O Guia do Mochileiro das Galáxias

O Guia do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas - O Guia do Mochileiro das Galáxias

C. Aguiar 10/01/2013

Conheci o guia do mochileiro por causa de um amigo que é muito fã do mesmo, apesar de hoje em dia não sermos mais amigos, mas pelo menos ficou uma coisa boa: Fiquei fã do escritor do guia do mochileiro.
Para critério de curiosidade esse não foi o primeiro livro que eu li da serie. Por incrível que pareça comecei a ler a serie pelo 5 livro, e fiquei encantada com a escrita do Douglas Adams e queria ler mais e mais. Hoje em dia posso dizer que sou uma grande fã do seu trabalho.
Esse é o primeiro livro da serie (como diz na capa: Volume um da trilogia de cinco) e somos apresentados a Arthur Dent, um personagem inglês e sem nada muito de incrível, que acaba se vendo em uma situação difícil aonde sua casa está prestes a ser demolida. Mas isso não é nada se comparado ao problema: O planeta Terra será destruído para a construção de algo. Peraí, volta tudo... o planeta Terra Alice? É o planeta Terra.
Junto com seu amigo Ford Prefect (que por sinal é um alienígena por assim dizer. Ford passou alguns anos na terra pesquisando sobre a mesma para criar um artigo que irá para o guia do mochileiro das galáxias, mas Arthur desconhecia esse "fato" sobre Ford), eles embarcam em uma espaçonave (de carona) e acabam fugindo do planeta antes dele ser explodido.
Mas como lidar com tudo isso? Arthur até aquele momento não sabia que existia vida fora da Terra, nem sabia que Ford fazia parte dessa "vida" e muito menos sabia como sobreviver a tudo isso sem entrar em pânico.
Em meio a essa aventura Arthur descobre muitas coisas e se depara com um universo todo para ser explorado, um robô depressivo (meu favorito) e situações totalmente inusitadas que são resolvidas de formas mais inusitadas ainda.
Posso dizer que esse é um livro inteligente, com tiradas legais e bem pensadas, e acima de tudo bem escrito.
Sem contar que O guia do mochileiro das galáxias é um manual para a vida no universo. E de vez em quando no livro vemos trechos do guia para explicações e conhecimento do leitor, e essas são minhas partes preferidas, pois da para ter noção do mundo que o Douglas criou e entender muita coisa nesse universo ainda não explorado pelo leitor que está tendo o primeiro contato com o guia.
Talvez quem for ler de primeira tenha que ler de novo ou prestar muita, pois algumas coisas ficam nas entrelinhas as vezes, eu particularmente li os três primeiros livros duas vezes cada.
Sem contar que da para refletir de forma inusitada e inteligente sobre questões da raça humana que você nem percebe.
Na leitura vemos as vezes Arthur não se conformando com a destruição da Terra, e tentando entender o propósito da vida e querendo que tudo volte ao normal ou que ele consiga um meio de reverter o quadro, sinceramente? Da um pouco de pena dele, pois já pensou em ser o último ser humano? Por sorte ele encontra ...bom, isso vocês vão ter que ler para descobrir.
Tem muita gente que não curte muito esse tipo de leitura do Adams porque é meio cientifico e tudo mais, mas não se preocupem pois não chega a ser chato, mas é melhor indo aos poucos porque talvez se você for com "muita sede ao pote" deixe alguns detalhes passarem despercebidos.
Inclusive esse é um livro aonde eu aprendi a importância de uma toalha (haha) e para uma mochileira assumida posso dizer que ando sempre com a minha, pois nunca se sabe quando irá precisar da sua toalha.
Acima de tudo: Boa leitura, tente se atear aos detalhes, mantenha sempre sua toalha consigo, ande bem com seu guia do mochileiro e Não entre em pânico.

Resenha do site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Reccanello 14/03/2022

No mesmo dia em que sua casa e seu planeta (sim, a Terra!) são destruídos para dar espaço à construção de uma via expressa hiperespacial, Arthur Dent também descobre que seu amigo Ford Prefect não é um ator desempregado mas um alienígena nascido em um pequeno planeta perto de Betelgeuse. Mas, não entre em pânico, mantenha sua toalha de banho sempre por perto, embarque de carona com eles e, junto com Zaphod Beeblebrox, Tricia McMillian e Marvin, o Androide Paranoide, venha viver alucinantes aventuras pela Galáxia!
===
Amplamente aceito e reconhecido como um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, "O Guia" tem encantado gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado e suas situações inusitadas. Junto com os demais títulos de sua famosa série, e através das aventuras do inglês Arthur Dent, Douglas Adams não apenas nos apresenta ao Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário, como, principalmente, cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar de tudo e de todos, mas em especial, da burocracia, dos políticos, da "alta cultura", dos relógios de pulso, dos poetas e de diversas instituições atuais. Em última instância, o livro trata da busca do sentido da vida, do Universo e tudo mais, fazendo-nos rir e, ao mesmo tempo, pensar sobre nossa vida mesquinha aqui deste lado mais brega da Galáxia.

site: https://www.instagram.com/p/CYUoK3ClgIb/

Bruneco 07/12/2010

Decepção
Sei que serei criticado por muitos, já que este livro é idolatrado por uma legião de fãs, mas devo dizer que foi uma verdadeira decepção, a primeira página, onde o autor começa descrevendo a Terra como um planetinha azul, iluminado por um pequeno sol amarelo na parte mais "brega da galáxia"... e assim segue, achei genial, e me enchi de boas expectativas, infelizmente o que se segue é um amontoado de personagens descartáveis e de gags forçadas, disfarçadas de "sarcasmo". É difícil discutir o que é engraçado ou não, porque o senso de humor varia muito de uma pessoa pra outra, mas pra mim este livro não funcionou, terminá-lo foi uma chatice. Não sei quanto aos demais livros da série, mas este foi tão decepcionante que não tive nenhum interesse em ler os demais. Depois tentei ver o filme, mas diferentemente do livro, não me penalizei vendo até o final, é tão ruim que saí com pouco mais de 30 minutos de projeção.
Flávio Augusto 31/12/2010minha estante
pra mim tb foi uma decepção. Achei uma história muito chata e cansativa. Sua resenha foi perfeita!!

G. Pedro 13/03/2011minha estante
Vocês são muito céticos , generalizando totalmente, eu adorei o livro, opiniões a parte, mas vocês querem achar elfos nesses livros?? NÂO!!! Num livro duma galáxia desconhecida TUDO é diferente... Então resumindo, Polegar pra baixo...

mcbs 24/03/2024

Desandei um pouco no final da leitura.

É espetacular, leitura excelente que prende o leitor desde o início.
Ele usa termos muito complexos, mas a pessoa consegue se adaptar a eles.
Gostei muito mais do que imaginei que podia gostar.

@lidosporwendy 04/02/2022

Não entre em pânico
Peguei esse livro emprestado com meu namorado, ele falou que era muito bom.

Até posso concordar com ele, mas teve partes desse livro que não consegui entender.

O livro é bom e li rápido, contém muita ironia e me fez rir em muitas partes.

A melhor coisa foi ele falando que o humano era apenas a terceira espécie mais inteligente do planeta Terra. E é muito bom ler livros de sci-fi onde a humanidade não está no centro do universo rsrs.

Tatiana 18/05/2021

Esse livro é genial. O autor nos engana, brinca com a gente e, ao mesmo tempo, nos leva a refletir sobre alguns dos temas mais profundos que podem ser tratados em qualquer livro, por exemplo: "Qual o significado da vida, do universo e tudo mais”. Ele coloca essas questões e nos leva em uma jornada extraordinária de procurar por respostas, ou simplesmente de estar ali. É um dos melhores livros que já li na minha vida.

Vinícius Alves 03/08/2020

Uma história completamente diferente, onde aparentemente nada faz sentido mas que é demasiadamente divertida.

Começamos essa história com Arthur Dent, que em um belo dia percebe que funcionários da prefeitura estão na porta da sua casa a fim de destruí-la para a construção de um desvio que dá acesso à uma rodovia. E no meio de todo esse caos, o seu amigo Ford Prefect chega avisando que aquilo não é importante pois a Terra será destruída dentro de alguns minutos.

Ford na realidade é um alienígena que está disfarçado na Terra há 15 anos para colher informações e atualizar O guia do mochileiro das galáxias, que é uma espécie de enciclopédia para mochileiros interplanetários que detém todo o conhecimento da vida, universo e tudo mais.

E a partir dessa situação que iremos acompanhar às aventuras desses dois amigos que se unem a outros personagens pela galáxia. E aqui, embora existam termos de ficção científica e afins, o que teremos muito mais são críticas à sociedade moderna, desde a filosofia à religião, sem muitas papas na língua.

Acredito que não existe muito meio termo entre amar e odiar a obra, pois tenho a sensação que não existe meio termo. Àqueles que adoram a história, a adoram pelo mesmo motivo daqueles que a odeiam, e tudo bem.

O que é quase inegável é que esse livro é bastante engraçado e repleto de referências à cultura pop, é impossível você estar inserido dentro desse universo sem que nunca tenha ouvido uma referência à Douglas Adams e O guia do mochileiro das galáxias.

De qualquer forma, se for viajar, não esqueça da sua toalha!

e NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Guilherme6421 02/11/2022

Meu primeiro livro
Lembro quando comprei todos os livros da série por ver recomendações na internet e ficar curioso, e quando comecei a ler achei meio confuso, por ser uma experiência nova e a comédia ser calcada em um humor específico. Mesmo assim, fiquei envolvido e terminei gostando muito, era um novo universo pra mim. Depois de uns anos, peguei para reler e aí sim tive uma "experiência completa", por já estar acostumado com leitura e o tipo de humor.
Toda a ideia é maravilhosa e a criatividade para fazer a história andar só vai crescendo, com novos cenários, personagens e situações a todo momento, sendo tudo envolto em um tipo de humor que me agrada bastante e tudo no seu tempo, na medida certa.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 09/03/2023

Como uma boa amante de ficção científica eu queria demais gostar dessa obra mas, não foi dessa vez. Já é a minha segunda tentativa e ainda acho o livro sem pé nem cabeça, os personagens super acomodados em qualquer situação e umas resoluções bem nada a ver. Enfim, foi meu primeiro livro ruim de 2023.

Marcos.Detanico 10/09/2020

42 - A arte da sátira
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado, personagens bem construídos, situações fantásticas e inesquecíveis.

Uma das premissas mais geniais, pois trás um terráqueo descobrindo vida, civilizações em outras galáxias de forma leve e descontraída o autor aborda temas como política e burocracia de um jeito engraçado e leva o leitor a questionar o quão importante realmente são as coisas que julgamos importantes.

Além espirituoso e divertido o livro mostra uma refinada filosofia, afinal qual resposta para vida, universo e tudo mais ou melhor qual o sentido da nossa existência, enfim também nos faz pensar.

A grande questão do livro é apreciar a sátira e o deboche que Douglas Adams explica nos assuntos da vida, do universo e tudo mais.

Xabriel 04/05/2020

Toalha das galáxias
Mesmo tendo vários cálculos matemáticos, estudos científicos universais da matéria seja ela qual for, não conseguimos ter 100% de toda a dimensão da sabedoria mostrada neste universo com uma defumação de banana em algum lugar do universo, onde você entra em uma aventura que atravessa e se estende para além do universo com um gostinho de loucura saudável. Tem as engrenagens certas, funcionando com uma comédia inteligente com seus pontos sarcásticos depura firmeza mas sem fixar em qualquer tipo de coerência maluca que vira em outros livros ou qualquer outro lugar no espaço até mesmo nas palavras de sua professora favorita, ratos e golfinhos mas você continua achando que é o mais inteligente do universo heheh, fico feliz em dizer que sinto muito mas você não é, sua insignificância é uma piada de pontinho, você é importante só para você mesmo, então chamo você para ir comigo no fim do universo comer em um restaurante, meu pedido vai ser o 42 do cardápio aonde tudo não vale exatamente nada.

Liiih 15/01/2022

Esse livro é uma grande viagem! Eu me diverti MUITO lendo, e é um livro que eu sempre quis ler mas nunca tive coragem de encarar de frente e agora me arrependi de ter demorado tanto pra ler!
Até mais e obrigado pelos peixes!
PinkMintUnicorn 15/01/2022minha estante
Eu ri tanto lendo esses livros! É diversão garantida!

Isa 12/06/2020

" -42...mas qual era a pergunta mesmo?"
um livro super descontraído sobre dois viajantes no espaço, que se envolvem em várias aventuras e descobertas.
Leitura e . 12/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Mly 29/01/2022

história bemm viajada... literalmente
Eu botei muita expectativa nesse livro. Não foi o que eu imaginava, e ainda bem.

Só por ser uma história elogiada por Neil Gaiman já deu pra saber que era boa, mas não sabia que ia ser nesse nível.

Pensei que a escrita seria confusa, por se tratar de um livro não tão atual, mas foi bem fácil e fluído. Me lembrou star wars, mas um pouco mais nerd e com muito humor!!

Amei os personagens, o narrador que se intrometia e explicava o universo de uma forma irônica e até ácida.

Com certeza vou ler mais livros do autor, recomendo também