Um Cântico Para Leibowitz

Um Cântico Para Leibowitz Walter M. Miller Jr.

Resenhas - Um Cântico Para Leibowitz

Elisiane 23/04/2022

Uma distopia pós-apocalíptica que se passa num mosteiro católico, depois de uma guerra nuclear que quase destruiu a humanidade. A história é desenvolvida em três períodos em que a civilização é reconstruída.

Pagliuca 20/04/2022

Credos, crendices e ídolos
Três história de uma mesma história que se repete e será que sempre se repetirá?
No que você acredita? Por quê? Quais são seus ídolos? Por quê? Você os conheceu? Conheceu suas histórias ou te contaram? O que realmente importa para você, vale para o outro? Até que ponto vale para você? Quanto vale para você?

Myy 18/04/2022

Ficçãozinha não tão ficção assim
A ignorância do homem como sempre se fazendo presente e nesse livro isso fica escancarado. Mas é um livro rico principalmente pelos personagens.

Carla.Ligia 14/04/2022

Mais do que eu queria
Amei cada passo da Ordem de São Leibowitz. Ainda não superei alguns personagens e o final é agridoce.
Chorei e me desesperei, por isso cinco estrelas e favoritado.

Erica 14/04/2022

Todo mundo fala tão bem, mas não consegui entender porque!

Não é estranho o conhecimento da religião católica ter sobrevivido com tantos detalhes e o conhecimento científico ter se perdido completamente? ?

Senti falta de contextualização pelo menos no começo de cada parte já que a gente é simplesmente jogada pra cinco séculos à frente, no meio da guerra.

Outro ponto é que há muitos personagens que não tem nenhum papel e a gente fica sem saber em quem prestar atenção.

Mas, gostei do final!

Mapa de personagens (que me pareceram importantes):

Fiat homo:

Irmão Joshua
Dr. Cors
Sra. Grales

Paiva 03/04/2022

O livro é um resumo da ignorância do homem que com tantos séculos no futuro ainda busca a supremacia antes da preservação da humanidade e do planeta.
É uma leitura cansativa com um final esperado, porém válida p reflexão da essência humana na busca desenfreada de poder.

Deghety 16/03/2022

Um Cântico
Um Cântico para Leibowitz é uma espécie de distopia, ficção científica, fantasia e, dadas às circunstâncias dos acontecimentos bélicos de 2022, profecia.
O livro se passa num futuro apocalíptico  distante onde tudo que já foi conhecido como civilização morderna e tecnológica são só memórias sob sombras de dúvidas.
O enredo gira em torno de uma abadia e seus padres e monges que tentam resgatar tais memórias recuperando livros e artefatos pra tentar encontrar respostas para os porquês das condições que se encontram.
O livro se passa em períodos diferentes, sempre seguindo décadas ou séculos no futuro. O que o torna ainda mais interessante por podermos presenciar um acontecimento na história e vê-lo ser discutido no futuro por crédulos e incrédulos e suas distorções.
Questões sociopolíticas, culturais, geopolíticas e religiosas são discutidas e nota-se, apesar de se tratar de uma ficção, o quanto os seres humanos estão fadados ao círculo vicioso de discriminação, preconceito e autodestruição.
É uma obra espetacular e inteligente.
Típico livro que lemos já pensando na releitura.

John 14/03/2022

Iremos evoluir um dia?
Aqui vamos viver a pele de vários protagonistas, buscando preservar e tentar perpetuar o conhecimento científico humano em um mundo onde o conhecimento é a ciência são crimes perante uma sociedade que evoluiu partes pensar assim, afinal depois de um holocausto nuclear, fica subentendido que se não fosse a ciência, as bombas não teriam sido criadas.
A culpa é da ciência e não daquele que faz uso dela erroneamente.

Alguns tentam acolher e proteger os eruditos e os avanços são mostrados ao longo das eras da história, porém a violência está sempre permeando as decisões importantes da história.

Praticamente não há papéis femininos relevantes, acredito que devido a época e a ambientação em que o livro foi escrito. O livro tem muitas passagens em latim, que são traduzidas em um glossário e várias partes são massa yes e arrastadas, mas no final trata-se de uma história bem contada e que facilmente pode ser encaixada nos dias modernos.

Hera 13/03/2022

Muito bom!
É sobre monges que coletam e conservam numa abadia o que sobrou de conhecimento humano após uma guerra nuclear.

A história se passa séculos depois do ?dilúvio de fogo? e é muito bom o sentimento de descoberta ao vê-los tentando saber o que são equações matemáticas, física, química etc.

Recomendo.

Thaís 12/03/2022

Ficção científica filosófica
Como a própria seção "O autor e sua obra" menciona, ao estilo de Isaac Asimov, Ray Bradbury e Artur C. Clark, "Um Cântico para Leibowitz" questiona o comportamento humano frente ao avanço tecnólogo e a busca incessante pelo poder. Setenta anos depois, podemos relevar as suposições dos efeitos de uma guerra nuclear, mas é inegável o apelo de que o uso de armas de destruição em massa pode causar à civilização e ao meio ambiente.

Patrick.Borges 06/03/2022

Ótima distopia pra quem gosta de distopias
Uma excelente distopia pra quem curte esse tipo de leitura, junto a 1984 e Fahrenheit 451. Após uma guerra nuclear a humanidade precisa se reerguer das cinzas, sendo que o conhecimento das tecnologias é cuidado, armazenado e replicado por uma ordem religiosa. Aborda temas como a intolerância religiosa e a tendência destrutiva do ser humano.

Como pontos negativos vejo quase nula presença feminina na história, seria interessante ver mulheres auxiliando no desenvolvimento de tecnologias para reerguer a civilização. Outro ponto que me tirou um pouco da história foi a grande quantidade de trechos em latim. Apesar de ter um glossário bem legal no final do livro, fica ruim de ir ao final procurar a tradução e depois voltar para a leitura da história, e como li ele no kindle, deixei o glossário para o final.

Fora isto é uma excelente leitura pra quem curte distopias e de entrar nesse tipo de história.

Renata 26/02/2022

Premissa interessantíssima e história assustadoramente possível. Além de tudo que envolve essa distopia é curioso ver como o conhecimento pode se perder e como aquilo que sabemos do passado na verdade depende muito da interpretação que damos. Neste livro, redescobrir o mundo pode levar a muitas possibilidades distintas, mas a humanidade faz com que o resultado seja sempre o mesmo.

Gabriel.Chiquito 22/02/2022

Não é nenhuma novidade distopias retratando mundos pós apocalípticos, mas retratar uma luta da Igreja para preservar e reerguer o conhecimento científico foi algo totalmente inesperado.

A premissa da história é ótima, e desde o início eu fui confrontado com ideias que nunca imaginei e não conseguia prever nada. A passagem do tempo e o desenrolar dos séculos durante toda a narrativa é maravilhosa, e as mudanças sociais e de gerações são um prato cheio pra imaginação. É um pouco monótono em alguns momentos, mas não estraga a obra e definitivamente vale a pena a leitura.

@tigloko 20/02/2022

Fiat Lux - Faça-se a Luz
O que aconteceria em um cenário de guerra mundial, sendo que várias nações se atacassem mutuamente com armamento nuclear? É a premissa inicial de Um Cântico para Leibowitz. O mundo entra em uma Era das Trevas depois da devastação global. E as pessoas, em sua fúria e loucura, se voltam contra aqueles que contribuíram para isso. Líderes, cientistas e acadêmicos em um primeiro momento. Mas depois, a qualquer tipo de pessoa que de alguma forma mostre um lado intelectual. Assim, surge a Ordem Albertina de São Leibowitz( em homenagem ao seu fundador, um professor), um grupo de monges que tem como objetivo preservar o conhecimento humano. Mesmo que tenham que dar a vida por isso.

Gostei muito do livro, me apaixonei logo no início. A forma como o autor demonstra a importância do conhecimento, mesmo que esse seja perigoso nas mãos erradas, gerou vários debates internos na minha cabeça kkk Será que a humanidade está fadada a cometer os mesmos erros, não importando a sua época?

Não é uma ficção-científica como estou acostumado a ler, com destaque para os avanços tecnológicos e tudo mais. Acho que nem era possível nesse cenário kkk

O livro se passa em vários séculos ( isso está na sinopse) então é difícil se apegar aos personagens. Mas o autor soube dar um certo desenvolvimento para seus protagonistas, fez eu me importar com eles.

Não é uma leitura fluída, sendo arrastada demais em alguns momentos. Mas no geral, gostei demais do livro. Favoritado!