Messias de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Messias de Duna

Bernardo Luiz 11/01/2022

As consequências de Misturar a Religião como arma Política!
Após 12 anos dos eventos que aconteceu no primeiro livro de Duna, Temos Em Messias de Duna, a continuação da vida de Paul Artreides. Agora como o grande Imperador de todo o Imperium. As conquistas de Paul a frente de seu povo foi tão impactante que boatos e histórias sobre ele passou a ser espalhados por todos os cantos e seu nome tornou-se uma religião,
praticamente, Paul se tornou um deus.

O império de Paul é temido e adorado, vários fanáticos religiosos passaram a cultuá-lo, e seu exército é mais fiel do que nunca, Mas em contra partida , o número de opositores religiosos
e a seu governo,aumentaram drasticamente .

Basicamente a trama política desse livro, gira em torno de os inimigos de Paul criando uma aliança com objetivo de derrubá-lo. E os esforços de Paul pra lidar da melhor maneira possível com os fatos inevitáveis e deixar um forte legado a seu Império.

Um livro com ritmo muito mais lento que o primeiro, com vários diálogos políticos e religiosos, e com menos ação. Muitas armadilhas e traições ocorrem, tudo em nome da religião e da política, a corrida pelo poder, mostra muito o lado ambicioso do ser humano, e de certa maneira se reflete até no nosso cenário político atual.

Um livro que recomendo para quem tem interesse em se aprofundar mais em Duna. Ressaltando que não se compara a qualidade do primeiro.

Portilho 22/03/2021

Ótima continuação...
Como todo o contexto de Arrakis já havia sido descrito em Duna, Messias de Duna passa a tratar dos desdobramentos do jihad de Paul...neste livro podemos observar o real fato de que toda revolução armada, violenta, não garante consenso. Ao ler o livro, duas guerras vieram a mente...a Guerra do Afeganistão que cheia de boas intenções provocou extremismos atrás de extremismos que aparentemente não foram totalmente apaziguados e a Guerra do Iraque que produziu nada mais nada menos que o Estado Islâmico. Em Messias de Duna também temos isso, uma revolução produzindo resistências e conspirações até que os revolucionários são vítimas das consequências.
Neste livro...quando vc pensa que decifrou tudo, é subitamente apanhado por mecanismos conspiratórias que nem havia percebido...é fácil entender o desfecho, mas fica a sensação de não ter compreendido bem seu processo gerador. Grande obra! Vamos ao próximo!

Bea. S 29/03/2024minha estante
N li ainda, mas concordo com tudo q vc disse

nana' 29/03/2024minha estante
KAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKA
me avisa quando você for lerrr

(porfavor eu to virando mais que eremita em leitura, nao tenho ninguem pra conversar, minhas amigas so leem romance bostinha [adoro você, yannix, que se um dia ler isto] porfavor me ajuda)

Xuneor 30/12/2023

"A fé pode ser manipulada. Só o conhecimento é perigoso"
É, esse livro é uma grande barriga hahahah

Não é ? na minha opinião ? um livro ruim, como vi muitas pessoas falando, mas um livro lento, que enrola demais; acho que podia ser um epílogo de Duna, e não um livro inteiro.

Nele, nós acompanhamos como anda a vida dos Atreides após Paul se tornar imperador da galáxia. Não se vê o desenvolvimento do império mas ele "concretizado". Acompanhamos uma conspiração.

Mas, apesar de ser uma boa premissa, não tem desenvolvimento! O autor te cozinha por quase 250 páginas com muito pouca história. Os acontecimentos "envolventes" estão nos primeiras 30 páginas e nas últimas 40.

E é extremamente político. É mais político do que ficção científica. E isso, pra algumas pessoas, pode ser ruim. Mas é incontestável de que está abaixo do que foi Duna.

Mas estou curioso pra saber o que acontece no terceiro volume, depois do que acontece no fim do segundo.

Ogaiht 19/03/2021

Uma Sequência Mais Intimista
Uma sequência bem digna de Duna, apesar de a história não ter a mesma grandiosidade do primeiro. A narrativa se passa 12 anos depois que Paul Atreides subiu ao trono e tomou a Princesa Irulan como esposa. A estória foca mais nas intrigas palacianas, sendo que várias forças do Império como a Guilda, as Bene Gesserit e os Tleilaxu querem por fim ao reinado de Paul. O livro mais parece um epílogo mais longo do primeiro Duna, mas ainda sim mantém a mesma qualidade dos assuntos mais abordados pela série: filosofia, política e religião.

Guilherme Ribeiro 17/03/2021

Livro curtinho porém muito bom. Não tem ação igual ao primeiro livro e conta mais sobre as tramas da guilda e tleilaxu de derrubar o Paul do Império.

Gustavo603 25/04/2021

Messias de Duna
Seguindo a história Paul agora é o imperador e enfrentará a conspiração do traidores.
A história é boa, mais curta, mas me pareceu mais arrastada.

@poisennanda 21/08/2022

?Existem problemas no universo para os quais não há resposta?.

Me surpreendi com o desfecho do segundo livro, sigo em choque, sigo sem chão kkkk
O livro segue a mesma linha do primeiro, a leitura é um pouco densa, mas da metade pro final vai ficando cada vez mais envolvente.

Percebe-se um amadurecimento ainda maior da parte de Paul e fiquei feliz em vê-lo desempenhar esse papel.

Se dá pra resumir messias de duna é: grandes ganhos, grandes perdas. ?

BrunoHePotter16 16/07/2021

Aiai Frank Herbert...
Não entendi o que esse homem tentou fazer com esse livro, tem o ritmo inconsistente, Personagens desinteressantes (com excessão da Alia e Hayt), uma história bagunçada, e na minha opinião se prova como uma sequência desnecessária, parece que o Herbert teve a ideia e não deixou marinar por um tempo, já foi logo escrevendo quando deu na telha e só entendeu a burrada que tava fazendo na reta final que a parte realmente interessante do livro... Nunca pensei que fosse achar um livro como Messias de Duna grande demais sendo que é um livro de apenas 272 páginas, Frank consegui de 100 a 0 pra mim com essa sequência... Duna foi simplesmente uma das melhores coisas que já tive o prazer de ler enquanto Messias de Duna foi a maior broxada que já tive, Para Bens.

eufernandafreitas 15/12/2020

Sentimentos ambíguos
Não posso dizer que amei, mas também não odiei. Duna, além da mensagem que quer transmitir, tem como história principal uma aventura épica, muitas pontos de virada, coisas que me faziam querer ler sempre mais. Já em Messias de Duna, as coisas acontecem num ritmo muito mais lento, fora que em diversas vezes eu precisava voltar um parágrafo ou diálogo inteiro pra tentar entender o que estava acontecendo. Talvez esse ritmo se justifique por conta da abordagem mais voltada pra intrigas políticas e religiosas, além de uma perspectiva mais interna de devidos personagens.

Mas como eu disse no início, não odiei o livro. Ele é sensacional em expandir o universo que conhecemos em Duna e muitos conceitos que não haviam ficado totalmente claros pra mim no primeiro livro (como a Presciência, o papel das Bene Gesserit, os Pilotos da Guilda Espacial), são explanados com bastante clareza.

Enfim, quebrou um pouco o ritmo, mas deixou um gancho muito bom para a continuação. Já estou ansiosa pra ler o próximo.

Marcelo 11/10/2023

Inteligente e místico
A história não é tão dinâmica quanto Duna. Na verdade, cada situação apresentada tem uma entrelinha, ou seja, uma questão obscura não revelada, que você só vai entender com o desenrolar.
De um lado o Paul Artreides está mantendo seu reinado, usando seus dons para se antecipar as investidas dos conspiradores, que querem um mundo diferente. A historia mostra as conspirações planejadas e depois sua execução, que acaba em uma condição com muitas repercussões e possibilidades. Em paralelo, as personagens são bem desenvolvidas e suas ações são justificadas.
O final foi surpreendente por sua maturidade e senso de que poderia ser adequado para um futuro realista e condescendente. Recomendo com satisfação a todos assistirem e estou ansioso para ver como vão levar estas cenas ao cinema.

Leticia.Maia 19/03/2023

Messias de Duna
Gostei bastante! Tive um pouco de dificuldade devido ao contexto político mas amei como a história se desenvolveu. Ansiosa para continuar lendo os outros livros.

Bruno 13/08/2021

Esperava um pouco mais
A história em si não tem como ser ruim, pois desde o primeiro livro já se mostrou incrível, mas a grande maioria dos personagens dessa continuação não me agradaram. Somente o hayt, na minha opinião, foi bem trabalhado e teve o melhor desenvolvimento. No mais, gostei do desfecho e espero que o próximo supere esse.

Garcia 08/11/2021

Aí o fim te quebra!
É assim esse livro do parece não ter nada de especial, vai enrolando ... E quando das conta tudo acontece!!! E o teu coração quebra quando compreendes. Estive sempre a pensar em dar 4 a esse porque tinha gostado mais do primeiro que esse. Mas tenho de homenagear o Muadib e a sua mulher! ??