A Lista do Ódio

A Lista do Ódio Jennifer Brown

Resenhas - A Lista Negra

Caroles 04/07/2022

Que livro pesado e necessário! Percebi que passei a leitura segurando a respiração quando soltei no final. Teve agonia, tristeza, inconformidade...

O livro conta a história de um massacre que acontece em uma escola de ensino médio onde um estudante com uma arma de fogo atira nos demais estudantes. Nick tinha seus alvos muito bem direcionados: todos os nomes estavam em uma lista na qual ele e sua namorada Valerie anotavam tudo e todos que odiavam. Valerie é a responsável por parar o tiroteio, no entanto é responsabilizada juntamente com o namorado, que após atingi-la atira contra si próprio e morre.
A visão aqui não é de investigação e sim da Valerie tentando sobreviver ao restante da sua vida. Tanto ao trauma do ato em si, como com o fato de se culpar pelo ocorrido, quanto pela morte do namorado que ela acreditava ser a única pessoa que a entendia.

Em momentos extremos vemos o que pequenos atos podem causar, e temos a representação exata do quanto o bullying, o descaso e a falta de estrutura emocional e psicológica pode desencadear uma tragédia. Em momento algum senti qualquer tipo de romantização do crime por parte da autora, como também não vi a demonização da história do Nick como um todo, e acho que isso que me fez gostar tanto. O fato de vermos todos os lados, todos os erros e o quanto na maior parte das vezes crianças e adolescentes não tem maturidade pra lidar com a permanência de alguns atos.

Curiosidade que vi em algum site antes de ler. Li a versão do livro chamada "Lista Negra", no entanto ao buscar por ele pra comprar hoje não é possível encontrar pois o livro trocou de nome para "Lista do Ódio" pela conotação racista do título anterior.

Patricia 27/06/2021

Sensacional
Li esse livro por indicação de um amigo, criei a espectativa que seria bom, só não imaginei o quanto...
A história gira em torno de um atentado com arma de fogo em uma escola. Somos apresentados aos personagens pela visão de Valerie e por notícias de jornal postadas ao longo do livro.
A forma nua com que a autora trata o Bullying e a dor gerada por ele chama a atenção. Valerie é um personagem maravilhoso, sofre assustadoramente e essa rejeição nos dói a alma.
Com um final previsível, mas não menos arrebatador, Jennifer Brown nos presenteia com um livros recheado de ensinamentos e que nos deixa com vontade de guardar Valerie para sempre em nossos corações.

Isabela.Rechiguel 07/06/2021

MARAVILHOSO
Foi um dos melhores que li sem dúvidas. Foi uma leitura muito fluida e com uma escrita excelente.
Esse livro aborda temas importantes, o que mais me pegou, foi sobre o PERDÃO. Sou uma pessoa um tanto orgulhosa, então foi um tapa na minha cara esse livro e consegui abrir meus olhos para algumas coisas. Aprendi que é super importante trabalhar isso. Me coloquei no lugar de cada personagem, e pude entender a dor de cada um ali naquela história.
O final foi maravilhoso, eu amei e acho que deveria ser mais reconhecido pq o livro é FODA.
Luiza 07/06/2021minha estante
tem o segundo livro, ?A Lista do Ódio?

Isabela.Rechiguel 07/06/2021minha estante
Obrigadaa

Nucci1 23/04/2022

só não foi 5 estrelas por algumas falas preconceituosas, mas nossa muito bom, fiquei mega emocionada com o final!

Leh 22/05/2020

Libro que todo adolescente e adulto deveria ler, muito importante....

Isadora.Pohlmann 20/09/2020

Interessante e reflexivo.
?E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.?

O livro de Jennifer Brown é um romance muito instigante, impactante e profundo, que toca o leitor. Feito para provocar reflexões sobre o bullying nas escolas, um tema sensível (principalmente nos EUA que lida tanto com incidentes deste tipo), mas é necessário discuti-lo. A história trata também de autoconhecimento e perdão, na tentativa de Val de superar todo o acontecido.

Os personagens foram muito bem construídos, são tão elaborados, que acabou resultando em algo muito real e palpável. A história é cheia de emoções, durante a leitura tu te sente como se estivesse em uma montanha russa, cheia de altos e baixos. Apesar de ser uma obra de ficção, muitos dos fatos apresentados são totalmente condizentes com a nossa realidade.

steph (@devaneiosdepapel) 14/08/2015

A Lista Negra - Jennifer Brown
[Resenha originalmente postada no blog Devaneios de Papel]

A Lista Negra é aquele tipo de livro que você já sabe que será denso e difícil. Afinal, a história fala de um tiroteio ocorrido em uma escola, um assunto sempre muito delicado. Pra piorar, este tiroteio parece ter sido motivado por bullying. Iniciei a leitura pronta pra levar uns bons "tapas na cara" da autora, e apesar de isto ter acontecido, não foi um livro que mexeu muito comigo.

O maior problema que tive com este livro foi a protagonista. É péssimo quando a gente não gosta do personagem principal de uma obra, porque por mais que suas ações sejam justificáveis, a gente pega uma birra da pessoa e fica difícil ter empatia por ela.

Eu nem quero imaginar como deve ser difícil passar pelo que Valerie passou, sofrer todo aquele bullying e ter de ficar calada, tendo apenas seu namorado e um caderno para descontar suas frustrações. E ainda mais, ser a namorada de um serial killer suicida. Mas ela precisava ser tão mesquinha e egoísta? O tempo todo Valerie parece se importar apenas com as mudanças que sua própria vida sofreu após o tiroteio. Quem ainda será seu amigo, o que sua mãe pensa a seu respeito, quem na escola ainda a odeia e a quer morta... E isso é bem irritante. Minha vontade era de sacudir a menina e dizer "miga, o mundo não gira em torno do seu umbigo".

Ah, e tem o fato de Val defender Nick durante quase todo o livro. Olha, eu entendo que a gente não deseje aceitar que uma pessoa que amamos possa ser ruim, mas a Valerie parece querer provar para o leitor que seu namorado era lindo, charmoso e inteligente e que jamais cometeria um assassinato em massa. Pois, é, Val, mas o fato é que ele cometeu. E nenhuma das suas justificativas vai fazer isso mudar.

Outra coisa que não curti foi o fato de em nenhum momento vermos a bendita da lista negra. Ela é o motivo de tudo ter acontecido, mas não aparece! Como foram muitas vítimas, me perdi bastante tentando entender quem era quem. Se a lista aparecesse no livro, ficaria mais fácil de entender a "importância" de cada uma das vítimas na história. É uma coisa boba mas pra mim fez muita falta.

Ainda tem algumas coisas que não me agradaram muito no livro, como a frieza do pai de Valerie (exagerada demais) e o distanciamento com que o livro pareceu ser tratado. Não consegui me envolver com a história nem me emocionar. A única cena que me tocou foi à ida de Val ao cemitério.

Sei que esta resenha está bem negativa, mas tenho coisas boas pra falar também. A Lista Negra é um livro que devia ser lido por todos os estudantes do ensino médio e fundamental, porque trata de um assunto que muitos tem de lidar todos os dias, e que as escolas apenas preferem fechar os olhos e fingir que não existe. É um livro que vai além do sangue, morte e tristeza. Fala de superação e amizade.

Portanto, recomendo muitíssimo a leitura e espero que a sua experiência com ALN seja melhor do que a minha :}

site: http://www.devaneiosdepapel.com.br/2015/08/resenha-lista-negra.html
Gau 18/01/2016minha estante
Concordo com cada palavra!

Maria Fernanda 23/02/2016minha estante
Nossa, concordo completamente, parece até que fui eu quem escreveu essa resenha.

steph (@devaneiosdepapel) 22/03/2016minha estante
Adoro quando encontro quem concorde com as minhas opiniões "fora do comum"! Hehe, beijos meninas :*

Josi Oliveira 01/04/2016minha estante
Assino embaixo! Steph tua resenha está perfeita hehe.

Carol 08/04/2021

Amei
Esse final valeu toda a leitura. Me tirou lágrimas de um jeito que eu nem imaginei. O começo do livro eu lia com um aperto no coração, com muitos gatilhos e além do mais depois do caso aqui do Brasil que muito alunos morreram também. Só me via essa cena na cabeça e a história de cada aluno. Enfim, só leiam! Achei muito bom e como é importante um terapeuta. Mandando mensagem pra minha agora pra marcar minha consulta da semana que vem ?

Laura 31/01/2022

O que achei de ?A Lista Negra/do Ódio?
?E foi assim que começou a famosa Lista Negra/de Ódio: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava.? - Valerie Leftman

Bullying, luto, dor, ódio, exclusão social, perdão, angústia e o peso dos atos praticados, são os principais assuntos abordados no livro. Na história acompanhamos Valerie uma garota tímida e introvertida que no dia 02 de maio de 2008, presenciou seu namorado Nick Levil abrir fogo na cantina contra todos os alunos do Colégio Garvin.

Valerie logo nota que Nick estava atirando nas pessoas que estavam na lista, a lista Negra/de Ódio que ela e Nick criaram como uma forma de desabafo e desconto pelas pessoas que praticavam bullying contra ela e seu namorado. Atingida ao tentar detê-lo, Valéria também acaba salvando a vida de garota que a maltratava, no entanto Valerie torna-se responsável pelo fato de ajudar a criar a lista, assim acompanhamos Valerie em sua vida depois do tiroteio.

O livro é dividido em 4 partes.

A primeira, os capítulos são voltados para a volta as aulas depois do incidente e outros capítulos voltados para o dia do atentado. A segunda parte acompanhamos Valerie como passou os seus primeiros dias no hospital, as noticias, suas primeiras consultas com o psiquiatra, como se apaixonou por Nick e a parte principal, os motivos da criação da lista.

A terceira parte é voltada mais em torno dos obstáculos que a Valerie tem de aceitar, seu luto as novas amizades e os problemas familiares. E a parte final com poucos capítulos, é o desfecho da história, Valerie finalmente seguindo em frente.

Quando li a sinopse do livro, fiquei totalmente intrigada e queria saber mais sobre os temas em questões que foram abordados, e não me decepcionei nem um pouco. Jennifer Brown aborda com delicadeza e muita maestria, foi o meu primeiro livro que eu li a respeito desta autora e principalmente não estava voltado para o gênero fantasia ou romances, que estou acostumada a ler ?

A escrita é bem fluida e fácil de acompanhar e a todo momento você quer acompanhar o desfecho do capítulo.

Recomendo para as pessoas que antes de lerem se informarem mais um pouco a respeito, pois para alguns os temas abordados durante a história podem ser tópicos sensíveis demais para algumas pessoas.

É isso galera.

XOXO ?

Bia 06/04/2020

Fazia tempo que eu não chorava com um livo :p
Esse livro me deixou com um buraco no estômago mas também com um quentinho no coração, tudo ao mesmo tempo. Acho que eu precisava ver a história de Valerie

Emy 26/04/2021

perfeito li em dois dias, te faz sentir muita raiva e no final você chora, um ponto negativo são muitas referências em momentos desnecessários

skuser02844 29/04/2021

A Lista do Ódio
Leitura extremamente fluida, que aborda diversos tópicos interessantes e que, mesmo sendo narrada por uma adolescente, traz reflexões para todas as idades.

Bullying, empatia, superação, o poder das palavras, o perigo do preconceito e do julgamento (tanto o externo, quanto o interno), a importância de sempre se colocar no lugar do outro, como as pessoas são muito mais complexas do que enxergamos na superfície... Gostei bastante!

?Ficamos em silêncio por um minuto. Não sei o que Nick estava pensando. Na hora, achei que o silêncio dele era algum tipo de acordo sem palavras comigo, como se estivéssemos falando ao mesmo tempo por meio de ondas mentais. Mas, hoje, sei que era apenas uma daquelas ?inferências? sobre as quais o doutor Hieler sempre falava. As pessoas fazem isso o tempo todo - acham que ?sabem? o que está passando na cabeça de alguém. Isso é impossível. É um erro achar isso. Um erro muito grande. Um erro que, se você não tiver cuidado, pode arruinar sua vida.?

Luana.Mattos 01/04/2021

Emocionante
Esse finalzinho fez o livro inteiro valer a pena. Me senti muito conectada com a Val. Gostei bastante, é um livro fácil de ler mas é um conteúdo pesado que faz pensar bastante sobre as nossas relações

Larissa963 19/04/2020

Trechos
"A escola ainda não havia decidido se eu era vilã ou heroína e acho que eu não posso culpá-los. Eu mesma estava tendo dificuldade para resolver isso. Será que eu fui a bandida que criou o plano para matar metade da minha escola ou a mocinha que se sacrificado para acabar com a matança? Em alguns dias eu me sentia as duas. Em outro, não me sentia nem bandida Mem mocinha. Era muito complicado." (pág. 13).

"É que me sinto uma pessoa má, porque até hoje me pego querendo que ele tivesse apenas sido preso para que eu pudesse vê-lo de novo." (pág. 133).

"Eu tinha mudado a mamãe. Mudado seu papel de mãe. Seu propósito não era mais tão fácil e claro como tinha sido no dia em que nasci. Seu papel não era mais me proteger do resto do mundo. Agora, seu papel era proteger o resto do mundo de mim. E isso era injusto demais." (pág. 145).

"O tempo nunca acaba ? Sussurrou, sem olhar para mim, mas mirando minha tela. ? Como sempre há tempo para dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há." (pág. 170).

"Meu filho pode ser o autor dos disparos, mas também é a vitima." (pág.270).

"Que se danem esses tubarões da mídia que acham que algo assim não esta abalando a minha família. Eles acham que não parte o nosso coração ver repedidas vezes o nosso filho meter uma bala no cérebro?." (pág. 271).

"Às vezes, todos temos que ser vencedores." (pág. 387).

Helo 28/04/2021

Ótimo
Gostei muito de como eles mostraram o bullying, a superação da personagem principal, muita coisa. Chorei igual uma condenada com esse livro, a Valerie sofre muito.