Predestinados Josephine Angelini

Resenhas - Predestinados

Giane 31/01/2015

Predestinados
Predestinados surgiu sem eu saber se quer do que se tratava. Ganhei em um sorteio e não sei porque, mas nem sua sinopse tinha lido. Acho que foi por isso que ele ficou encalhado até ser escolhido como oitava leitura da maratona.

"A mãe os abandonou quando ela era bebê, mas Jerry logo aprendeu como dar à filha a quantidade certa de atenção. Ele não vivia grudado em Helen, mas estava sempre por perto quando ela precisava." P. 8;

Helen é criada pelo pai em uma ilha nos Estados Unidos. Apesar de ser uma adolescente realmente bela, ela tenta não chamar atenção para si. Afinal cada vez que ela é notada tem crises de cólica e o pânico a ataca. Por esses e outros motivos Helen acha que não se encaixa nessa localidade.

"Por que todo mundo não podia simplesmente ignorá-la? Por dentro, Helen sempre tinha achado que era diferente, mas pensava que havia feito um ótimo trabalho escondendo isso a vida toda. Parecia que, sem perceber, ela vinha dando dicas sobre a estranha criatura dentro de si." P. 21;

Quando a família Delos chega a ilha é verão e Claire, melhor amiga de Helen, se empolga em conhecer os meninos novos. Mas quando o encontro acontece Helen está totalmente possuída por três figuras que clamam sangue. Ela ataca Lucas Delos e por pouco não o mata estrangulado.

"- Espero que sua filha se sinta melhor logo, Jerry. Eu mesmo já tive insolação e me falaram que fiz todo tipo de coisas estranhas. Pode até fazer você ter alucinações, sabia? - disse ele, para ninguém em particular." P. 37;

A partir desse momento Helen começa a notar que tem um ódio mortal, infundado, pela família Delos, mas que mesmo assim não consegue ficar longe deles. Num dia normal como qualquer outro ela é atacada por uma mulher desconhecida e acaba sendo salva por Lucas.

"- Isso é realmente uma droga - disse ela, com um tom de desculpas. - Mas você é a cara de Daphne Atreus, a mulher que matou nosso irmão Ájax há vinte e um anos." P. 160;

Dias após, ela se vê fugindo de Hector e Lucas por uma faixa de areia. No meio da corrida Helen começa a ter um ataque de pânico e acaba desmaiando. Nisso Lucas terá que salvá-la e ela a Lucas. Mas será que os dois deixarão o ódio de lado? O que e quem são os três fantasmas que aparecem clamando por justiça? E a pergunta mais importante: Por que Helen é tão diferente dos outros adolescentes?

"Ela estava se lembrando de um clarão azul no passado e de um homem assustador que ficava tentando tocar em seus cabelos, e que voou para longe dela nos fundos da balsa de Nantucket. O cheiro de queimado tomou sua garganta." P. 174;

Apesar de ser um livro que fala sobre mitologia grega, basicamente a Guerra de Tróia, não espere muitos seres mitológicos nessa narrativa. O livro tem uma ótima história, mas como em toda trilogia é mais uma introdução. A ação fica toda voltada as perseguições de que Helen tem que escapar, e como perseguem essa garota, o livro é recheado de mistérios sobre as origens da personagem principal.
A capa é linda e condiz com a história. As folhas são amarelas e as letras e espaçamento ótimos. Há alguns erros, que creio serem de revisão, mas que em nada prejudica a leitura. Por fim o livro deixou um gancho fantástico. Eu fiquei rezando aos deuses para que não tivesse acabado ali naquela página o livro, mas acabou mesmo!
Gostei tanto da história que troquei minhas duas últimas leituras da maratona pelas continuações da obra. Já que a Intrínseca (pô intrínseca, assim você mata os leitores) não ajudou com isso, terei que ler em espanhol os próximos. Então recomendo o livro a quem ama uma boa leitura com traços de mitologia e quem não se importa de ler em outra língua para saber o resto da história! :D :D

site: umaleitoraaquariana.blogspot.com

Flah 28/11/2012

Predestinados - Josephine Angelini
Eu ouvi falar incrivelmente bem desse livro. Além de ter um assunto bem interessante, o que, ao ler o resumo me trouxe uma impressão bem a la Percy Jackson, ainda ouvi muitas criticas positivas sobre ele. Fiquei bem animada quando foi anunciado que ele sairia no Brasil, já que estou com algumas dificuldades em comprar livros americanos, e acabei comprando-o assim que sobrou dinheiro.

Helen é uma garota diferente. Desde pequena ela sabe que existe algo de muito estranho com relação a ela, mas sempre tentou se encaixar. No entanto, com sua beleza invejada por tantas meninas e as coisas estranhas que, sem querer e sem explicação, muitas vezes fazia, ela nunca conseguiu realmente se sentir parte de sua cidade. Parecia sempre estar deslocada.

Entretanto, ultimamente tem sido realmente difícil para ela esconder esse fato. Desde quando uma família se mudou para a cidade e se tornou “a notícia” local, as coisas na vida de Helen ficaram ainda mais doidas. Principalmente quando encontra Lucas Delos e descobre que há algo de muito incomum nessa relação.

O livro começou levemente agradável. Porém, conforme fui avançando na leitura, senti um pensamento tomando conta de mim: “Eu já vi isso em algum lugar”. E já tinha visto mesmo. Depois de algum tempo de leitura, percebi de onde vinha aquela sensação doida de Deja Vú.

Crepúsculo. Isso mesmo. O livro é inteiramente permeado de passagens existentes na saga dos vampirinhos. Há aquele ambiente familiar no qual os membros guardam um segredo, são bem próximos e moram em uma mansão enorme. Há também aquela hostilidade que toma conta dos dois protagonistas logo nas primeiras páginas e algumas cenas também, como aquela do carro em que o Edward salva a Bella de um atropelamento.

Quando terminei de ler, achando que eu estava sendo um pouco implicante com a história, resolvi até mesmo ver algumas resenhas. Descobri, então, que não sou a única a achar essa semelhança no livro, aliás, mais pessoas do que eu esperava o acharam parecido demais com Crepúsculo.

A protagonista também não é uma flor. Ela é bem sem graça e não consegue conquistar o leitor. Eu passei mais tempo com raiva dela do que desejando que as coisas, de fato, dessem certo. Aliás, uma das coisas que eu mais odiei nesse livro foi o fato de como absolutamente todos os personagens são lindos, lindos de morrer. Há aquela aura de perfeição em torno deles, como se eles fossem lindos, legais e fantásticos demais para que as coisas dessem errado.

A narrativa também não conquista. Eu achei que ela foi parada e nada fluida. Houve partes que eu tive vontade de desistir do livro e não ler até o final. Não sei se é falta de tolerância de minha parte com livros do gênero, mas eu simplesmente estou doida com essa receita de bolo que os livros sobrenaturais acabaram por tomar emprestado do famoso Crepúsculo. É uma repetição cansativa e desnecessária. Existem muitos livros do mesmo gênero que são parecidos, mas que conquistam pela narrativa e pela história tão bem bolada como, por exemplo, A Academia de Vampiros, da Richelle Mead.

Portanto, eu acredito que o livro trouxe muitos detalhes e semelhanças desnecessárias que tornaram a leitura bem chata. Não gostei dos personagens, da história e muito menos do desfecho meio aéreo. Aliás, nem mesmo a mitologia é muito bem explorada. A autora focou demasiadamente em uma parte da história e esqueceu-se de que a mitologia não é apenas aquilo e que aquele era apenas um ponto de vista. Por causa disso, muitas explicações acabaram por se tornar forçadas e convenientes demais para o desenrolar da história.

Em suma, os três pontos chaves que sustentam uma boa leitura; a história, a narrativa e os personagens; foram pobres e fracos demais. Nenhum deles foi bom o suficiente pra sustentar o livro e torna-lo ao menos minimamente merecedor de ser lido. Não o aconselho para ninguém e, muito provavelmente, não lerei o próximo livro da série.

lana 01/04/2014

Ok, admito que comprei esse livro primeiramente pois soube que falava sobre Mitologia grega e segundo pela capa linda que apresenta. Tal como Percy Jackson, Predestinados nos leva para a mitologia grega nos dias atuais, entretanto com um outro ar diferente da série de Rick Riordan.
O livro conta a história de Helen Hamilton, uma garota de 16 anos, que mora na ilha de Nantucket junto com Jerry, seu pai. Helen nunca conheceu sua mãe, que foi embora quando ela era ainda bem pequena, deixando apenas um colar com um pingente de coração no qual ela jamais tira do pescoço. Com 1,75 m de altura e bem bonita, Helen tenta não chamar a atenção, até sendo algo muito difícil. Apesar de se achar diferente dos outros adolescentes por causa de sua grande força e rapidez, ela tenta viver uma vida normal. No entanto, tudo isso muda com a chegada da família Delos na calma ilha de Nantucket. Logo quando os Delos chegam na ilha, já se tornam o centro das conversas aonde falam que a família inteira era inacreditavelmente inteligente, bonita e rica, mas Helen é a única que não dar muito atenção para ela.
Logo no primeiro encontro de Helen com um Delos(Lucas Delos) algo estranho acontece. Ao encontrar Lucas pelo corredor do colégio, ela começa a vê três mulheres puxando os cabelos, gritando nomes de pessoas e apontando para ele, e do nada começa a sentir um ódio e uma vontade de mata-lo. Helen começa a ter também sonhos bem loucos aonde está em um local sombrio e tenebroso, e quando acorda seus pés estão sujos de terra, por causa disso ela começa a duvidar até da própria sanidade.
Ao logo de cada capítulo vamos conhecendo coisas sobre o passado da família Delos e também sobre Helen. O livro é narrado em terceira pessoa e conseguimos ver o ponto de vista de Helen e outros personagens.
Achei bastante interessante e original a idéia de Josephine Angelini de se inspirar na Ilíada de Homero, mas precisamente, a história de Páris e Helena de Troia. No entanto, ao ler o livro, não vou mentir, mas veio na mente logo a história de Crepúsculo. Facilmente pode-se fazer uma comparação com alguns elementos das duas histórias como a menina que mora sozinha com o pai em uma cidade pequena e o aparecimento de uma família misteriosa.
O enredo é bastante leve e agradável, mas deve seus altos e baixos. No começo a leitura estava em correndo em um ritmo ok, mas na metade do livro, admito que eu estava já começando a pegar raiva da história, no entanto depois de alguns capítulos, parece que a história deu um pulo e eu não conseguia largar mais o livro.
Agora falando dos personagens. Alguns personagens me cativaram bastante, como Claire - melhor amiga de Helen, descente de asiático e baixinha - , Hector Delos - Um cara bastante forte, primo de Lucas - e Ariadne - Também prima de Lucas e irmã gêmea de Jason -. Já Helen, eu achei mais ou menos, tinha vezes que gostava dela, mas tinha horas que eu não suportava.
Concluindo, achei a história bastante legal, apesar de algumas coisinhas e estou na expectativa do segundo livro (Dreamless) lançar logo aqui no Brasil. Predestinados é um livro que recomendado para leitores que gostam de algo mitológico mas com romance e mistério, e que certamente iram adotar essa nova série.

site: http://www.masquelivro.com/2013/01/resenha-predestinados-de-josephine.html

Jordana.Hartmann 14/06/2023

Predestinados
No início achei a história bem parecida com uma fanfic, depois me pareceu o que eu imagino ser Percy Jackson (ainda não li), mas o desenvolvimento é bem bom depois da parte clichê. Os plots são ótimos também alguns que eu não ia superar tão fácil, mas é um livro muito bom.

Lores 16/03/2021

Descendentes dos deuses estivessem espalhados pelo mundo, dividos em casas. Helen, uma garota que sempre se sentiu estranha no meio de todos. Com a chegada da família Delos, igualmente estranha como ela, Helen encontrá seu lugar?

Stephanie 03/03/2014

Hellen Hamilton não é uma garota normal, gosta de se esconder, tem sonhos estranhos de noite, mas mesmo assim vai seguindo sua vida até a chegada da família Delos em sua cidade. E então um desejo sobrenatural de matar um dos familiares Delos, principalmente Lucas Delos, mesmo sem entender, vai para cima dele, mas ele consegue detê-la, mesmo que ela use toda sua força sobrenatural nele.

Claire é sua amiga desde que era uma criança e nunca questionou nada sobre ela. A amizade delas é sólida e muito bonita.

Continuando quando a família Delos passa a perseguir Hellen ela começa a fugir deles e então Lucas a salva e a vontade de matá-lo se vai junto com o desejo insano. Lucas é um garoto lindo, amigo e companheiro o tempo todo.

Eles contam a ela quem ela é e desde quando começou a história da guerra. E assim nos informamos sobre os cem primos, sobre as casas e continuamos sem descobrir qual casa Hellen pertence. A família começa a cuidar dela e de treiná-la para o ataque em lutas, espadas e dojo.

Vamos conhecendo a família e cada personagem fundamental na trama. Os poderes especiais de Descendentes que eles tem e a determinação de descobrirem a verdade.

Hellen e Lucas começam a se apaixonar a cada dia. Um não pode ficar sem o outro, mas também não podem se tocar mesmo que Lucas fique muito tempo segurando sua mão.

E achamos que o livro vai continuar nisso quando acontece uma reviravolta. Retorna Creon, um primo dos Delos, e uma pessoa fundamental na história que acaba por nos deixar confusos e morrendo de vontade para ler o próximo.

A autora consegue nos sugar para dentro da obra e me fez querer ler a Ilíada ainda mais do que já desejava.

Uma guerra pode ser iniciada a qualquer momento e não sabemos como será o futuro de Lucas e Hellen... E de Hector, Ariadne, Cassandra, Claire, Jason, Noel, Castor, Pallas... e saber se encontraremos outras casas além da casa Tebas e da casa Atreus.

E torcer para que eles descubram a verdade logo, logo.

Aaah eu quero a continuação!!!

site: www.minhasegundaface.blogspot.com.br
César 03/03/2014minha estante
esplêndido!

Caroline 11/05/2017minha estante
Stephanie, sacanagem né? ! Um baita livro. Gostei bastante e não vejo nada de continuação ?

Stephanie 11/05/2017minha estante
Nem fala... :/ tem tempo que li, mas o livro é fantástico...

Aline 15/01/2024

Predestinados
"? Verdade, Helen, você não consegue se ver da forma que eu a vejo, mas, se pudesse, ficaria sem palavras."

É arrastado no começo? É!
Demora a acontecer alguma coisa? Demora e muito!
Você passa muito tempo sem entender nada? Passa!
Mas quando as coisas começam a acontecer, a história fica bem legal! Pena que aí acaba e você descobre que não tem continuação aqui no Brasil! ??

Camila 21/09/2012

Predestinados
'Predestinados' é o primeiro livro da série Starcrossed e conta a história de Helen Hamilton, uma adolescente que mora na pequena ilha de Nantucket. Helen não é o que se pode chamar de popular, embora seja dona de uma beleza admirável. E não é só a beleza de Helen que a torna especial, mas ela nem tem idéia de que não é uma pessoa comum até a chegada da família Delos à ilha. Tão logo Helen coloca os olhos em Lucas Delos, ela sente um ódio incontrolável e tenta matar o garoto. A partir daí a trama se desenvolve de uma maneira excelente e a história é toda baseada na mitologia grega e na Guerra de Troia!
O livro é bem interessante e estou ansiosa pela continuação.

www.leitoracompulsiva.com.br

Karen 08/10/2013

Já li e reli, e reli mais uma vez! <3
Predestinados tem como personagens principais Helen e Lucas. A história é narrada pelo ponto de vista de Helen. Uma garota que sabe que sempre soube que era diferente, só não sabia porque ela era diferente e nem o que ela realmente era. Até que a família Delos aparece na pequena ilha onde Helen viveu toda a sua vida. Todos dessa família despertam uma terrível fúria assassina na até então, doce Helen. Quando ela ataca Lucas, na primeira vez que eles se veem, todos na escola pensam que ela está louca e alguns boatos começam a rolar sobre os dois. O ódio que Helen tem por essa família, parece ser recíproco. Mas ao mesmo tempo, ela percebe que eles são iguais a ela.
Então, ambas as partes tentam ao máximo se encontrar, o que só faz com que eles se encontrem cada vez mais. Até que algo acontece, e a história tem toda uma reviravolta.

" - Desculpe, Faísca, mas vou levá-la para seu pai antes que eu comece uma guerra."

Predestinados é um livro maravilhoso, sua mitologia é incrível e a trama é muito bem construída e repleta de toques de mistérios e alguns segredos surpreendentes são revelados. A escrita da autora, é simplesmente deliciosa.

Leia a resenha COMPLETA no blog:http://bit.ly/1eqicY5

site: http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

Cathy 17/07/2013

AH, que perda de tempo. Várias vezes senti vontade de jogar o livro pela janela.
Detestei o livro, e eis o porquê: Helen, a protagonista é uma chata e infantil. Muitas vezes achei ela com atitude de menina de 11 anos!
O romance não me convenceu. É tudo muito 'oh, Meu deus, eu sem vc morro, tipo, agora!'. O romance dos dois me pareceu um tanto forçado. O tipo de romance que vc espera de crianças de 11 anos.

Gostei da mitologia.
Acho que se a protagonista fosse a Cassandra as coisas seriam melhores. Já dos personagem masculinos gostei bastante do Hector, o Lucas é tipo, tanto faz.

O final é muito tosco...

Lilia 23/05/2013

Muito bom até o final...
O livro tem uma narrativa muito bacana e inteligente. A autora soube prender o leitor em cada página do livro, só errou no final , pois como ela conseguiu colocar uma família como a de Lucas, acreditar que a Helen com 17 anos é filha de Ajax, na qual já morreu a 19 anos?
Parece que a família fugiu da aula de matemática, kkkkkk....
Somente a Pandora percebeu o erro da mãe de Helen, e mesmo assim a autora matou ela...
Bom vamos ver o que ela nos reservou na continuação do livro, mas fica aqui minha revolta, por não deixar o casal destaque juntos...

26/09/2012

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!

É provável que alguns digam que fiquei “em cima do muro”, prefiro pensar que escolhi uma abordagem mais moderada.
Há quem alguma vez não tenha comprado um livro pela capa, ou pelo título?! Pois então, de cara foi o que me chamou atenção em “Predestinados”, o título bem como a capa logo me remeteram à mitologia grega, um assunto que particularmente adoro, a confirmação veio no subtítulo “o destino os uniu, os deuses os separaram”... huumm adorei, comigo mesma! Mas imaginem vocês qual não foi o meu choque ao começar a ler a obra e me deparar com uma trama ambientada nos dias atuais... Ha, ha bem feito para mim que não quis nem ler a orelha do livro para não ser sugestionada de nenhuma forma!
Pois então, vejam vocês, nada de Grécia Antiga ou Monte Olimpo, nossa história se passa numa pequena ilha do Atlântico, pertencente ao Estado de Massachusetts (EUA), onde Helen, uma adolescente vive com seu pai e leva uma vida relativamente normal, não fosse pela força e velocidade descomunal que possui, além de uma superaudição que a todo custo tenta esconder das demais pessoas, ela se reconhece diferente e não encontra explicações que sejam minimamente plausíveis. Tudo piora quando uma recorrente alucinação com três mulheres que choram lágrimas de sangue e pesadelos onde ela caminha desesperada por uma terra inóspita, passam a atormentá-la. Helen sente-se a beira de um colapso emocional e seu violento e despropositado ataque a Lucas, filho de uma família recém-chegada à ilha, só corroboram a hipótese de que esteja mesmo enlouquecendo.
No entanto, por mais que Helen tente evitar Lucas Delos, seus caminhos parecem sempre se cruzar, o poderoso destino insiste em se impor e reeditar tragédias que ela considerava apenas um mito. Helen descobre uma ascendência a qual jamais poderia supor que tivesse, o que acaba por aproximá-la ainda mais de Lucas e sua família. Nosso desafortunado casal passa então a enfrentar toda sorte de maldições e infortúnios e a lutar contra forças que controlam o fluxo dos acontecimentos de suas vidas. Até aqui, tudo certo, apesar de não ter encontrado no livro o que de início buscava, achei autêntica a ideia da autora em propor que os mitos gregos fossem como ecos repetindo-se através dos tempos. Porém, penso que na tentativa de criar uma atmosfera de suspense os argumentos que justificavam a trama demoraram a ser apresentados, os últimos capítulos ficam repletos de informações, às vezes não muito claras, o que me fez reler trechos para garantir a compreensão. Angelini conclui essa parte da história, mas deixa um tremendo gancho para o próximo livro, que acredito deixa a maioria dos leitores ávidos pela continuação.
O livro cumpre seu papel, propiciando uma leitura leve e digestiva. Há passagens bem-humoradas, que nos arrancam boas risadas, especialmente aquelas em que Claire, a melhor amiga de Helen está presente, diga-se de passagem, uma personagem inteligente, perspicaz e com senso de humor hilário.

“- Então você sempre soube que ela não era uma humana normal – Jason disse a Claire com um sorriso torto. – Isso nunca a incomodou?
- Eu ficava um pouco preocupada de que ela, em algum momento, pudesse querer me arrastar para o inferno e sugar minha alma, mas achei que isso ainda era melhor do que ter Gretchen como amiga!”

Outro personagem que merece destaque é Hector, ele faz o tipo anti-herói, paradoxalmente belo e bruto, impulsivo, valentão, mas no fundo encantador.
Porém houve algo que muito me incomodou, a sensação de “déjà vu” que me acometeu nos primeiros capítulos, vejam só: uma moça vive sozinha com o pai, abandonado pela mãe, numa pequena cidade americana. Na escola onde cursa o ensino médio conhece um rapaz muito incomum, cuja família veio recentemente morar na cidade, regula idade com os primos que também estudam na mesma escola. Sua mãe é uma mulher extremamente amável e gentil e seu pai um homem muito centrado e correto, há ainda a tia, uma bela mulher divertida e vaidosa que usa os cabelos curtos e espetados. O tal rapaz extremamente protetor vive a seguir a moça sem que ela saiba e pasmem, por vezes encontram-se furtivamente no quarto dela ignorados pelo pai que assiste TV no andar debaixo. Para finalizar a família do rapaz veio recentemente da Europa, deixando para traz parentes com os quais tem diferenças importantes, a ponto de, praticamente tornarem-se inimigos. Por acaso, algum dos leitores aí se lembra de contexto parecido e por que não dizer, igual? Alguém arriscaria um palpite? Na verdade as semelhanças não param por aí, mas não acho que caberia colocar outros pormenores. Eu posso admitir que romances YA¹ tenham aspectos em comum, mas convenhamos, no caso ocorreu mesmo foi um tremendo deslize de falta de originalidade. Ultimamente muitos autores vem tentando repetir o feito de sagas de sucesso, na esperança que lhe rendam tantos dígitos quanto essas! Mas por hora, nada aplacou da mesma maneira, e este, apesar de não decepcionar, não acredito que gozará da mesma sorte. Pelo menos não parece!
Enfim, “Predestinados” é um bom livro, mas tinha potencial para ser muito melhor!

1-Literatura Young Adults, abreviada como YA (traduz-se jovens-adultos) ou YA-LIT está ganhando conhecimento no Brasil e pode ser definida como Literatura para pessoas de 14 a 21 anos. Separa-se de Literatura infanto-juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas.
Luciana Silva 26/09/2012minha estante
Adorei a resenha! Na verdade a mais completa que li do livro e, para mim, desmistificou um pouco de que tudo é lindo e maravilhoso. Fiquei com curiosidade e esse vai pra lista. Parabéns Rê, sua escrita é um deleite... beijo

Ana Gabriela Duarte Mauch 04/10/2012minha estante
Estou lendo e gostando... Mas é impossível não comparar uma menina sozinha, que tem um sério problema com auto-estima e tudo o mais... Só espero que não apareça um Jacob! Beijos!