Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

Mafê 30/03/2021

É eita atrás de eita
Nessa obra, a Margaret trás uma narrativa, baseada em fatos reais, que retrata a história de Grace. De fato, foi uma vida muito sofrida, porém típica para a época (século XIX) e que causa indignação. É realmente uma obra interessante, mesmo com um final um pouco decepcionante.

Maria 28/03/2021

4,5 estrelas - uma história envolvente
Margaret Atwood tem o dom de contar histórias. Essa não foi diferente. Vulgo Grace é baseado em uma história real que aconteceu no Canadá na década de 1840. Acompanhamos a história de Grace Marks, uma mulher que foi condenada na adolescência por ajudar a matar seu patrão e agovernanta da casa juntamente com um outro funcionário da casa, James McDermott. Mas será que Grace realmente cometeu esses crimes? Será que foi coagida por James? Ou era uma legítima assassina a sangue frio?

A parte mais interessante é que a autora dá uma chance, mesmo que ficcional, para uma mulher contar sua versão da história, em uma época onde o machismo e a misoginia reinavam. Uma história envolvente que me deixou com a pulga atrás da orelha e muito pensativa hahaha

Confesso que jamais julgaria Grace Marks, sendo culpada ou inocente.

Nivia.Oliveira 27/03/2021

Inocente ou culpada? Vulgo Grace é baseado numa história real de duplo homicídio: a governanta grávida e o dono da casa são assassinados por dois empregados: Grace e James. A condenação foi o enforcamento para ele e prisão perpétua para ela, por ser cúmplice.
Mas quem nos descreve o fatídico dia é Grace Marks, quer dizer, ela relata os episódios para seu psiquiatra que se apaixona por ela. Tudo isso que nos deixa desconfiados sobre a veracidade dos fatos.
Enquanto Grace nos conta, ela costura uma colcha de retalhados, e é assim que vamos compreendendo os acontecimentos, como o Jack, o estripador em partes...
Margaret Atwood transforma o leitor em “médico, juiz e carrasco:” acrescenta pitadas de demência, culpa e inocência nos personagens que nos deixa realmente confusos como chegaram às vias de fato.
O texto não é maçante como um julgamento e o clima à la Sherazade arrefeceu o tema da violência.
Assim temos duas pessoas diferentes: Uma menina dócil de 16 anos, controlada e sofrida. Uma “Maria Madalena” arrependida, dissimulada, com gosto pelo trágico.
Gostei bastante do simbolismo dos títulos dos capítulos como “A caixa de Pandora” e “Corações e Moelas”.
E também dos objetos que o psiquiatra J.Simon utiliza para inspirar Grace no seu método de associação: maçã, beterraba, nabo...
Num paradoxo, o livro é recheado de peônias multicores. Flores que simbolizam a sorte, a felicidade, a fortuna e a prosperidade... tudo canalizado no final do livro.
A “revelação” do julgamento com o do mesmerismo (ciência baseada no neuro-hipnotismo em voga na época na América do Norte, segundo posfácio da autora) com o mascate Jeremias e pela superstição foi brilhante, pois deixa mais dúvida nos expectadores e nos leitores que não acreditam nas ciências alternativas nem espiritismo.
O livro também trata da questão apresentada por Victor Hugo em “Os Miseráveis’: que é de um ex-presidiário desprovido de tudo e atolado no preconceito? Como recomeçar a vida? Além do sensacionalismo da impressa sobre os casos de grande comoção.
Eu sempre prefiro o livro mas dessa vez eu assisti à série da Netflix e foi uma experiência interessante. E os atores eram... lindos!!! Especialmente o Sr. Knear, o assassinado e o psiquiatra!!!
Lendo julguei Grace culpada... Até porque não consegui dissociar seus sonhos sinistros da realidade. Vendo as imagens, inocente. Acho que vou ficar com... louca.kkk Afinal:
“Nosso eu dentro de si mesmo, escondido deveria assustar mais. Assassino escondido em nosso apartamento é o menor dos horrores.” P. 58
E no final, o desenho da Árvore do Conhecimento na colcha de retalhos foi genial: O fruto do bem e do mal está sempre ali ao nosso alcance para fazermos uso do nosso livre arbítrio...

nayalves 24/03/2021

Fodaaa
Socorrooo que essa mulher só escreve livro angustiante e fodástico.

Mesmo sendo 'inspirados em fatos reais' não tem como não pensar que isso facilmente pode acontecer nos dias de hoje.

Natasha 20/03/2021

Final deixou a desejar
O livro conta a história de Grace, uma criada que aos 16 anos é acusada de assassinar seu patrão e sua governanta com a ajuda de McDermott, outro criado do local. O livro é apresentado de várias maneira, possui cartas, notícias e também em primeira pessoa, contada por Grace e pelo Dr Jordan, um psiquiatra que pretende abrir seu próprio manicômio e acha que descobrir o segredo de Grace é a maneira de abrir portas para esse feito.
O livro oscila entre contar a história de Grace e os acontecimentos da vida de Jordan.
Para atingir os seus objetivos Jordan entra em contato com um grupo que busca inocentar Grace e com sua ajuda vai até a cidade onde ela está presa, cerca de 15 anos depois do acontecimento, e consegue permissão para conversar com ela, então para manter sua companhia ela começa a lhe contar todos os acontecimentos da sua vida.
É interessante acompanhar a vida de Grace, e mais ainda compará-la com a vida o Dr, senti bastante no livro as diferenças de julgamento entre as mesmas atitudes quando tomadas por homens ou por mulheres.
Descobri muito cedo qual era o "mistério", mas continuamente descartava essa opção por pensar que não se encaixaria bem na história e, de fato, quando foi revelado não se encaixou mesmo, foi tão pouco aprofundado que era melhor nem estar ali. Por essa razão o final do livro me decepcionou um pouco.
Além disso, senti que algumas questões que foram expostas no livro ficaram em aberto, ou talvez eu não tenha tido perspicácia suficiente para encontrar as respostas nas entrelinhas.
Enfim, gostei da leitura, não me arrependo, mas acredito que não lerei novamente.

Math 16/03/2021

Grace é uma personagem interessante e sua história também, a escrita da Magaret Atwood também não é ruim, mas achei alguns capítulos muito longos, com descrições desnecessárias e cenas que não acrescentaram nada para o desenvolvimento da história, principalmente essas cenas de sonhos.
Sobre os outros personagens... Simon é um idiota, maníaco, muito sarcástico e com uma personalidade bastante ácida, resumindo, não gostei dele! ?.
Outra coisa que me incomodou foi a estrutura do livro, a pessoa não sabe ao certo quem está falando, quando outro personagem está apenas pensando... achei muito bagunçado.
Deisi 16/03/2021minha estante
Eu gostei da série ?

Araci.Medrado 18/03/2021minha estante
O livro tem tudo pra desenrolar uma narrativa interessante, mas começam com muitos diálogos desconexos e cenas muito detalhadas

mauriloamml 24/03/2021minha estante
Acho que ficou essa sensação de bagunça no começo. Depois que me acostumei com o estilo da autora, achei o livro muito bom. Foi uma grata surpresa.

Mada 13/03/2021

Esse é um livro que demorei muito pra ler. Na verdade comecei a ler um ano atrás e parei. Agora retomei e não conseguia parar de ler, tão interessante é a história! Realmente é uma história impressionante, uma escrita super detalhista e que deixa muitas dúvidas na cabeça...
Mas, apesar de eu ter demorado a engatar essa leitura, eu recomendo totalmente esse livro!!

Aline.Rosa 12/03/2021

Instigante.
Amei a escrita da Mar-
garet Atwood...quase não consigo parar de ler o livro. Um dos melhores que li esse ano de 2021. Super recomendo!

Carol 07/03/2021

Minha leitura foi bastante demorada e com diversas pausas longas entre os capítulos, principalmente no início do livro. A história não chega a ser desinteressante, pois a construção da personagem Grace é complexa e nos faz refletir sobre sua condição antes do cometimento do crime. Mas, fora isso, a narrativa não traz elementos especiais que façam valer a pena o empenho do livro. A existência de narradores não confiáveis, as dúvidas sobre os reais acontecimentos, a crueldade dos crimes praticados e as consequências não diferem em nada de boa parte dos casos com os quais podemos nos deparar em processos de Tribunais do Júri com certa regularidade.

MorganaFire 01/03/2021

Meio sem graça
Não gostei muito, achei complicado, mas tá bom. Não foi bom, mas não foi ruim. Recomendo para quem gosta de livros de não ficção.

cnovais 27/02/2021

Embora seja uma narrativa um pouco arrastada, é uma história muito boa e que me prendeu do começou ao fim.

Ayla.Meireles 24/02/2021

O livro é surpreendente. Praticamente até o final da história a gente fica mudando de ideia sobre o caráter de Grace. Muitas coisas acontecem, muitos estudos que perturbam ainda mais a cabeça dela. Ao decorrer da história vamos percebendo o lado de Grace, e toda a trajetória de uma menina que teve que trabalha cedo pra sustentar os irmãos mais novos e um pai alcoólatra. Grace perdeu a memória do dia do assassinato dos seus patrões, e ficou muitos anos na prisão por esse crime que ninguém sabe se ela cometeu ou não. Leia esse Livro para saber mais o que aconteceu com Grace e que final essa mulher teve.

Ferflus 22/02/2021

Atwood incrível como sempre!!

Mais uma história super cativante que te prende do início ao fim!

loretta 18/02/2021

vulgo grace- margaret atwood
quis experimentar uma leitura diferente das distopias que havia lido da margaret atwood, as quais adorei, e me intriguei com um caso real de assassinato antes indefinido e que agora com lacunas preenchidas descrito pela autora de maneira extraordinária que sabe guardar muito bem até o final o desfecho dessa curiosa história