O Trono do Sol - A Magia da Alvorada

Resenhas - O Trono do Sol: A Magia da Alvorada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcos Antonio 09/09/2017

O trono do Sol
Eu sou daquelas pessoas que se apaixonam pelas capas dos livros, depois leio a sinopse do livros e comentários de outros autores sobre o livro. E deste que vi a capa do livro do trono do sol eu queria o livro, desejava-o, porém para mim é um livro sem vida.
Os nomes escolhidos para os personagens não combinaram, as trama equivocadas e mal desenvolvidas, nenhum personagem se saiu bem no livro.
A parte central do livro é a luta pelo poder religioso chamada de Fé Concéziana e que adora um único deus chamado Cénzi, grande parte do poder está nas mãos da igreja que tem um lider central, o Archigos que no momento é Dhosti Ca’ Millac um anão que foi encontrado pela a Archigo anterior usando o poder do Ilmodo sem saber em suas apresentações de circo, um personagem que tinha tudo para dar certo, mais foi criado sem vida. Orlandi Ca' Cellibrecca é o O' Teni que queria dar um golpe na igreja para se tornar Archigo.
Ana Co’Seranta a escolha do Archigo para o substituir para que Ca' Cellibrecca não assuma o poder após sua morte é outra personagem que poderia ter um poder bem usado, mais não brilhou.
Mahri um cara cheio de poder que não se mostrou por que estava no livro e que para mim seria o melhor pfersonagem do livro mais não foi.
E o livro acaba sem um fim, tem que ler o segundo. Porém é uma ideia nova. E a Trono do Sol me pergunto por que do nome.

Louise 23/10/2019

Fantasia criativa e escrita direta. Já entrou para os favoritos!
Primeiramente, preciso ressaltar que li O Trono do Sol depois de já ter lido As Crônicas de Gelo e Fogo, do George R. R. Martin, e é impossível não fazer a comparação. Os dois são livros de fantasia em mundos com características medievais, mas O Trono do Sol possui descrições menos elaboradas, uma menor quantidade de personagens e uma trama um pouco menos complexa. Nada disso desmerece o livro, eu particularmente gosto quando as coisas são mais diretas, mas se alguém for lê-lo procurando a mesma riqueza de detalhes da Guerra dos Tronos, pode acabar se decepcionando.

O que eu achei mais interessante e criativo em O Trono do Sol foi a relação que o autor fez entre magia, religião e ciência. No caso, nesse mundo existiria uma espécie de energia mágica, que a religião oficial do reino chama de Ilmodo, que apenas aqueles ligados à Fé estariam autorizados a utilizar, e qualquer tipo de uso dissociado da religião seria considerado heresia. Por outro lado, existem pessoas, que o livro chama de numetodos, que acreditam que o uso da magia não estaria ligado à fé, e sim que cada um deveria experimentar e descobrir a melhor forma de moldar essa energia, numa espécie de analogia com o método científico. Na maioria das histórias tanto a religião quanto a ciência se colocam como inimigas da magia, então essa forma de entrelaçar as três me chamou bastante a atenção.

A trama em si trata de uma disputa de poder, tanto pelo Trono do Sol quanto pelo cargo de archigos (que seria o chefe da religião oficial do reino). Os personagens são bastante passionais e às vezes previsíveis, e estranhamente um dos meus favoritos é o chefe da guarda da imperatriz (chamada no livro de kraljica): Sergei ca’Rudka. Não vou dar spoilers, mas apesar de no começo da trama ele parecer uma personagem construído para ser odiado, mais pro final ele se mostra praticamente a única personagem sensata quando estoura a guerra. Quanto à protagonista, ela (não muito supreendentemente) começa a trama sendo bastante ingênua, mas se desenvolve ao longo da história. Espero ver mais dela e de suas habilidades no segundo volume, que estou bem curiosa para começar.

Karisma 17/02/2020

Li o primeiro da saga.
Não me senti cativada para continuar a coleção de livros. Esse primeiro livro, não é ruim, só que eu não amei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5