Ficções

Ficções Jorge Luis Borges

Resenhas - Ficções

Alyne.Queiroz 28/10/2022

É um livro de contos, algumas histórias legais outras meio complicadas de entender, parece que o autor flerta com o realismo fantástico e isso me complica a vida pois não tenho facilidade com coisas fantasiosas, outra dificuldade são as inúmeras referências desconhecidas. O autor parece ter fascínio por labirintos, espelhos, enciclopédias, outras línguas, pois são itens sempre presentes em seus contos.

antuan_reloaded 18/10/2022

Em linhas gerais: a primeira parte é extremamente pedante, prolixa e academicista; por sua vez, a segunda é intrigante, sedutora e enigmática. Esta, portanto, mistura contos que flertam mais diretamente com o realismo fantástico latino-americano.

De maneira óbvia, friso que reconheço a riqueza inventiva desse conjunto de contos para a narrativa moderna, mas não podemos fechar os olhos para o fato de que o leitor de Borges não é o leitor comum.

Seu perfil de leitor é bastante específico e, sem que haja dúvidas, sabemos bem qual é, uma vez que é composto por aqueles que ocupam aos borbotões os corredores e salas de aula da academia.

[Revisão da nota]

underlou 19/10/2022minha estante
A crítica ferrenha.

Carolina 13/10/2022

Fascinante!
"Talvez a velhice e o medo se enganem, mas suspeito que a espécie humana ? a única ? está em vias de extinção e que a Biblioteca perdurará: iluminada, solitária, infinita, perfeitamente imóvel, armada de volumes preciosos, inútil, incorruptível, secreta."

Borges é extraordinário. Um livro repleto de riquezas.

Beatriz 18/09/2022

Fantástico
Esse livro é dividido em 2. A primeira coletânea, o jardim de veredas q se bifurcam, ela é mais complexa e por meio de mundo simbolismo Borges escreve como tudo se repete, nada é original ou renova. É onde estão as melhores histórias, na minha opinião. A biblioteca de babel é maravilhosa.
A segunda coletânea é artifícios onde ele não trás as faces do homem. São as histórias mais inusitadas.
Borges tem a capacidade de criar dentro da criação, que a gente perde a noção de verdade. Ele cria críticas a livros, autores etc inventados, mistura com pessoas reais, lugares reais e de repente a mágica acontece e a gente não é capaz de sair de lá, de pensar sobre tudo aquilo e querer entender mais.
Em outros momentos ele cria uma situações tão comuns e termina de maneira tão inusitada, que a gente precisa parar antes de continuar a leitura.
Ele nos faz rir e nos faz ficar abismados, embasbacados, intrigados. Há muito nesses contos que encantam.

Renato Esteves 17/09/2022

Na biblioteca que foi Borges, esse livro é o seu labirinto. Como um homem entregue à escuridão pode ir tão longe e ver tão longe? O que esconde a escuridão da solidão que guardamos em nós mesmos? O quão profundo um escritor, artista, pode se tornar ao buscar em si mesmo o que seu desejo pelo fantástico pode proporcionar a ele? Esse objeto no qual Borges torna a inspiração, assim como o faziam artistas anteriores, mas ao invés de um objeto ou lugar a tinham como musas e divindades.

Daniel' 14/09/2022

Este foi meu primeiro contato com Borges e imediatamente fiquei apaixonado pela sua escrita. Há vários tipos de contos nessa coletânea, de policiais até fantásticos. Tudo isso com uma escrita densa, porém deliciosa.

Borges escreveu apenas histórias curtas. No prologo de 'Ficções' ele justifica: "Desvario trabalhoso e empobrecedor o de compor vastos livros; o de espraiar em quinhentas páginas uma ideia cuja perfeita exposição oral cabe em poucos minutos. Melhor procedimento é simular que esses livros já existem e propor um resumo, um comentário."

Para mim se destacaram os contos:

- As Ruinas Circulares: É contada a história de um mago que criou um homem (seu próprio filho) através dos sonhos. O final é surpreendente.

- Pierre Menard, autor do Quixote: Aqui, temos a análise da obra de Menard, que escreveu 'Quixote'. Ele leva a obra de Cervantes ao século XX, mas de um jeito bem peculiar: ele reescreve o livro de maneira idêntica ao original, linha por linha. De acordo com Borges "O texto de Cervantes e o de Menard são verbalmente idênticos, mas o segundo é quase infinitamente mais rico". É um texto engraçado e irônico, que nos faz pensar sobre o que realmente significa possuir a autoria de uma obra.

- A Biblioteca de Babel: Meu conto favorito desse livro. Fala sobre uma biblioteca (universo) que possui todos os livros que já existiram ou poderiam existir. Ou seja, todas as respostas e mistérios do mundo estão nela. Só há um problema: Por existirem possibilidades quase infinitas de livros, é totalmente improvável achar algo que faça sentido.

Normalmente livros de contos têm seus altos e baixos, é difícil achar algum que todos os textos sejam bons. Porém achei todos os contos deste livro impecáveis. Apesar disso, muitos contos possuem diversas camadas e necessitam de releituras. Com certeza vou aproveitar ainda mais o livro quando tiver uma bagagem literária e filosófica maior.

Nicolas388 31/08/2022

«El presente era casi intolerable de tan rico y tan nítido.»
Borges me había encantado mucho antes de leerlo. A través de un vídeo que lo conocí, volviéndose muy rápido a uno de aquellos autores que necesitamos, a toda costa, encontrar. No fue un camino fácil, pero tampoco imposible.

Sus cuentos son casi intolerables de tan ricos y tan nítidos. La narración llena de erudición, las historias perfectamente controladas, como una partida de ajedrez que no podemos vencer. Ni todos cuentos me han encantado, por supuesto, pero saqué de todos una sensación de... No sé como explicarla mejor: una sensación de grandiosidad. La grandiosidad de sus temas, la grandiosidad de su escritura, su estética.

En fin, es un libro para leer.

IGuittis 30/08/2022

Foi a primeira vez que tive contato com a escrita do Borges. Resolvi ler Ficções por indicação da booktuber Tatiana Feltrin, e gostei bastante.
Acredito que terei que reler todos esses contos em algum outro momento e que aí sim conseguirei entender muita coisa melhor, porém para uma primeira leitura eu aproveitei muito.

Ana Luiza 27/08/2022

Disponível em @anawithcoffee
Ficções, de Jorge Luis Borges.

Ou deveria dizer, ?provocações? de Jorge Luis Borges.
Um provocar ao sentir, ao imaginar, à imersão particular.

Em muitos de seus contos o autor inclui charadas, provocações, ironias ? mas nada disso passa de uma espécie de brincadeira. A erudição transcendental julgada necessária à leitura de Borges é, nada mais do que exagerada e desnecessária. Apenas leia, é ?apenas? um livro, certo?

Falando sobre a obra, tratemos de alguns dos contos mais espetaculares da literatura:

Você vai se deparar com ensaios sobre obras jamais publicadas, escritas por autores que nunca existiram, temas como os espelhos e os duplos, questões sobre autoria, assombros e simulacros, criações e sonhos, realidades e ficções.

Histórias curtas muitas vezes entregam mais do que romances de páginas inúmeras. A obra de Borges é composta apenas por textos curtos, o que para ele, era apenas óbvio?

?Desvario trabalhoso e empobrecedor o de compor vastos livros; o de espraiar em quinhentas páginas uma ideia cuja perfeita exposição oral cabe em poucos minutos. Melhor procedimento é simular que esses livros já existem e propor um resumo, um comentário.?

gabriel.a.brumatto 27/08/2022

Borges e sua obra prima.
Em primeiro lugar, este foi o meu primeiro contato com Borges. Havia folheado alguns livros dele, incluindo Ficções, mas, nunca havia lido um livro dele de cabo a rabo. Resolvi começar pela Ficções porque muitos consideram a obra prima dele. E eu gostei bastante deste livro. Obviamente, tiveram alguns contos que eu não gostei, mas, isso é inteiramente normal, ainda mais em uma antologia de contos. De todos os contos lidos, o meu favorito foi O Jardim de Veredas que se Bifurcam.
Um conselho: não tenha medo de Borges. Todos falam que é impossível, que a escrita dele é muito difícil, que os contos tem uma estrutura muito complexa, e etc. Alguns realmente tem, e precisam de um pouco mais de atenção para que a compreensão seja melhor!!! Enfim, recomendo à todos a leitura das Ficções!!

guxtavoy 02/08/2022

Literatura at its finest
Que livro! Borges tem a escrita afiadíssima e uma ironia divertida no modo de tratar os temas de seus contos. Destaco os incríveis As ruínas circulares, Jardim de veredas que se bifurcam, O milagre secreto, Funes o memorioso, A forma da espada, A seifa da fênix e O sul. Livro indispensável para todo mundo.

Julio.Cesar 31/07/2022

Foi suportável, no máximo. O sentimento de apatia predomina.
Apesar de não ser a pior coisa do mundo (longe disso), esse livro passou longe de me conquistar; eu simplesmente não me importava muito com o que estava acontecendo (com poucas exceções). A melhor coisa do livro, de longe, é que não é um trabalho hercúleo lê-lo (como Os Miseráveis foi as vezes, ou como foi O Hobbit na sua primeira metade). Mas nada além disso. Talvez algum dia eu me pegue relendo a obra e desenvolvendo uma opinião totalmente contrária a que estou dando agora, mas não afirmo nada.
GiSB 31/07/2022minha estante
Tive a mesma sensação. Li porque muita gente falou que o livro era bom. A leitura foi uma surpresa negativa. O livro é chato demais. Dá pra salvar um conto ou outro, mas no somatório o livro não é cativante. Aliás é um exercício de paciência.

GiSB 31/07/2022minha estante
Aliás, fuz resenha da leitura dele. De uma olhada.

Ellen256 31/07/2022minha estante
eu só peguei pra ler por causa do vídeo incrível da Tati Feltrin. Eu dei uma lida no primeiro conto, mas não me senti engajada e só por causa disso me desanimei totalmente, uma pena. Estou pensando em abandoná-lo.

Bielzin 10/07/2022

Labiríntico e incrível
Eu já conhecia sobre A Biblioteca de Babel pelo site, e finalmente li sobre ela.
De todos os contos, cada um traz um traço único. Tem um lado fantástico da coisa indo ao metafísico. Seus narradores inquisitivos são elegantes e diretos em exprimir suas conjecturas sobre coisas como o tempo, eternidade, o infinito.

Eu poderia dizer mais sobre os labirintos interpretativos que há, porém prefiro deixar a cada um ler e entender a metafísica em cada conto.

Guilhermo del Toró 07/07/2022

Dentre os diversos contos do Borges você vai refletindo sobre vários temas. Os meus favoritos foram A seita da fênix, Três versões de judas e o famoso Biblioteca de Babel, mas todos os contos possuem suas diferentes interpretações, além dos diferentes gêneros, possuindo contos fantásticos, de drama e até de investigação policial. Um livro incrível e que mostra como Luis Borges é um autor incrível.