Por Isso a Gente Acabou

Por Isso a Gente Acabou Lemony Snicket

Resenhas - Por isso a gente acabou

nalu 09/04/2021

POR ISSO A GENTE ACABOU - RESENHA
como já diz no início da sinopse e automaticamente no título, esse livro fala sobre términos, como começamos a chegar ao fim , e como lidamos com eles.
o livro conta a história de min green, e seu ex namorado ed.
o livro trás a narrativa desde o início do namoro até o dia do fim , com toda certeza uma leitura válida de superação!
o livro também possui várias ilustrações durante as páginas e tem uma estética linda no geral , bonito por dentro e por fora.
acredito ter lido em 2019 ,uma leitura importante no momento, mas que recomendo até hoje.
não é um dos melhores livros da vida , mas é sim uma boa história pra se ter na mente por algum tempo e embarcar no mundo de min e ed.

Isa Kishimoto 06/01/2022

Bom, mas com final decepcionante
O livro é bom, a história é legal e a ideia é incrível. Passei o livro com uma relação de amor e ódio com o Ed, mesmo sabendo qual seria o final e que ele era o típico babaca garanhão popular. Embora muitos tenham reclamados das referências cinematográficas, eu achei um diferencial, apesar de não conhecer os filmes.
Tinha tudo pra ser um 4.5 até chegar no final, que parece incompleto, rápido e raso. Senti que o autor ficou com preguiça ou sem saber como terminar e isso me estressou, então diminui minha nota.

arislover 21/03/2021

um final feliz (para a min).
a cada página eu me identificava mais com a min!

?Ela era a minha melhor amiga, Ed, isso foi o mais baixo que você fez.?

jur0driguees 24/06/2020

Eu me tornei quem eu mais temia...
... a pessoa que realmente gostou de Por Isso A Gente Acabou, tipo de verdade mesmo (rsrsrsrs).
Bom, acredito que esse livro não seja aqueles do tipo 'todo mundo que ler vai gostar', mas também acredito que se você ler de coração aberto e bastante persistência, bastante mesmo, você vai se apaixonar e se envolver muito com a história.
Min e Ed, tiveram um relacionamento super breve mas com muitos acontecimentos, e quando eles terminam, ela têm a brilhante ideia de devolver todas as coisas que já tinha ganhado dele, até as que geralmente ninguém guarda, como um bilhete de cinema.
Me interessei pela história logo de cara porque claramente, eu me vejo sendo essa garota que junta tudo em uma caixa para guardar de memória, e provavelmente, eu devolveria tudo com uma carta gigantesca (talvez não como essa que, no caso, têm mais de 200 páginas mas, tudo bem).
O começo do livro é bem confuso e confesso que você demora umas boas 50 páginas para começar a pegar o ritmo da história, até isso você passa por uns mil obstáculos para desistir da leitura. A narrativa é meio difícil e têm alguma coisa de diferente na forma como o autor escreve que não vai agradar a todos e que eu também não sei direito especificar o que é (mas que em algum momento eu me acostumei com ela).
O que eu achei mais louco (e real!) é que desde o primeiro dia, o primeiro momento juntos, a primeira conversa, ela já tinha motivos para 'acabar'... ela só não viu. E com o passar do tempo, esses motivos foram aumentando muito, e ela continuou não enxergando. Não julgo pois na maioria das vezes, fazemos exatamente a mesma coisa, e não vimos. E esse livro liga isso em nós, a gente se encontra várias vezes fazendo as mesmas coisas nos nossos relacionamentos e mais uma vez, fingimos não ver. Aquela velha história de já começar algo, sabendo que vai dar errado! Ou manter mesmo não dando certo. Essa frase é o resumo de todo o livro!
Ed Slaterton, é aquele típico cara popular mas idiota, principalmente quando está com os amigos, e que sempre se acha melhor que tudo e todos. Em nenhum momento consegui amar ou imaginar o casal em um namoro que realmente fosse saudável e bonito (mas em alguns momentos, você começa a torcer para ela conseguir melhorar um pouco ele!).
Min se mostrava cada vez mais interessante, inteligente e com seus objetivos trilhados, e eu, lendo, me perguntei inúmeras vezes como ela cogitou ficar com ele, sendo diferentes em um nível infinitamente perceptível.
Ler esse livro nas entrelinhas é ter o coração dilacerado, por se colocar no lugar dela, em todas às vezes que, gradualmente, ela foi abrindo mão de si mesma para estar perto dele. Todas às vezes que ela tentava compulsivamente convencer não só seus amigos, mas ela mesma, de que ele verdadeiramente era um cara legal.
Sobre o final (sem spoilers), muita gente reclamou de ser previsível e realmente é, mas isso não define o livro, desde o primeiro capítulo você já vê que o Ed não é flor que se cheire, e não teria como simplificar o término pelo o que aconteceu no final (mesmo o livro fazendo um suspense para isso), porque vemos que, claramente, existiram muitos motivos, alguns nítidos, outros não, mas que todos construíram uma história. Eu acredito que o final foi o que fez a Min enxergar, todos os outros motivos + o auge, mas que ele passou longe de ser a grande razão de tudo.
E sim, eu acredito que o Ed leria a carta! :)

Emily.Corote 24/04/2023

Fluída
Nossa, que leitura boa, ela não é maçante, nem cansativa.
O Plot no final já era meio previsível mas eu super aconselho a leitura desse livro.
Da pra ler em 2 sentadas.

Arieli.Raquel 15/08/2020

Sinceramente eu gostei bastante, principalmente porque lembra términos de relacionamentos normais durante adolescência, sem muitos clichês e fantasias inexistentes. Super indico pra superar aquele antigo relacionamento!

Clara.Beatriz 16/06/2021

Eu pensei e repensei no que escrever nessa resenha.

A ideia do livro é simplesmente genial e nunca tinha visto isso em livro nenhum! Descrever o dia e as emoções de cada objeto e porque fizeram aquele relacionamento acabar é muito boa.

Mas aí entram os pontos negativos. Eu não me apaguei a nenhum personagem porque a descrição foi péssima, na verdade, nem me lembro se teve descrição dos personagens.

A maneira como foi escrito as descrições era bem confusa e as vezes eu não entendia nada, principalmente quando eram citados filmes antigos que nunca nem ouvi falar. Isso fez a história ficar extensa e cansativa.

Estou dando 3 estrelas pelo plot e pelas ilustrações do livro.

marci 07/08/2020

“You either have the feeling or you don't”
"Foi por isso que a gente acabou, Ed, por uma coisinha pequena que sumiu ou quem sabe nunca tenha estado de verdade nas minhas mãos."

Isa 15/06/2020

Bem construído, mas um pouco previsível
Há um bom tempo vi este livro em inúmeras listas de favoritos. Como era recorrente, adicionei na minha lista de interesse e finalmente comecei a ler este ano. Bom, o que posso dizer é que cada objeto na caixa tem um motivo, carrega inúmeros significados dentro de um relacionamento que foi, no mínimo, tóxico. Todos os indícios apontavam para isso, desde o princípio. Ainda que a narrativa tenha sido previsível e o Ed seja a definição de boy lixo, Min é uma personagem intensa e que articula muito bem suas emoções (nas definições de cada objeto na caixa). A narrativa é interessante justamente por conta disso, não pelo enredo central da história, mas por desvendar o motivo de cada objeto estar na caixa.

Bruh 08/06/2013

Sabe aquelas comédias românticas adolescentes onde o garoto popular, capitão do time de basquete ou futebol americano da escola, e a menina tímida e inteligente, que ninguém enxerga, se apaixonam? Sabe como o filme termina com eles juntos e felizes no começo do namoro? Pois é, "Por isso a gente acabou" conta a história que começa assim que a comédia romântica adolescente termina.
Min (apelido de Minerva, deusa romana da sabedoria e blábláblá) é a tal mocinha mencionada acima e Ed o cara popular com quem ela acaba namorando. Após o fim do romance, Min decide se livrar de tudo que a lembra do ex-namorado. Para isso ela escreve a carta, na qual o livro consiste, contanto a história dos dois, e explicando os motivos do fim do namoro, através dos objetos que marcaram o relacionamento e que estão sendo devolvidos a Ed numa caixa.
Quem leu "Desventuras em série" vai reconhecer o estilo de Daniel Handler, ou Lemony Snicket, cheio de divagações, metáforas e outros elementos característicos do autor. As ilustrações, que funcionam como a divisão de capítulos, retratam os objetos que Min coloca na caixa e facilitam a imersão no livro.
É muito fácil ler "Por isso a gente acabou" e se identificar com os personagens cheios de falhas, com a história ou se apegar a ambos, visto que são incrivelmente reais e cativantes.

Mands | @mands.couto 17/07/2020

Um livro OK
De um modo geral, esse é um livro bem de boa pra passar o tempo e distrair a cabeça. Dá pra se deliciar com as ilustrações e por ser uma história não muito óbvia é legal ir montando o quebra-cabeça do relacionamento do Ed e da Min e entender porque eles acabam terminando, mas não é nenhuma história de outro mundo e não vai entrar no meu pódio de favoritos do ano.

site: https://bsemgrana.blogspot.com/
Laura.Sanches 17/07/2020minha estante
Gostei da resenha! Achei a mesma coisa quando li!

Lucineide 12/03/2023

Intenso?
Eu acho que é muitos sentimentos para um mês ficando com alguém. Acredito que a escrita seria mais bem aproveitada se tivesse sido um relacionamento mais longo. O livro até tem seus bons momentos para refletir. Aqui a menina que é ?diferentes das outras? ver que isso é só esteriótipo machista e que ela não é melhor que as outras e nem especial por ser "diferente". Sabe aquelas livros do cara popular que fica com a menina que é ?diferente das outras? pq ela não gosta de festa, ela não gosta dos jogos bla bla bla?
No final é só um cara idiota que dava sinais que era um idiota. Achei exagero para um mês só de relacionamento, gostei do livro. Mas como já dito se fosse um relacionamento mais longo seria mais bem aproveitado.

Brunatf 18/05/2020

Podia facilmente ser um dos filmes adolescentes novos da Netflix
Primeiro de tudo, pra você que ainda vai ler: as referências dos filmes não são reais. Não faça que nem eu que anotei várias e só descobri isso lá pela página 70 rs

Agora, minha opinião:
Fazia tempo que eu não conseguia mais terminar um YA, mas esse eu achei bem gostosinho de ler. A história tem um pouco daquele clichê clássico americano: o jogador de futebol que começa um relacionamento com uma menina de uma panelinha menos popular e tudo mais; o de sempre. Mas, apesar disso, o jeito que ela vê a situação é bem real, a Min é uma garota muito sensível e, ao mesmo tempo, também é bem esperta e cativante. Uma adolescente normal, que teve seu coração partido pela primeira vez e não tem medo dos seus próprios sentimentos, nem nessa hora e nem em momento algum do livro.
Pra ser bem sincera, fiquei um pouco decepcionada. Esperava que ela falasse mais do término em si, mas o livro é mais ela contando a história dos dois com o spoiler de que não deu certo.
Mas gostei bastante!

Yasmin 08/07/2023minha estante
Eu nunca achei que os dois combinassem kkkk eu ficava lendo e falando comigo mesma que a min se livrou do ed