A Arte da Imperfeição

A Arte da Imperfeição Brené Brown

Resenhas - A Arte da Imperfeição

Ingrid Jean 04/01/2014

O Imperfeito de Outra Forma - [Outra Verdade Que Você Precisa Saber]
Era uma bela manhã. O meu reflexo no vidro da mesa me fez refletir uma vida com gosto de café amargo, quando uma inquestionável frase veio à tona: "O belo está em todas as coisas, e o defeito está em quem não vê" e lembrei da epítome de "A Arte do Imperfeito". De forma literal, a imperfeição é sim, uma arte, cuja irrelevância está na mais inteligente mente daqueles que não a praticam. Por mais que a brisa fosse se aprofundando, e o café acabando, mais eu ia me afogando. Minha vontade era de deitar a cabeça na mesa, fechar os olhos e sentir a paz interior, mas aquele tic-tac de pensamentos perguntava ao meu incosciente, o porquê de as pessoas se enxergarem imperfeitas. Ninguém é imperfeito, logo que a imperfeição é uma questão indagável, que busca por respostas. E o ser humano não é uma questão que requer solução.
Alguns homens se julgam imperfeitos por não alcançarem suas razões. Alguns homens apontam para razões baixas, talvez se apontassem para algo mais alto, iriam enxergar a perfeição dos céus. Mas apontar não é vencer, talvez seja por isso que alguns não são predestinados ao sucesso consigo mesmo, e às vezes acho que eles só precisam do reflexo de um vidro para refletir que o imperfeito é a ausência da visão, assim como, o amargo é a ausência do açúcar, o calor é ausência do frio, a escuridão é ausência da luz, e a ausência é a ausência da presença. Sendo a presença, a ausência da ausência. Ufa! Assim, ausente suas ausências, e enxergue que há muitas cores entre o branco e o preto. E que ambos são a ausência de cores.
Quem lembra do filme "Matrix" sabe do que estou falando. O personagem "Neo" recebeu o oráculo (mensagem divina): "Conhece-te a ti mesmo" e só assim ele seria capaz de descobrir se era capaz de realizar quaisquer proeza/missão desejada e/ou indagada. E isso, está associado ao subtítulo deste livro: "Abandone quem você pensa que deve ser, e seja você mesmo"

whluiza 06/04/2024

"A Arte da Imperfeição [...]"
Amei muito, livro extremamente necessário, gostei porque a autora é despirocada igual eu, e falou sobre muitos temas muito importantes e ao mesmo tempo cheio de tabus pra falar, alguém ouviu o tabu quebrando? eu ouvi.

Jean Sant Clair 27/08/2016

A Arte da Imperfeição traz para o leitor a sensação de que Brené em nenhum momento tenta nos ensinar fórmulas de como ser feliz, ser corajoso ou ser autêntico, pelo contrário, a própria autora não acredita que tais “modelos” possam trazer para a vida de alguém aquilo que os autores de autoajuda geralmente se propõem a disseminar, visto que a sua principal característica é nos guiar para o pensamento de que o autoconhecimento é a chave principal para quem quer viver uma vida plena e harmoniosa.

Oliveira208 27/10/2021

Ainda não achei um erro da Brené
"Queremos contagiar as pessoas com mais ansiedade ou curar a nós mesmos e os que nos cercam usando a calma?"

Daniela 03/05/2020

Sem conexão
Sem dúvida ela é uma pesquisadora renomada, faz todo o sentido o que ela fala.. mas infelizmente não consegui me conectar com a forma de escrita dela.
Acontece.. o livro .. o autor pode ser excelente.. mas podemos nos conectar com eles. E foi o que aconteceu comigo ao ler esse livro. Não me senti conectada ou tocada.

Welliton 20/06/2020

O livro esclarece o poder e os efeitos negativos que a vergonha exerce sobre o ser humano, a ponto de escravizar sua liberdade e felicidade às circunstâncias. Também dá dicas de como superar a vergonha o medo e, por consequência, viver com plenitude.

danimotta_ 27/01/2022

Autoajuda baseada em dados ?
Brené Brown é maravilhosa ao traduzir em dados questões relacionadas aos sentimentos humanos. Sensível, vulnerável, não vende uma receita de bolo como se fosse uma super mulher. Pelo contrário, mostra que ela também tem dificuldades para viver uma Vida Plena, mas que, nos dados, ela encontrou um caminho possível, que também está tentando trilhar. Genial.

Bia 24/08/2022

Eu sou suficiente!
Em A Arte da Imperfeição, "Brené Brown nos encoraja a questionar a necessidade crônica de perfeição e nos mostra que aceitar nossas vulnerabilidades é o melhor caminho para relações mais próximas e uma vida significativa".
Um excelente livro que procura desvendar os segredos para viver uma vida plena, em contato com o nosso eu mais verdadeiro e autêntico e livre dos julgamentos externos.
A estrutura do livro é muito interessante! Traz 10 diretrizes para atingir um viver plenamente, que para mim foram muito significativos, pois falam exatamente do que tenho sentido e vivido na minha busca por uma vida mais feliz e livre e uma maior conexão comigo mesma.
Já terminei o livro com vontade de reler as diretrizes que são realmente inspiradoras! Leitura nota 10!

flavioterapia 31/12/2021

2° livro lido com o grupo de leitura que criei em 2021, fiquei em 2°. Lido em 4h e 30min. Interessante fala da vulnerabilidade.

Nicole684 06/01/2023

Não
Sinceramente tem uns conselhos válidos, mas não recomendo, eu amo ler e termino livros de 2 a 3 dias mas esse é tão sla ele não te trás vontade de lê-lo tanto q levei 1 ano, não recomendo

Bru R. 23/11/2020

?A arte da imperfeição?
Da mesma autora de ?A coragem de ser imperfeito?; o livro ?A arte da imperfeição? é escrito de uma maneira muito cuidadosa, rico em detalhes e realismo.

Como Brené Brown menciona na parte de considerações finais, ela não titulariza o livro como de autoajuda, mas, sim, como um convite a participar da revolução da vida plena.

Por meio das histórias reais conhecidas através da sua pesquisa, a autora apresenta as suas descobertas e estratégicas positivas, despertando nos leitores um grande anseio de buscar pela autenticada na forma de viver a vida e de relacionar com as pessoas.

A autora, por meio da pesquisa, nos faz mudar a perspectiva sobre situações que enfrentamos no dia a dia (que muitas vezes são evitadas por causarem desconforto em quem fala e em quem escuta) com base em três palavrinhas: coragem, compaixão e conexão.

Brené nos mostra que ser vulnerável, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, representa o significado mais intrínseco de viver com coragem.

?Por mais que tenhamos medo da mudança, a pergunta que devemos responder, em última instância um, é: O que é mais arriscado: me libertar do que os outros pensam ou abrir mão do que sinto, daquilo em que acredito e de quem eu sou??

Garanto que após a leitura desse livro, você terá uma visão mais concreta do que é viver plenamente, com base no cultivo da coragem, compaixão e conexão. ??

Vale muito à pena a leitura!

Adrieli Volpato 20/02/2023

Coragem
Um livro que nos ajuda a compreender a importância de termos coragem para sermos imperfeitos. Uma leitura agradável e rápida.

Carlos Jorge 04/02/2021

Um livro que todos deveriam ler
Brené Brown é profunda e permite que o leitor se conecte com suas histórias e suas palavras que nos fazem refletir sobre nossas questões com a vergonha e a vulnerabilidade.

Cíntia 05/03/2021

Uma virada de chave, faz vc se fazer uma autoanálise, te se reconhece em boa parte do livro.

Alice 22/03/2021

5 principais lições
1. Ter uma Vida Plena é dar atenção à coragem, compaixão e conexão. E isso requer esforço contínuo.

2. Coragem é, muitas vezes, pedir ajuda. “Pedir aquilo de que precisa é uma das coisas mais corajosas que uma pessoa pode fazer na vida.”

3. Pessoas perfeccionistas querem evitar sentimentos de vergonha, crítica e culpa. Mas, a perfeição é uma meta inatingível. Esses sentimentos fazem parte da experiência humana e tá tudo bem.

4. A intuição é um processo inconsciente e acelerado de raciocínio, baseado nas suas próprias experiências. Se você não tem resposta pra alguma questão agora é porque você apenas não tem informação suficiente. Seja gentil consigo mesmo, dê o tempo de que você precisa e busque mais dados para tomar a sua decisão.

5. Dançar, cantar e rir escandalosamente são fundamentais para a saúde espiritual. Inclusive, recomendo!

📌 Reflexão: “O que é mais arriscado: me libertar do que os outros pensam ou abrir mão do que sinto, daquilo em que acredito e de quem eu sou?”