O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

Sa 12/04/2020

Li esse livro por indicação de um amigo, e ele fez comentários tão positivos enquanto lia que fiquei extremamente curiosa, porém como já havia lido um outro livro do Augusto Cury e não tinha apreciado tanto, fiquei meio receosa ao começar a leitura. Porem me enganei profundamente. Foi uma leitura que me abraçou, entrei na história totalmente. Os paralelos entre psicologia e história incrementam ainda mais o livro. Pra mim foi uma aula de história, vários fatos que eu nem sabia e alguns eu nem lembrava que havia estudado. Foi uma aula de humanidade. Uma aula onde consegui refletir sobre mim mesma e fazer uma análise. Após terminar essa leitura agradeci a esse meu amigo por ter compartilhado esse mundo comigo, afinal agregou demais não apenas em meus conhecimentos gerais como também na pessoa que eu sou e tenho me transformado.

Vanessa.Santiago 07/04/2020

O livro é razoável confesso que a história não me agradou.

Danielle.Pires 28/03/2020

É um livro que já li e reli. Sou apaixonada pela forma que Augusto Cury descreve a mente de Hitler. Todas as vezes que leio, dá um senso de empatia tão grande pelas pessoas que viveram naquela época. É um livro que se ler 100 vezes, 100 vezes eu choro. Fantástico!!

Pati 26/03/2020

Meu livro favorito do Augusto Cury até o momento.
Eu não sei nem o que dizer, só leiam, por favor!

Rita571 17/03/2020

Legal!
Gostei!!

Gilvania4 09/03/2020

Hitler em camadas
O livro é praticamente uma ficção científica com máquinas do tempo e um herói incompreendido tentando consertar um passado abominável.
Este livro conta minuciosamente toda a trajetória de Hitler desde sua infância até o momento em que comete suicídio e o interessante é que os traços psicológicos dele são bem detalhados e conseguimos enxergar em qual momento nasceu o monstro. Gostei muito, recomendo e bora para o segundo livro.

fl.gil 21/02/2020

O COLECIONADOR DE LÁGRIMAS
Um dos livros de Augusto que mais gostei, principalmente devido ao fato como ele desconstrói brilhantemente a mente e a personalidade de seus personagens, mostrando as fraquezas, os medos e as angústias. Talvez por esse motivo O Colecionador de Lágrimas consegue ser tão fascinante. Me encantei mais ao ler, quando percebi a dedicatória do autor: “ Dedico esse romance histórico/psiquiátrico a todas as vítimas do Holocausto, em especial às crianças, que deveriam ser tão livres no jardim da existência quanto as borboletas nos bosques floridos, mas infelizmente foram cruel e impiedosamente ceifadas [...] Dedico-o também aos mais importantes e dos menos valorizados profissionais das sociedades modernas: os professores. [...] Os professores são heróis anônimos, com uma mão escrevem num quadro, com a outra mudam a humanidade quando iluminam com seu conhecimento a mente de um aluno"
Retratar um dos momentos mais trágicos da humanidade requer um domínio de conteúdo imenso. No entanto, o autor como psicólogo e professor, não deixou a desejar em nenhum momento. Recomendo a leitura, a qual é bem simples e interessantíssima.

site: https://www.instagram.com/p/B6LEFPqDRdP/

paulla.costa.779 19/02/2020

Um professor de história, conta para seus alunos sobre a segunda guerra mundial. Em seus sonhos tão reais , parecendo que ele estava vivenciando este triste momento em que causou tanta dor no mundo. E estas lembranças cada vez descobertas causando dores neste professor. Em que ele quer voltar para o passar num desejo de tentar salvar as vítimas do holocausto.

amorporlivro.l 26/07/2019

Maravilhoso!
Julio é um professor especialista em nazismo e Segunda Guerra mundial. Um ser humano culto, que conhece seus limites e disposições. Seu objetivo como docente é abrir a mente dos seus jovens alunos, mas vê seu mundo começar a ruir quando seus pesadelos ganham realidade, literalmente. O mesmo passa a ter sonhos com a época de Hitler, e os personagens que ele encontra no sonho, o perseguem na vida real, desequilibrando seu auto controle e sua personalidade. Além de encontrar pessoas que supostamente, conheceu naquela época, Julio recebe cartas com sua assinatura e tentativas de assassinato. O que ele não entende, é o porque de tudo isso estar acontecendo com ele, e juntos, vamos embarcar em uma aventura cheia de segredos e descobertas incríveis e inusitadas.

site: https://www.instagram.com/p/Bl6eDtZF2GR/?igshid=1fi52ew6snhpf

Adriano Schiessl 19/05/2019

Romance e Angustia
No romance, Júlio começa a ter pesadelos terríveis sobre os piores momentos da Segunda Guerra Mundial sem reagir. Tais sonhos o incomodam muito e ele tenta passar aos seus alunos toda dor e angústia vivida naquele período. A ficção fica por conta dos pesadelos frequentes que Júlio passa a ter, envolvendo nazistas caçando judeus. E, quando está acordado, ele passa a ser perseguido por inimigos misteriosos, que atentam contra a sua vida e a de sua esposa, Katherine. Esses acontecimentos mudam a vida do casal de uma hora para outra, deixando-os perdidos em meio a tantas perguntas sem respostas, os diálogos excessivamente formais em alguns momentos, principalmente nas ocasiões mais íntimas entre Júlio e Katherine também exagera nas metáforas que usa, soando muito dramático contudo não se pode deixar de enfatizar que seu objetivo era mostrar mais do que os fatos históricos, ele almeja que seus alunos visualizem todas as crueldades de Hitler e a forma com que ele conseguiu manipular a sociedade. O Colecionador de Lágrimas é uma obra que impressiona, trata de um triste capítulo da história da humanidade: o Holocausto.

Michele.Onofre 06/03/2019

Ótimo livro
Uma leitura agradável e que gerou em mim muitas reflexões sobre o ser humano ...

Anienne 10/02/2019

O colecionador de lágrimas
O livro é interessante. Augusto Cury, como psiquiatra, fez o estudo de várias personalidades históricas. Eu tinha lido um outro livro que ele descreve o estudo que fez da personalidade de Jesus e de, como deixou de ser ateu por causa disso. No caso de "O colecionador de lágrimas" o estudo foi da personalidade de Hitler. Então, para entrar nesse campo, ele criou um romance de ficção interessante, mas algo não caiu tão bem... Entre os.quatro capítulos finais, ficamos sabendo o que acontece, mas para mim, não foi convincente, não combinou, não caiu muito bem. De qualquer forma, fiquei curiosa para saber como termina a história, pois esta fica em aberto e tem o segundo volume. É interesssante, mas nao é um.livro que eu indicaria com gosto. É...

@zurcenila 05/02/2019

(Resenha) Livro - O Colecionador de Lágrimas - Augusto Cury
Comecei a ler esse livro antes de ler a sinopse e sempre associei o nome deste autor à livros de auto ajuda.. mas não é nada disso.

Cury é um psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor com mais de 16 milhões de livros vendidos no Brasil e publicado em mais de 60 países, nessa história nos apresenta a história do professor Júlio Verne.

Quando seus livros foram publicados no Leste Europeu, Augusto Cury desenvolveu o desejo de conhecer melhor a região da Cracóvia na Polônia e refletindo sobre o sofrimento dos judeus concentrados em Auschwitz, teve a ideia de escrever este romance.

Júlio é profundo estudioso e conhecedor da história da Segunda Guerra Mundial. E nessa trama somos conduzidos a conhecer o perfil psicológico do ditador Adolf Hitler, as atrocidades do Holocausto tal como a nós mesmos.

Júlio dedica-se à apresentar aos seus alunos mais que fatos históricos. Que todos entendam o sofrimento de tantas pessoas nesta guerra.

Nosso protagonista é assombrado por pesadelos e na vida real uma grande perseguição se inicia envolvendo mistérios que atentam contra a vida dele e de sua esposa. Sua sanidade é questionada.

As fraquezas, medos e angústias do ser humano, da mente humana são o carro chefe dessa história e nos faz refletir em como somos frágeis e complexos.

Ainda como professor e depois como conferencista, Júlio e seus alunos debatem detalhes sobre a infância de Hitler, e toda uma reflexão que nos faz entender um pouco mais a ascensão meteórica do ditador.

O nazismo não está extinto e não gosta da ideia de professores que incitem mentes pensantes, discussões em prol do conhecimento..

Essa história chega para nos tirar da "zona de conforto".. entender que a História não está apenas no papel, foi vivida. A importância das nuances e a profundidade desse tema. Os interesses políticos envolvidos em cada passo da humanidade. As atrocidades que o homem é capaz.

Aguardando o segundo volume!

Recomendo! Boa Leitura!

danieuguedes 14/01/2019

surpreendido
Não costumo gostar dos livros já escritos pelo Augusto, devido o teor que ele carrega, entretanto, fui surpreendido pela narrativa desse livro e igualmente pela trama, bem desenvolvida. Recomendo a leitura!

Vicente Ferreira 28/12/2018

O colecionador de Lagrimas
Augusto Cury se perde na história da segunda guerra mundial.
O livro se contradiz em vários pontos.
O livro é um misto de realidade com ficção científica.
Nada haver com outras das suas obras.