O Homem do Castelo Alto

O Homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Ana Caroline 23/01/2024

Livro decepcionante! Esperava algo muito diferente, fui às cegas como um livro de ficção pós guerra e recebi um livro de cotidiano e presentes. Esperava espionagem, traição, lutas e não tem nada disso no livro. O final é muito decepcionante.

machadolug 23/01/2024

Expectativas foram criadas e...
Quebrei a cara. Meu Deus, que livro chato. Com toda a fama que tem esse livro, por ser um clássico da ficção científica eu estava esperando um mundo diatópico bastante promissor. O que eu não encontrei, mas é aquele ditado: se vc gostou, vc venceu.

Ps: será que ainda dou mais uma chance pro Dick e leio Blade Runner? ?
Giovana.Montezelo 23/01/2024minha estante
Olha, eu li Blade Runner e gostei.

machadolug 23/01/2024minha estante
será que vem aí?

Giovana.Montezelo 24/01/2024minha estante
Esse autor é muito maluco rsrs
Eu li só Blade Runner e um livro de contos chamados sonhos elétricos. Gostei dos dois com ressalvas, mas gostei rs

machadolug 24/01/2024minha estante
hehehe no final deste que eu li tem uma pequena biografia dele, e fala um pouco do tanto que ele era maluco, fiquei passada

Giovana.Montezelo 24/01/2024minha estante
Drogas mil

anajogodobicho 22/01/2024

Tinha MUITO potencial, mas na minha opinião não hove uma grande exploração dos cenários e dos acontecimentos que foram acarretados pela mudança proposta pelo autor

Sobsob 11/01/2024

Nem quem ganhar, nem quem perder...
Peculiar, eu achei interessante a forma de criação de mundo, as ideologías dominantes deste universo. Fui baitada em alguns pontos sim, e achei legal a interconexão dos personagens.
Porém, o final me irritou, talvez seja minha infantilidade talvez minha ideologia, mas as últimas páginas me deixaram encucada, fiquei dias pensando sobre e dias matutando se deixei algo passar, sinto que não absorvi o livro como deveria, muitos personagens também costumam me confundi, confesso. Foi uma experiência decente (quero dizer, foi aflitivo sim, mas não me decepcionei).
Rudie 18/01/2024minha estante
nossa vc le umas coisas inteligentes

Sobsob 18/01/2024minha estante
é de escola amg, mas o livro é bem legal, só precisa saber medianamente da história da segunda guerra

Fernando1355 08/01/2024

Interessante
Um livro interessante sobre o que teria acontecido se os nazistas vencessem a guerra.

Contudo senti falta de maiores relatos sobre isso, algo mais chocante.

O livro não aborda muito bem o terror que é os nazistas.

Ana Luz 03/01/2024

Gosto muito da proposta do livro, mas fico chateada pelo sentimento de que poderia ter sido melhor desenvolvido, ainda que seja considerado um dos melhores livros de Dick.
Acabei com inúmeros pontos de interrogação, com o sentimento de que era tudo genial e ao mesmo tempo sem o menor sentido.
É interessante ver essa perspectiva do que nosso mundo poderia ter sido, ao passo que levanta questões sobre o que nosso mundo realmente é.
Quem rege a ordem mundial? A quem realmente beneficia cada vitória? E quem fica de lado nisso tudo? Por que a América Latina parece sempre sair perdendo? Sem escolha nenhuma?

Elide.Serra 31/12/2023

Aflição e muita reflexão
Nesta distopia, Philip K. Dick traz uma visão assombrosa da história que poderia ter se tornado real caso a Alemanha nazista e o Japão tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial.
Poderia realmente ter sido tudo de outra forma?
E como seria?
Eu não pensaria sobre isso se o autor não houvesse me instigado e com os pensamentos veio uma sensação aflitiva, de como seria, dos horrores e posso dizer que se um dos objetivos era fazer com que pensássemos, nossa, como o fez bem.

Fiquei bem surpresa com essa leitura, no entanto, não recomendaria para qualquer pessoa.

Marcelo Leite 31/12/2023

E se...
Imagina viver em uma outra realidade onde eventos históricos e políticos de grande relevância tiveram rumos completamente diferentes.

Em O homem do castelo alto, o Eixo venceu a Segunda Guerra Mundial, e o nazi-fascismo dominou o mundo. Os EUA passou a ser ocupado por japoneses no oeste e alemães pelo leste, havendo apenas uma zona neutra na faixa central. A escravidão é restabelecida, os judeus praticamente todos foram exterminados, os nazistas já desenvolveram tecnologia para viagens espaciais. Um mundo assustadoramente diferente.

A história gira em torno de núcleos que vivem na área dominadas por japoneses e na zona neutra. O que sabemos sobre os nazistas parte principalmente dá influência japonesa. Os representantes políticos de áreas comerciais e de um vendedor de raridades da cultura norteamericana, são o mote de boa parte da obra. O I Ching dita a tomada de decisão de políticos e civis como uma espécie de oráculo
Vale um destaque ao judeu disfarçado Frank Frink, vendedor de jóias.

Sua ex-esposa, Juliana Frink vive na zona livre, e se envolve com um caminhoneiro ítalo americano.

O livro Gafanhoto torna-se pesado estará presente como leitura para alguns personagens e será importante pois será o disparador das motivações de Juliana na busca do seu autor Hawtorne Abendsen. A obra dentro da obra sugere uma realidade oposta, semelhante a nossa, porém, não igual,com a vitória dos aliados.

Espionagem, morte do líder máximo do governo nazista, os novos rumos políticos devido a ascenção de Goebbels permeiam o medo do que ainda há por vir.

Mas o interessante na obra é que o livro não constrói uma dinâmica maniqueísta. Em alguns momentos vemos personagens americanos sugerindo de que as mudanças foram ruins, porém não de todo o mal, já que implicou a volta da escravidão, expondo uma certa mentalidade reacionária.

Confesso que esperava um contexto com núcleos de personagens completamente diferentes, devido ao que chegou até a mim sobre este livro. No entanto, acredito que este tenha sido culpa exclusivamente minha, já que a obra é o que ela é, e não o que eu gostaria que fosse.

Carol749 28/12/2023

Eu sou de opinião que os livros do PKD ou você ama ou odeia (eu sou do grupo dos que amam), esse livro tem um plus de que não é ficção científica como o esperado, não é focado em naves espaciais ou viagens para outros planetas, nele o autor somente propõe a pergunta do E SE??

O texto, de início, pode parecer muito desconexo, com muitos personagens e pouca explicação, mas como a maioria dos livros do autor, aos poucos são oferecidas algumas dicas de o que ele está querendo dizer com essa história, logo quando é citado o livro do ?gafanhoto? por exemplo, os personagens também tem uma discussão sobre o que é ficção científica e tocam no assunto sobre presentes alternativos , ou seja nos anos 60 PKD já estava pensando sobre multiversos?

Além de brincar com o leitor, se está sendo tratado de um livro que fala sobre realidades alternativas, e o livro é uma outra realidade e está sendo narrado por uma terceira pessoa, qual dessas realidades é a verdadeira? E o que é real? O que é a verdade?

Só podemos ter certeza que a verdade é difícil de encontrar.

O autor traz muitos questionamentos existenciais em suas obras, ele era fascinado pelo real do ser humano, então proponho que não leia esse livro em busca de um drama histórico mas sim com um pouco das buscas incessantes do autor em mente , aposto que a experiência vai ser recompensadora.

Kelly Rubinéia 20/12/2023

Complicado
Não foi uma leitura fácil, li os primeiros capítulos umas duas vezes para tentar acompanhar a história, quando vi já estava na metade do livro sem entender nada, terminei na força do ódio mesmo, quem sabe em um outro momento eu consiga ler ele novamente e entenda melhor o contexto.

LaAs183 19/12/2023

Decepcionante
Tinha altas expectativas com esse livro. Mas o ponto alto fica realmente apenas na ideia central dele, que é genial. O desenvolvimento da história em si deixa muito a desejar, sendo na maioria das vezes maçante.

AmandaRabelom 14/12/2023

O ritmo da leitura é mais mecânico, não fui tanto, mas é um livro bem escrito, com uma premissa excelente e bem desenvolvido. Eu gostei e aproveitei mt da leitura. Amei que no final tem aquelas notas que explicam mais do autor e das suas obras, eu sempre aproveito e saio refletindo mais sobre o livro

Spicecarol 12/12/2023

Existem distopias e distopias
Cometi o erro de ver a série primeiro. Isso é sempre um mal sinal? mas a verdade é que a série é bem melhor. Senti falta de personalidade nos personagens principais.