A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

Divina Comedia Humana 18/04/2021

Questionário sobre "A tempestade".
1) Em poucas palavras, o que achou da leitura desta obra?

2) Como o tema da usurpação é central no ato 1?

3) Quais são os pontos fortes e fracos de Próspero?

4) Ariel é um homem, mulher ou um espírito sem gênero?

5) Compare e contraste as atitudes de Ariel e Caliban em relação a Próspero.

6) Como ?A Tempestade? pode ser descrita como "metateatro", ou uma peça dentro de uma peça? Interprete a fala de Próspero: "Somos da mesma matéria da qual é feita os sonhos e nossa vida breve é cingida pelo sono".

7) Qual é o significado do jogo de xadrez nesta peça? Por que Miranda usa a expressão "Oh, admirável mundo novo..."? Discorda sobre a relação de Ferdinand e Miranda. Esta é uma peça fundamentalmente romântica?

8) Por que a peça chama "A Tempestade" e não "O mago" ou "A ilha encantada"? Qual o significado deste título?

9) Por que Próspero decide desistir de sua magia e fala em misericórdia no ato final da peça?

10)  Nesta história, quem é selvagem e quem é civilizado? Como você determina isso? Você considera que a peça inclui uma crítica ao imperialismo colonial? Se sim, quais trechos você destacaria para apoiar esta interpretação?

Adriana Scarpin 12/04/2021

Eu deveria ter revisitado A Tempestade há alguns anos, quando da leitura do estupendo Calibã e a Bruxa da Federici, mesmo assim ainda é interessante ver essa peça com o peso do racismo e colonialismo que a permeia, antes a via com um olhar de psicologia arquetípica, mas hoje fica bem mais claro seu significado sócio-cultural num viés materialista-histórico e pós-colonial.
A tradução da Heliodora é bem boa.

Karoline315 05/04/2021

?Nós somos esta matéria de que se fabricam os sonhos, e nossas vidas pequenas têm por acabamento o sono.?

Joao.Paulo 05/04/2021

Redondo
Uma comédia aristotélica redonda, sem mais nem menos; uma peça linear e sem grandes reviravoltas.

annnnnnnnnnnnna 27/03/2021

"todas as dores, confusões, espantos, todos os desesperos aqui moram. algum poder celeste nos retire deste país terrível." isso exala 100% o brasileiro no momento atual

Eliza.Beth 26/03/2021

Enfim, conheci Caliban
Tinha muita curiosidade sobre essa peça pois ela é citada em muitos outros livros. Achei a peça um pouco confusa. Pensei que podia ser a minha tradução mas após a leitura, fui pesquisar um pouco mais e ver alguns vídeos para complementar o entendimento. Muitos estudiosos e críticos de Shakespeare acham a mesma coisa. Ufaaa

A ideia em si eu gostei bastante, talvez só não tenha sido tão bem desenvolvida.

Essa obra é classificada como comédia (?!) mas minhas queridinhas mesmo são as tragédias.

Recomendo muito a leitura!
Carolina.Gomes 26/03/2021minha estante
Hahaha é confuso mesmo. Até o filme ficou super confuso. Lembro q teve debandada no cinema. Mas eu fiz de conta q Shakespeare fez de propósito p confundir tudo. ?

Eliza.Beth 26/03/2021minha estante
Kkkkkkk ele queria causar na provável última peça dele

Dickson 26/03/2021minha estante
hello ,
how are you doing? My name is Vicki, i saw your profile today and became interested in you, i want you to send an email to my private email address (vdickson200@gmail.com) because i have an important issue i want to share with you

thai 20/03/2021

tempestades e tal
A capacidade humana de perdoar e reviravoltas interessantes. Eu diria que essas são características vitais de A tempestade, obra em que somos apresentados a Próspero e sua filha Miranda, exilados em uma ilha remota após um golpe de estado pelo irmão de Próspero, que visava se tornar duque. Um naufrágio acontece, mortes são planejadas e muitas coisas acontecem nessa peça. Muito necessária, adorei.

Thalia Costa 19/03/2021

Eu particularmente achei doentio, viver isolado pra no final perdoar o irmão.
Menino, voltava lá e mostrava com quantos paus se faz uma canoa, mas não, 13 nãos pra não fazer nada, bicho.
Rodrigo Fernandes 14/04/2021minha estante
Você deveria ter marcado "contém spoiler"!

Thalia Costa 14/04/2021minha estante
Não é spoiler, tá na sinopse.

maga suprema do universo 04/03/2021

lindo
neto das bruxas que não foram queimadas ????????????

show de bola igual a todos os outros, este homem superou a calvície como poucos conseguiram

Leonhard 03/03/2021

Parafraseando Rupaul: Meh!
Foi uma história legal de acompanhar, mas eu tinha expectativas em relação ao final que não foram atendidas. Não deixa de ser proveitoso quando feito um estudo das várias referências históricas e literárias.

Stella F.. 24/02/2021

Perdão
Apesar de denominada comédia, utiliza dos já conhecidos valores usados nas tragédias de Shakespeare, sem a morte.
Um rei usurpado pelo irmão, por estar sempre interessado em livros, principalmente de magia, é jogado ao mar com sua filha Miranda, mas um fiel serviçal, o coloca em um barco com seus pertences, e esse rei, Próspero, vai parar em uma ilha deserta.
Uma ilha com vários seres fantásticos, deusas, bruxas e lá ele reina, usurpa a ilha, de uma certa maneira, de Calibã, que a herdou de sua mãe.
Calibã e Próspero são amigos, mas o “monstro” (meio homem/meio peixe) comete o erro de tentar estuprar sua filha Miranda. A partir desse evento torna-se escravo de Próspero.
Há também um ser bom, Ariel, um tipo de anjo, que para ser livre novamente, deve seguir as orientações de Próspero com sua vingança junto à sua corte que está em alto mar, voltando da África.
Próspero encomenda uma tempestade, e deixa o mar revolto, e ilude com sua magia a todos, fazendo a todos os tripulantes prisioneiros em sua ilha, até que ele tenha completado a vingança.
Ferdinando, filho do rei Alonzo, chega à ilha, mas fica separado do grupo principal, e conhece Miranda, por quem se apaixona, fazendo que uma primeira parte do plano de Próspero se realize.
A segunda parte, é fazer acreditar a todos que Ferdinando está morto, e tentar reaver o trono.
Ele coloca em cena, seres mágicos, fórmulas para iludir os pensamentos, e no final se apresenta. Ficam todos admirados como ele ainda está vivo.
E no final ele consegue reaver o trono, perdoa a sua corte, e casa sua filha com Ferdinando com o aval de seu pai Alonso.
Vemos em mais essa peça de Shakespeare os ingredientes de ambição, poder, maldade, mas também perdão e amor.

“Somos feitos da matéria dos sonhos; nossa vida pequenina é cercada pelo sono”.

Gostei bastante!

Luis.Gengibre 23/02/2021

O Inferno está vazio e todos os Demônios estão aqui
Essa foi uma segunda leitura de um clássico que me enche de inspiração e me proporciona diversas reflexões. Shakespeare toma o espírito de sua época e em suas últimas peças, como essa, subverte expectativas em um conto interessante e divertido.

Leila171 18/02/2021

Considerada pelos estudiosos como a última peça escrita por William Shakespeare, A Tempestade é uma história de vingança, redenção e amor. A trama se passa numa ilha distante na qual Próspero, Duque traído e deposto de Milão, cria sua filha Miranda e espera o momento de acertar as contas com seus traidores.
É um texto divertido, rápido e fácil de ler.