Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood

Resenhas - Vulgo Grace

Zeli Giovana 30/12/2023

Primeiro livro que li dessa autora. Gostei muito da ambiguidade da personagem. Sabendo que é baseado numa história verdadeira, o que torna a leitura mais interessante, a escritora deixa sempre a dúvida, culpada ou inocente? Cada leitor faz o seu julgamento. Muito bom!

Maria.Fatima 28/12/2023

Um livro baseado em fatos, a leitura é bem, bem arrastada, pensei em desistir da leitura o tempo todo.
O final é surpreendente .

Priscilla 13/12/2023

Sensacional
Esse livro me prendeu demais. A autora escreve um romance fantástico em cima de acontecimentos históricos reais.

Grace Marks, uma jovem criada de 16 anos, foi condenada à prisão perpétua no século XIX no Canadá, por ter ajudado a assassinar seu patrão e a governanta da casa onde trabalhava.

Atwood tece uma trama de sutilezas que revela aos poucos o passado da personagem, desde sua infância até seus dias na prisão e o desfecho da história. Por meio de depoimentos, cartas e relatos, vemos a autora completar com ficção as lacunas que a História deixou.

Acho que é o mais perto de true crime que já cheguei! Hahaha
E eu admiro muito autores que conseguem criar histórias tão bem amarradas, utilizando personagens, locais ou fatos reais em conjunto com a ficção. Além disso, usam as memórias como um instrumento para contar a história. Atwood é uma escritora maravilhosa!

emlindh 12/12/2023

Só fui saber no fim que era baseado em um caso real
Não li muitos livro da Atwood, mas esse foi completamente diferente dos que eu li.

Achei tudo estranhíssimo logo nas primeiras páginas: a forma de escrita, os fluxos de pensamento, as cartas, os personagens envolvidos; até chegar no final e descobrir que é uma romantização de um "true crime" e tudo fez sentido.

Não achei uma leitura fácil, na verdade achei confusa, longa e cheia de nuances, passei a leitura toda sem saber se devia ou não confiar ou acreditar nos personagens envolvidos. Mas considerando que é um crime real, faz todo sentido que seja confuso e que as lacunas sejam preenchidas por suposições pela autora.

Foi uma experiencia diferente, uma leitura bem diferente do meu habitual, mas certamente recomendo a leitura!

Iris.Kawane 16/10/2023

Grace Marks, incógnita
"Mas toda a sua desafortunada vida
Grace Marks na prisão deverá passar
E, por causa de seu hediondo crime e pecado,
Na penitenciária de Kingston definhar.

Mas se Grace Marks por fim se arrepender
E seus pecados expiar com fervor,
Então, quando morrer, de pé ficará
Diante do trono de seu Redentor.

Diante do trono de seu Redentor,
Será curada, a alma leve.
Suas mãos ensanguentadas Ele lavará
E ela ficará pura como a neve.

E ela ficará pura como a neve
E no Reino dos Céus entrará
E finalmente no Paraíso,
No Paraíso viverá."

...

Quando li esse poema no começo do livro, me arrepiei toda, e já senti o peso mesmo sem ter lido.

RESUMO - A história é fictícia, mas foi feita em cima do caso real de uma garota de 16 anos chamada Grace Marks, que foi condenada à prisão perpétua pelo assassinato do patrão e governanta, em meados de 1840. Nunca foi provada sua culpa.
Recomendo pra quem gosta de se perturbar por escolha própria ahaha (mas de verdade, recomendo.)

IMPRESSÕES (COM SPOILER) -
É interessante como, ao longo da narrativa, parece que a pessoa mais sensata é a Grace, justamente a que é acusada, dentre outras coisas, de ser louca.
Ela é misteriosa e você nunca sabe o que realmente está pensando, é de se remoer o tanto que ela é impessoal, enquanto conta suas histórias. Quando ela dá a opinião dela sobre algo, é um pensamento correto e lógico. Até mesmo quando pensa em algo que é errado, ela tem justificativas plausíveis.
Enquanto isso, os demais personagens ou são imbecis, ou pervertidos, ou iludidos, ou cruéis. É um fato interessante, pois a autora nos faz gostar de Grace a ponto de ficarmos num impasse e querermos acreditar na sua inocência.
Gostaria que houvesse um desfecho melhor para o dr. Jordan. Fui desgostando dele no decorrer do livro, mas ainda assim, merecia mais.
E quanto ao Jeremias, queria que tivesse reencontrado a Grace e tido uma conversa franca e boa. Apesar de o cumprimento discreto entre eles ter tido um significado enorme, no fim de toda a odisséia.
Por fim, Grace, quem foi você realmente? Nunca vamos descobrir.

UrsaMaior 10/08/2023

Afinal, quem é Grace Marks?
Até agora o melhor livro que li esse ano. Como diz minha mãe, é um livro tão gostoso que dá pena de engolir, por isso, tentei lê-lo o mais vagarosamente possível para adiar o seu final.

Grace Marks, a protagonista que realmente existiu, nos encanta e compadece com sua história de vida ao mesmo tempo que enche de dúvidas sobre seus relatos e possível fingimento, fazendo às vezes achá-la sonsa.

Enfim, esse é aquele tipo de letra que tenho certeza que repetirei todos os anos.

Aline Maia 06/08/2023

Intrigante
Achei mais interessante conhecer a famosa Margaret Atwood com uma história que não fosse 'O Conto da Aia' e acho que fiz bem. 'Vulgo Grace' tem uma adaptação da netflix em formato de série e quando assisti achei muito boa. Mesmo lendo depois de assistir a série, achei que o livro consegue ser ainda melhor.

Em 'Vulgo Grace' conhecemos a história de uma famosa assassina que está em cárcere a muitos anos, mas que ainda desperta curiosidade nas pessoas. Considerada cúmplice de um assassinato quando tinha 16 anos, a jovem conseguiu ter sua pena de morte modificada para prisão perpétua. Anos depois, chega a cidade o Dr. Simon Jordan que tem interesse de estudar o caso de Grace Marks para aprofundar seus conhecimentos sobre doenças mentais.

Ao longo dos anos Grace teve crises de histeria, desmaios e amnésia o que fez com que seus relatos e confissões apresentassem versões diferentes da mesma história. A prisioneira passou alguns anos em manicômio, mas por estar mais estável e ser objeto de interesse da esposa do chefe da prisão, começou a ter acesso a sua casa para fazer serviços como criada e costureira. Dentro dessa rotina, o Dr. Jordan começa a estudá-la através de conversas nas quais Grace conta sua história desde muito jovem até o seu momento atual.

'Vulgo Grace' é um livro grande e denso, mas com uma narrativa que não empaca. Não foi nem a curiosidade sobre a história e sua resolução o que mais me impressionou - ainda mais porque já sabia como as coisas iriam caminhar porque assisti a série -, mas a ambientação. Parece que estamos literalmente sentados com o Dr. Jordan ouvindo as histórias do passado de Grace.

Quando abria o livro para ler, esquecia o que estava ao meu redor e entrava nessa história. 'Vulgo Grace' é do tipo de livro que fica com você depois que termina de forma que se sente saudade dos personagens e da história. Infelizmente não é o tipo de livro que tenho vontade de reler, mas eu realmente adoraria mais várias páginas com Grace, Simon e quem sabe alguns POV do mascate Jeremias.

Ju. 06/08/2023

Eu não conhecia o caso de Grace, inciei a leitura sem saber muito sobre o livro e criei uma expectativa sobre ele a qual não foi correspondida. Eu esperava um mistério, algo mais instigante... Não me prendeu tanto e não me senti surpresa com o final, mas achei interessante conhecer a história de Grace.

Bruna 02/08/2023

Vulgo Grace
Normalmente não me interesso muito por histórias de 1800, mas essa aqui me pegou de jeito.
Gostei demais de ler sobre a vida de Grace.
Só não gostei tanto do final, parece que foi feito às pressas, mas valeu a pena!

Bruna Peixoto 01/08/2023

Gostei bastante. Li super rápido. Acredito que Grace é uma manipuladora com muito talento e um poder de convencimento grande.

Nina.Law 20/07/2023

Vulgo Grace, Atwood brilha
Demorei um pouco para engatar a leitura, pois a escrita da Margaret é densa e precisa, e você precisa de tempo para se adaptar a ela, mas quando fiquei confortável, pude desfrutar dessa obra fictícia da melhor forma possível. Grace não é julgada como vilã ou vítima pela escritora, é apenas apresentada como uma personagem intrigante com uma história a la Poe, gostei muito da forma como a Margaret conduziu a história e de deixar na mão do leitor o julgamento e opinião sobre a culpabilidade da personagem como fora assim na vida real. Fiquei um pouco nauseada devido a algumas falas de personagens masculinos, mas compreendo que na época em que o livro se passa (séc XIX) parecia quase um adjetivo ser misógino e babaca.
Tirando isso, recomendo muito esse livro, acredito fortemente que é daquelas histórias que ficarei pensando nela por muito tempo, pois uma pessoa como Grace Marks é difícil de esquecer.

Mari 11/07/2023

Confesso que pensei várias vezes em deixar o livro de lado. A história é longa, são muitos detalhes, mas consegui chegar ao fim.

Campos 01/07/2023

Prende a atenção
Muito bom, vale a pena conhecer a história e a forma como os personagens são desenvolvidos é muito interessante, isso tudo aliado a um contexto histórico e social muito bons