O Homem Mais Rico da Babilônia

O Homem Mais Rico da Babilônia George S. Clason...

Resenhas - O Homem Mais Rico da Babilônia

Iza 18/01/2024

Bom.................
Um livro curto e leve que te faz pensar sobre como leva a sua vida. Ensina uma lição, tenha paciência e sempre guarde algo pra si.

"A riqueza, como uma árvore, cresce a partir de uma simples semente. A primeira moeda de cobre que economizar será a semente a partir da qual sua árvore da riqueza crescerá. Quanto mais cedo plantá-la, mais cedo a árvore crescerá. E quanto mais fielmente alimentar e regar essa árvore com economias constantes, logo chegará o dia em que poderá abrigar-se em pleno contentamento embaixo de sua sombra."

Carlos E. Albuquerque 18/01/2024

Um ótimo começo para refletir sobre finanças.
Objetiva e muito rica, é o que define essa excelente obra. O livro é composto por várias histórias, cada uma com um ensinamento acerca do mundo das finanças. O cenário de fundo, a Babilônia e o deserto ao redor, são muito propício para nos fazer refletir sobre as dificuldades de se construir a riqueza. A maioria das ?leis? apresentadas são lúdicas, no entanto, não é difícil transportá-las para a atualidade.
 Os personagens que protagonizam os ?contos? são um ponto de excelência para destacar, muito bem desenvolvidos e profundos. Suas histórias de vida são únicas e capazes de gerar empatia e identificação com o leitor. Uma leitura muito rica, um excelente pontapé para quem deseja começar a mudar sua mentalidade financeira.

JackelineRamos 17/01/2024

Não foi uma leitura fluída. Apesar de boas reflexões, muito do que fala o livro eu já aplico hoje.
Outro ponto é o tipo da escrita, de fato é uma leitura de "época", como histórias bíblicas e não é o tipo que me agrada.
Para iniciantes no mundo da organização de finanças pessoais, vale a leitura!

Sofia 17/01/2024

Não me prometeu nada, mas me entregou tudo
O homem mais rico da Babilônia, mostra, afinal, que não há nada novo debaixo do Sol e que mesmo com o sistema financeiro absurdamente completo que temos em nosso dias, há princípios que uma cidade que deixou de existir há mais de 2 mil anos ainda podem ser muito atuais. Simples, é a palavra para definir estes princípios. Mas não há coisa mais difícil do que alcançar a simplicidade. Trabalho, disciplina, sabedoria e um pouco de "sorte", que não é nada mais que oportunidades, aparecendo a quem já as estavam procurando, podem proporcionar uma vida próspera que nos permite cuidar de nós mesmos e ainda contribuir com o próximo.
As parábolas são muito bem escritas e envolventes. Recomendo a leitura.

Laura.Dornelles 17/01/2024

Sem gracinha
Contos, leis e ?tabuinhas de argila?, que se passam na civilização babilônica sobre ganhar, poupar e lucrar dinheiro. Podendo então atravessar aos tempos modernos com insights cujo objetivo é a educação e responsabilidade financeira.

Steh Santos 16/01/2024

Recomendo
Livro de fácil leitura, a explicação é feita através de parábolas
Deveriam distribuir esse livro nas escolas, é base para vida financeira

Nath 15/01/2024

Gostei muito do início do livro, mas do meio pro final fiquei sem entender o hype. É interessante mas sem conhecimentos além.

Iza 14/01/2024

Maneira prática de ensinar finanças
É muito interessante ver que em muitos pontos os livros que falam sobre finanças eles abordam as mesmas situações e isso é muito bom, pois conseguimos ver a mesma situação de maneira diferente.
É um livro muito bom, ele ilustra situações que eles praticavam há muito tempo atrás, mas que cabe perfeitamente nos tempos atuais.
Ilustra perfeitamente como podemos aprender com os nossos erros e o caminho para ter uma vida financeira mais saudável.

Clau 13/01/2024

O óbvio que funciona
O livro traz uma parábola (como chama o próprio autor) sobre como controlar as finanças e viver de maneira mais confortável financeiramente, a partir dos ensinamentos de Arkad, o homem do título. É interessante, coisas que nós já estamos cansados de saber pois o livro obviamente é utilizado por 10/10 coachs no mundo. Apesar disso, um reforço sobre como retomar o controle financeiro e mudar o estilo de vida. Gostei.

alexsandernsantos 10/01/2024

EXPANSÃO DE CONHECIMENTO SOBRE VIDA E FINANÇAS
"A riqueza cresce onde quer que os homens empreguem energia." (Arkad)

O livro é baseado nos princípios de finanças pessoais que eram praticados pelos antigos babilônios, que eram conhecidos por sua riqueza e prosperidade. A obra é constituída por uma reunião de parábolas escritas pelo autor, sendo a primeira escrita na década de 1920. Mesmo tendo sido escrito há praticamente um século, a obra nos apresentam personagens que refletem a nossa vida cotidiana em vários aspectos. Por meio das parábolas, somos ensinados a lidar com o dinheiro e sermos visionários quando oportunidades surgirem em nossa frente. Também aprendemos a ter cautela com o gasto desenfreado e a não confiar nosso dinheiro em projetos (ou pessoas) duvidosos, que não passem confiança ou deem garantias de retorno. A cada página, pude me ver em algumas situações e pensei: se eu tivesse lido esse livro antes, provavelmente não teria tomado algumas decisões de risco e teria tido mais zelo com o meu dinheiro.

O autor nos traz conselhos sobre como administrar a vida aplicando os seguintes ensinamentos:
-Buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro;
-Reservar, pelo menos, 10% dos ganhos;
-Não desperdiçar recursos durante tempos de opulência;
-Ser pontual no pagamento de dívidas;
-Assegurar uma renda para o futuro e;
-Cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais consciente e habilidoso.

O livro é uma leitura fácil e agradável, que pode ser útil para quem quer aprender mais sobre finanças pessoais e como administrar melhor o seu dinheiro. Assim que iniciei a leitura, soube que ele se tornaria um de meus livros favoritos. Quem tem o objetivo de iniciar em livros sobre finanças, recomendo que comecem por esse, pois é didático e possui uma linguagem que abrange diversos tipos de leitores.

AS CINCO LEIS DO OURO

I. O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos de um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para o seu futuro e o de sua própria família.

II. O ouro trabalha diligente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo.

III. O ouro busca a proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens mais experimentados em seu manuseio.

IV. O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com que não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo.

V. O ouro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo.

Pedrolsant 09/01/2024

Que livro maravilhoso
Esse livro me ensinou muito, sobre vários coisas que antes tinha receio de desfrutar, ele abre tua mente, as histórias são fascinantes, te deixa preso.

Eu comprei ele sem expectativa, mas quando li, ele me abriu muitas portas, é um livro forte demais e não é muito grande, mas tem muito a ensinar.

Pra você que quer ler ele né, não desista, vale muito ler, estou doido pra reler novamente

Geisiane21 08/01/2024

Achei o livro incrível.
Porém com muita enrolação, as vezes parecia que o contexto saia do objetivo.

Porém nós ensina a reflete sobre como lidar com nosso dinheiro.

Imortal Joe 07/01/2024

Livro Ótimo
Eu acho que se todos lessem esse livro, as pessoas teriam menos problemas financeiros e os países seriam mais ricos, já que no livro fala que existe riqueza o suficiente para aqueles que a buscam.
O fato de usar histórias que se passam na babilônia fez eu, um grande amante de história de civilizações antigas, adorar esse livro.

Faria20 06/01/2024

Resenha O Homem Mais Rico Da Babilônia
Um livro que conta a história de um homem muito rico que vivia na babilônia.
Ele dá dicas de como ser bem sucedido financeiramente através da renda passiva e dos juros compostos.
Ele ensina as leis do dinheiro, importantes para ter sucesso na área das finanças.
O livro é muito bom, e a história te envolve.
Gostei e indico!

afropaty 06/01/2024

Me surpreendeu
Confesso que pelo título não me prendeu tanto, mas após algumas recomendações decidi dar uma chance. A linguagem utilizada é de fácil entendimento e as diversas histórias no livro não deixam o conteúdo massante.