Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Margô 02/09/2021

A maldade se enquadra.
Quando eu dizia que não era do meu interesse ler mais nada sobre o Nazismo, me aparece MAUS.
Ler ou não ler? Eis a dúvida...o livro é vencedor do Prêmio Pulitzer. Hummm...
Leio.
Na obra, os Nazistas são gatos, Judeus só poderiam ser os ratos...os poloneses porcos, e os americanos cães. Gostei da ilustração. Eu já os reconhecia pelos focinhos...rss
O relato é denso e intenso. A subsistência ou sobrevivência sob o domínio dos Judeus, está sempre por um fio, nas palavras do Judeu sobrevivente Vladek, pai do autor Spieglman.
Todas as atrocidades vividas no campo de extermínio, ganham nesta exuberante obra, contornos nítidos, aromas, e sensações.
Meu corpo fraquejou com as doenças de Vladek, aqueceu com o Tifo que quase o matou, congelou com a neve da Polônia, e se aqueceu ao recuperar o que restava da sua vida!
É uma leitura formidável. Não tenho palavras pra descrever... só posso recomendar a leitura, e esperar que você, leitor ou leitora, experiencie esta intensa sensação estética!
Em uma palavra: PORRETA!!!
Victor.Carvalho 02/09/2021minha estante
Ta entre as melhores leituras da vida, contado livros e quadrinhos

Jeane Nunes 02/09/2021minha estante
Se é PORRETA então é muito bom( Sou Baiana também).Já queria ler e com sua resenha ainda mais.

Paloma 20/12/2021

Perturbador e essencial.
"Sem dúvida, os judeus são uma raça, mas não são humanos."

? Adolf Hitler.
______________

Junto com os traços impactantes e geniais, "Maus" nos entrega uma narrativa fluída, cativante e extremamente forte.

O Art trabalhou para tudo contribuir numa história consumida de tristeza e impotência. Para que ao fim, o que reste para nós, é o sabor amargo da desgraça.

Alguns podem até achar o Holocausto um tema um tanto saturado, mas não podemos negar que é uma das marcas mais vergonhosas (e dolorosas) que temos no nosso passado. Uma mancha que fará parte da nossa consciência para sempre.

Todos os relatos presentes na graphic novel é de esmagar o coração; E mesmo que acompanhemos unicamente a tragedoria do Vladek (pai do quadrinista), temos uma noção do horror que era Auschwitz... lemos seres humanos sendo reduzidos a ratos, reduzidos a nada. É assombroso.

Além dos relatos da Segunda Guerra Mundial pelos olhos do Vladek, o Art nos entrega um real vislumbre de como era o seu relacionamento com o pai. Detectamos perfeitamente a raiva, o ressentimento e a culpa que existia entre eles. Podemos perceber como a guerra influenciou e danificou a forma como o Vladek agia com tudo ao seu redor; Uma barreira emocional e psicológica instalada por toda vida.

E mesmo assim, com o seu jeito ranzinza de ser, eu amei o Vladek Spiegelman! Adorei acompanhar a luta desse homem extremamente resiliente e perspicaz ? impossível não rir das atitudes avarentas e psicóticas dele (apesar que ficaria maluca se o conhecesse pessoalmente. KKKKKKKKKKK).

Resumidamente, "Maus" é uma leitura necessária e emocionante.

Uma biografia crua e direta.

Uma denúncia e um lembrete de a ignorância e o ódio pode nos transformar em verdadeiros monstros... Pois já dizia um certo filósofo: "Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la."

letssissio 04/08/2021

Maus
Eu acabei esse livro em menos de 24 hrs, a leitura foi super fluida e o fato de ser em quadrinhos a tornou ainda mais dinâmica. Depois de ler fica óbvio o motivo do livro ter sido premiado e ter ganhado destaque entre os leitores. Ele aborda uma temática séria e de extrema importância, de maneira leve e educativa. O holocausto aconteceu e não podemos mudar esse passado horrível, mas podemos nos informar e impedir que atitudes como o antissemitismo se repitam. E esse livro transmite esse conhecimento com excelência.
Super indicado para quem está procurando uma leitura rápida e ao mesmo tempo marcante.
??Cuidado com os gatilhos! Procure se informar antes de iniciar a leitura.
Gato Preto 17/08/2021minha estante
MAUS é leitura obrigatória! ??????????

vitoria293 17/01/2023

primeiro livro de 2023
pontos positivos

? é um livro real, com personagens reais e acontecimentos reais;
? adorei a forma da escrita, e como alternava entre passado e presente;
? livro te prende do começo ao fim.

pontos negativos

? é história de um sobrevivente, que consegue transmitir os sentimentos em cada página, ent acredito q não há pontos negativos.
Sonhos e Leitura 17/01/2023minha estante
Essa HQ merece muito destaques nas redes dos bookstan, li ano passado e favoritei

GG 17/01/2023minha estante
É um dos livros q mais mexeu comigo. Fiquei bem mal quando terminei, pq, porra, a humanidade consegue ser muito f0did4 quando quer né??? Achei extremamente sensível e bem escrito, amei.

Michelle.Oliveira 12/06/2022

Vício caro esse
Meu Deus, pq não li antes?
Primeira HQ que leio. Demorou um pouco para adaptar o traço, mas depois não conseguia parar de ler, apesar que precisei parar diversas vezes para respirar. É doido saber que tudo que está contíndo nas páginas foi real, lamentável.
Michele 12/06/2022minha estante
Sou doida para ler essa hq , tb nunca li hq mas falam muito bem dessa

Michelle.Oliveira 12/06/2022minha estante
É tudo que falam!

eudayvidalves 12/06/2022minha estante
também foi minha primeira hq e o sentimento foi o mesmo

saraiva 12/06/2022minha estante
esse livro eh muito incrivel

Beeea.triz 12/06/2022minha estante
Ainda pretendo ler ???? e depois disso agr vou correndo ler!

Amandamourarf 07/04/2021

Um relato duro e intenso sobre os campos de auschwitz
Maus retrata a história de Vladek Spiegelman, um judeu que sobreviveu aos campos de concentração de Auschwitz, sendo narrada pelo seu filho Art Spiegelman enquanto esse vai recolhendo relatos do pai ao longo da história.

Infelizmente, não tenho tanto contato com a temática quanto gostaria, então o livro agregou muito nesse sentido. O personagem Vladek traz uma riqueza de detalhes muito grande nas suas vivências durante o holocausto, tornando o relato bem intenso. Além disso, os desenhos da HQ são muito bonitos e agregam bastante à história.

Apesar disso, não consegui sentir conexão com nenhum dos personagens, em vários momentos a leitura ficou difícil para mim porque eu achava a maioria dos personagens principais insuportáveis. Além disso, em vários momentos do livro me questionei qual a intenção do autor com a HQ e me irritei com o tanto que ele pressionava o pai, o "forçando" a continuar os relatos. No fim, compreendi a importância da obra, mas não entendi o porquê de ela ser considerada uma obra de arte por tantos.

Evellyn 17/03/2024

A narrativa biográfica acompanha a vida de Vladek, pai do autor do livro, desde sua convocação ao exército até seu suicídio anos depois de ser liberto dos campos de concentração.
Fiquei mais interessada nas partes em que Vladek narrava seu passado, então os momentos do presente foram um pouco desinteressantes para mim. Vladek é realmente um personagem complicado(tópico sensível entre os leitores), mas entendo que isso se deve aos traumas que ele carrega, como é mencionado nos quadrinhos. Em um balão de fala: "(...)Ele passou por um milagre." Em outro balão, é mencionado: "É... mas algumas partes dele não sobreviveram."
Achei inteligente a sacada de exemplificar as nacionalidades dos personagens com os animais. Facilita a identificação durante a leitura.

Foi uma leitura super válida, mas que exigiu esforço de mim para continuar.

Jenifer25 23/11/2023

Traços preci(o)sos
As pessoas têm o costume de dizer que ler quadrinhos é fácil, porque têm as imagens que instantânea e automaticamente fazem a leitura ser mais "simples". Mas não é. No caso desse livro, foi essencial pq mostrar a crueldade humana e expôr uma contextualização riquíssima. A cena que mais me impressionou, nesse sentido, é quando a família está no jantar discutindo seriamente sobre o que fazer e para onde ir no início da guerra e as crianças estão simplesmente TOCANDO O TERROR À MESA. Amei!

Juliane Raquel 07/09/2022

Leitura obrigatória!
Esse livro é incrível mas ao mesmo tempo assustador. Saber que não se trata de ficção, e que milhares de pessoas realmente viveram tudo isso. É horrivel e até dificil de imaginar tamanha crueldade. Além disso é um livro importante, pois serve para conscientizar as pessoas e para que algo assim jamais se repita.

Podemos aprender com esse livro o quanto a guerra e o sofrimento é capaz de mudar as pessoas, e que nem sempre ter sobrevivido é sinônimo de continuar vivo, pois nem todos conseguem superar as coisas terríveis pelas quais passaram.

Neste livro inclusive, podemos perceber nitidamente através de Vladeck, como as suas manias e a sua personalidade mudaram após o período em que foi prisioneiro.

É um livro que geraria um debate de horas, pois existem inúmeros temas a ser discutidos. Mas posso dizer que termino esse livro devastada e com o coração apertado.

Incluo um trecho que me marcou muito nessa leitura:
"Mas Deus não ia lá. Nós estar sozinho".
ThiMaia 07/09/2022minha estante
terminamos de ler praticamente juntos rs
leitura obrigatória mesmo.
muito legal destacar também a interação entre pai e filho, que acabam rendendo alguns momentos de humor

Juliane Raquel 07/09/2022minha estante
Siim, verdade! Acho que essas pitadas de humor foram muito bem colocadas na história e dão uma quebrada no peso da história que é contada ali

ThiMaia 08/09/2022minha estante
curioso que sou rs
acabei encontrando umas fotos do vladeck com a anja e até com o richieo (acho que era assim o nome dele, esqueci kkk)
confesso que olhei rápido porque estava dando uma emocionada de leve lembrando de tudo que vinha a acontecer com eles

Juliane Raquel 08/09/2022minha estante
Siim, também fui dar uma pesquisada e encontrei essa foto dos três

Renan.Menchik 11/01/2023

UM LIVRO QUE "SANGRA HISTÓRIA" DE VERDADE !
"Maus" é uma Graphic Novel que conta os eventos vividos por Vladek Spiegelman, um judeu sobrevivente do holocausto.

Toda estória é brilhantemente retratada em quadrinhos, adotando figuras de animais para representar os personagens, sendo os judeus como ratos, alemães como gatos, poloneses como porcos, americanos como cães.

Art Spiegelman é o Autor, trazendo fielmente a estória que seu pai foi lhe contando ao longo de vários encontros. Encontros estes que são retratados nos quadrinhos e compõe a estória.

Dito isto, deixe-me alertar: NADA, simplesmente NADA, PREPARARÁ VOCÊ PARA ESTE LIVRO.

Vamos a análise:

DA ESTÓRIA E COMO ELA É CONTATADA

Art Spiegelman, através de quadrinhos, conta a estória de seu pai, Vladek (judeu), em dois tempos: presente e passado. Foram várias sessões com seu pai lhe contando as coisas que viveu na Polônia em plena 2° Guerra Mundial, e aqui é necessário começar a falar da GENIALIDADE da obra, pois essas transições entre passado e presente são fantásticas, muito NATURAIS e impedem que o leitor canse da narrativa, cativando poderosamente seu público.

Art Spiegelman se retrata em quadrinhos falando com seu pai, trazendo uma VIDA para a estória que não consigo descrever, mas tentarei mais a frente. As páginas são lidas vorazmente até mesmo por leitores menos assíduos, pois a narrativa é BRUTAL e ARREBATADORA.

Não sou capaz de apontar qualquer falha ou defeito na forma como é contada, não mudaria nada, apenas aplausos!

DA BRUTALIDADE

Não achei outra palavra: BRUTALIDADE!

Art Spiegelman se EXPÕE de forma assustadora, os personagens são apresentados de forma crua, sem retoques, com seus defeitos e qualidades, seus preconceitos e conceitos, não há nada nesta estória que vc consiga relativizar: é a realidade e PONTO.

Até aí "tudo bem", porém com esse senso de realidade, quando os eventos ABSURDOS do holocausto vão acontecendo, voce fica ATÔNITO, pois vc SABE QUE AQUELES "RATOS" DESENHADOS SÃO PESSOAS, em momento algum você conseguirá relativizar, cada nome, cada sub estória, aconteceu... Às vezes vc fica sabendo que um personagem que você viu em outro capítulo, acabou morrendo, ou coisa pior, vc sente a dor em cada personagem, isso aponta uma angústia desmedida no leitor.

Isso por que você é completamente convencido que cada mínima coisa aconteceu daquela forma, pq a SINCERIDADE do Autor é tamanha que vc não consegue negar, quando o Autor escreve o termo "Sangrar história", confesso que me instigou, mas esse termo me assusta agora, visto o impacto da obra em mim.

Vladek é real, existiu, existe ... Ana é real, existiu, existe... Todos com seus defeitos, qualidades, seus jeitos... Céus, é perturbador saber que tudo aquilo aconteceu... Que eram PESSOAS de verdade, não uma ficção... Todos nós estudamos o holocausto em algum momento da vida, porém os professores não conseguem comunicar o que verdadeiramente foi o holocausto, não conseguem extrair dos gélidos livros de História a DOR e o SOFRIMENTO que foi essa maldição chamada HOLOCAUSTO.

Art Spiegelman CONSGUE, por isso esse livro deveria SER OBRIGATÓRIO (não gosto desta palavra, mas o que quero dizer é que esse livro teria que fazer parte do material para o estudo do Holocausto).

Inclusive, há uma estória em quadrinhos dentro de MAUS, chamada "Prisioneiro do Planeta Infernal", meus amigos, não tenho como retratar sem dar spoiler, BRUTALIDADE PURA, então, corra atraz de seu exemplar de MAUS.

Vejo muitos jovens sem a dimensão do que foi o holocausto, antes de ler esse livro eu sabia muita coisa sobre, , vi muitos documentários, chorei e tudo mais... Mas esse livro foi DIFERENTE, pq nos documentários era retratado, mas a verticalidade de MAUS é absurdamente diferente, vc não ouve falar do holocausto, mas você VIVE O HOLOCAUSTO. Esse é o poder de uma boa estória, de um bom LIVRO, por isso a leitura é tão importante!

DOS PONTOS FRACOS

Não há pontos fracos.

DA CRÍTICA

Não ouso dizer que uma obra é perfeita, naturalmente se houver uma análise técnica haverá algum probleminha, mas aqui nós estamos falando de algo muito maior que algum eventual defeito.

É uma obra NECESSÁRIA, eternamente NECESSÁRIA! Se você não leu, coloque agora em sua lista, com um asterisco de prioridade. Não se prepare para essa estória, pois nada que vc fizer lhe preparará.

Art Spiegelman é um GÊNIO, não é atoa que levou o Prêmio Pulitzer.

DA CONCLUSÃO

Estamos diante de um livro NOTA 5, com louvores e louros, uma estória BRUTAL, REAL, IMPACTANTE e NECESSÁRIA.

Conclusão possível: garanta seu exemplar e leia o quanto antes !

Favoritado ??
NOTA ????? 5/5
Brujo 11/01/2023minha estante
Uaw !!! Resenha fantástica!!!!

Renan.Menchik 11/01/2023minha estante
Muito obrigado Sidney! Que livro fantástico!

Jessica 12/01/2023minha estante
Que resenha!!! Obrigada por compartilhar.

Renan.Menchik 12/01/2023minha estante
Muito obrigado Jéssica, o livro é fantástico, quando veres um na prateleira, não tarde em garantir o seu exemplar hahaha

Joyce429 25/04/2022

Uma obra incrível!
Maus relata de forma tocante as memórias de Vladek, pai do autor, sobre todas as atrocidades que viveu durante o holocausto, sua impressionante sagacidade e criatividade buscando sobreviver, e o quão difícil foi recomeçar após ter perdido tudo o que tinha, principalmente após perder tantos amigos e familiares.

É uma leitura desconfortável e angustiante em diversos momentos, principalmente no relato sobre Auschwitz. Impossível ler e não se emocionar.

Os momentos retratados em que Art passa com o pai para colher os relatos, mostram o quanto a relação dos dois era repleta de conflitos e mágoas, o quanto Vladek era controlador, extremamente avarento e ranzinza, o que chega a ser engraçado e traz uma certa leveza para a obra.
Diego 25/04/2022minha estante
Também gostei muito!

Joyce429 25/04/2022minha estante
Eu adorei, e achei genial o uso de animais para retratar as diferentes etnias, e o fato de ter sido mantido os erros de conjugação do Vladek ao falar inglês.

Núbia Cortinhas 25/04/2022minha estante
Ótima resenha ????????

Gabrielly.Silveira 20/03/2021

Maus
Simplesmente chocante, todos deveriam ler este livro que traz uma forma leve mas ao mesmo tempo uma forma de lembrarmos dessa desumanidade.
Comecei ler 3 dias atrás e não consegui mais ler outro livro além dele, a forma que o escritor fez os desenhos... Tudo incrível...

Leiam!

Saori Malfoy 02/06/2023

Leitura difícil!
Este livro foi uma leitura muito desafiadora para mim. Eu nunca havia lido nenhum livro relacionado ao holocausto e foi uma leitura muito difícil. Apesar da HQ tratar o assunto com mais ?leveza?, retrata a crueldade e as dificuldades que os judeus sofreram naquela época. Dá para você sentir o sofrimento deles ao ler a HQ, mas também temos uns momentos descontraídos durante a narração que diminui a tensão e a aflição durante a leitura. Achei que não iria terminar de ler porque eu realmente me senti muito aflita durante a leitura por ser um assunto muito delicado, mas apesar de todo o peso que a história traz com ela, é muito interessante. Para quem gosta de história, é uma leitura ótima.

jordanpessanha1 15/08/2023

Pesado! Uma leitura bem tensa e triste
Quando comecei a ler essa HQ não tinha noção do quão pesada essa experiência seria pra mim. Temos aqui um relato bem direto sobre as atrocidades que um sobrevivente de guerra passou e presenciou.

Uma história muito tensa e impactante, com vários relatos que me deixaram num estado que eu não esperava. Inclusive tive que ler bem aos poucos, só assim consegui concluir essa obra.

Esse é um quadrinho incrível (tanto na parte artística quanto no conteúdo histórico), porém não leria novamente, pois esta foi uma leitura muito pesada pra mim.
Patty Amanajás 15/08/2023minha estante
É uma hq dolorosamente essencial.

jordanpessanha1 15/08/2023minha estante
Exatamente Patty, tive essa mesma leitura.