O Código Da Vinci

O Código Da Vinci Dan Brown

Resenhas - O Código Da Vinci

Purplevolkov 28/12/2023

A trama envolvente e cheia de reviravoltas, centrada em símbolos, conspirações e mistérios religiosos, cativa os leitores desde o início. No entanto, algumas críticas apontam para a escrita formulaica e o estilo por vezes simplista de Brown, que pode deixar a desejar para aqueles que buscam uma prosa mais sofisticada. A abordagem de Brown em relação à religião e à história também é objeto de controvérsias. Enquanto alguns leitores apreciam a maneira como ele incorpora elementos históricos e teorias intrigantes, outros argumentam que a obra manipula fatos para criar uma narrativa mais emocionante, o que pode ser considerado problemático, especialmente quando se trata de temas sensíveis.
A construção dos personagens também é motivo de crítica, pois alguns podem achar que eles são unidimensionais e movidos principalmente pela trama, sem profundidade psicológica significativa. Contudo, é inegável que "Código Da Vinci" conseguiu popularizar o gênero de thriller conspiratório, proporcionando uma experiência de leitura repleta de suspense e mistério, mesmo que isso venha com algumas concessões em termos de estilo literário e precisão histórica.

Ce 28/12/2023

Gostei
Lele pediu pra eu avaliar um livro de ficção. Eu gostei muito desse. A história é envolvente e os resultados inesperados. Abraços.

Andreia515 28/12/2023

E se?
Uma estória envolvente com investigação, história antiga e dogmas que a Igreja tanto quis/quer esconder.
E se Jesus tivesse sido casado e pai de família? O que isso tem de errado em sua imagem de Deus Todo Poderoso?
Maravilhoso!

samelaslm 27/12/2023

De tamanha genialidade...
Termino esse livro exasperada por ter sido submersa em um universo repleto de arte e simbolismo. Como foi belo o processo de parar e pesquisar as pinturas, catedrais e outros ambientes citados! De fato, me senti inserida na história, estando cada vez mais curiosa pra saber o que Dan Brown iria inventar. (Inclusive, fiquei morrendo de vontade de conhecer esses lugares)

Ler esse livro me fez pensar que Brown tem grande potencial para o convencimento do leitor. Trabalhar com temas atrelados a realidade e que refletem certas problemáticas presentes faz com que *quase* acreditemos que toda trama é verdade. Mas, além do sentido de princípios pessoais, basta uma rápida pesquisada pra se comprovar que é tudo FICÇÃO! Inclusive, eu, particularmente, fiquei preocupada com algumas resenhas que li, pois praticamente tomam o livro como verdade.

Então, meu conselho pra quem se interesse a ler O Código da Vinci é não levar tudo ao pé da letra. Pesquise fontes seguras, pessoas referências; pesquise o que é real ou não no livro, o que foi pautado em teoria ou achismos. Sejam críticos!

Maaaaas também não sejam chatos. É ficção e o autor moldou ideias pra vender sua proposta. Pra minha vida pessoal, levo reflexões sobre alguns pontos do livro e me mantenho fiel aos meus princípios de uma vida que não serão alterados por uma literatura.

Os capítulos intercalando as personagens foi interessante demais, mas em algumas momentos ficava muito ansiosa pra pular pra parte dos personagens que realmente me interessavam kkkkkkkkkk

Enfim, é um ótimo livro! Dan Brown não me decepcionou.

Ah, e havia assistido ao filme, mas não lembrava de nada e o final me surpreendeu novamente.

clara464 27/12/2023

Muito superestimado.
No meio do livro eu tava tentando não chorar pelos 40 reais que gastei nessa bosta colossal.

Eu sou evangélica, então 99% da história vai contra os meus princípios, e isso me enfureceu em vários momentos (era cada absurdo que Deus tenha misericórdia).

O livro me prendeu no início, mas quando cheguei no meio só faltou eu desmaiar de preguiça e raiva. O fato de alguns capítulos serem de alguns personagens que eu nem tava ligando complicou a leitura.

De certa forma eu já sabia quem era o mestre lá (meus instintos me avisaram no primeiro momento, só fiquei em negação mesmo).

Achei fofo e interessante o final. Fiquei satisfeita que a Sophie descobriu sua família e a verdade sobre ela!

É um livro bem mediano. Só valeu a pena por algumas coisas que aprendi e consequentemente achei interessantes (ainda estou tentando não chorar pelos 40 reais ???). Vi várias coisas que são reais, várias mentiras, e várias verdades que foram manipuladas para se encaixar na história.

O meu recado é: Não se deixem levar por tudo que esse livro oferece (pode desencadear muitos problemas). Pesquisem! É um livro de FICÇÃO!

Sophia.Alkmim 26/12/2023

Um bom livro de entrada, não uma obra prima
O livro de Dan Brown trás uma leitura prazerosa e envolvente, que certamente irá entreter leitores que buscam um romance policial cheio de mistérios e informações interessantes.
Assim como o primeiro livro do autor, "Anjos e Demônios", temos uma atmosfera rica em sinbolismo e iconografia religiosas, que despertam a curiosidade do leitor a buscar pelas imagens descritas por Brown, enriquecendo a experiência e nos fazendo sentir completamente envolvidos no mundo de Robert Langdon.

contudo, é importante destacar alguns pontos frustrantes, quais me fizeram considerar o livro uma leitura mediana, que está bem longe de ser uma obra prima:

1 - A trama é previsível a ponto de, já nos primeiros capítulos, ser possível concluir o fim do livro. Dado a este fato, o final não é surpreendente e nem trouxe a famosa sensação de dever cumprido que acompanha os bons livros de romance policial e suspense;

2 - Novamente, Dan Brown repete um padrão degenerado de sua literatura: incluir personagens femininas com grande personalidade, preparo e capacidade, para, no fim, reduzi-las a meras consortes do "gênio", Robert Langdon, transformando essas mulheres de grande potencial narrativo em coadjuvantes, interesses românticos...

3 - A leitura torna-se cansativa, uma vez que Dan Brown tem uma receita pronta para a construção de seus capítulos.

Por fim, gostaria de ressaltar que o livro não é recomendado para crianças, por possuir claras referências ao s*x0 e vi0lênc1a.

Natalia1512 26/12/2023

Incrível
Maravilhoso, o que mais me surpreendeu foi que é a mesma coisa que eu acho sobre Jesus e outras divindades que existem, que na verdade apenas foram pessoas normais que as pessoas envoltas endeusaram essas pessoas e isso foi levando em geração em geração até chegar em que endeusaram elas.
E nesse livro eles explicam direitinho como a igreja primitiva transformou jesus em divindade para poder pregar as coisas que ela queria, em como a igreja endemonizou simbolos e rituais de outras religioes, e mulheres para todo o poder religioso se concentrasse na igreja

Srta. Moreira 26/12/2023

O Código Da Vinci - Dan Brown
Nunca me decepciono com Dan Brown, juro. De novo favoritando o livro.
Muitos plots, tanto q meus post it acabaram e eu tive q repor.
A narrativa é incrível, ainda mais eu q nn sabia oq era o Santo Graal e descobrir do melhor jeito, óbvio que cabe a pessoa ver se deixa ou nn influenciar a sua crença.
Amo quando Langdon explica a simbologia de cada detalhe que parece besta, mas tem uma história profunda por trás. Vejo o mundo até diferente.
Recomendo, mas tenha paciência pq vai falar muito do cristianismo.

Malu Who? 26/12/2023

O Código da Vinci
"A vida é cheio de segredos. Não se pode aprender todos de uma só vez".

Eu li esse livro graças ao Joe de You. Sim. Ele.

Gostei da escrita, achei que eu consegui lidar bem com o livro e a forma como ele fluía.

Robert Longdon, um professor famoso, acorda em uma noite sendo chamado para "visitar" o Louvre. Lá ele descobre que houve um assassinato, ele descobre que está sendo considerado o principal suspeito. Ao decorrer disso, várias coisas vêm à tona, inclusive um dos maiores segredos do mundo, o Santo Graal.

Eu AMEIII esse livro. Sério. Confesso que fiquei com medo de acabar não gostando do livro. Um ponto que eu gostei muito foi que durante a leitura, o escritor e até o próximo Longton nos apresentaram informações super importantes e concretas para o enredo do livro.

Esse é um tipo de livro que eu super recomendo para quem gosta de investigação e suspense. Tem uma pitada de romance mas fiquei chateado porque poderia ter tanto desenvolvimento mas acabou que não foi tão profundo assim.

Pretendo ler outros livros do autor.

Vinicius.Escorce 21/12/2023

O livro faz o leitor mergulhar em grandes obras mundiais, onde mostra detalhes que dificilmente percebemos. Um bom livro, mas esperava muito mais do final.

Siqueira 19/12/2023

Boa história
Uma trama muito interessante, com várias reviravoltas, personagens muito bem criados os acontecimentos da história bem interessante gostei do final

nikkelodeon 19/12/2023

Apenas os dignos encontram o Graal
Pense em um livro polêmico... toda vez que alguém percebia que eu estava lendo esse livro ela sempre reagia de um forma exagerada, por isso as minhas expectativas estavam muito altas.

Para ser sincero, o livro correspondeu em partes essa minha expectativa, a narrativa é inegavelmente detalhada e complexa, o que por vezes a torna cansativa, mas os plots em sua maioria são bem previsíveis, tanto é que eu advinhei a grande parte deles e o meu intelecto nem é tão avançado quanto o do nosso querido amigo Robert.

Para mim o que torna "O Código Da Vinci" tão fascinante é a precisão de sua abordagem, e para mim, que sou grande defensor do conhecimento e da verdade, as ideias contidas no livro são sem dúvida intrigantes.

Acredito que muitas pessoas acusam demasiadamente esse livro por causa de seu tema controverso, mas na realidade a narrativa é bem inteligente e explicativa, cabe ao leitor decidir como um livro afeta sua vida e suas crenças.

Leitorconvicto 18/12/2023

Uma história que sabe apresentar desafios ao leitor, Dan sabe como criar um verdadeiro quebra-cabeça.

sophi58 16/12/2023

Eu li quando eu estava no 8º ano mais ou menos, me apaixonei pela escrita e pela construção da história!! Recomendo