O Colecionador de Lágrimas

O Colecionador de Lágrimas Augusto Cury

Resenhas - O Colecionador de Lágrimas

sgwbane 16/07/2020

maravilhoso
Esse livro me surpreendeu muito, eu achei que ele era um desses livros chatos religiosos. Na verdade ele é muito inteligente e o fato de ele ser todo sobre a segunda guerra mundial me cativou mais a ler esse livro, pois muitas das coisas que ele escrevia eu nao tinha conhecimento sobre. Uma coisa que me incomodou foram os diálogos, porque eu nao conseguia imaginar pessoas conversando daquela maneira, mas isso foi uma coisa mínima. Eu imaginei que iria demorar muito pra acabar ele mas na realidade eu terminei ele em apenas 4 dias e isso pra minha velocidade de leitura é bem rápido.

Bianca 28/06/2020

Belíssimo romance histórico/psiquiátrico.
Augusto Cury revoluciona com O Colecionador de Lágrimas, criando um romance reflexivo, extrapolando as margens do livro didático de história e abrindo espaço para rever conceitos e ideais.

Lara 23/06/2020

O livro é bastante interessante, da pra ver que o Augusto Cury(autor) fez muitas e muitas pesquisas a respeito da 2 Guerra Mundial e Hitler, pq ele fala vários e vários detalhes que nem mesmo aprendi na escola sobre a 2 Guerra, ou seja, vc tem que gostar de aprender sobre a 2 Guerra Mundial e sobre a mente do Hitler. Tem partes do livro que fiquei entediada pq fica repetindo as vezes a mesma coisa. Mas mesmo assim não deixa de ser um ótimo livro

Rbraga 08/06/2020

??????????????????????????????

Larissagris 25/05/2020

O COLECIONADOR DE LÁGRIMAS - AUGUSTO CURY

✔ "Uma espécie que não protege carinhosamente os seus filhos não é digna de ser viável." (Pág. 5)

✔ "Os professores são heróis anônimos, com uma mão escrevem num quadro, com a outra mudam a humanidade quando iluminam com seu conhecimento a mente de um aluno..." (Pág. 5)

✔ "Eu não me curvaria diante de uma celebridade ou autoridade política, mas curvo-me diante dos educadores, especialmente dos professores de história e sociologia, que, como colecionadores de lágrimas, tal qual o protagonista deste romance, sabem que uma sociedade que não conhece sua história está condenada a repetir seus erros no presente e expandi-los no futuro." (Pág. 6)

✔ "É possível imaginar a dor de um ser humano que semanas antes era um médico, empresário ou profissional respeitado e subitamente foi arrancado de seus ambiente social e tratado como verme num campo de concentração? É possível vivenciar a tortura emocional de mulheres que frequentavam festas e usavam roupas confortáveis e abruptamente foram atiradas como animais em trens fétidos para, se tivessem sorte, serem escravas, se não, serem asfixiadas sumariamente? E sobre as crianças judias, que, antes de serem judias, eram filhas da humanidade? Elas brincavam com seus amigos e se escondiam atrás das árvores, mas abruptamente foram arrancadas de suas escolas, transportadas em condições inumanas, sem água nem comida, e silenciadas numa câmera de gás como se fossem objetos. E o que poderáíamos dizer dos doentes mentais alemães, que mereciam diletos afetos e solenes apoios para suportar o caos de um transtorno psíquico, mas foram eliminados pelo nazismo para purificar a raça ariana?" (Pág. 13)

✔ "A violência não é produzida apenas por seus patrocinadores, mas também pelos que se calam sobre ela..." (Pág. 14)

✔ "Somos americanos, europeus, asiáticos, africanos, judeus, árabes, muçulmanos, cristãos, budistas, ateus..., mas acima de tudo constituímos uma única e grande família, a humanidade." (Pág. 15)

✔ "Não é minha raça que foi mutilada, mas a sua espécie, a nossa espécie! Você é incapaz de ver que foi a humanidade que se autodestruiu? Não percebe que o Homo Sapiens falhou em usar o próprio pensamento para enxergar que no código genético não há judeus, muçulmanos, europeus, asiáticos, mas somente a família humana?" (Pág. 35)

✔ "A tecnologia está pulsando ao nosso redor. Mas o mesmo sistema lógico-matemático que nos faz exímios construtores de produtos sequestrou nossa emoção, prostituiu nossa sensibilidade, asfixiou a maneira como encaramos e interpretamos o sofrimento humano." (Pág. 36)

✔ "Se a Alemanha viesse a ter 1 milhão de crianças por ano e se livrasse de 700 mil a 800 mil das mais fracas delas, o resultado serie um aumento da força." (Pág. 48)

✔ "Treinem sempre enxergar o outro, mesmo os personagens da história, mais com os olhos dele e menos com os seus. Você vai falhar, mas falhará menos." (Pág. 68)

✔ "Um inimigo sem face, desconhecido, por inofensivo que seja, se torna um monstro no imaginário humano. Conhecê-lo o minimiza." (Pág. 80)

✔ "Se as derrotas não fizerem um homem cair, dê-lhe muito sucesso, que, embriagado com ele, cairá." (Pág. 88)

✔ "Temo concluir que, se vivêssemos naquele tempo, é provável que alguns de nós disséssemos ingenuamente "Heil, Hitler". É difícil perceber o veneno de uma cobra quando ela serpenteia admirável, arguta e vagarosamente sobre o solo." (Pág. 100)

✔ " [...] uma análise de nosso psiquismo em situações especiais revela que, se o nosso "eu" não for plenamente livre, temos chances de negar aquilo em que mais acreditamos. O meu inconsciente, por meio dos meus pesadelos, tem gritado que há um covarde dentro de mim." (Pág. 105)

✔ "Hitler, nessa época, já não se importava com as críticas do exterior. Comentou que era o Robert Koch da política. "Ele descobriu o bacilo e mudou a medicina. Eu expus os judeus como uma bactéria que destrói a sociedade." Parece que Hitler não era ser humano. Era incapaz de se perturbar com o sofrimento dos outros, mesmo os mais tangíveis." (Pág. 107)

✔ "Todo político é um empregado da sociedade pago com o dinheiro do contribuinte. Ter sucesso é sua obrigação e não objeto de exaltação. O político que não se posiciona como servo da sociedade, mas se serve dela, não é digno do cargo que ocupa." (Pág. 109)

✔ "Seu medo é legítimo, mas jamais permita que ele paralise sua liberdade e encanto pela vida. Use-o para se construir e não para se destruir." (Pág. 128)

✔ "Hitler não era um psicótico, era uma psicopata, o que é muito diferente. Um psicótico não tem consciência dos seus atos, perdeu os parâmetros da realidade, não tem capacidade de avaliar as consequências dos seus comportamentos, portanto não pode ser responsável por eles. Os psicóticos são frequentemente inofensivos. Hitler era um psicopata, e, como tal, tinha plena consciência dos seus atos. Feria, excluía, exterminava, e não sentia a dor dos outros." (Pág. 135)

✔ "É melhor o som da insensatez do que o silêncio da timidez." (Pág. 136)

✔ "Por um lado, Hitler tinha um intenso afeto por animais, por outro, não nutria afeto pelos seres humanos. [...] Enquanto um pequeno filhote de sua cadela era protegido carinhosamente aos seus pés, Hitler enviava para a morte centenas de milhares de crianças judias, filhos da sua própria espécie, para o extermínio coletivo." (Pág. 136)

✔ "Hitler se suicidou emocionalmente anos antes de fazê-lo fisicamente. Ele assassinou seu prazer de viver, pois nunca aprendeu que o segredo do prazer de viver se encontra nas pequenas coisas. Precisava de grandes eventos para experimentar fagulhas de alegria." (Pág. 137)

✔ " [...] o mesmo homem que beijava generosamente as mãos das mulheres arianas era o que dava ordens para matar milhares de mulheres judias sem nenhum constrangimento [...]." (Pág. 139)

✔ "Penso que conviver com uma pessoa com somente uma face, ainda que agressiva, insensível e controladora, é possível se adquirirmos defesa, mas conviver com alguém que ora é dotado de afetividade, ora é assaltado por intensa agressividade, é um convite para ficarmos doentes." (Pág. 146)

✔ "Os livros nutrem o cérebro tanto quanto os alimentos ao corpo, mas sua digestão é mais demorada." (Pág. 156)

✔ " [...] se houvesse um botão que pudesse eliminar uma parte significativa da humanidade, algumas centenas ou alguns milhares de pessoas teriam coragem para detoná-lo. Felizmente elas não têm o poder e o carisma de Hitler." (Pág. 167)

✔ "Adolf nunca rompeu nem reciclou seu passado, jamais se tornou um líder maduro e autônomo, mas um líder autômato, que obedecia às ordens dos fantasmas que assombravam sua mente, em especial os da rejeição e da insegurança. O homem que nunca foi dominado por ninguém era um frágil prisioneiro das mazelas que habitavam seu psiquismo." (Pág. 176)

✔ " [...] numa simples conferência, militares sentados em confortáveis poltronas consideraram homens, mulheres, crianças, idosos, indignos da condição de seres humanos." (Pág. 185)

✔ "Por isso é que uma pessoa, ainda que seja um físico brilhante, se tem fobia de ratos, vai transformá-los em dinossauros. O pensamento virtual pode expandir muitíssimo o objeto pensado. [...] E se não temos a realidade dos outros, podemos diminuí-los cruelmente." (Pág. 188)

✔ "O silêncio dos omissos é combustível para a vilania dos canalhas." (Pág. 189)

✔ "Um estrangeiro inculto e politicamente despreparado dominou em pouco tempo todo um país não com o poder das armas, embora o usasse. Mas com outro tipo de poder, o mais penetrante. [...] O poder da palavra." (Pág. 191)

✔ "O poder das armas domina o corpo, o das palavras domina a mente." (Pág. 191)

✔ "Nunca pise na cabeça de um derrotado; um dia ele se recupera e se torna uma serpente para envenená-lo. A dor da humilhação é mais penetrante que a física: esta se alivia com o tempo, aquela se torna inesquecível." (Pág. 192)

✔ "Formar mentes pensantes é mais poderoso do que usar armas." (Pág. 214)

✔ "Hitler nunca foi um patriota, nunca serviu a Alemanha, mas as suas próprias ambições. Quando a guerra estava perdida, em vez de se render para poupar milhares de vidas e os meios de sobrevivência da nação, usou a mesma estratégia que Stálin quando invadiu a Rússia: destruir tudo, pontes, açudes, lavouras, inclusive obras de arte. Em primeiro, em segundo e em terceiro lugares estava o próprio Hitler, em último lugar estava a sociedade." (Pág. 226)

✔ "Como um felino faminto, rapidamente mordia a garganta das suas presas e as asfixiava, sem lhes dar chances para se defender..." (Pág. 233)

✔ "Sempre amei a Alemanha e a considerei o melhor lugar do mundo para se viver. Nem em meus delírios pensei que um dia seria considerado um verme a ser esmagado, uma raça inferior..." (Pág. 233)

✔ "Quem não tem nenhum tipo de medo é irresponsável. Coragem não é a ausência do medo. É o controle dele." (Pág. 258)

✔ "Ao prometer defender a religião, a família e o povo, Hitler, mostrou uma notável habilidade para tocar a música que as pessoas queriam dançar. Fascinadas, anos mais tarde ele as atiraria no mais lúgubre abismo." (Pág. 262)

✔ "O lobo e o cordeiro habitavam na mesma mente. A mesma mão que acariciava era a que matava." (Pág. 275)

✔ "Essa é a paradoxal mente do maior criminoso da história. Era um homem de dupla face, tal qual Stálin, que era capaz de assassinar seus supostos inimigos à noite e de manhã tomar café com as viúvas como se nada tivesse acontecido." (Pág. 280)

✔ "Se há exames médicos para ser admitido em uma profissão, por que não um exame psiquiátrico para dirigir uma nação?" (Pág. 280)

✔ "Uns tem habilidade para adestrar animais, outros, mentes humanas. Adolf Hitler tinha habilidade para adestrar homens que antes eram mentes independentes." (Pág. 284)

✔ "[...] antes de devorar os judeus, Hitler devorou o psiquismo dos alemães..." (Pág. 285)

✔ "O caos é dramático, mas pode ser um momento único para novos começos. Quem tem medo dele se enterra nos pântanos do conformismo." (Pág. 315)

✔ "Não se corrige o passado, só se corrige o presente." (Pág. 316)

✔ "O improvável não é impossível." (Pág. 319)

✔ "Se você tivesse a oportunidade de retornar no tempo, eliminar Hitler e mudar a história, você o faria?" (Pág. 333)

✔ "Não podia ser um ativista dos direitos humanos de quinta categoria, como alguns que berram nos palácios dos governos, mas são incapazes de correr riscos para aliviar a dor dos outros." (Pág. 334)

Willian Nicácio 16/05/2020

O colecionador de lágrimas
A mais ou menos a uns cinco anos atrás vi a capa desse livro em uma loja, me chamou muito a atenção decidi ler a sinopse, gosto muito de assuntos relacionados a segunda guerra. Só comprei a livro dois anos depois e demorei muito tempo para ler, para ser mais preciso esses dias.
O livro tem uma história interessante, que gira em torno de um professor universitário. O suspense na sua maior parte é interessante, um pouco forçado em certos momentos, mas segue bem a cada capitulo. Os personagens poderiam ter sido mais bem trabalhados, principalmente alguns que foram cruciais para o caminhar da trama, e o autor, que é um dos meus preferidos, peca às vezes como em outros de seus livros pelo simples fato de que praticamente todos os personagens são muito inteligentes e sábios e é um pouco cansativo também o excesso de falas filosóficas e de grandes efeitos.
O colecionador de lagrimas, é um livro que relata muito bem alguns fatos sobre a Segunda Guerra Mundial e misturando isso tudo com ficção cientifica deu uma boa mistura. Foi um dos melhores livros que li no ano, vale a pena ler. Já estou lendo a continuação.

DI @poesiadoslivros 12/05/2020

Surpreendente viagem pela história do holocausto
Neste livro o Dr. Augusto Cury nos presenteia com uma verdadeira aula de história, ele fez com que o triste tema do holocausto fosse contado em uma bela e diferente aventura, livro com riqueza de detalhes sobre a segunda guerra mundial nos mostra um pouco da mentalidade de Hitler e nos faz pensar o porquê de tantas pessoas caírem nas labias de ditadores. E o mais importante faz o leitor refletir sobre diversas questões psicológicas e culturais, fatos históricos para que não caiam mais nessas armadilhas dos sociopatas e manipuladores. Para quem ama história e para quem deseja ter mais conhecimento sobre o tema, indico essa obra prima.

Ricardo.Oliveira 12/05/2020

Pra quem gosta de história, esse livro é bastante interessante, agora pra quem gosta de sentir emoções é essencial.

Yasmin_Azevedo 01/05/2020

Augusto Cury
Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial começa a ter insônia e pesadelos, como se estivesse vivendo as atrocidades ocorridas durante o Nazismo. Em um ponto de desatino, diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos.

Yasmin 26/04/2020

Um dos melhores livros que já li na minha vida ...
Nós faz aprender .. refletir e principalmente não colocar no lugar dos outros .
Leituras e Reflexões 26/04/2020minha estante
Também amei.... lindo!

Tamires Lima 20/04/2020

O colecionador de lágrimas é uma obra relevante do médico-psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury. Trata-se de um romance histórico-psiquiátrico sobre o terror da Segunda Guerra Mundial. Para isso, o autor mistura ficção com fatos históricos e convida o leitor para se aprofundar nesse período lamentável que ficou marcado na história da humanidade. .

Para refletir sobre esse período, Augusto Cury disseca o perfil de Hitler sob o ponto de vista psicológico. Através de Júlio Verne, que embora formado em psicologia, decide fazer uma segunda graduação (licenciatura em História). Ele é professor por amor, leciona a disciplina de História em uma universidade em Londres, onde reside com sua esposa, Katherine (psicóloga). Em suas aulas, ministrando sobre os horrores do Holocausto, Julio Verne começa a ter experiências estranhas, o que faz com que ele saia da zona de conforto ministrando com mais ênfase nos gestos e tom de voz com o intuito de despertar os alunos apáticos. .

Hitler era um homem ególatra, radical, instável, parcial e agressivo. Entretanto, invadiu o inconsciente coletivo com eloquência e com o marketing de massa que deram abertura para sua ambição e sede de poder devastarem milhares de pessoas. Portanto, é essencial que a sociedade esteja atenta, porque já sabemos o tamanho da dor e destruição causada pela crença em um ideal de super-herói , de um político enviado por Deus, da falta de empatia e de pensamento crítico. .

Pontos importantes: 📚 A valorização dos professores para a formação de uma sociedade mais consciente. 📚 O cuidado que devemos ter para não nos tornamos pessoas insensíveis à dor do próximo. 📚 A necessidade de sermos autônomos, ter pensamento crítico e não terceirizar nossa responsabilidade. Eu diria que no contexto político em que vivemos, mais do que nunca, estejamos atentos.

site: https://www.instagram.com/p/B-Xda_nBDgp/

Nathali.Mateus 13/04/2020

Apesar da escrita um tanto arrastada e às vezes enfadonha, a riqueza de detalhes a fatos históricos acerca do Holocausto fazem a leitura valer muito!

Sa 12/04/2020

Li esse livro por indicação de um amigo, e ele fez comentários tão positivos enquanto lia que fiquei extremamente curiosa, porém como já havia lido um outro livro do Augusto Cury e não tinha apreciado tanto, fiquei meio receosa ao começar a leitura. Porem me enganei profundamente. Foi uma leitura que me abraçou, entrei na história totalmente. Os paralelos entre psicologia e história incrementam ainda mais o livro. Pra mim foi uma aula de história, vários fatos que eu nem sabia e alguns eu nem lembrava que havia estudado. Foi uma aula de humanidade. Uma aula onde consegui refletir sobre mim mesma e fazer uma análise. Após terminar essa leitura agradeci a esse meu amigo por ter compartilhado esse mundo comigo, afinal agregou demais não apenas em meus conhecimentos gerais como também na pessoa que eu sou e tenho me transformado.

Vanessa.Santiago 07/04/2020

O livro é razoável confesso que a história não me agradou.