski é narrada por um jovem solitário que não possui amores, família e nem amigos, e que, como forma de escapar da solidão, costuma conversar com os prédios de São Petersburgo e vagar pelas ruas da cidade alimentando seus sonhos.

É em uma dessas andanças que o sonhador encontra Nástienka, uma moça infeliz e desiludida que teve o seu coração partido. Durante as quatro noites brancas do verão de São Petersburgo, os dois passam a se encontrar para compartilhar entre si suas angústias, sonhos e reflexões. Os dois desenvolvem uma conexão tão verdadeiramente profunda que pareciam estar destinados, desde outras vidas, a um dia se conhecerem.

Eu me senti super envolvida e emocionada com a obra, tanto que não conseguia parar de ler!!! Noites brancas é um livro que merece ser apreciado em todas as suas entrelinhas, eu torci TANTO pelos personagens, parecia até que estava ali no lugar deles - sofri pelos dois, saí desiludida, devastada e ao mesmo tempo ansiosa para conhecer ainda mais da escrita do Dosto!!!!!! Livro LINDO, sofrido, infeliz, maravilhoso... (sinto que nunca vou superar)

Deixo aqui a recomendação para todos que gostam de um romance cheio de altos e baixos, com aquele amor que transborda exageros e que nos traz um misto de sentimentos. Esse aqui ganhou 5 estrelinhas + coraçãozinho de favoritado, merecidíssimo!!!!

Kevii 11/05/2024

"E outra vez você se pergunta: O que foi que você fez com seus anos?Onde você enterrou sua melhor época?Você viveu ou não viveu?"

Juhhhhh.08 11/05/2024

Um livro meio absurdo e ruim
Quando eu li aquela primeira parte do livro antes de começar a história de fato eu coloquei certa expectativa no livro. Nunca tinha lido Dostoieviski e algumas pessoas já me falaram q esse é o livro mais sem graça dele, e estavam certas pelo jeito. A história ao mesmo tempo q é entediante, é meio absurdo e chega até a ser meio cômica. É basicamente um chato q encontra outra chata. Ainda bem q é bem curta a história.

meeowmel 11/05/2024

Depois de ler tudo numa só tarde, e não vou mentir que a princípio não achei que gostaria, acabei me surpreendendo com uma história curta e que me fez chorar um pouco.
No final conseguia entender o sonhador e a menina, o motivo pelo qual certas coisas aconteceram é completamente compreensível.

Grande Irmão 11/05/2024

Esperava mais
Na minha edição alem de Noites Branca, a um pequeno conto chamado "Polunzkov", li apenas Noites Brancas

Dostoievski é considerado um gênio, sempre está na lista de maiores autores do mundo, e tem no mínimo 3 na lista de melhores livros da história; esse, foi o primeiro livro que li dele, e digo que me decepcionei.

Não achei a escrita tão difícil como dizem, e terminei o livro e me perguntei, "é isso?" Achei monótono e sem sal, a história funcionária melhor se fosse parte de um grande livro com mais personagens (da para contar nos dedos os que realmente importam nesse livro).

Admito também, que fui com muita sede ao pote, minhas expectativas eram altas. É ruim? Jamais! Dostoievski merece tanta exaltação? Sim, e o livro vai funcionar para muita gente; até para mim ele causou reflexões interessantes.

Esse livro, porém, me foi útil para alguma coisa, entendi o porquê do autor escrever obras tão grandes, pois se ele conseguiu fazer uma simples história como essa, render quase 100 páginas, uma história complexa, com vários personagens, e claro que iria ter mais de 1000 páginas (idem "Os Irmãos Karamázov).

sthestewart 11/05/2024

Achei uma obra esplêndida, apesar que o início eu pensei que não iria gostar, as diversas palavras ?complicadas? e os diálogos no qual eu não compreendia por inteiro, entretanto quando as coisas começaram a se desenvolver eu li bem rapidamente. Eu já imaginei que o final seria nesse estilo então não me surpreendi tanto. Essa foi minha primeira leitura deste escritor e devo dizer que irei ler outras.
sthestewart 11/05/2024minha estante
Não dei 5 estrelas apenas pois apesar de imaginar que fosse finalizar assim eu esperava que acabasse de uma maneira diferente, mas a vida não é como queremos ela é como é.

julibsff0 11/05/2024

Facilmente se tornou um dos meus romances favoritos. É outro livro russo muito reflexivo, levanta questões que, pra mim, são muito pessoais. Dói se identificar com o protagonista. Iludido, solitário, um sonhador. Mas só sonhar não é o suficiente. Viver é o que devemos fazer. Mas é tão difícil. Sair do nosso casulo, da nossa toca de tartaruga, melancólica e confortável, e ir realmente viver experiências que no final de tudo, nos trazem um sentimento de orgulho de ter vivido tudo aquilo. Enfim. Acredito que todos deveriam ler esse livro ao menos uma vez na vida. Literatura russa em geral. O melhor da literatura.

angela 11/05/2024

Um sonhador.
?porque, quando estou feliz, obrigatoriamente cantarolo alguma coisa comigo mesmo, como qualquer pessoa feliz que não tem nem amigos, nem conhecidos, e que, nos momentos alegres, não tem com quem compartilhar sua alegria.?

Marcante, um verdadeiro e lindo tapa na cara.
É maravilhoso e dolorido ! Com total certeza aprendi muito com esse livro é vivi intensamente com ambos. Incrível ??

Ace.da.biblioteca 10/05/2024

Um c*rno e uma desiludida
Adoro que o protagonista conseguiu a façanha de ser c*rno antes mesmo de começar o relacionamento kkkkkkkkkkkk!
Não é o meu livro favorito do Dostoiévski, mas ainda continua sendo muito bom. Recomendo muito.

ladyblue 10/05/2024

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano??"

ka fujie 10/05/2024

Minha primeira leitura russa!
Dostoiévski ta na boca de todo mundo e dps de muita recomendação resolvi me entregar ao ?hype? com noites brancas.

Novela curtíssima q tu termina em um dia, que apesar de ser um clássico, tem escrita bem fácil e fluida.
MAS A BOMBA É-
overrated dms.
Acho q botei muita expectativa por todos comentarem muito e me decepcionei por ser só mais um romance. :/
Ace.da.biblioteca 10/05/2024minha estante
Tenta ler o Jogador. É um pouco maior, mas é mais empolgante!

hylle 09/05/2024

Acho que a praga que me jogaram p não conseguir ler nada deste homem finalmente caiu!! (como se a culpa não fosse minha rsrs)
Primeiramente, em minha defesa, nos meus critérios de avaliação, 4 é maravilhosamente bom e só não é 5 porque não mudou a minha vida avassaladoramente. Achei necessário explicar isso pra não acharem que eu cometi o pecado de não ter gostado dessa obra de arte em forma de livro...

Ok, confesso que tenho uma dificuldade meio chata com Dostoievski. Já tentei ler dois outros livros dele e não consegui passar da metade. Maas, como a esperança é a última que morre, resolvi culpar a complexidade, quantidade de páginas e meu cérebro atarracado por nunca ter sido capaz de terminar nenhum livro do autor e acabei decidindo nao desistir. Peguei esse. Que decisão boa!

O pessoal realmente sabe oq diz quando recomenda esse como a melhor leitura pra se ter um primeiro contato com o autor. É um livro pequeno, logo, rapidinho de se ler, mas o incrível é que nem só por isso ele perde o que eu vou chamar de "essência Dostoievskiana" (termo que deve existir por aí com um nome muito mais chique que eu desconheço). E mesmo tendo lido pouquíssimo dele, acabei por perceber (e posso estar fatidicamente errada, infelizmente) que essa essência é uma realidade bruta, um sofrimento palpável e real que constantemente te dá aquela vontadezinha de morrer, mas é contada de um jeito taao bonito, tão profundo e poético, que acaba te deixando maravilhado. Esse é o poder desse livro.

Além disso, a história em si, sem os significados profundos e lições de vida, é muito interessante. Conta bem sobre a natureza humana, e se você não se identificar com nenhum personagem, agradeça de coração, porque eu quero ser você quando crescer. No final das contas, "Noites Brancas" é um livro pra ler numa noite gelada, não muito confortável, sem perspectiva de nada e que vai, provavelmente, te acompanhar pro resto da vida (mesmo que sem te impactar, vai ficar na memória).

brunaloureiro 09/05/2024

É aquilo
Nenhuma experiência é única galera e o Dostoiévski está aí pra provar, em 1848 já tinha coitado sofrendo e sendo feito de otário sim!

Brincadeiras à parte adorei a leitura, são poucas páginas então dá pra ler rápidinho e é um romance descontraído e inocente. Amei!

gabi â¡ 09/05/2024

Sempre tive curiosidade de conhecer sobre livros da literatura russa, mas tinha receio de ser uma leitura pesada e difícil, então decidi começar por esse, que é bem curtinho.
Achei uma leitura bem interessante e fluída, e acho esse um bom livro para se começar.
Vejo muitos falarem que não suportam o protagonista, mas eu me identificava mais a cada frase que ele falava (nas suas reflexões autodepreciativas, porque ele é emocionado demais até pra mim).
Achei legal e quero ler outros livros do fyodor!!