Ouro, Fogo & Megabytes

Ouro, Fogo & Megabytes Felipe Castilho

Resenhas - Ouro, Fogo & Megabytes

Literatura 11/06/2012

O fantástico que o leitor brasileiro merece
Falar de literatura nacional é sempre mais difícil para mim do que avaliar os chamados best seller internacionais. Ainda mais quando conheço o autor, como é o caso de Felipe Castilho.
Tive o prazer de falar com ele na Feira do Livro de Ribeirão este ano e vi, mais que um autor que faz o que gosta, um meninão cheio de energia e bom humor para espalhar para o mundo.
Ao pegar o seu primeiro livro solo e devidamente autografado, Ouro, Fogo e Megabytes (Gutemberg, 286 páginas) fiquei um pouco indeciso entre: o desejo de ler o livro - não só devido ao autor, vou logo esclarecendo, mas a excelente trama - e meio desanimado em ler mais uma série de CINCO livros!

Bom, assumo que não resistir a tentação e em meio a uma das semanas que menos tive tempo para ler, devorei esta deliciosa obra da nova geração de talentos nacionais! Felipe exalta nossa mitologia em uma trama completamente atual e um personagem tão parecido com a gente.
Isso é um fato, adolescentes, adultos e idosos de plantão: o querido Anderson não é forte, sarado, guerreiro, bruxo, vampiro ou anjo... É apenas mais um pré-adolescente comum, como aquele que a gente vê todos os dias. Passa a maior tempo dos seus dias enfurnado em frente ao PC jogando o MMORPG Battle of Asgorath, onde ele é o vice campeão mundial... Lifes, dungeons e levels fazem parte do seu universo, mas o garoto nem imagina que a aventura que ele tem no computador vai ser fichinha perto do mundo fantástico que a realidade lhe reserva.

Por sua habilidade nos videogames, ele vai parar em São Paulo para ajudar uma organização ecológica a fim de derrubar um magnata poderoso. E, por causa disso, Anderson vai ser confundido com um hacker, enfrentar criaturas fantásticas e ficar ao lado de ninguém mais, ninguém mesmo que o querido Saci Pererê! Não acredita? É porque você não sabe a galeria de personagens do nosso folclore que correm as páginas desse livro...

Quer ver a resenha completa? Literatura de Cabeça na área:

danilo_livros 11/06/2012

O fantástico que o leitor brasileiro merece
Quer ver mais resenhas minhas? Acesse o Literatura:

Eu poderia ficar horas e horas elogiando a obra de Felipe Castilho. Não só pela trama que é cheia de reviravoltas e você quer devorar as páginas incansavelmente, mas por ele mostrar literatura fantástica nacional como ela deve ser mostrada. Os leitores que estavam órfãos das sagas de meninos especiais como grandes missões, vão achar no Legado Folclórico (esse é o nome da série, gente!) tudo o que precisava. E o melhor, sem influências internacionais!

Aqui, os focos são nas nossas lendas! Quem mora em São Paulo, já imaginou uma luta contra a Cuca em pleno comércio da Santa Ifigênia? Pois é, isso é só uma pequena degustação do que te espera nessa obra singular... Misturando fantasia, aventura e muita comédia, Felipe Castilho dá um fôlego as novas obras nacionais, criando uma obra sem nomes americanos, vampiros igual a Edward Cullen, anjos ou qualquer outro monstro do gênero (que esteja fazendo sucesso lá fora)...

O ruim desta história é que fiquei fã inveterado de Anderson Coelho, a Associação e seu criador, Felipe Castilho. Guardem esses nomes, porque ainda teremos muitas surpresas ligadas a eles.

David.H.S 28/05/2012

Ouro, Fogo e Megabytes
Anderson é um garoto mineiro, viciado em computador e games. Ele é o segundo melhor na lista do seu jogo favorito...
Seu amigo de escola Renato também é viciado neste jogo,e em um dia comum quando eles estão jogando o game com mais alguns garotos tentando vencer um monstro mestre. Um homem chamado, José da Silva Santos, começa a conversar com Anderson pelo chat do jogo ele lhe faz uma proposta de emprego, para ele morar em SP. Anderson, acha isso muito estranho, ainda mais que este homem conhece o seu nome verdadeiro. Quando Anderson acredita que tudo acabou...
No dia seguinte esse homem aparece em sua porta e fala que ele passou nas olímpiadas de matemática, sendo que Anderson é horrível em matemática, mas tudo são apenas desculpas para convencer os pais de Anderson a deixarem o seu filho ir para SP.
Contra a parede, Anderson é obrigado a ir para SP e seus pais insistem com muito orgulho a que ele vá.

Lá descobre muitas coisas e vive muitas aventuras.... Descobre um grupo de ambientalistas chamado "Organização" formado por crianças orfãos e por criaturas mágicas do folclore brasileiro. Anderson vai ter que ajudar este grupo a invadir uma empresa e hackear seus computadores com um vírus. Eles querem que ele faça isso porque o que o presidente desta empresa faz é muito mal ao meio ambiente, e tem raiva das criaturas folclóricas e possue aprisionada em sua propriedade a mãe de ouro, que é uma criatura folclorica que produz ouro e quem a possue fica rico!!
Anderson acaba se envolvendo muito com todos da organização e faz grandes amizades. Com Valentina (conhecida como Tina), uma garota muito esperta para a sua idade e lutadora, amante dos animais. Com Elis, Chris, Platão, Olavo....
Na Organização Anderson aprende muitas coisas, e acaba se sentindo em família com todos esses amigos. Muitas aventuras, e mistérios acontecem com ele e todos da organização, para tentarem tirar das mãos de Wagner Rios a Mãe de Ouro...

Realmente este livro me conquistou, num primeiro momento achei muito estranho o folclore brasileiro no livro, mas depois eu me toquei. Grande parte dos livros que eu leio de aventura são de mitologias: vampiros, lobisomens, mitologia grega, mitologia egipcia, entre outros tudo são mitos. Por que não criar uma estória baseada na mitológia do folclore, só por que é nacional? Conforme eu fui lendo o livro, a narrativa, os personagens e o folclore me conquistaram!! Todo aquele preconceito de inicio teve fim, começei a lembrar das estórias da minha infância, foi muito bom.
Além do autor criar uma aventura completamente inovadora, por traz da estória tem um lado muito educativo. O meio ambiente que nós humanos queremos ou não estamos destruindo... O livro é muito gostoso de ler com uma narrativa leve e divertida, e ao mesmo tempo tensa, dei muitas risadas no começo e o li rapidamente para saber o que aconteceria nas próximas páginas!!
Uma obra muito boa, Felipe Castilho tem um sucesso em mãos, espero que esta série continue com estas diretrizes nos próximos livros, estou super ansioso!!!
Recomendo a todos os tipos de leitores!! Leiam, vocês irão adorar!

Mais resenhas minhas no meu blog:http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/