O Homem Mais Rico da Babilônia

O Homem Mais Rico da Babilônia George S. Clason...

Resenhas - O Homem Mais Rico da Babilônia

Spicecarol 12/12/2023

Clássico para iniciantes
É um livro de contos com lições clássicas sobre os princípios da riqueza. Pode se tornar um pouco repetitivo se lido todo de uma vez. Recomendo para jovens ou iniciantes no mundo das finanças.

Gabriela 09/12/2023

As tabuinhas de argila
Fala o básico sobre finanças. Foi escrito lá na década de 20, nos Estados Unidos. Aparentemente o autor trabalhava em algum banco e distribuía a seus clientes alguns de seus ensinamentos em formato de panfletos, que, posteriormente, foram compilados e deram origem ao livro.
Num todo, o livro tem um fundo de autoajuda e é um pouco moralista, especialmente quando liga a honra e a moral ao trabalho, mas tem sim umas dicas legais, tudo na forma de "parábolas" que se passam na Babilônia. Achei curioso o autor escolher esse pano de fundo. Segundo ele, foi na Mesopotâmia que surgiram os primeiro financistas. Talvez isso justifique essa opção.
Resumo da seguinte forma as dicas mais valiosas (pelo menos para mim):
1. Seja organizado com seus ganhos;
2. Economize sempre parte do que você ganha (10%) e, futuramente, invista em algo que você tenha conhecimento, para que o dinheiro trabalhe para você;
3. Não é preciso ser tacanho a ponto de só pensar em economia. Use seu dinheiro para comprar coisas necessárias e que te tragam prazer e conforto.
4. É interessante fazer uma divisão de gastos. A sugestão do autor é: 10% guardar; 70% gastos da vida: comida, lazer, roupas, contas, aluguel etc.; 20% talvez algum outro objetivo de longo prazo, como uma viagem, ou usar como investimento.
Medidas simples e que, na imaginação do autor, vieram das tabuinhas de argila da Babilônia até os nossos dias.

luhschett 05/12/2023

Livro leve e de fácil entendimento
Achei a leitura bem tranquila e até divertida, além de, claro, transmitir ensinamentos importantes a respeito de como lidar com o dinheiro e como fazer com que este trabalhe para você. Recomendo bastante para aqueles que buscam começar a ler sobre o assunto, já que o livro o faz por meio de pequenos contos que deixam o assunto ainda mais interessante.

Alex.Starick 04/12/2023

Não sou fã de livros de autoajuda nem mercado financeiro mas nessa obra o autor traz histórias ambientadas na babilônia antiga sobre ensinamentos financeiros de forma simples e fácil entendimento. As histórias levam a mesma conclusão em sua maioria: separar parte do seu dinheiro pra você e assegurar uma renda pro futuro. São medidas simples que podem ser aplicadas e trazer resultados promissores obviamente dentro do contexto e realidade de cada um.

TW 04/12/2023

Vale a pena
É um livro pequeno e repetitivo em seu conteúdo, mas fornece ensinamentos valiosos. Recomendo a leitura.

Casal geek 04/12/2023

O livro é um livro muito esclarecedor e muito bom para quem está começando no mundo das finanças. Ele abrange o assunto em formato de histórias e traz muitas reflexões e ensinamentos enriquecedores

Jaque.Barreto 04/12/2023

O homem mais rico da Babilônia
Mesmo sem a leitura da obra, diversos ensinamentos já faziam parte da minha rotina.
Gostei bastante do ?mandamentos? pois são objetivos e fácies de serem adotados seja você rico ou pobre.

lucasyugo 03/12/2023

Leitura rápida ! O livro conta com lições de vida sobre como utilizar o dinheiro de forma sábia. Um pouco repetitivo em seus fundamentos, mas continua sendo uma leitura válida !

Ana Jiran 02/12/2023

Confesso que estava esperando mais um livro básico sobre finanças, mas me enganei.
As histórias são muito interessantes e achei o livro super prático. Me trouxe diversas reflexões interessantes.
Indico muito para quem precisa de um gás na vida financeira.

Juliano.Malucelli 30/11/2023

Um livro impressionante, seu jeito de mostrar como um homem pode ter sucesso são muito diferentes, mostra histórias e acontecimentos da antiga babilônia, com aprendizados que podem ser usados nos dias atuais.

Paula 29/11/2023

Necessário
O livro diz muita coisa que a gente já sabe sobre gestão financeira pessoal. Acho que particularmente será importante na minha forma de lidar com dinheiro e a forma correta de começar a ter uma reserva pro futuro. Eu super recomendo o livro pra quem de fato está a fim de gerir melhor os ganhos e economias.

Jon Linneker 26/11/2023

Mais um daqueles mentores para a vida
Livro bom é assim. Tem uma lição para dar ao leitor. "O Homem Mais Rico da Babilônia" nos mostra com exemplos de histórias com personagens que se assemelham até com pessoas que conhecemos. O livro nos ensina como gerenciar seu dinheiro de forma inteligente e pensando em seu futuro.
Estes mesmos personagens nos inspiram porque eles também cometem erros, passam por um período conturbado da vida, buscam sabedoria, conselhos de homens experientes e sábios e acontece uma reviravolta na vida deles depois de todo seu esforço e dedicação. Um livro que abriu minha mente.

vitor nespolo 22/11/2023

Me surpreendeu achei que so ia ser um livro daqueles de auto ajuda que tem de sobra por ai. Mas me interessei por ser sobre a babilônia, eu particularmente tenho um apreço por livros que se passam em certos períodos no "mundo arrabe" acho fascinante ver a relação deles com os números, e suas historias para ensinar lições. Então no fim valeu apena

Victor.SodrA 21/11/2023

Alguns dos ensinamentos do homem mais rico da Babilônia:
Há 8 mil anos os sumerianos habitaram a Babilônia. Como cidade, a Babilônia não existe mais. Sua localização fica na Ásia, a cerca de 600 milhas a leste do canal de Suez, bem ao norte do Golfo Pérsico. Sua latitude é +/- 30° acima da linha do Equador, praticamente a mesma de Yuma no Arizona.

A Babilônia era assim: uma mistura de grandeza e miseria, de riqueza ostentatória e mendicidade, tudo convivendo sem plano ou sistema dentro das muralhas protetoras da cidade.

Seu povo era culto e educado. Até onde pelo menos a história escrita pode chegar, eles foram os primeiro engenheiros, os primeiros astrônomos, os primeiros matemáticos, financistas e o primeiro povo a ter uma língua escrita. Não existia papel. A escrita era feita em tabuinhas de argila.

Ninguém empresta o único dinheiro que possui - disse bansir - nem mesmo para o melhor amigo.

A riqueza de um homem - disse Kobbi - não se acha na bolsa que ele carrega. Uma bolsa gorda fica logo vazia se não houver um constante fluxo de ouro. Arkad tem rendimentos que conservam suas reservas sempre altas, por maior que seja a liberalidade com que gasta dinheiro.

Arkad, o homem mais rico da Babilônia, encontrou o caminho para a riqueza quando decidiu que _conservaria consigo uma parte de tudo que ganhasse_. E assim fará você.

Você não paga pelas roupas e pelas sandálias que usa ? Não paga pelo que come ? O que tem pra apresentar do que recebeu mês passado ? E de tudo que ganhou no último ano ?Louco! Você paga a todo mundo, menos a si mesmo. Idiota. Está trabalhando para os outros. Bem melhor faz o escravo, que trabalha para seu dono em troca de roupa e comida. Se guardasse para si mesmo um décimo de tudo que ganha, quanto teria dentro de 10 anos ?

Aconselho-os a fazer uso da sabedoria de Algamish/Arkad e dizer " _Uma parte de tudo o que eu ganhar pertence a mim_ "

A força de vontade não passa de um propósito Inflexível para dar conta de uma tarefa a que você mesmo se obrigou. Quando me decido por uma tarefa, vou até o fim. Consequentemente, tomo cuidado para não começar tarefas impossiveis e impraticáveis, pq tenho meu conforto íntimo em alta conta.

Um retorno pequeno e certo é uma coisa mais desejável que o risco.

A riqueza crece onde quer que os homens empreguem energia - replicou Arkad - Se um homem rico constrói um novo Palácio para si, o ouro despendido vai embora ? Não. O oleiro, o operário e o arquiteto participam desse ouro.

Não se pode condenar um homem por ter sabido atrair o êxito. Tampouco se pode com justiça tirar de um homem que construiu honestamente sua fortuna para dividir com outros que não tiverem tal capacidade.

_Para cada dez moedas que colocarem em suas bolsas, não retirem para uso próprio mais do que nove. A bolsa começará a ficarestufada e seu peso cada vez maior será uma fonte de prazer para as suas mãos e uma fonte de bem-estar para as almas_.

As moedas que vocês usam no dia a dia concedem aqueles primeiros desejos (um adorno, joias, melhores roupas, mais comida...). As que vocês guardam, os segundos (bens mais estáveis).

Arkad, 7 soluções para falta de dinheiro:

1 - Comece a fazer seu dinheiro crescer
2 - Controlem seus gastos
3 - Multipliquem seus rendimentos
4 - Proteja seu tesouro contra a perda.
5 - Faça do lar um investimento lucrativo
6 - Assegurem uma renda para o futuro
7 - Aumente sua capacidade para ganhar.

O espírito de procrastination está dentro de todos os homens.

_Para atrair a boa sorte, é necessário aproveitar as oportunidades_ Aqueles que se mostram ávidos por aproveitar as oportunidades para seu próprio êxito atraem o interesse da deusa da boa sorte. A ação os conduzirá ao encontro do sucesso que vocês tsnto desejam.

*5 leis do ouro:*

1 - O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente a todo homem que separa não menosde 1/10 de seus ganhos

2 - Ouro trabalha diligente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo.

3 - O ouro busca proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens mais experimentados em seu manuseio.

4 - O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com que não está familiarizado.

5 - O Ouro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganasos de trapaceiros.

O ouro traz para seu possuidor uma respinsabilidade e uma nova maneira de agir com seus companheiros.

É uma coisa boa socorrer os que estão em apuros, ajudar aqueles a quem o destino tem reservado contrariedades pesadas, prestar assistência aos que estão começando, para que eles possam progredir e tornarem-se cidadãos de valor, mas tudo deve ser propiciado com sensatez.

Aquilo que você ganha com seu trabalho e aquilo que lhe dão como recompensa pertencem a você, e ninguém tem o direito de compartilhá-los a menos que você mesmo tenha essa intenção.

Se desejar ajudar um amigo, faça-o, mas de modo que os fardos dele não sejam colocados sobre seus ombros.

Os escravos, na Babilônia, podiam ter escravos e seu amo não possuia nenhum direito sobre estes. Podiam se casar livremente com não escravos. Filhos de mães livres eram livres.
Alisss. 21/11/2023minha estante
isso equivale a um capítulo ou são suas marcações?