Predestinados

Predestinados Josephine Angelini

Resenhas - Predestinados

Karen 08/10/2013

Já li e reli, e reli mais uma vez! <3
Predestinados tem como personagens principais Helen e Lucas. A história é narrada pelo ponto de vista de Helen. Uma garota que sabe que sempre soube que era diferente, só não sabia porque ela era diferente e nem o que ela realmente era. Até que a família Delos aparece na pequena ilha onde Helen viveu toda a sua vida. Todos dessa família despertam uma terrível fúria assassina na até então, doce Helen. Quando ela ataca Lucas, na primeira vez que eles se veem, todos na escola pensam que ela está louca e alguns boatos começam a rolar sobre os dois. O ódio que Helen tem por essa família, parece ser recíproco. Mas ao mesmo tempo, ela percebe que eles são iguais a ela.
Então, ambas as partes tentam ao máximo se encontrar, o que só faz com que eles se encontrem cada vez mais. Até que algo acontece, e a história tem toda uma reviravolta.

" - Desculpe, Faísca, mas vou levá-la para seu pai antes que eu comece uma guerra."

Predestinados é um livro maravilhoso, sua mitologia é incrível e a trama é muito bem construída e repleta de toques de mistérios e alguns segredos surpreendentes são revelados. A escrita da autora, é simplesmente deliciosa.

Leia a resenha COMPLETA no blog:http://bit.ly/1eqicY5

site: http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

Mayara.Isis 20/04/2013

Predestinados é lindo. Sério, isso resume o livro quase todo.
Helen viveu a vida toda na pequena ilha de Nantucket e sempre se esforçou pra esconder das pessoas o quanto é diferente. Ela é mais forte e mais rápida do que as pessoas geralmente são. E pior, ela não faz nem ideia do porque. Sua mãe a abandonou quando ainda era um bebê e ela vive com o pai, um homem compreensivo que teve que aprender a criar uma menina sem a ajuda de ninguém. Sua melhor amiga se chama Claire, uma garota baixinha mas durona que faria de tudo para defender a amiga.
De repente o assunto do momento é a mudança da família Delos para a ilha, é uma família rica e numerosa. Helen começa a ter sonhos estranhos depois da chegada da família à ilha e a ver as Fúrias, pequenas mulheres que choram sangue e lamentam mortes insistentemente. Ela já não aguenta tantos comentários até que vê Lucas Delos pela primeira vez. Ele é lindo, alto e Helen sente um desejo irresistível de mata-lo! Sim, ele e toda sua família porque... bem, ela não sabe porque mas sabe que daria tudo para poder matá-los! Porém Helen começa a perceber que eles também não são pessoas normais, também são rápidos e fortes e melhor: sabem porque são assim. Talvez eles tenham uma resposta pra ela também, isso se ela parar de querer mata-los.

O livro reconta a historia de um romance que matou centenas de pessoas na antiga Grécia, um romance egoísta que fez os semideuses e até os deuses do olimpo se envolverem. E milhares de anos depois ainda existem cicatrizes daquela guerra, ainda existe o ódio e o rancor entre os descendentes. A historia de Helena e Páris de Troia.

A narração do livro é um pouco confusa e em alguns momentos se parece bastante com Crepúsculo mas isso não impede o livro de ter uma historia extremamente original e um romance muito lindo. Como Helen não sabe nada sobre seus poderes e sua descendência a ente vai aprendendo com ela o passado da sua espécie. Isso é um pouco confuso mas ao mesmo tempo é legal porque a gente consegue entender os pensamentos dela e as vezes até ter as mesmas reações. Os personagens são muito bem escritos e os acontecimentos estão dispostos de uma forma que nunca fica chato. É um daqueles livros que você lê de uma só vez e depois fica coma quela ressaca terrível querendo a continuação e ao mesmo tempo querendo ler todinho de novo.

Helen e Lucas conseguem contornar o ódio da maldição, eles aprendem a ser amigos, e aprendem também a amar. Mesmo que eles nunca possam ficar juntos. Tudo por causa de uma guerra brutal.
Lucas é fofo demais! Helen é uma personagem muito forte e cheia de coragem, até mesmo pra chorar. Ela parece uma daquelas que você jura que existe mesmo sabe? O amo dos dois é muito lindo. É um livro lindo, recomendo ele a todos que gostam de um bom romance sobrenatural. *-*

Tayssa P 18/04/2013

Que livro ótimo!
Tudo nele me atraiu. A familia dos Delos, a Mitologia .. a Helen em si.
Tudo!!!

Estou encantada!!!

Bruna Fernández 21/05/2013

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Quando me deparei com esse livro fiquei louca para lê-lo. Só de ver a palavra “deuses” na capa – muito bonita, por sinal – o livro me conquistou, quando eu soube que sua temática era mitologia grega então, nem se fala! Predestinados é inspirado na Ilíada, de Homero (um poema épica grego que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de 50 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia). A autora conseguiu com esse livro uma feliz e gostosa combinação de mitologia grega e romance.

Nesse primeiro livro da série acompanhamos a vida de Helen, uma adolescente que mora com seu pai (Jerry) em uma isolada ilha, desde que ambos foram abandonados pela mãe dela que não deixou nada de recordações, nem uma mísera foto, apenas um colar com um belo pingente que Helen jamais tira do pescoço. Helen é descrita como alta e bonita, e passou a sua vida toda tentando fugir dos refletores: a personagem faz de tudo que pode para evitar chamar atenção para si, e claro, ela falha miseravelmente. Porém ela insiste em viver uma vida pacata, mesmo sentindo ser diferente dos outros, com sua melhor amiga Claire. Mas tudo isso muda quando a família Delos chega à ilha.

Como todo local com poucos moradores, em que todos se conhecem, a chegada dos Delos à ilha causa uma enorme comoção e de repente eles são o tópico de todas as conversas, ainda mais com a quantidade de garotos lindos na família: Lucas, Jason e Hector. Quando Helen cruza com Lucas Delos na escola, ela sente uma ira incontrolável e tudo que ela deseja é acabar com ele, e, juntando isso aos loucos sonhos que aparentam ser reais, ela começa a questionar sua sanidade. Por menos que confie nos membros da família Delos, é neles que Helen terá que se apoiar para entender mais sobre a sua história e sobre quem ela realmente é.

Fazia um bom tempo (acredito que desde o último livro da saga Harry Potter) que eu não pegava um livro no qual sentia uma enorme simpatia por todos os personagens no núcleo principal (sem contar os vilões, ok?) e torcia por cada um deles. Sim, todos eles, até mesmo Claire, melhor amiga de Helen que não tem nada a ver com todo o lance de mitologia e é uma simples mortal, me conquistou. O conceito de família é muito bem trabalhado e eu fiquei simplesmente encantada na forma como a autora delineou muito bem a personalidade de cada um. Apesar da quantidade de personagens, em momento nenhum tive a sensação da história estar populosa demais e com gente sobrando. Cada um tem o seu papel a cumprir.

“Havia infinitas formas de ela admirar essa pessoa e, por isso, havia infinitas formas de se apaixonar por ele repetidas vezes.” – página 285

Por contar a história da Ilíada nos tempos atuais, a gente meio que sabe, ou pelo menos imagina, os rumos que a série deve tomar, mas mesmo assim vale a pena a leitura. Apesar de toda a empolgação, não achei que fosse gostar tanto assim do livro como eu gostei. A história é muito bem contada, Josephine é uma autora de mão cheia e não exagera em nenhum elemento: temos romance, ação, amizade, humor, angústia, mitologia… tudo muito bem balanceado, sem deixar o livro pesado ou meloso demais.

Bruna 13/04/2013

Predestinados, tão lindo quanto a capa
Esse foi um livro bem legal, principalmente por ser sobre um tema que eu amo, que é mitologia grega. A estória gira em torno do relacionamento entre Helen e Lucas. Os dois são semideuses, seres gerados originalmente das uniões entre deuses gregos com humanos, conhecidos como Descendentes.

Os descendentes possuem algumas características como força sobre-humana, grande velocidade, visão e audição aguçada, inteligência e grande beleza. Além disso, cada um pode ter um ou mais dons especiais vindos do Deus que deu origem a sua “casa”, que é como é chamado cada uma das quatro linha de descendência. Assim, existem semideuses que voam, preveem o futuro, lançam relâmpagos, tem pode de cura, entre outros dons.

É uma história envolvente e empolgante, que vale muito a pena ler!

Leia a resenha completa no blog Meu Mundinho Fictício --> http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2012/12/dicas-de-livros-predestinados-de.html

F Kamá 31/03/2013

5 Estrelas
Sinopse: Helen Hamilton passara seus 16 anos tentando esconder o quão diferente ela era – não uma tarefa muito fácil em uma ilha tão pequena e isolada como Nantucket. E estava ficando cada vez mais difícil. Pesadelos de uma jornada desesperada pelo deserto estavam fazendo Helen acordar seca por dentro, apenas para descobrir seus lençóis cobertos de sujeira e poeira. Na escola ela estava sendo assombrada por alucinações de três mulheres chorando lágrimas de sangue. . . E quando Helen se encontrou com Lucas Delos pela primeria vez, ela não fazia ideia que os dois estavam destinados a ser protagonistas de uma tragédia que as Fúrias insistiam em repetir ao longo da história.
A cada segredo de sua ascendência que Helen desvenda, ela percebe que alguns mitos são mais do que apenas uma lenda. E que até mesmo os poderes de semideuses podem não ser o suficiente para desafiar as forças que estão reunindo Lucas e ela e tentando separá-los.

OK, eu admito. Essa sinopse eu praticamente só traduzi da capa. Pois ela diz tudo (ou quase nada) para nos deixar cheios de antecipação, não diz? Quer me fazer interessada num livro? É só dizer: mitologia – amor proibido – superpoderes. Bem, e se quiser colocar protagonistas super atraentes na lista, eu estou mais que dentro, eu já mergulhei.

Não sou uma grande conhecedora da mitologia, mas eu sei um pouco sobre a guerra de Troia e posso afirmar que nunca fui com a cara de Paris e Helena. Muito inconsequentes e egoístas pro meu gosto. E pelo o que a autora Josephine disse, ela também não. O que a fez ficar pensando quais razões tornariam as escolhas deles mais aceitáveis? E dessa ideia ela criou um mundo incrível onde os deuses estão presos no Olimpo e semideuses estão aqui matando uns aos outros em busca de imortalidade e uma posição divina.

As explicações são muito interessantes (e vão ficando mais ainda na continuação, Dreamless). Não vamos entrar em detalhes sobre a história, pois é legal ir descobrindo ao longo da leitura. Mas eu preciso dizer que as primeiras aparições das Fúrias me fizeram arrepiar. Sério mesmo. Creepy.

Sobre os personagens? Não há nada Ó! sobre eles, mas são extremamente fáceis de se gostar e se identificar. Helen é a típica garota linda com baixa autoestima. E Lucas é, resumindo em uma palavra, perfeito (aquele tipo de mocinho que até seus defeitos o fazem mais charmoso). É em terceira pessoa e predominantemente com Helen como ponto de vista, porém temos algumas partes com Lucas também (e eu amo ver a situação nas perspectivas de outros personagens). Eu adorei Claire. Principalmente quando ela confessa os experimentos que fizera quando ela e Helen eram mais novas. Não pude evitar sorrir. Hector me irritou um pouco, mas ele vai ficando mais simpático na continuação.

É uma trilogia. O terceiro e último livro Goddess vai ser lançado em Maio (pertinho do meu níver!) e mal posso esperar para colocar minhas patinhas nele. No blog da autora ela disponibilizou o primeiro capítulo e eu li, claro (como se eu fosse aguentar). E que teaser! Ao que tudo indica, teremos detalhes do que realmente ocorreu em Troia e as razões do statu quo. Tenho certeza que Josephine irá fechar a trilogia com um Bum! e nos fazer cambalear satisfeitos com a explosão.

efkashinzato.blog.com/

AndyinhA 02/10/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Helen não sabe o que é, mas sabe que é diferente. Ela mora em uma cidadezinha que é uma ilha, literalmente, e sempre desejou saber quem é a sua mãe já que foi abandonada, mas quando Lucas chega, de repente rola um desejo assassino de matá-lo e ela nem sabe por quê. E quando começa a descobrir, ela vai ter de recorrer à Mitologia Grega para entender todos os anos de história e o pior, todas as grandes tragédias, porque os predestinados costumam repetir eventos.

Quando terminei o livro queria o próximo, não morrendo desesperadamente, mas que no fim a autora realmente começou a explicar sua versão da mitologia grega para os dias de hoje que queria mais. Adorei a ideia de repetir fatos, apesar de algumas coisas serem clichês, como as Fúrias e o Oráculo, e eu logo matei quem era o casal principal.

Para saber mais, acesse: http://ow.ly/e9PTZ

Júlia 23/03/2013

Decepção define
Quando vi esse livro, fiquei louca para ler. Afinal, romance proibido, mitologia grega são uma mistura perfeita, certo? Não aqui.
Angelini criou uma personagem principal totalmente chata e sem sal, e sua narrativa em primeira pessoa cansa.
O livro me surpreendeu em alguns pontos, como o primeiro encontro dos protagonistas. Mas depois disso, o que temos é uma história MUITO parecida com Crepusculo. Da família grande e super poderosa até o romance dos dois.
Achei a desculpa que a autora arranjou para eles não ficarem juntos no final ridícula!
O pior é que isso é o primeiro livro de uma trilogia, e no segundo livro vai ser introduzido um segundo garoto, formando um triângulo amoroso, o que foge TOTALMENTE do propósito desse livro, em que é apresentado um amor ÉPICO entre os protagonistas

Moonlight Books 13/03/2013

O destino os uniu, os deuses os separaram.

Helen é uma garota que vive com o pai, já que a mãe os abandonou quando ela era uma criança, tem medo de multidões, mas recusa- se à admitir, diz ser apenas tímida. Ela sente -se mal por ser diferente de outras garotas de sua idade, sua altura acima da média, força incomum e velocidade excessiva a perturbam constantemente. Helen na verdade, tem um grande complexo de inferioridade.

A vida de Helen muda completamente em decorrência de dois acontecimentos, primeiro ela começa a ter estranhos pesadelos, mais do que isso, são como viagens à outros mundos, já que ao acordar ela encontra consigo vários indícios que viajou durante o sono. E na escola chega uma nova turma de estudantes, os jovens da família Delos, belo e ricos, quebram a rotina daquele lugar e Lucas, um dos rapazes desta família, desperta em nossa protagonista um ódio incontrolável, algo que logo fica claro, ser parte de uma maldição muito antiga, iniciada entre os milenares deuses do Olimpo. Porém o ódio é complementado com uma forte atração, algo que deixa ambos sem ar.
"Foi então que Helen viu Lucas pela primeira vez. O céu lá fora finalmente soprou todo o vento que vinha segurando há dois dias. Uma rajada de ar quente e estagnado entrou por todas as janelas abertas na escola abafada. Pegou folhas de papel largadas, bainhas de saias, cabelos soltos... e jogou para o teto como chapéus no dia de formatura. Por um momento Helen achou que tudo havia ficado lá em cima, congelado no teto, tão sem peso quanto no espaço."
Helen precisa entender esta maldição, em sua busca descobre a verdade sobre si, passando a ver suas "esquisitices", como algo muito maior e poderoso.

Predestinados é um young adult que nos apresenta uma romance épico. Narrado em terceira pessoa, nos traz os grandes deuses do Olimpo agindo em nossos dias, por meio de suas profecias e maldições. Helen e Lucas são como Paris e Helena de Tróia nos dias de hoje, representando um amor que pode destruir a civilização.

O livro demorou um pouco para engrenar, o complexo de inferioridade de Helen e suas brigas com Lucas, são bem irritantes, na verdade eu não vi tantos motivos para ela sentir-se mal por ser alta, forte e veloz, afinal era ela linda e poderosa. Afinal que mulher não gosta de sentir-se assim? Mas um incidente entre ela e Lucas consegue mudar o rumo das coisas e a partir daí, a leitura me prendeu.

A curiosidade para descobrir sobre a origem dos sonhos de Helen e sua estranha ligação com a família Delos, é palpitante. São tantos e tantos fatos ocorridos no passado que influenciam e amaldiçoam o presente, que o leitor se vê ávido pela união destes e o encontro por uma solução que permita a felicidade dos personagens. Temos não só algo que impede o romance de Helen e Lucas, mas também fatores que estão destruindo toda a família Delos.

Fica claro que esta família não á apenas formada por pessoas lindas e ricas, eles são muito mais do que aparentam. Não vou dizer o que são, acabaria com parte do mistério da trama, mas não posso deixar de comentar a semelhança com a família Cullen, da saga Crepúsculo, a maneira como agem e até como tratam Helen, conduz à esta comparação, mas adianto que não temos vampiros aqui.

Eu não gostei de Helen, como eu disse sua atitudes são bem irritantes, já Lucas e sua família são extremamente cativantes, são animados, corajosos e muito enigmáticos. Destaco também Claire, a melhor amiga de Helen, uma baixinha bem enérgica, totalmente o oposto da protagonista, ela tem uma confiança em si, excepcional.

A mãe de Helen, Daphne dá um tempero especial ao enredo, a intriga. Dissimulada e cheia de segundas intenções, é uma personagem controversa, deixando o leitor sem saber de que lado ela está. Foi uma pena ela ter aparecido bem no final do livro, afinal ela trouxe muita energia à trama.

O forte do livro é o enredo, gostei de ver a mitologia inserida nos dias atuais, criando uma ponte entre duas eras tão distantes, mostrando a crueldade dos deuses e o quanto são impiedosos. A escrita de Josephine Angelini ainda é um pouco imatura, mas acredito em seu potencial.

O livro tem continuação, e depois do final trágico, eu estou bem ansiosa por ele.
"Um amor escrito nas estrelas... Uma disputa que começou na Grécia Antiga... Uma maldição que nem os deuses podem desfazer."

Vane 12/02/2013

Surpreendente!
Confesso que fiquei com um "pé atrás" com relação á esse livro. Trata de mitologia grega, achei que fosse um livro repetitivo, cansativo. Mas felizmente eu estava errada.
" Um AMOR escrito nas estrelas...
Uma DISPUTA que começou na Grécia Antiga...
Uma MALDIÇÃO que nem os deuses podem desfazer."
Quando li essa parte, eu pirei, eu fiquei: Necessito ler , preciso saber da história. haha
Bom, quem vai ler esse livro, vai ficar com raiva,felicidade, curiosidade, todos esses sentimentos ao mesmo tempo.
Bom, o casal principal é Helen e Lucas, eu simplesmente amei o Lucas ele é um fofo, mas dá raiva dele, em alguns momentos ele me lembrava o Edward.
A trama é sobre o amor dos dois, eles foram predestinados a ficarem juntos, mas no mundo humano eles não podem, pois se ficarem juntos, irão provocar uma guerra com consequências desastrosas! É também há um motivo familiar, que me deu muita raiva!!!
Bom, o livro terminou na melhor parte. Recomendo a todos!
Amei a capa, as folhas são amareladas, os capítulos são grandes,mas nada monstruoso. Bom, vou parar por aqui se não a resenha vai ficar com spoiler!

Ceile.Dutra 25/09/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Helen Hamilton tem 16/17 anos (temos um aniversário no meio) e mora na ilha de Nantucket com seu pai, Jerry. Ela sempre se sentiu diferente das outras pessoas: além de mais alta, tem uma força anormal. Um objeto que dois homens carregariam com dificuldade, ela carrega com facilidade. Ela também é constantemente atormentada por pesadelos onde está em um deserto, com os pés sangrando de tanto andar. E as diferenças não param por aí: ela não suporta ser o centro das atenções e sente até cólicas quando a observam. Resumindo: Helen é um peixe fora d’água, e para aumentar mais ainda esta sensação, chega a família Delos.

Todos no colégio estão empolgados com os novos alunos, menos Helen. Ela não tem a menor ansiedade e curiosidade de saber quem e como são.Claro que o encontro é inevitável e a primeira reação que Helen tem ao encontrar Lucas, um dos integrantes da famíliaDelos, é querer mata-lo. Sim, pura e simplesmente isso: matar o cara que ela acabou de trombar no corredor. O ódio foi repentino, assim como a paixão proibida que surge após se “salvarem”. Tanto o ódio quanto a ausência dele e em seguida, a paixão têm uma justificativa e é aí que entra a mitologia que o livro prometia abordar.

Em Predestinados, somos apresentados à Mitologia Grega, mais especificamente à Guerra de Troia e suas motivações. Confesso que a explicação no livro é bem confusa e a junção desta confusão com outros elementos, tornaram a finalização da leitura quase um mérito pra mim.

Decepção foi o que definiu este livro para mim. Não que a história tenha sido de toda ruim, mas eu esperava muito deste livro. Além da capa linda (+1), o título realmente me instigou (+1) e, finalmente, mitologia (+1) – sou leiga neste assunto e queria muito conhecer. Como um aviso, o primeiro capítulo já foi demorado o bastante para eu desistir, mas, felizmente, consegui superá-lo e passei para o seguinte. Aos poucos, fui me acostumando com a trama confusa, um pouco imatura com frases curtas sem efeito (sem aquele compartilhamentodas sensações da personagem) e, o principal: a semelhança com Crepúsculo. Gente, sabe o que é você ler não só algo familiar, mas uma situação idêntica? Senti uma verdadeira adaptação da saga vampiresca e isso pode ser bom ou ruim, e no meu caso, achei a ideia péssima. Claro que depois tudo isso beirou o cômico e deixei de lado minha decepção.

O livro foi mediano – já não tinha como me decepcionar mais. Um pouco para o final, o livro parece andar com as próprias pernas e acabaram as semelhanças. A narrativa é em terceira pessoa, mas foca principalmente em Helen, somente mais para o final que temos uma perspectiva dos outros personagens. A escrita tem um “quê” engraçadinho, mas eu iria preferir se fosse em primeira pessoa, acho que esta visão muito impessoal deixou Helen bem apagadinha.

A grande graça do livro ficou para Claire. Simplesmente adorei a melhor amiga de Helen! Ela é engraçada, marrenta e uma amiga e tanto!A família Delos também é muito legal (cada um com sua particularidade), mas remete à família Cullen. Eles também têm “dons” especiais além das habilidades “normais” para os Descendentes dos semideuses. Enfim, o livro tem seus pontos positivos, mas acho que os negativos os ofuscaram e faltou consistência (algumas coisas realmente não colaram), além da originalidade.

O final, enfim, foi o momento que mais prestei atenção: apesar de toda a confusão, fiquei sem saber o que era verdade ou não, ora acreditava em uma “linha”, ora já trocava. Foi um joguinho legal que a autora fez, mas o livro acaba com milhões de lacunas que provavelmente serão resolvidos nos próximos volumes, mas foi além do limite permitido de falta de informações.

Já vi que muitas pessoas estão gostando muito e, tenho certeza que não fossem minhas expectativas altíssimas, eu seria uma delas. Só cada um lendo mesmo para tirar suas próprias conclusões. Uns vão amar, outros vão se decepcionar.

*Sorteio do Livro*
Em parceria com a Intrínseca, vamos sortear um exemplar do livro. Comente na resenha e preencha o Rafflecopter ;)

Larissa 20/09/2012

Recomendo
Nunca chorei tanto por uma sequencia!! Desde a saga Sussurro, de Becca FitzPatrick, não houve um só livro que tivesse chamado a minha atenção e instigado tanto a minha curiosidade com "Predestinados" fez!! Confesso que não coloquei muita fé no livro, já que ele não tinha aquele romance inicial, mesmo eu sabendo que, provavelmente, teria, eu fui me apaixonando aos poucos por Lucas e Helen. Senti, pela primeira vez, que um casal não precisa estar em um romance meloso durante 24hrs para fazer o livro dar certo. Josephine acertou a medida com esse livro, deixando de lado alguns erros de ortografia, estou anciosa pela sequencia e totalmente curiosa para saber o desenrolar de toda essa tragédia grega!!
Nathalie 26/09/2012minha estante
Também gostei muito.
Como outras pessoas falaram aqui, ate lembra um pouco crepusculo, mas achei muiiito melhor.
Crepusculo eu nao tinha paciencia de ler, os personagens davam raiva e era meloso de mais. Esse livro tem tudo na medida certa e uma trama muito mais interessante!!!

di 02/10/2012

OTIMO
EU AMEI ESSE LIVRO E TO DOIDA PRA LER O SEGUNDO. E TBM GOSTEI DE COMO A AUTORA CONSEGUIU COLOCAR TUDO EM PERFEITA ORDEM

Literatura 15/10/2012

Velhos mitos com velhas fórmulas
Quando uma coisa aparece demais nas nossas vidas, acabamos por nos cansar. Em qualquer lugar, inclusive nos gêneros literários, a rotina acaba massacrando na gente a vontade de ver algo que está mais do que evidente, diariamente, nas redes sociais.

Isso é o que eu falo dos chamados YAs (ou livros para jovens adultos) - séries e mais séries de livros que enchem as prateleiras com histórias de amor impossíveis, parecidas com Crepúsculo. Seja anjo, demônio ou bruxo, a mocinha sempre ama um cara que nunca pode ficar com ela, sendo ela a ingênua ou a cachorra-mor da trama.

Assumo que tem alguns títulos do gênero que ganharam o meu respeito, mas eles são poucos em relação a tanta novidade que sai por aí. Parece que agora esse gênero deu um pouco de espaço aos chamados "eróticos" (enredo que os livros de banca já divulgam há tempos), mas duvido que diminua a intensidade de subtemas a serem criados.

Quando a Intrínseca me mandou o seu Predestinados, escrito por Josephine Angelini (315 páginas), assumo que torci o nariz. Peguei-o na mão uma vez, duas vezes, comecei a ler a primeira página, parei, voltei... Mas, como os outros resenhistas já estão cheios de coisas para degustar, tomei para mim o partido de ler esta trama. Afinal, temos um compromisso com os leitores, mas com as editoras também. Livro sem resenha é obra sem divulgação, não é verdade?

Veja resenha completa no site: