Manifesto do Partido Comunista

Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

Alberto 25/12/2015

Um lixo histórico
- Defende abertamente a ideia de genocídio/extermínio da suposta "classe burguesa". Para ato tão extremado e nojento, não apresenta nenhum argumento válido, ou dados críveis.

- Haja estômago para terminar um livro com textos tão desconexos, superficiais e cheios de um emocionalismo barato.

- Ironia: o comunismo teria como um dos seus objetivos principais acabar com os tais "preconceitos de classe". Neste ponto, apenas conseguiu aprofundar os preconceitos da época em que foi escrito e aprofunda-los hoje com uma nova roupagem, com a desculpa esfarrapada de agravar os conflitos existentes para gerar uma ditadura (!).

- Ignora completamente de que bens materiais precisam ser criados com base em ideias, que por sua vez se baseiam na observação da realidade e criação dos corretos conceitos.

- A edição da Boitempo contém vários ensaios escritos por comunistas, ajudando a dar um panorama sobre o pensamento comunista até o final dos anos 1990. Se é que podemos chamar algo tão grotesco de pensamento.

site: https://www.youtube.com/channel/UCeXBsdbdKU53SFdc5-ZYeVA
Peregrina 06/01/2016minha estante
Resumiu bem esse excremento em forma de livro.

Ana 11/05/2016minha estante
É bem por aí mesmo.

Cynthia.Aline 21/08/2016minha estante
undefined

Salomão N. 26/09/2017minha estante
S2

Paula1735 25/06/2019minha estante
Não tem absolutamente nada no livro que defenda genocídio. Lê de novo.

joaopedroou 23/05/2020minha estante
Onde você viu o Marx defendendo um genocídio?

Junior 04/09/2010

Panfleto político
Este livro deve ser compreendido no seu contexto histórico; não é a base teórica do socialismo científico (este papel deve ser atribuído a O Capital).

Trata-se, na verdade, de um panfleto didático que tenta esclarecer a população européia da época as idéias do autor sobre a luta de classes e as intenções da classe trabalhadora unida - são os "comunistas", termo que então viria a se consolidar.

Dos livros de Marx, creio que este é o de leitura mais simples!

13marcioricardo 11/12/2023

Revolução ? Dispensamos o r
Difícil avaliar este livro. Por um lado devemos avaliar à época, por outro não podemos ignorar os fatos a que esta obra levou, para o bem e para o mal.

Numa época que os trabalhadores tinham poucos direitos, más condições, eram explorados e não apenas homens, como mulheres e crianças, não se pode negar que o comunismo foi fonte de evolução humana e profissional. Em muitos aspectos este livro estava à frente do seu tempo.

Por outro lado, todos sabemos as catástrofes a que estas ideias levaram em várias culturas, em vários continentes; o marxismo conseguiu impor-se em alguns dos maiores países do mundo, mas jamais conquistou o verdadeiro sucesso.

Marx é ótimo de retórica, mas é ambíguo. Tanto defende a democracia como a ataca. Fala em violência e revolução. É difícil crer que se possam implementar suas propostas sem regimes totalitários. Afinal, basta pensar um pouquinho e se encontram uma meia dúzia de argumentos em que cada qual por si só, deixa claro que esse modelo não funciona.

Este livro é uma filosofia, uma ideologia, uma política econômica para o mundo. É isso que ele pretende ser. Falhou redondamente. Suas previsões falharam estrondosamente. Ninguém mais em economia leva a sério a sua teoria.Tentam culturalmente.

Que Marx queria um mundo melhor é fácil acreditar. O que ele estava disposto a fazer por isso, jamais iremos saber. Mas sabemos o que os seus seguidores, em seu nome, fazem e fizeram.

Shaylanne 14/01/2023

Não é fácil terminar de ler o livro e entender corretamente todas as ideias, mas ao lê-lo você tem noção maior de que classe você está e entende a exploração sofrida da classe operária pela classe burguesa, entende também que uma revolução é necessária. Uni-vos!!
Laryssa248 14/01/2023minha estante

Jul 19/07/2020

"Proletários de todos os países, uni-vos!"
O melhor livro que já li na minha vida (até este momento).
Um dos primeiros de não-ficção que leio e o primeiro que adorei ler. Ansioso para continuar lendo obras revolucionárias, inclusive de outros camaradas.
Steffany Cardoso 29/09/2020minha estante
Maravilhoso! Estou lendo o Estado e Revolução, do Lenin e sinto como uma continuação que aquece o coração ??

Jul 30/09/2020minha estante
Preciso ler. *v*

herbert.goncalves 17/06/2020

proibição do trabalho infantil e integração entre mundo fabril e mundo escolar.
a sensação que dá é que esse livro nunca vai ficar datado. pode ler em 2030, 2040, 2050 e continuará atemporal. o esculacho que o marx dá na burguesia é algo absurdo hahahahaha.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_
Diego.Sinigaglia 17/06/2020minha estante
Bacana. Mas. Cara. Dps. Do. Ponto. Final. Letra. Maiúscula. Sabe. Né. Como. Funciona. S2.

herbert.goncalves 17/06/2020minha estante
tudo o que sei é que nada sei.

Elaine 08/06/2021

Proletários de todos os países uni-vos!
Todos deveriam ler e contextualizar antes de sair julgando ou tecendo comentários sem saber o que é. Se conhece alguns conceitos e entende um pouco sobre o que se trata a luta de classes, a exploração do homem pelo homem, leia não só uma mas várias vezes e aprofunde seus conhecimentos..

Max 16/07/2021

Finalizado, esse livro li puramente por estudo, saber mais sobre vários tipos de política. Ter conhecimento sobre vários tipos de regimento e a visão do povo sobre ele é algo que vai ser bem útil em debate .

@helensince1994 01/01/2022

Interessante...
Decidi adquirir e ler esta edição específica devido a preparação e o prefácio da Sabrina Fernandes. Apesar de ter sido escrito a muito tempo as ideias contidas neste livro são muito atuais e levam a reflexão sobre o momento em que enfrentamos enquanto classe trabalhadora, como o sistema se move para que continuemos inertes frente cada vez maior precarização do trabalho.

Mariana113 02/11/2021

É inegável o quanto esse livro me deu uma perspectiva totalmente revolucionária para o futuro, desde que comecei a ler, fiquei muito mais empenhada em me juntar à movimentos que defendem o comunismo. É um livro ótimo, e todos que minimamente se identificam com os ideais comunistas (ou não), deveriam ler.

Jarbas 22/08/2013

Manifesto do Partido Comunista
Bom, este livro mostra como estava sendo conduzido o capitalismo. Não foi surpresa que surgisse um documento tão verdadeiro como o Manifesto do Partido Comunista, trazendo esperança e progresso a situação dos trabalhadores. Motivou diversos movimentos de trabalhadores, que ajudou a amenizar os problemas relacionados a absurda exploração que sofriam há várias décadas, ao enfatizar a igualdade entre os homens e ao afirmar que os pobres, os pequenos, os explorados, enfim os proletariado também podem ser senhores de suas vidas.Com um texto racional, apaixonante e irônico deixa transparecer a origem comum com homens e mulheres de outros tempos.
Encomendado a Marx e a Engels, intelectuais então quase desconhecidos, um de 30 e o outro de 28 anos, a elaboração do Manifesto saiu com um texto claro e objetivo. Portanto, o Manifesto Comunista é um conjunto afirmativo de ideias, de "verdades" em que os revolucionários da época acreditavam, por conterem, segundo eles, elementos científicos e um tanto economicistas, necessários para a compreensão das transformações sociais. Nesse sentido, o Manifesto é mais um monumento do que um documento pétreo, determinante, forte com palavras e frases que queriam ter o poder de uma arma para mudar o mundo, colocando se no lugar "da velha sociedade burguesa uma associação na qual o livre desenvolvimento de cada membro é a condição para o desenvolvimento de todos."

Ãgatha 23/08/2013minha estante
QUE RESENHA FOI ESSA?
Lindo mesmo! *-* Super rápida e com belo vocabulário. Amor, tu tá ficando expert nisso, viu? hauahuahua
Muito boooa!
Pretendo fazer a minha do Manifesto do Partido Comunista também. Mas quero estudar mais a fundo sobre o assunto. ^^
Mas a tua resenha foi muita boa! Sério mesmo. =)

Bru 28/06/2021

É preciso diversificar
Esse manifesto eu li para estudar sobre o assunto. Queria saber o que o manifesto, que é tão falado, poderia me apresentar.
Achei interessante, mas mais interessante ainda é entender que não vou parar nesse documento e continuar a ler obras do Marx e ideais opostos.
Uma coisa que recomendo fortemente é você ler, sem preconceito, sob diferentes pontos de vista. Depois de ler O Manifesto, vou dar uma olhada no panfleto político do Frédéric Bastiat, "A lei", que foi escrito como uma resposta ao documento de Marx e Engels.

cath 19/06/2021

Proletários de todos os países, unam-se!
Acabei de ler essa belezinha aqui. O Manifesto do partido Comunista é sem dúvidas um livro extraordinário. É um ótimo registro histórico, todos deveriam ler para ter uma base do comunismo e se contextualizar antes de julgar. Amando o comunismo (como eu), ou odiando o comunismo é essencial que todos tirem suas próprias conclusões.

Pablo 18/10/2009

FUI OBRIGADO A LER NO COLÉGIO, DAÍ NAO LI!

MatPainter 21/11/2011

Passado...
Não sou esquerdista, nem tampouco de direita, na verdade, estou ainda me definindo na política, e comecei por ler o Manifesto. Pois bem, vejamos a minha opinião sobre as idéias de Marx e Engels:

Acho o Marxismo demasiado utópico, ainda mais pela época que estamos. Teria dado certo caso o proletariado realmente tivesse se unido, na época em que ele foi escrito. Mas agora, a burguesia está consolidada, e se ela cair, provável que não seja para uma sociedade igualitária.

Quanto ao valor histórico e econômico do livro, esse não posso criticar. A análise de nosso sistema e modo de vida continuam bem atuais, e ainda nos dá um panorama de como era o Capitalismo em seu berço, e como ele funcionava - e ainda funciona. Nesse ponto, a dupla foi bem sucedida, arrisco-me a dizer que foram melhores em descrever o capitalismo do que em criar meios de derrubá-lo.