Anjo da Escuridão

Tilly Bagshawe

Resenhas - Anjo da Escuridão

Lele 14/07/2016

Recomendo!
Uma série de assassinatos muito bem executados e com um grande mistério, em todos uma vítima é deixada viva, o que intriga o detetive. Mas nem tudo é perfeito e pistas podem entregar este brutal assassino. Livro sensacional, cheio de mistérios, te faz raciocinar junto ao detetive, te prende do começo ao fim.

Ponci 24/05/2024

PACIÊNCIA TEM LIMITE!
O Matt é o protagonista mais burr0 da literatura Sheldiana!
Não tem condições um cara não enxergar aquilo que tá NA CARA DELE!

Crítica, eu? 04/09/2018

Anjo da Escuridão
“Um rico negociador de artes é brutalmente assassinado em sua mansão em Hollywood Hills. No chão do quarto, uma verdadeira cena de horror: o cadáver de Andrew Jakes está amarrado ao corpo nu de sua jovem e bela esposa, violentamente espancada e estuprada. O detetive Danny McGuire, comovido com a tragédia da linda e vulnerável mulher, que conseguiu sobreviver, empenha-se na busca do culpado. Mas todos os seus esforços mostram-se em vão e Angela Jakes desaparece misteriosamente depois de doar sua milionária herança. Anos depois, Danny está casado e trabalha como agente da Interpol na França quando é procurado por Matt Daley, filho do homem cruelmente assassinado. Danny não hesita em seguir as promissoras evidências que apontam para um único suspeito: uma brilhante criminosa que está sempre um passo à frente de todos e que pode estar a um triz de encontrar sua nova vítima.”

Anjo da Escuridão (2012), de Sidney Sheldon*, tem um enredo promissor auxiliado por uma escrita cativante e uma gama de personagens bem desenvolvidos. É essa a fórmula que o autor encontrou para oferecer um romance policial cheio de qualidade e inovação.

Danny McGuire, detetive responsável pela investigação da morte de Andrew Jakes, é um desses personagens que poderiam incorrer num clichê irrecuperável, mas conseguem se sair muito bem do tédio desesperador. Danny é extremamente dedicado ao trabalho e a falta de resolução para o terrível crime de Hollywood Hills assombra sua mente, impedindo-o de se livrar do caso e de deixar os envolvidos para trás.

Como a maioria dos personagens do livro, Matt Daley, filho de Andrew Jakes, tem uma personalidade bem desenvolvida e que, ao longo da história, prova-se também bastante problemática. Roteirista sem sucesso, Matt começa a investigar a morte do pai a fim de criar uma história boa para vender, mas acaba se vendo obcecado pela investigação e perde sua esposa, sua casa e suas economias.

Enquanto o detetive Danny McGuire faz o tipo correto, viciado em trabalho e desesperado para solucionar um caso em aberto, mostrando-se quase sempre razão, Matt Daley é exatamente o oposto: despreocupado e levado pelas suas emoções, o filho de Andrew Jakes não é o personagem principal do livro, mas cativa o leitor quando facetas de sua personalidade disfuncional se apresentam.

O livro é composto por uma infinidade de flashbacks de uma história cujos personagens são desconhecidos do leitor. Os enredos paralelos conseguem manter a curiosidade até quase o último capítulo. Quando as duas narrações se encontram, o mistério é resolvido de forma completamente inesperada.

O Anjo da Escuridão é um daqueles livros que presenteiam o leitor com uma gama de personalidades problemáticas, mas é difícil discorrer sobre o tema sem cair em spoilers sobre a trama. O mais importante de se dizer, portanto, é que o autor consegue criar personagens cheios de problemas sem fazer com que eles pareçam caricatos e previsíveis.

O suspense é mantido até o fim. Qualidade em falta na maior parte dos romances policiais dos últimos tempos, o enredo de Anjo da Escuridão é imprevisível e até os leitores mais atentos e experientes terão dificuldade em adivinhar o final do livro e a identidade da pessoa que matou diversos homens velhos e ricos e estuprou suas jovens e belas esposas, fazendo-as desaparecer após doarem a fortuna da herança.

O destino de Matt Daley também é difícil de prever. É algo que o leitor não pode imaginar que estava vindo, mas simplesmente faz sentido quando acontece. É exatamente no final do livro que a personalidade de Matt se mostra mais incompreensível e, por isso mesmo, mais fascinante e bem delineada.

Com a resolução dos crimes, o livro narra o julgamento da pessoa responsável. É então que mais um show de personalidades bem criadas é apresentado ao leitor. Quase como um caso de folie à deux, a descrição dos sentimentos, pensamentos e relacionamentos das pessoas envolvidas é o ponto mais alto de todo o livro.

Anjo da Escuridão é um livro que vale a pena mais pela variedade e qualidade dos personagens do que pela ação investigativa em si, que também é muito boa. Não deixa nada a desejar a um leitor mais exigente que busque fechar círculos na leitura: não há pontas soltas na história. A obra ganha em qualidade quando corta todos os possíveis excessos que poderiam surgir e se mostra como um enredo que realmente cativa.

*O livro é assinado com o nome de Sidney Sheldon, mas foi realmente escrito pela jornalista britânica Tilly Bagshawe, que começou a escrever histórias sob o nome de Sheldon após sua morte em 2007.

site: https://criticaeublog.wordpress.com/

@najara_lena 13/12/2018

Anjo da escuridão com receita
As vezes é bom dar uma pequena pausa nos romances épicos e aventurar por outro gênero tão empolgante quanto, e por isso hoje eu trago um pouquinho do suspense policial de Sidney Sheldon - ?Anjo da Escuridão?.

Pense em um livro que te deixa presa da primeira até a última página, e juro que quando já estava na metade do livro eu e minha prepotência, achei que já tinha desvendado tudo, puff? pensei comigo mesma ?tá na cara que foi isso que aconteceu!!?. Gente ?. não foi não, estou chocada até agora com o final do livro.

Um livro de suspense digno de nota, com personagens bem construídos, ele te surpreende a cada capítulo. Adoro o jogo psicológico que permeia os personagens principais. Você já deve ter reparado que nesta resenha diferentemente das outras, não comecei lhes fornecendo os personagens principais, isso porque temos vários no livro e se eu começar a entregar as características deles vou tirar boa parte da diversão da leitura.

Devo acrescentar que o livro trás cenas brutais, então esteja preparada. Ele é um volume relativamente pequeno e com um pouquinho de empenho dá para ler em um dia.

Vou deixar com vocês uma breve descrição do livro da contra capa.

Um rico negociador de artes é brutalmente assassinado em sua mansão: Andrew Jakes está amarrado ao corpo nu de sua jovem e bela esposa, violentamente espancada e estuprada. O detetive Danny McGuire empenha-se na busca do culpado, mas Angela Jakes desaparece depois de doar sua herança. Anos depois, Danny trabalha como agente da Interpol na França quando é procurado por Matt Daley, filho do homem assassinado. Danny não hesita em seguir as evidências que apontam para um único suspeito: uma brilhante assassina que está sempre um passo à frente de todos e que pode estar a um triz de encontrar sua nova vítima.

E não é que mesmo em livros de suspense conseguimos boas receitas ?

Eu escolhi uma receitinha que me chamou atenção por ser um dos métodos que uma das personagens decide envenenar seu marido. Ele sabe que ela irá tentar matá-lo, mas mesmo assim se rende aos caprichos da moça.

_ Que tal a sopa?
_ Muito boa. Obrigado.
_ Eu mesma preparei.

É sério isso? Estamos batendo papo? David raspou o que sobrava de seu Kneidl do fundo do prato. Passara o dia preocupado, achando que estaria nervoso demais pra comer. Danny McGuir enfatizara a importância de agir naturalmente quando Sarah Jane estivesse por perto, mas se David não conseguisse? E se passasse mal, ou desmaiasse ou, sem querer soltasse Por que você está querendo me matar? durante a sobremesa.

Pensei em fazermos a sopa judaica Kneidl, obviamente sem envenenar ninguém, mas gente é muito complexa de fazer, são tantos preparos que desanima na metade da receita, então separei uma outra receita de sopa de frango com bolinhos. Está bem mais fácil de fazer.

Dicas e Truques

Faça as bolinhas pequenas para ficar uma sopa mais delicada.

Ingredientes
? 7 xícaras (chá) de água
? 1 peito de frango cortado em cubos
? 1 cebola ralada
? 3 dentes de alho picados
? 1 folha de louro
? azeite para refogar
? 1/2 xícara (chá) de semolina.
? Sal e pimenta-do-reino a gosto.
? 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina.
? 2 gemas.
? 1 colher (sopa) de salsa picada.
Modo de fazer

Primeiro vamos fazer o caldo. Refogue com azeite a cebola e o alho, junte os cubos de frango e depois de dourar junte a água. Deixe cozinhar, coe este caldo e reserve. Reserve também em separado os cubos de frango.

Numa panela pequena, coloque 1 xícara (chá) de caldo de frango e leve ao fogo até levantar fervura. Adicione a semolina, tempere com o sal e a pimenta, acrescente a manteiga e mexa bem. Abaixe o fogo e cozinhe durante uns 5 a 6 minutos, até que fique um creme espesso. Retire do fogo e reserve.

Junte as gemas à mistura de semolina e mexa muito bem. Uns 10 minutos antes de servir a sopa, leve o restante do caldo ao fogo e deixe levantar fervura. Molhe uma colher (chá) em água fria, encha a metade dela com a mistura de semolina e pingue no caldo fervente. Repita com o restante da mistura de semolina. Os bolinhos estarão prontos quando estiverem flutuando. Junte os cubos de frango. Polvilhe com salsa picada e sirva.

Prontinho agora você tem uma deliciosa sopa de frango com bolinhos, um prato bem diferente para servir em dias frios.

Espero que tenham gostado até a próxima

Kisses, NL

Dél 17/05/2019

Anjo da escuridão
Super indico...

PoliAna | @poliana.e.seus.livros 11/09/2019

Intrigante e previsível
O livro passa longe de ter a qualidade do Sidney Sheldon, entretanto, te prende e muito. A estória é intrigante e com muito suspense. Se prepare para não desgrudar do livro na ansiedade de confirmar quem é o assassino.
Ele é dividido em partes, sendo a última cansativa para um final nada surpreendente.
Vale a pena a leitura. Só não espere muito.

Cainã 03/04/2020

Personagens muito bem construídos, a leitura flui muito bem e a curiosidade fica cada vez maior

Jussara 29/07/2020

Nunca decepciona
"A minha mente é só minha. Posso controlá-la. O passado ficou no passado."

Juan 25/12/2020

Bom livro
Bom livro, não está entre os melhores da Tilly mas, é bem escrito, esperava mais do desfecho, mas, vale a leitura.

bvtrpdo 31/01/2021

Me prendi muito a este livro e me surpeendi diversas vezes também, mas minha maior surpresa foi com o final, que me frustou um pouco mas mesmo assim não mudou meu pensamento sobre a obra em si. Quando der irei reler com toda certeza.

Kah 04/03/2021

O livro é muito bom, mas fica nítido que não tem o toque de mestre de Sidney Sheldon. Senti falta de alguns elementos que marcam suas obras. Entretanto, vale a pena a leitura, especialmente àqueles que ficaram órfãos de suas histórias.

Cesar.Neto 20/03/2022

Ótima leitura. Livro que prende, não dá vontade de parar de ler e da pena de acabar. O autor consegue te colocar dentro da cena. Se isso é bom ou não, só lendo o livro pra saber. Primeiro de muitos do Sidney Sheldon

Jujuba 07/05/2022

Previsível
Uma ótima história. Com personagens fortes e bem contada. Mas a reviravolta, o elemento surpresa, faltou!
Mas mesmo assim foi uma leitura de emoções e alguns questionamentos.
A melhor parte é o julgamento. É alí que a gente fica com dúvidas sobre a história, realmente a gente escuta o grampo caindo no chão ??...

Priscila.Veloso 09/05/2022

...
Apesar de não ter sido escrito pelo Sidney, o livro tem muito do que ele escrevia. Nos prende do início ao fim. Tem uma boa história e um final surpreendente.