A Arte da Imperfeição

A Arte da Imperfeição Brené Brown

Resenhas - A Arte da Imperfeição

Beta Oliveira 19/04/2020

É um livro rápido e claro no que se propõe. Meu exemplar está uma explosão das cores dos post-its que usei para marcar todos os trechos que me interessaram.
Parece que Brené está conversando conosco, sem rodeios, algo que nos faz pisar no freio e falar: “peraí, por que eu estou fazendo isso comigo?”.
Não é fácil nem milagroso mudar algo a que fomos e estamos condicionados, mas sempre há a chance de começar e persistir. Basta a gente assumir a nossa imperfeição. Livros como este nos ajudam a refletir e encontrar esse caminho para sermos felizes sem condicionamentos e imposições que só servem para machucar.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2020/04/cap-1676-arte-da-imperfeicao-brene-brown.html

ira_rafael 29/04/2020

Nesse livro, a autora discute o que considera uma vida plena e como o leitor pode, através de ?10 passos?, atingir esse conceito. Brené se utiliza de muitos exemplos pessoais para ilustrar sua teoria.

Não sou um dos maiores fãs de livros de autoajuda, talvez por isso não tenha gostado tanto. Achei um pouco cansativo e até repetitivo.

O TED da autora intitulado ?The Power of Vulnerability?, vale muito a pena ser visto e trata dos mesmos conceitos aqui apresentados.
Daniela 03/05/2020minha estante
Também tive o mesmo sentimento. Na minha resenha eu até expliquei que não me conectei com a forma de escrita dela.

Andressa Klemberg 30/04/2020

Recomendo
Havia lido metade do livro em fevereiro, mas acabei priorizando outras leituras. Retomei nesse período e foi muito proveitoso, diversos trechos ficam ainda mais úteis quando aplicados a períodos de adversidades como o isolamento social atual.

Saleitura 06/07/2012

A arte da imperfeição
Confesso que tenho um certo preconceito com livros de auto-ajuda. Não acredito em formulas mágicas para o sucesso, enriquecimento ou para uma vida melhor.
Dito isso, antes de começar a ler o livro de Brené Brown, obriguei a mim mesma, a afastar qualquer pré-conceito. Busquei uma leitura sem opiniões formadas, ou julgamentos anteriores. E foi ótimo esse exercício, pois me permitiu entender melhor a proposta da autora.
Não, ela não veio para nos oferecer a solução de todos os nossos problemas, na verdade, através de uma escrita simples, mas não simplória, a autora expõe como ela se transformou a partir do que ela mesmo intitula “o grande colapso”. E, é essa proposta do livro, mostrar o caminho de Brené Brown rumo ao que ela denomina “Vida Plena”.
E ela faz isso, ilustrando cada um desses passos com casos vivenciados por ela, ou pessoas próximas. E, para mim, esse é o grande diferencial do livro.
Normalmente, a minha resistência aos livros de auto-ajuda é a grande dificuldade de me identificar com as passagens e experiências do autor.
Nesse livro, é impossível não se identificar, em muitos momentos, quase podia visualizar Brené Brown como uma velha amiga, relatando experiências tão similares às que vivemos no nosso dia-a-dia.
Alguns conceitos apresentados no livro, chamaram muito a atenção:
Use o DIA – pra mim, depois da leitura do livro, esta frase virou um certo mantra, mas, não o dia como palavra, mas como uma sigla que reúne três orientações básicas para que você possa encarar situações diversas.
Uso da Coragem – adorei a forma como ela desestrutura a palavra e a partir disso a reconstrói de maneira mais profunda. Não consigo mais utilizar a definição de coragem como antes da leitura desse livro.
Vergonha – alias, projeto de pesquisa da autora, anterior a esse livro e que foi o grande motivador, ou melhor dizendo, o start para que a mesma, enfrentasse o “grande colapso.”
Culpa, aqui me permito a transcrever um trecho do livro, pois o que ela fala sobre o assunto, casou perfeitamente com algumas experiências que estava vivendo no período:

“Vivemos em uma cultura de culpa, queremos saber de quem é a culpa e como o culpado vai pagar. Em nosso mundos pessoal, social e político, fazemos muito barulho e muitas acusações, mas raramente responsabilizamos quem deve ser responsabilizado. Como poderíamos? Estamos tão exaustos de tanto reclamar e vociferar que não sobra energia para elaborarmos proposições sensatas e impô-las,
Da política à economia, passando pela educação e por nossas casas penso que a disposição mental de raiva-culpa-cansado-e-ocupado-demais-para-fazer-algo é o motivo de estarmos tão carregados dessa raiva hipócrita e desprovida de compaixão. “
Pág. 39

Se fosse resumir esse livro em algumas poucas palavras, sem dúvida a primeira delas seria Aceitação, por que no final, é disso que se trata o livro: aceitar-se com todas as suas imperfeições e vulnerabilidades.

Uma leitura que recomendo, mesmo aqueles que tem resistência a livro de auto-ajuda, a estes aconselho a colocar seus pré-conceitos de lado, antes de começar. Leia e use o DIA, foi bom pra mim, espero que também possa ser pra você.

Leitura e resenha da colaboradora Patricia Daltro

Pandora 07/09/2012minha estante
É muito bom quando a gente começa um livro com o pé atrás e ele se mostra um bom livro, ruim é quando a gente começa a ler um livro super entusiasmada e ele se mostra ruim!!! #Fato

Ju 24/02/2013

A Arte da Imperfeição
A Arte da Imperfeição é um livro escrito por Brené Brown, pesquisadora/escritora/professora na Universidade de Houston. E não, não é um manual do que fazer. Como a autora esclarece, a pesquisa dela fala mais do que evitar. E logo no início já declara:

"Vou contar a história de como uma acadêmica cínica e convencida tornou-se o estereótipo que ela passou toda a vida adulta ridicularizando."

O livro fala sobre aceitar ser quem nós somos, e não passar a vida toda tentando ser quem achamos que devemos ser (isso ela chama de revelação).

"Assumirmos nossa história e amar a nós mesmos nesse processo é a coisa mais corajosa que podemos fazer."

Sempre achei o medo a coisa mais detestável do planeta, o maior inimigo de qualquer ser humano. Brené junta a ele a vergonha. Segundo ela, medo e vergonha são as coisas mais danosas a alguém que queira viver uma Vida Plena.

"Vergonha é o sentimento intensamente doloroso decorrente de acreditarmos que somos defeituosos e, portanto, indignos de amor e pertencimento".

René mostra como a resiliência, a habilidade para superar adversidades, é importante para superar a vergonha. Segundo a autora, são necessárias coisas como coragem, compaixão e sintonia, que ela chama de os dons da imperfeição. E o que ela quer dizer com esses conceitos? Vejamos a seguir:

"- Coragem originalmente significava: " falar o que se pensa abrindo o coração". (...) Coragem comum diz respeito a arriscar nossa vulnerabilidade;

- Pessoas compassivas estabelecem limites. (...) Quanto melhores formos em nos aceitar e aceitar aos outros, mais compassivos nos tornamos. (...) Se realmente desejamos praticar compaixão, temos que começar a estabelecer limites e responsabilizar as pessoas por seu comportamento;

- Defino sintonia como "a energia que existe entre pessoas quando elas se sentem vistas, ouvidas e valorizadas; quando podem dar e receber sem crítica; e quando retiram sustento e força do relacionamento"."

A autora ensina que, quando uma situação que provoca vergonha se apresenta, o melhor que temos a fazer é dividi-la com alguém. Mas precisa ser alguém que conquistou o direito de ouvir nossa história. Alguém que não se preocupe em passar a mão na nossa cabeça, nem em nos julgar. Alguém que nos ajude a perceber que não somos definidos por uma atitude isolada, e que não deixaremos de ser amados por alguma coisa que fizemos.

"Até que consigamos receber com todo o coração, não estaremos dando com todo o coração. Quando criticamos o recebimento de ajuda, estamos, consciente ou inconscientemente, criticando o fornecimento de ajuda."

Segundo ela, não é possível amar e conhecer outras pessoas, antes que pratiquemos o amor-próprio e o autoconhecimento. Só na medida em que amamos e conhecemos a nós mesmos podemos fazer isso com os outros.

"Se desejamos uma experiência integral de amor e pertencimento, devemos acreditar que somos merecedores de amor e pertencimento."

Não dá pra falar aqui de todos os assuntos abordados no livro. A autora divide conosco uma pesquisa de dez anos, e que contém muitos conceitos formulados por ela tendo como base suas pesquisas qualitativas. Divide também sua própria vida, e sua busca constante pela autenticidade, que teve seu ponto máximo no "Colapso Despertar Espiritual de 2007". Foi quando ela começou a enxergar melhor a si mesma.

É um assunto interessante e vale a leitura. Tentem passar por cima do preconceito com o gênero autoajuda e deem uma chance ao livro.

"Alegria parece ser um passo além da felicidade. Felicidade é um tipo de atmosfera em que você vive, às vezes, quando tem sorte. Alegria é uma luz que preenche você com esperança, fé e amor."
Adela Rogers St. Johns

Publicada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-arte-da-imperfeicao.html
Thaís 27/02/2013minha estante
Não é o meu tipo de livro mas é muito interessante, tenho visto ele em muitos blogs, mas realmente livro de auto ajuda não sao o meu forte ;)

Leilane 03/03/2013minha estante
Esse é o problema: superar o nome "autoajuda". Eu teria de ser mais resiliente. O livro parece ser muito interessante, mas tenho a impressão que eu não conseguiria avançar na leitura e não gosto de empacar ao ler, sinto-me mal e para de prestar atenção no que estou lendo. Acho que eu gostaria, no entanto, de ver esse assunto em um documentário.
Ótima resenha como sempre, você nos apresentou bem a essência do livro.

Lua 25/03/2013minha estante
Muito boa a resenha! E me identifiquei, preciso desse livro urgentemente. Medo e Vergonha também acho que são os piores sentimentos que o ser humano pode ter, e devemos enfrenta-los e nos aceitar como realmente somos. *_*

Ana Paula 29/03/2013minha estante
Ganhei esse livro o ano passado, e sempre que ele vai despontando no topo dos livros que tenho para ler, sempre o coloco em último lugar, e assim vai.... Não curto esse tipo de leitura e toda resenha que leio não é capaz de me convencer, tipo, preciso ler esse livro..... Quem sabe um dia eu leia???!!!!!

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Gostei desse livro, é sempre bom ler essas tipo de coisa para ajudar no nosso crescimento.

;)

Baah 14/04/2013minha estante
gosto bastante desse livro, acho as cores da capa e o estilo incrivel!!! resenha boa né?!

Dani 16/04/2013minha estante
Não curto esse tipo de livros, até a capa não me desperta o interesse... mas se leria? É claro rsrs

Menina.Jasmim 05/02/2023

Como eu adoro os livros da Brené Brown
Este é o segundo livro da autora que leio (o primeiro foi A Coragem de Ser Imperfeito). Ambos são similares, mas eu simplesmente adoro o trabalho dela. Gosto como ela aponta os resultados de suas pesquisas entrevistando outras pessoas, assim como cita outros trabalhos também e há uma parte mais "prática" para que coloquemos o que ensina no livro em prática. Foi realmente uma leitura muito proveitosa e vou pesquisar ainda mais sobre o trabalho dela.
Cassio Kendi 05/02/2023minha estante
Bacana a resenha! Teve algum aprendizado que mais te chamou a atenção?

estrelana 23/08/2021

seja você mesma(o)
ok, talvez seja MUITO clichê essa frase, mas o significado implica deixar a vergonha e o medo de lado e assumir a vulnerabilidade das nossas imperfeições, vontades, fé, e tudo o mais que temos de melhor em nós mesmas(os).
Brené traz estudos científicos e experiências pessoais para provar que ser vulnerável numa era em que ser ?perfeito e igual a todo mundo, só que melhor? é desafiador e gratificante.

a leitura é de super ajuda pra quem está se sentindo triste e perdido e super precisa de um conselho// me senti numa sessão com a minha terapeuta!!

super recomendo

Nanda 22/12/2022

repetitivo
livro muito bom, porém, como não é um tema no qual estou habituada a ler, achei um pouco repetitivo demais. os exemplos que ela traz agregam muito!

Diuliane.Thais 08/11/2022

Brené segue acertando em cheio nos seus livros. "A coragem de assumir nossa história e amar a nós mesmos é a coisa mais corajosa que podemos fazer".

Laísa 12/10/2020

Esclarecedor
"Escolher a autenticidade e o valor pessoal é um ato de absoluta resistência..." Breno Brown

Marquinhos 11/08/2022

Aceite suas imperfeições
Coragem, compaixão e conexão são a arte da imperfeição segundo Brené Brown. Em um mundo cada vez mais ansioso e perfeccionista ser autêntico é a chave de uma vida pela. Os ensinamentos desse estudo me caíram a mão durante um período difícil no trabalho. Após uma promoção que veio seguida de uma crise de ansiedade generalizada causada pela vergonha, pelo medo, pela crítica e pelo que os outros iriam pensar ou falar. As dez diretrizes apresentadas pela autora não são, de forma alguma, a chave para mudar nada em nossas vida sem sua prática diária. Esse sim é o desafio e o que trará mudanças efetivas em nossas vidas. Agora estou mais leve, aceitando minhas imperfeições um pouquinho mais a cada dia.

Altina 27/02/2021

Esta é a segunda vez q li o livro dessa autora. Desse livro, gostei mais. Uma linguagem bem simples sem muita enrolação. Valeu a pena a leitura!

Rafa 30/05/2012

Resenha - A arte da imperfeição - Brené Brown
É com coisas simples e justificadas que a autora começa a falar sobre suas pesquisas, o que tudo pode se relacionar com nós mesmos, mas mais ainda sobre nossas vidas, nossas coragens, nossas vergonhas...

É um livro suave, porém cansativo, o assunto se repetia muitas vezes, e meus olhos já estavam implorando para parar. Se lembrava muitas vezes do mesmo assunto... Não gosto de livros assim, mas a temática do livro é boa, não é por causa da repetição de assunto que o livro não possa ser legal pra alguém... Mas senti que o livro deve ser lido com calma, porque ele foi feito para se refletir.

A arte da imperfeição, escrito pela pesquisadora da vergonha Brené Brown nos mostra como realmente somos, se estamos fadados a encarar a vergonha como uma aliada, a vergonha não pode ser nossa inimiga. Até mesmo, porque a autora em seus vários exemplos se justificou por suas vergonhas do seu dia-a-dia. Achei interessante, ela teve coragem de demonstrar exemplos do que ela viveu. A vergonha é o que nos faz não agir, não isso, não àquilo... E com as dicas da autora, aposto que todos vão se beneficiar sobre isso.

A linguagem usada pela autora é suave, como uma poesia ou prosa, ou os dois ao mesmo tempo, é um livro mágico. Mesmo contando em 1ª pessoa, ela não deixou a desejar na forma como nos mostrou as imperfeições humanas, porque defeitos todos temos, aceitá-los que é difícil.

Com tantas frases impactantes, me deu vontade de colá-las todas aqui, pra mostrar à vocês o quão reflexivo é o livro.

Nada melhor do que um livro que nos ajude a nos tornar um ser humano melhor. Eu recomendo demais esse livro, pois além de trazer uma abordagem fantástica sobre a vergonha, nos revela que quanto mais falarmos sobre ela, mas chances temos de vencê-la, também de nos auto aceitar como imperfeitos. Leiam!

Promoção no blog: http://www.leiturasvivas.com/2012/05/resenha-arte-da-imperfeicao-brene-brown.html

Luara Cardoso 13/08/2012

Li A Arte da Imperfeição já faz um tempinho e só agora tive coragem de fazer uma resenha para vocês. Essa demora se deve ao fato de que eu estava (e ainda estou) colocando em prática as conclusões que eu tirei do livro e depois desse período eu posso dizer: o livro é muito bom.

Sei que muitas pessoas têm certo preconceito quando o livro é rotulado como auto-ajuda. Eu até posso me incluir nesse contingente, já que detesto aquelas promessas de Como emagrecer 10kg em 2 semanas ou Sinta-se bela em 10 passos. Para mim, a maioria desses livros é infundada.
E foi com esse pensamento que eu fui ler A Arte da Imperfeição, já tendo em vista que eu poderia me decepcionar com o que eu encontraria. Mas definitivamente isso não foi o que aconteceu.

Viver plenamente é encarar a vida a partir de uma afirmação de valor. Significa cultivar a coragem, a compaixão e a sintonia necessárias para acordar pela manhã e pensar: “Não importa o que eu faça ou deixe de fazer, eu sou suficiente.” É ir para a cama à noite pensando: “Sim, sou imperfeito e vulnerável e, às vezes, tenho medo, mas isso não muda o fato de que sou corajoso e digno de amor e pertencimento.” – p. 19

Brené Brown – autora do livro – é uma pesquisadora da vergonha. Ela estudou o assunto a fundo durante muitos anos e foi nessa pesquisa que ela conheceu o termo Vida Plena. Mas o que isso significava? Querendo saber a resposta para esta pergunta, embarcamos em uma descoberta junto com a autora até chegarmos a uma conclusão.

Esse não é um daqueles livros que te ditam regras e te fazem acreditar que, seguindo tais padrões de vida, você vai ser feliz. Acho que essa foi a característica que mais me chamou atenção, fazendo com que eu tirasse o livro da categoria auto-ajuda. A meu ver, o livro é mais um daqueles em que o autor conta a sua história de vida com a intenção de mudar a vida de alguém, mas acaba aí. Sem promessas.

Os pontos abordados pela autora para alcançarmos uma Vida Plena – pontos que a própria vivenciou – fazem com que a gente tome a iniciativa de olharmos para nós mesmos e vermos o que estamos fazendo de errado. Mesmo que a gente não queira fazer isso, o livro é tão bem escrito que acabamos fazendo isso inconscientemente.

A verdade é que uma mudança significativa é sempre um processo. Ela pode ser desconfortável e geralmente é arriscada, principalmente quando estamos falando sobre aceitar nossas imperfeições, cultivar autenticidade e encarar o mundo para dizer: “Eu sou suficiente”. – p. 169

Mas já vou logo avisando: não vale a pena pegar o livro para ler se você não está em um bom momento para encarar o que você vai encontrar. Como a autora é uma pesquisadora e ela está contando sobre a sua pesquisa e sobre as mudanças que esta causou em sua vida, é uma leitura que em alguns pontos pode parecer técnica. Então fiquem preparados para uma leitura totalmente diferente daqueles livros de ficção que vocês estão acostumados, ok?

Uma boa indicação para quem está procurando um tipo de literatura diferente ou que está querendo um motivo para colocar prática uma mudança na vida – e claro, ter uma Vida Plena.

Raysa 22/01/2023

Era o que eu esperava ??
É uma leitura leve, tranquila, direta ao ponto e que cativa com facilidade. A Brené explica todos os pontos que ela acredita, com base em sua pesquisa, serem essenciais para uma vida mais plena. Ela oferece exemplos práticos e exercícios úteis para o dia a dia. É o tipo de livro para se fazer muitas marcações, pessoalmente eu fiz um resumo com o que achei mais importante para revisitar frequentemente e conseguir colocar tudo em prática. A escrita da Brené é acolhedora e reconfortante, eu amo demais. Recomendo para todos.
Mikaelly.Vieira 27/06/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler Raysinha ?