Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

Celeste.Vasconcelo 10/02/2022

"O negócio de ter o que o seu coração deseja, é que o seu coração não sabe o que deseja até aparecer "

~?~

Min, uma adolescente que ama filmes antigos e que sonha em ser uma diretora de cinema.
Ed, um adolescente atleta, que é o co-capitão do time de basquete da sua escola,sem contar que é um pegador.
Certa noite, Ed chega na festa de Al, amigo de Min, sem ter sido convidado e é assim que eles se conhecem.
Min fica encantada por ele, e aí meio que começa a sua paixonite por ele.
Eles começam a namorar, algo que dura pouco mais que um mês e durante esse tempo, a cada encontro que eles tinham, Min guardava algo que para ela era muito importante e simbolizava o relacionamento deles.
Mas quando eles terminam e ela está pronta para seguir em frente, ela escreve uma carta para Ed e coloca todos esses objetos dentro de uma caixa, contando os motivos para eles terem terminado e falando sobre cada objeto e o que cada um simbolizava.

Amanda 30/05/2012

Argh! Resenha de livro bom... eu já reclamei sobre isso e vou reclamar sempre. Resenhar livro bom é querer praticamente forçar as pessoas a ler aquele livro, e isso é algo que você não tem controle, afinal, as pessoas leêm o que elas querem, quando elas querem.
Mas se você está aqui e ainda não leu "Por isso a gente acabou", por favor leia.
Se você acha que livros precisam ter ilustrações, olhe só, esse tem!
E é Daniel Handler, que pra mim, é o escritor mais criativo que existe por aí (leia "Desventuras em Série", que ele escreveu, mas usando outro nome - até isso é prova de criatividade no caso de Daniel)
Mas vamos ao livro, sem resumo por que resenha não é resumo: conta a história desse casal, Min e Ed, que namoram e acabam o namoro.
O livro é uma carta que Min fez para Ed quando foi até a casa dele, devolver todas as coisas que faziam ela lembrar do relacionamento quebrado deles numa caixa.
Min.
Eu tinha a imagem de uma menina chinesa na minha cabeça, mas Min é apelido de Minerva, então, se eu pudesse avisar alguém de algo antes de começar a ler o livro seria isso.
Min é ótima, ela é "das artes", diferente, enquanto Ed é o típico garoto que fica com todas meninas e é cocapitão do time de basquete.
E quando vi isso não pude deixar de lembrar de um filme que adoro, que chama "American Teen", que na verdade é como um documentário sobre quatro adolescentes americanos no último ano do colégio. Era pra ser cinco, mas são só quatro na minha opinião: tem o nerd, cheio de espinhas que faz parte da banda do colégio e quer desesperadamente uma namorada, tem o jogador de basquete que precisa de uma bolsa de uma faculdade, tem a super popular princesa e tem a "das artes", essa menina que gosta de cinema e quer ser diretora (igual a Min), que toca numa banda, que pinta quadros e tem depressão.
Igual a Min, ela tem um melhor amigo, e igual a Min, ela acaba saindo com um dos caras do time de basquete (que supostamente seria o quinto elemento do documentário, mas que aparece tão pouco que só consta na capa do filme mesmo).
E claro, ele larga ela por mensagem de texto (não foi como a Min).
Mas é tão parecido que eu queria saber se Daniel Handler viu o filme.
Talvez não. Não sei.
Mas voltando ao livro.
É bom. E fez eu me lembrar de coisas minhas. Inclusive um dos desenhos, eu tenho uma coisa igualzinha, lembrança de um amor que durou tanto quanto o da Min.
Alguma coisa vai te tocar, tenho certeza.
Vá ler o livro, vá ver os desenhos. Vá.
Daniel Handler merece sua atenção.

mariiroma 13/01/2013

“I think we ought to read only the kind of books that wound and stab us. If the book we are reading doesn’t wake us up with a blow on the head, what are we reading it for? …we need the books that affect us like a disaster, that grieve us deeply, like the death of someone we loved more than ourselves, like being banished into forests far from everyone, like a suicide. A book must be the axe for the frozen sea inside us.”

-Franz Kafka

Pode parecer esquisito começar um texto sobre um livro do Daniel com uma citação do Kafka, mas é esse o tipo de pessoa que eu sou. E é esse o tipo de livro que Por isso a gente acabou é. Ele é um tapa na cara, é um tiro na testa, um aperto bem forte no peito. A Min era uma idiota sim, se apaixonou por quem não devia, acreditou e confiou e amou alguém só para descobrir da pior maneira possível que a vida não é como nos filmes, não. No final daquela estrada maravilhosa sempre tem um precipício, e você vai cair. Todo segundo bom é recompensado com sofrimento.

A história da Min com o Ed mexeu comigo. É muito distante de todos os relacionamentos que já tive, mas ao mesmo tempo muito familiar. Nunca me apaixonei pelo cara popular. Nunca mudei minha vida e abandonei meus amigos por causa de um homem. Mas já fui enganada, sim. Quem não foi? Já me abri para alguém para depois percebi que esse alguém não se importa tanto quanto eu. Já tive minha desilusão, e é por isso que me identifiquei com a história.

Ao fechar o livro, havia crescido um monstro no meu coração que antes não estava lá. Eu queria escrever a minha própria carta, explicar como fui despedaçada, mas não vai acontecer. Afinal, a vida também não é como os livros, não, e isso dói demais.

ps: não recomendado para os fracos de coração e muito suscetíveis a emoções fortes.

site: http://todasasluzes.blogspot.com.br/

Marilan 12/03/2022

Coração partido
É como eu me senti durante o livro todo já sabendo qual seria o final dos dois. O plot do livro é um término, então isso não é bem um spoiler, mas é inevitável não se apaixonar pelo que os dois tinham, a química, os diálogos, a intensidade de um relacionamento que mesmo às vezes você pensando "calma lá, amigões. Vocês tão indo rápido demais" não tinha como não achar apaixonante e pensar que você sentiria ou faria o mesmo naquela situação.

A Min é uma personagem completamente apaixonante e a forma que o autor escreve ela, a forma como ele faz correr essa narração tão divina e cativante é incrível. Já o Ed, somente pela forma como a min via ele, também se tornou um personagem difícil de não se apaixonar, mesmo que eu desaprovasse alguns vacilos dele de vez em quando. Mas a lábia... hmm, não posso julgar a Min. Eu também amaria ele muito facilmente.

Enfim, torci muito pra que acabasse bem, talvez eles voltassem, mas então entendi a decisão da Min. E fiquei de coração partido junto com ela. É uma personagem tão incrivel e bem escrita que você sente tudo junto com ela, como se a dor de fato fosse sua. Facilmente um dos melhores livros que eu já li e adoraria ler mais alguma coisa com ela sendo a narradora.

- marilan

Giovana 18/06/2013

MELHOR LIVRO DA MINHA VIDA
Gente, juro, o livro que eu tenho mais carinho é "De volta pra casa", do John Grogan, porque foi o que - além de ser incrivelmente cômico e ao mesmo tempo maravilhoso - me inseriu de vez no mundo dos leitores. Era, até antes de ontem, meu livro favorito. Mas aconteceu algo há algum tempo: DANIEL HANDLER, esse ser humano além de condições humanas, entrou na minha vida, através da série mais perfeita de todas as séries: "Desventuras em série". Numa promoção do Submarino, acabei escolhendo "Por isso a gente acabou", e detalhe, sem saber que era do cara mais foda do mundo. E era, e quando eu soube, surtei e não consegui esperar terminar os livros que estava lendo pra começar este. Simplesmente o livro mais foda que eu já li em toda a minha vida, e sei que nenhum vai superar tão facilmente. Me apaixonei por cada capítulo, Daniel é realmente meu autor preferido, porque suas ideias não fazem sentido e gosto de verdade do que não faz sentido e na verdade não precisa fazer.
Eu sempre fui lerda demais pra ler, mas consegui ler fodásticas 368 páginas em 3 (TRÊS!) dias. E chega. Gostei tanto que não quero que ninguém mais leia, to com ciúme. Foda-se. KKKKKKK

Andréia 19/06/2013

"Ou você tem sentimento ou você não tem.."
Identifiquei-me com a Min, porque ela ouvia que era diferente e eu ouço que sou diferente, e como ela eu vivo no benefício da dúvida que é cruel, se o diferente é bom ou ruim. Nunca sei o que significa esse diferente, nunca sabem realmente me explicar.
"- A gente é diferente.
- E isso que eu sempre digo. E eu sempre digo que gosto."

Min de Minerva Green. Ed de Ed Slaterton.

A leitura é fácil, conta uma situação que muitas meninas enfrentam na vida, um desamor. Gostei de como o autor descreveu as cenas, era como se as palavras me beijassem.
?As vezes que se ligam como flocos de neve numa nevasca que nós mesmos fizemos no nosso inverno preferido?.

Algumas partes são, como poderia dizer, evasivas? Como quando ela fica comparando momentos de sua vida com cenas dos filmes que desconhecemos como li em outras resenhas também acredito que se tivesse sido utilizado nome de filmes conhecidos o livro seria perfeito. Porque as imagens das coisas na caixa que ela presenteará Ed deixou tudo mais dinâmico. No começo achei clichê, mas no final acabou sendo um clichê diferente, porque pelo título do livro eu sabia que os dois não ficariam juntos e fiquei muito curiosa querendo saber o que levaria o fim do namoro, e quando descobri que Annette tinha a ver eu pensei comigo "eu já sabia". Mas o fato de ele dizer que com a Min era diferente me deixou com raiva do Ed, como pode? E o pior ainda é a justificativa que ele usou dizendo que tentou contar para ela. Foi como se caísse um balde de água fria em mim e nas minhas expectativas, porque os dois tiveram bons momentos, momentos em que eu acreditei na possibilidade de um final feliz pra Min e Ed, como quando ele pede desculpa 26 vezes para ela lembrando a quanto tempo estavam juntos. Porque eu estava sentindo o feeling. Mas o feeling acabou e o livro teve o final que todos que começaram a ler sabiam que teriam que enfrentar lendo, um final sem casal feliz.

Existem muitos como Ed. Que vão despertar seu mais extraordinário feeling e depois quebrar seu coração. Mas Min serve de exemplo que até quando estamos com o coração partido à criatividade não nos abandona. E eu ainda sonho com um capítulo inteirinho descrevendo a reação de Ed vendo, abrindo, lendo, sentindo o presente de Min.

"Estou contando porque a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais!".
excluir
Estela | @euviestrelas 24/06/2013minha estante
Eu também tive esperanças de que no final tudo ficasse certo entre eles, mas me deu muita raiva do Ed quando descobri o porque deles terem acabado.

Andréia 17/08/2013minha estante
Muiiita raiva no final!

Andréia 18/09/2013minha estante
Eu também o Ed é um cretino, canalha. Ui, nem gossto de lembrar dele.

Iarlys 17/02/2022

Com amor, Min.
Min e Ed, aquele casal que chama atenção por onde passa. Eles ficavam lindos juntos, posso imaginar.
Ela toda apaixonada. Tão nova e apaixonada.
Eu queria dizer que ela errou em se apaixonar por Ed. Mas que menina nunca sofreu por um "amor"?
Errado, errado é Ed. Cafajeste.
No geral, a história é bem bacana. Recomendo pra quem curte um livro pra passar o tempo.

Marchello 05/03/2022

Simplesmente chato
! ATENÇÃO, OGIVA NUCLEAR PRESENTE!
Perdoem-me, mas, na minha opinião, nunca vi livro mais chato e absurdo. Sinceramente, não valeu a leitura, me arrastei pra ler e me arrependo. A história poderia ser melhorada, é como a escrita de um aborrecente raivoso pelo término do web namoro. Leitura extremamente cansativa, fora os chatos clichês americanos que todo mundo já sabe. Clichê pode ser bom, porém, esse é ogiva nuclear.

Rafa 12/08/2020

O livro é ok, não me prendeu e se tornou bastante arrastado por tanta referência que eu não entendia, isso me fez várias vezes cogitar abandonar o livro, mas ao mesmo tempo estava curiosa para saber o motivo do fim do relacionamento. Inclusive, essa parte poderia ter um desenvolvimento melhor, ficou muito vago depois de tanta enrolação nas páginas anteriores.
Ainda assim, foi muito legal a ideia das ilustrações, isso possibilitou uma facilidade de imaginar e construir toda a cena e os significados que os suvenires traziam.
Adorei a Min, ela tem um senso de humor incrível e é uma garota muito intensa, me identifiquei com ela principalmente em seus momentos de insegurança.
O Ed... Bom, nunca gostei dele, passei o tempo todo louca para chegar na parte que eles terminavam, porque sério, Min merece alguém incrível assim como ela, tanto que fiquei o tempo todo me perguntando como ela se aprofundou tanto nesse relacionamento com uma pessoa como ele.
De qualquer forma, é uma boa leitura, se tiver um pouquinho de paciência para entender algumas coisas.

Ale 25/07/2020

Existem momentos dos quais eu me identifiquei com o livro, cheio de imagens dos objetos que ajudam a desenvolver a imagem que temos dos personagens. Muito bom

Gaby.Garcia 23/04/2022

Choque da realidade!
No início nós vemos que eles tem tudo pra dar errado, mas no decorrer do livro, nós deixamos as diferenças de lado, e focamos no quão lindos ambos são juntos, em como é apaixonante a química entre os dois, o jeito fofo e o romance que você fica encantada e aí você esquece.. Você esquece que este livro retrata o porque eles terminaram, e você pensa: talvez eles voltem, talvez eles tenham terminado por motivos bobos, talvez tudo acabe dando certo.. Porque quando estamos presa em um amor, queremos que tudo de certo! Mas quando nos deparamos com o motivo real deles terem terminados, eu, simplesmente entrei em choque.
Eu tomei um choque da realidade e isso mostra que por mais perfeita que o romance consiga ser, tem suas desavenças, e essa.. é inaceitável.. não tem como voltar para trás..
Lucineide 12/03/2023minha estante
Sim, fiquei pensando talvez autor faça eles voltarem no final e o o título só faça parte da história. Mas aí eles chegam na floricultura, e a gente tira os óculos rosa e ver que é por isso que eles acabaram.

Amanda 30/06/2020

Leitura agradável
É aquele tipo de livro que é legal de acompanhar, mas não necessariamente vai dar ao leitor grandes reflexões ou conclusões satisfatórias.