A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

Rogério 05/01/2022

A Tempestade
Esta peça, diferentemente das outras obras escritas ou recontadas por Shakespeare, passa-se em apenas algumas horas... É uma mescla de conto de fadas com o teatro de Shakespeare, contendo magia e seres encantados. Divertida, apesar de ser classificada como romance (Teatro Completo de William Shakespeare Vol. 2 - Editora Nova Aguilar, tradução Barbara Heliodora).

@thereader2408 27/12/2021

Quando Shakespeare faz uma tempestade é porque o negócio vai ficar sério
"A bordo de um navio no mar: ouve-se ruído de uma tempestade, trovões e raios." Mas essa não é qualquer Tempestade, é a peça de encerramento da carreira de um dos maiores gênios da literatura, O Bardo. Sua obra inclui 38 peças, 154 sonetos, dois poemas narrativos, e alguns versos de autoria incerta. Suas peças foram traduzidas para as principais línguas e são as mais encenadas no mundo.

Na verdade, "A tempestade" pode não ter sido sua última peça, assim como grande parte de sua biografia, essa informação não é 100% (dizem que “Henrique VIII” foi a última). A peça vai tratar de vingança, poder, liberdade, controle, romance e magia. Inicia com um navio em meio a uma tempestade onde estão todos os desafetos de Próspero o duque exilado de Milão. Na ilha, Prospero é um mago que mora sua filha Miranda, o espírito Ariel, o escravo Caliban e muitos livros mágicos. Próspero esperou 12 anos por essa tempestade.

A peça é uma alegoria às Grandes Navegações, e é possível que o ensaio de Montaigne “Canibais” acerca do Novo Mundo tenha sido fonte de inspiração ao Bardo. Esse ensaio, traduzido para o inglês em 1603 analisa os costumes da tribo dos Tupinambás. Lembrando que o nome de um dos personagens da peça, Caliban, é um anagrama de “canibal”. Outras referências importantes a peça são "Nova Atlântis" de Platão e a "Utopia" de Thomas More.

Em geral, os títulos das peças de Shakespeare são os nome dos personagens, como Hamlet, Othello, Macbeth, Rei Lear, etc.., por tanto o título desse peça merece atenção, até porque tempestades são recorrente na obras do poeta e indicam tragédia iminente. Em suas tragédias sempre ocorre uma tempestade em algum momento. Lear, após ser rejeitado enlouquece enquanto vaga em uma tempestade. Em Macbeth um assassinato ocorre aos sons dos raios e de uma tempestade. O navio de Hamlet quase naufrafa em meio a uma tempestade no seu retorno a Dinamarca. Em Othello, uma tempestade marca o momento em que Desdemona e Othello desembarcam no Chipre.

A tempestade, além de ser apontada como o encerramento da carreira de Shakespeare, pode ser a expressão literária do complexo retrato da relação entre o artista e sua arte.

@thereader2408

Wagner 14/11/2021

ENTERRANDO LIVROS?
(?) Próspero, então,enterrou profundamente no solo seus livros e sua varinha mágica, pois estava decidido a não mais usar a magia (?)

Jessie 14/11/2021

Amei!
Sou suspeita para falar de Shakespeare, pois sou muito fã das obras. O que diferencia esta peça das demais é que não tem aquele ar trágico e fúnebre que tem na maioria das obras. É uma leitura leve e divertida! Adorei!!

Carolina 19/10/2021

Bom...
7 dias para ler 120 páginas... A pós-graduação tem dessas coisas.

Confesso q algumas coisas ficaram confusas pra mim. Uma hora o filho de Próspero tá vivo, outra hora morreu afogado...

Eu sei q a intenção é essa, mas isso e outras coisas ficaram um pouco "avulsas" pra mim. No fim de tudo, a obra não é de todo ruim, pelo contrário. Vc só tem q prestar muita atenção pra perceber as cenas
Carolina 19/10/2021minha estante
**filho do Ferdinando

Sofia 08/10/2021

Comecei a minha experiência com Shakespeare com o que dizem ser a sua última peça escrita sozinho. A Tempestade conta a história de um grande naufrágio após uma tempestade forte. A corte de Nápoles estava em viagem, voltando da África para a Itália após o casamento da filha do Rei de Nápoles, quando se deparam com uma grande tempestade e o navio naufraga.

A verdade é que essa tempestade foi causada por Próspero, antigo duque de Milão, que teve o seu posto roubado por seu irmão, Antônio, quando este o colocou em um navio com a sua própria filha para morrerem afogados e ele ter todo poder da cidade.

Só que graças a um fiel trabalhador do reino, eles sobrevivem e vão parar em uma ilha deserta, onde Próspero, que era um mago, passa a controla-lá e interagir com os seres mágicos da ilha. Então, quando ele sabe que o navio com seu irmão, que o traiu, está passando, ele provoca a tempestade e faz com que fiquem perdidos ali, na mesma ilha que ele vive há 12 anos.

Então, vamos acompanhar o desenrolar dessa história, a interação entre os personagens, como Antônio irá reagir ao saber que Próspero e sua filha estão vivos e se Próspero será capaz de perdoar toda a traição que sofreu.

Minha primeira experiência lendo uma peça. Confesso que no começo foi bem confuso, fiquei meio perdida e tentando me encontrar com os personagens. Mas quando peguei o ritmo, não larguei mais. Ainda não sei dizer qual a minha relação com o gênero. Lerei mais peças do Shakespeare esse ano e, aos poucos, vou dividindo mais da minha experiência com vocês.

Fernanda1004 10/09/2021

"o inferno está vazio, e os demônios estão todos aqui"
essa peça é uma comédia, não por ser toda engraçada, embora eu sempre dê risada do tom debochado que as personagens de Shakespeare têm, mas porque não tem aquele final trágico que é comum nas peças teatrais dele, até estranhei o final por isso.
não foi uma leitura impactante, mas vi em algum lugar que essa foi uma das ou então a última peça que Shakespeare escreveu, e no epílogo a forma que Próspero se despede pode ser interpretada como um adeus do próprio Shakespeare dos teatros, achei isso legal.
gosto bastante das peças dele, essa não é a melhor, mas ainda assim é boa e tem umas passagens interessantes. foi uma boa leitura pra passar o tempo.

Marcos 03/09/2021

A peça do fim?
Não é minha peça favorita, mas admito que foi muito bem escrita. Shakespeare, ao fim de sua peça, se despede dos palcos através de Próspero. Completa sua vingança daqueles que menosprezaram sua arte, mas os perdoa por isso. Para mim, esse foi o intuito dessa peça. Se essa foi a última peça de Shakespeare, me pareceu uma autobiografia de sua jornada pelos teatros. Shakespeare era o rei de sua ilha mágica denominada roteiro de teatro onde ele comandava tempestades e espíritos, ditava quem se casava com quem e os destinos de cada um. Posso apenas estar imaginando a vida da de Shakespeare com base nessa peça mas, me dou esse direito visto que ele fazia o mesmo.

Toninha 03/09/2021

É uma peça bem engraçada e bem rapidinha de ler, a leitura não fluiu muito pra mim mas da pra ler em um dia tranquilamente. Achei o final meio meh, mas foi uma boa história no geral.
Lidia 03/09/2021minha estante
olá, desculpe incomodar :). eu tenho um clube de leitura e as vagas estão abertas. você gostaria de participar?

Marcelo H S Picoli 30/08/2021

A tempestade
Comédia de Shakespeare, onde não temos aquele final dramático comum em várias outras peças do poeta.
Leitura suave e tranquila.

luc 25/08/2021

faculdade de filosofia letras e ciencias humanas (skoob marca a sigla como troll) pq me faz ler livros?

venom 25/07/2021

eu particularmente achei o Próspero, assim... desprezível, mas a história é bem legal tirando o protagonista.

fiquei com vontade de ler a versão completa pq gosto de me torturar.