O Clã dos Magos Trudi Canavan

Resenhas - O Clã dos Magos

Astrid 23/08/2020

Um livro incrível
Nunca tinha ouvido falar dessa série antes e é fantástica. Tem uma escrita leve e gostosa de ler e termina ainda com im gostinho de quero mais.

Fagner Viana 17/04/2024

Esperava mais do livro a história demora um pouco pra desenvolver se fica só uma perseguição mais da metade do livro sem muita ação.

Lay 30/08/2012

Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro, mas estava sem tempo, como deu para perceber, tenho ainda muitos na minha lista de espera. Os livros de fantasia me encantam, estão para mim em segundo lugar, logo depois os romances históricos.

Nesse livro somos apresentados ao reino de Imardin, onde, todos os anos acontece um evento chamado Purificação, realizada pelos magos do Clã, sob ordem expressas so Rei para expurgar tudo que há de ruim no reino. Mas é claro, que nem sempre é assim que acontece.

Sonea é uma jovem favelada que acabou de ser expulsa de onde morava com seus tios e isso a deixa revoltada, pois acabaram perdendo o pouco que tinham e teriam que recomeçar novamente. Em busca de um novo local para morar com eles, Sonea vai na frente e acaba encontrando seus velhos amigos de uma gangue e se depara com o cerco dos magos. Seguindo o mesmo que os garotos estão fazendo, Sonea decide também jogar pedras nos magos.

Certamente os maagos não esperavam por isso, afinal os magos eram encontrados entre membros das Casas, famílias ricas do reino e não no meio de favelados, muito menos sem alguém que o instruisse. O potencial mago geralmente eram descobertos quando jovens.

Para isso o Clã agora precisa encontrar Sonea de qualquer jeito, porém ninguém gosta do Clã, e Sonea fará de tudo para se esconder. Graças a ajuda de seus amigos Harrin e Cery, Sonea consegue fugir, mas ao fazer pequenas magias ela desperta cada vez mais o seu poder. O que ela não sabe é que além de ser perigoso para ela isso também é uma forma dos magos à localizarem. Cada vez mais encurralada pelos magos e depois de mudar constatemente de esconderijos, ela se vê diante de uma dificil decisão.

Dificil decisão. Unir-se aos Ladrões e viver refém deles pelo resto da vida ou deixar-se capturar pelo Clã e morrer? Talvez a decisão não seja tão dificil não é verdade?

Apesar de Sonea ser a personagem principal desse inicio da Trilogia do Mago Negro, os personagens que mais gosto são o Cery, o melhor amigo de Sonea (que é apaixonado por ela, embora ela não perceba), Rothen, uma mago sábio e paciente e Dannyl, um mago competente e muito divertido.

Eu sinceramente gostei bastante do livro e fiquei curiosa em ler a sequência. A forma como o livro acaba praticamente exige que você já tenha o segundo livro em mãos para ler logo. Espero que não demore muito de sair e que o livro só melhore cada vez mais.

Pierre.Figueira 13/03/2020

Um mundo de magia...
Uma obra de ficção bem interessante, onde a magia é o tema do livro. A personagem principal é uma mulher, o que já acho interessante por sair do clichê de que sempre o homem é o forte e capaz como herói das histórias. Sonea a personagem é forte, corajosa, inteligente e maga... e descobre sua magia de uma forma bem impactante. E sua vida muda completamente sobre desenvolver seus dons, trair sua cultura e seus amigos abandonando seu passado e juntando -se aqueles a quem mais abomina.

Fab 28/07/2012

tradução péssima!
É a primeira vez (bom, que eu me lembre) que me chama a atenção o processo de tradução de um livro. Infelizmente, pelos piores motivos. Acho que o tradutor não leu o livro, e jogou tudo no google translate, e o revisor estava com preguiça, pq não consigo crer que tantos erros tenham passados sem revisão...

O enredo é comum, o andamento de vez em quando lento, mas é um livro leve, para se ler no aeroporto/avião. Bem "harrypotteriano", previsível, mas gostoso de ler sem grandes pretensões literárias.

Ainda estou considerando a possibilidade de entrar em contato com a editora para reclamar da tradução/ revisão...

Fernanda 31/10/2013

O Clã dos Magos
A história se passa em uma cidade chamada Imardin, em um mundo fantasioso com elementos que sugerem uma era medieval. Achei difícil “fazer amizade” com Sonea no início. Primeiro, porque passei metade do livro com a sensação do nome estar escrito errado. Segundo porque esta mesma primeira metade demora para se desenrolar. É um jogo de gato-e-rato que pode ser um pouco cansativo. O que me manteve lendo, na verdade, foi ter me afeiçoado a alguns magos e ao amigo de Sonea, Cery.

Mais detalhes no link.

site: http://bit.ly/19fIc9m

Beatriz Gosmin 06/02/2013

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
Este é um dos livros que por mais que seja lento e eu tenha demorado bastante para me prender à história, ao terminar posso dizer que não me arrependi. Faltaram algumas coisinhas aqui e ali, mas ainda sim gostei.

A história se passa na cidade de Irmardin, que é comandada por um Rei e pelos Magos. Conta-se que depois de tempos difíceis onde o frio e a fome estacionaram na cidade, muitos dos moradores do campo por ficarem sem alimento migraram para a cidade, aumentando consideravelmente a população do local. E depois de um tempo as pessoas começaram a formar gangues, já que o Rei não conseguia suprir com a necessidade de todos, fazendo um certo terror começar a reinar. Assim, o rei cria a “Purificação”, onde todos os anos os Magos, o Clã dos Magos no caso, fossem até as ruas da cidade expulsar essas pessoas. O que deu início às favelas.

Sonea é uma jovem que morava com seus tios até que eles foram despejados de casa. Então ela sai para as ruas e encontra um grupo de velhos amigos, e sem querer acaba no meio das pessoas que estavam protestando contra à purificação. Essas pessoas costumavam atirar pedras em direção à fileira de magos, porém como eles usavam um escudo protetor de magia, era em vão. Sonea então resolve atirar uma pedra, só para participar e descontar um pouco do seu ódio pelos magos. Então o mais incrível acontece: sua pedra atravessa o escudo protetor e acerta em cheio a cabeça de um dos magos, que caí desmaiado.

Agora que o Clã dos Magos sabe que há uma Maga com a magia descontrolada em meio às favelas, resolvem criar uma busca pela garota. Isso porque, caso ela perdesse o controle (o que acontece sempre com um mago não-treinado), poderia destruir não só a si mesma como a cidade inteira.

- Devo confessar que nunca pensei que ficaria feliz por saber que nossa pequena fugitiva começou a usar seus poderes.
Rothen franziu as sombracelhas.
Sim, pensou ele, mas, a cada vez que ela o faz, fica mais perto de perder o controle completamente. - Pg 131

Sonea então passa a se esconder nas favelas com ajuda de seu amigo Cery (♥ eu gostei dele). Porém os magos são muito espertos e somente Cery não conseguiria mantê-la em seguirança, por mais que quisesse. Então talvez eles tenham que procurar outra ajuda... uma ajuda mais eficaz... Os Ladrões.

Frustrada, ela desejou, como muitas vezes desejara antes, nunca ter descoberto seus poderes. Eles tinham arruinado sua vida. Tinham-na quase matado. Tinham-na obrigado a sentir-se grata aos odiosos magos por salvarem sua vida. Só queria ficar livre deles. Pg 355

Gostei bastante da história, a linguagem usada pelos personagens da favela é engraçada e cheia de gírias, ao contrário da dos Magos, toda sofisticada. O fato do livro ter sido narrado em 3ª pessoa foi bom porque ele focava em vários personagens - não só na Sonea -, assim era fácil saber o que os outros estavam pensando e tramando, e assim já ir conhecendo a personalidade deles.
Só achei ruim o fato de ficar metade do livro só em um assunto, pressionando a tecla ali em mudar o roteiro. Porque, como o livro é em 3ª pessoa, você sabe o que certos personagens querem e pensam, mas a outra personagem não sabe e por mais que você queira gritar pra ela parar de ser boba e fazer a coisa certa, não dá. O que tornou este começo maçante e lento.

O ‘vilão’ do livro não me convenceu nem um pouquinho, coitado. Porém, como o livro deixou um gancho para o próximo, creio que vilões mais malvados se manifestarão. E eu estou super curiosa e ansiosa para a continuação!

Leia a resenha publicada no blog:

Lu 06/02/2013

O Clã dos Magos é um livro de fantasia com uma ideia muito boa. Eu adiei um pouco a leitura dele, por ser um livro grande, e por gostar de ler com calma esse tipo de livro, pois geralmente eles exigem uma atenção dobrada do leitor por conter uma quantidade infinita de detalhes que são importantes para a história.

A autora soube usar com maestria esse recurso da descrição dos lugares e das ações dos personagens, e isso deixou a história muito rica e vívida, entretanto a história foi um tanto “enrolada” e repetitiva, em certos momentos eu me irritei com os personagens, pois eles apenas fugiam e fugiam de algo que nem tinham certeza que era real, eu tinha vontade de entrega-los para o que chamavam de “inimigo”. E em outros eu estava cansada de ler o livro, e tinha que simplesmente dar uma pausa. Também foi usado a linguagem informal em alguns diálogos para mostrar a diferença de posições na sociedade, isso não é exatamente um problema, mas eu sempre me incomodo com esse tipo de escrita em livros.

Apesar desse probleminha, eu adorei o livro. Como eu já disse, a história é muito boa, talvez não muito original, pois é aquela mesma história de sempre, alguém que aparentemente não tinha determinadas características descobre o seu poder por acaso e com isso vem toda uma responsabilidade, uma mudança de vida, mas a autora desenvolve muito bem.

Os personagens são o ponto alto da história. Sônia acaba de descobrir que é tudo o que não queria ser na vida, uma maga, mas ela é forte e leal, ela não fica parada se lamentando, ela vai à luta do que acha que é o ideal, mesmo que isso se torne um pouco cansativo depois de um tempo para o leitor. Os magos são muito característicos também, eles vivem na sua bolha, mas quando uma “favelada” com poder de magos aparece, e os confunde mais do que qualquer outro já tinha feito, eles acabam mostrando quem realmente são. Particularmente adorei os amigos da Sônia, mas eles não tiveram um grande papel no livro, espero que nos próximos eles tenham mais presença, principalmente o Cery, que teve uma participação bem legal, mas ele pode se destacar ainda mais.

Estou muito curiosa para o livro seguinte, essa trilogia tem tudo para ser ótima.

Resenha publicada em:http://lendoaoluar.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-cla-dos-magos.html

Bruno 25/03/2020

Meu primeiro Livro
Li esse livro com 13 anos. foi minha primeira leitura de "grande porte"e hoje guardo o livro como lembrança. Amei e amo esse livro de todo coração!

Yugi 18/02/2013

O Clã dos Magos
Resumo: Depois de descobrir seus poderes Sonea foge e passa a se esconder dos magos, dos quais teme uma retaliação. Com ajuda de seus amigos de infância ela se esconde por barracos e becos na favela, enquanto tenta, sem sucesso, controlar sua magia. Quanto mais usa seus dons, mais se aproxima do perigo e destruição iminentes. Mesmo depois de se aliar aos Ladrões, para que estes a protegessem, insucessos seguidos de fugas imediatas se tornam comuns. Numa dessas fugas, já sem controle algum de seus poderes, Sonea é capturada por um grupo de magos do clã, que a ajudam a se controlar e oferecem a ela o conhecimento sobre suas habilidades. Agora a garota se encontra no clã, rodeada pelos homens que mais odiou, onde alguns tramam armadilhas perversas, e outros só querem ajudá-la.

Resenha: Inicialmente, a bela capa traz uma jovem de manto negro e bastão em mãos, a imagem é encantadora, acompanhada do espectro de uma cidade ao longe, e o símbolo logo atrás. As inscrições ilegíveis que cobrem todo o encarte, mais perceptíveis ao vivo, trazem um toque "ancestral" a ilustração.
Ainda na arte da obra, nas páginas finais, o livro traz mapas da cidade de Imardin, do continente e do próprio Clã dos Magos. O exemplar conta também com um guia de um dos personagens para gírias das favelas, e um guia da própria autora para os seres do mundo criado por ela.
Sobre o texto, a estória é bem estruturada e fluente, a organização da cidade, a politica e até mesmo a psicologia de cada personagem é interessante, e coerente. A história do reino, contada por um dos personagens é interessante e significante para a toda a trilogia em si. Os diálogos são bem organizados assim como a evolução do enredo. Personagens bem construídos e a descrição leve, fazem com que o texto não se torne pesado ou chato. O detalhe contra é a densidade com qual a estória alcança seu desfecho. Excetuando esse ponto e o uso excessivo de termos abreviados como "Cê" e "tá" no começo do livro, a obra é, no âmbito geral, encantadora e abdutiva, prendendo o leitor do início ao fim.

Pedro Almada 22/02/2013

curiosamente me fez querer mais...
Imagine você vivendo numa favela ambientada na Idade Média, em um universo alternativo em que a ordem é regida por um Clã de Magos. Agora se imagine no meio da multidão que brada contra os magos, enquanto estes passam pelo povo bancando a egípcia por trás de seu campo de força mágico. Encarnou? Beleza, agora atira uma pedra contra o escudo. Imagine-a atravessando o campo de força e desacordando um dos seres mágicos... Pronto, você acaba de descobrir que também é um mago, um dos selvagens! Agora, "pernas, pra quê te quero", os caras estão atrás de você e é melhor se sconder. Não existem magos fora do clã, eles dizem.

Tudo isso aconteceu com Sonea, uma garota que para o resto do mundo não era ninguém além de uma criança pobre que vivia com os tios. O grupo de magos, a pedra atirada, a descoberta surpreendente. Ela era apenas uma criança, uma maga cujos poderes eram selvagens e completamente sem controle. O maior problema: Sonea era um perigo para qualquer um a sua volta, e até para ela mesma.
A história gira praticamente em torno da protagonista fugindo do radar dos magos e tentando controlar sua magia, ao lado de seu amigo Ceryni e uma horda de ladrões que se escondem nos esgotos da cidade de Irmadin, a boa e velha cidadela de ares medievais que compõe nosso cenário fantástico.
Durante algum tempo travei uma batalha comigo mesmo, me perguntando se, afinal, havia ou não gostado da história. No fim das contas, decidi que estava curioso pela continuação (pra quem não sabe, O Clã dos Magos é o primeiro livro da trilogia O Mago Negro), o que podemos entender como: sim, eu gostei.

Narrado em terceira pessoa, a história nos transporta para um universo particular de Trudi Canavan, em que tudo - desde hortaliças à animais selvagens - foi inventado por ela. Sonea, a nossa protagonista, começa como uma garota das ruas, fazendo trabalho para os tios, tentando levar a vida em sua favela (a princípio achei estranhíssimo o livro usar o termo "favela" em uma ambientação medieval, mas por fim acabei me acostumando). Mas o evento com os magos acabou levando-a a tomar escolhas difíceis. Além de abandonar os tios, precisou se aliar a alguns ladrões da cidade, e inclusive buscar um mago banido que, secretamente, ainda mantinha seus poderes. Claro que as coisas foram bem mais fáceis depois que seu bom e velho amigo, Ceryni, decidiu acompanhá-la nessa fuga.
A narração é bem fluida, sem obstáculos, mas houve momentos em que me senti levemente decepcionado. Dá pra notar que a autora tem uma veia imaginativa bacana, coisa fina mesmo, mas falha um pouco ao explorar o mundo que ela mesma criou. Em alguns momentos, a falta de aprofundamento em seu universo inventado se faz ser bem notado - o que não é nada bom - e tudo fica a cargo de um glossário ao final do livro, uma coisa que, se o próprio enredo não te prender, não vai te fazer virar todas as páginas até saber do que se trata aquela palavra desconhecida.
Por outro lado, Trudi Canavan conseguiu criar um gancho interessante entre o primeiro e o segundo livro, aquele tipo de sensação que, por fim, você admite "é, estou interessado em saber o que, afinal de contas, vai acontecer".

Tuca 16/09/2020

Um bom livro
Se você não gosta de livros que deixam reticências no final, não indico esse pra você, ou então já tenha os outros volumes em mãos porque você vai ficar ávido por respostas como eu fiquei!!
No geral eu gostei da história, mas não é daqueles que me deixaram sedentas por ter o livro físico por exemplo (li esse no kindle unlimited)
É engraçado, mas uma das coisas que mais gostei foram as gírias usadas pelos favelados, e a dinâmica entre a Sonea e os meninos achei muito gostosa de ler!
Eu estava precisando de um livro como esse para me recuperar de um livro extenso e pesado, e ele me agradou, mesmo eu não favoritando!

Douglas P Da Silva 27/03/2013

Mas vamos aos comentários do livro.

Posso dizer que a história é bem autentica, mas achei alguns momentos cansativos. Acredito que o livro acabou ficando muito longo o que deixou a história repetitiva digamos assim. Apesar deste detalhe gostei bastante da história,Infelizmente o livro não conseguiu ganhar minhas 5 estrelas, mas pelo conjunto ele merece 4 estrelas. Achei a capa simples, mas bonita.'O Clã dos Magos' é uma ótima dica para quem adora magia, mistérios e um romancezinho.

Guilherme Lima 03/04/2021

Uma surpresa agradável
Eu não me lembro como cheguei nesse livro mas fico extremamente feliz que tenha acontecido, é um livro muito bom, eu achei ele meio difícil de ler no começo e de fato o que dizem sobre ele demorar um pouco pra engrenar é verdade, mas depois que engrena ele se torna um livro muito fácil de se gostar, toda essa "enrolação" é necessária pra mostrar o mundo do livro, a relação dos personagens foi o que mais me cativou e eu tô bastante empolgado pra ler os próximos dois da trilogia!

Nathy 04/06/2013

O Clã dos Magos – Trudi Canavan | O Blog da Mari
Esse é o primeiro livro da Trilogia do Mago Negro da Trudi Canavan, nunca tive o prazer de ler algo da autora e esse gênero de magia, feitiçaria, magos, não é um tema que me agrade muito, então nem estava tão ansiosa assim por ele, mas uma vez que comecei a ler simplesmente não podia mais parar. A história é tão cativante que você fica ávido para saber o que irá acontecer aos personagens e como será o desenrolar da história. A narrativa em terceira pessoa facilitou muito para saber o que outros personagens estavam sentindo ou pensando em determinado momento. Pelo o livro ser dividido em duas partes, em alguns momentos ficou cansativo, mas nada que me fizesse parar de ler. A única coisa que faltou a meu ver foi mesmo o romance, mas acredito que isso se desenvolva mais nos próximos livros.

Sonea é a personagem principal uma maga que não tinha conhecimento de seus poderes. Ela não é aquela personagem forte e destemida, pelo contrário ao conseguir atingir um dos magos e assim descobrindo seus poderes ela se mostra uma pessoa amedrontada e receosa do que pode acontecer agora com ela, justamente por isso gostei muito da personagem, ela não foi arrogante acreditando que podia ir contra tudo e todos e ainda sair vencedora. Uma característica dela que me irritou um pouco, mas é totalmente justificável foi à teimosia. Entendia perfeitamente que estava lutando pelo o que acreditava, porém ainda assim tinha horas que queria bater nela. Acredito que ela irá ter uma evolução em sua personalidade tornando-se uma menina mais forte.

“…e o Clã sabe que fiz aquilo! O velho mago a vira, apontara para ela de modo que outros magos a vissem. Ela estremeceu quando a lembrança de um cadáver carbonizado surgiu em sua mente.”

Continue lendo a resenha aqui: http://bit.ly/14sWRrE