Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Nalva 02/03/2022

De forma fantástica, Virgínia, uma mulher a frente de seu tempo, discorre sobre a inserção feminina no mercado de trabalho e ressalta como a visão tradicional da mulher 'na época' dificulta, sobrecarrega e subestima o seu intelecto.

Um livro para ler numa tarde e refletir sobre questões passadas e do passado que ainda se fazem presentes no nosso cotidiano.

celle 20/12/2020

As tocantes linhas escritas por Virgínia..
"Profissões para mulheres e outros artigos feministas" foi a minha introdução às obras de Woolf. Sempre fui muito interessada em imergir nesse universo, e esse livro foi a oportunidade perfeita.
E posso dizer com convicção que chorei de emoção e esperança; esperança diante de um futuro com oportunidades iguais, sejam elas acadêmicas e profissionais, às mulheres e homens.
Virgínia argumenta que a educação e a liberdade são princípios essenciais para uma realidade de igualdade.
Não se pode comparar os sucessos das mulheres aos dos homens na literatura do pretérito, argumenta ela: Espaços e oportunidades no mercado de trabalho e poder estão sendo conquistados pelas mulheres cada vez mais atualmente, contudo, precisamos ainda determinar os fantasmas que nos afligem, e matá-los:
"mesmo quando o caminho está nominalmente aberto, são muitos (...) os fantasmas e obstáculos pelo caminho.
(...)
essa liberdade é só o começo, o quarto é de vocês, mas ainda está vazio."

Katrina 28/09/2021

Obrigada!
Já conheço Virginia Woolf e tenho interesse de conhecer seus romances já faz tempo, mas de uma forma bastante aleatória resolvi começar a ler suas palavras por esse livro, um livro de ensaios, e essa foi uma decisão certeira e sem dúvida é o que recomendo para as pessoas que querem ler seus livros, mas que ainda não leram nada dela, pois ao ler seus pensamentos, questionamentos e argumentos me fez conhecer melhor a pessoa que foi Virginia Woolf, me fez ver seus privilégios e as dificuldades pelas quais passou e quais foram suas atitudes perante isso, mesmo não tendo um conteúdo biográfico eu me senti próxima dela como pessoa e isso me incitou ainda mais para ler suas obras e agora eu sei que irei lê-las com um olhar diferente depois que li esse livro.

O sete ensaios presentes nesse livro têm conteúdos distintos, mas carregam a mulher como foco de discussão, é muito interessante os temas que vão sendo abordados e a argumentação envolvida neles, até as partes que achei meio chatinha ou que não tinha ideia para onde estava indo me fizeram refletir e me informaram sobre coisas que desconhecia ou que conhecia pouco, foi uma experiência super interessante. Gostei bastante da Virginia Woolf que se apresentou para mim nesse livro e fiquei muito feliz e orgulhosa ao ler suas palavras corajosas e determinadas, além de grata por não terem desistido da luta e persistido por todas nós.

André 24/04/2021

Fiquei fascinado com a atuação politizada de Virgínia Woolf. Gostei mais ainda do texto que ela publica para o evento que envolve mulheres trabalhadoras que também eram escritoras. A difusão da leitura e, principalmente, da produção literária por parte das classes menos abastadas ainda é uma questão muito atual.

Maria.Laura 14/04/2021

Ainda muito atual!
Esse livro consiste em uma coletânea de várias artigos sobre a condição da mulher. A leitura é bem curta e interessante, os artigos levam a reflexões sobre as dificuldades de conciliação entre o trabalho em casa e fora. Além disso, os artigos também fazem alguns recortes de classe. É importante perceber as similaridades com as situações colocadas nos artigos e a condição atual da mulher. Além disso, somos levados a refletir sobre as complexidades de nossas escolhas como mulher e sobre quem noa somos.

Perdida_nas_Estrelas 06/10/2022

Palavras genuínas!
A escrita de Woolf é maravilhosa; acabei começando minha jornada de leitura das obras de Virginia Woolf por este livro e provavelmente não vou me arrepender. Pois como não é uma ficção eu consegui absorver um pouco de como ela pensava e como era uma mulher que expressava suas ideias sem suavizá-las, de fato uma mulher empoderada e inspiradora.
O livro traz textos de Woolf relacionados ao feminismo, no sentido que a leitura lhe apresenta um discurso de Virginia, respostas suas a publicações machistas onde tais respostas também foram publicadas e nesse contexto podemos encontrar pensamentos totalmente revolucionários para a época, de fato apaixonantes.
Algumas pessoas recomendam fazer a primeira leitura de Woolf por algum ensaio e não pelas ficções, pois a autora utilizou-se muito do fluxo de consciência e talvez para alguém que não esteja acostumado a esse tipo de leitura pode não conseguir entender muito ou mesmo abandonar a leitura, pretendo ler em seguida Mrs. Dalloway e espero poder compreender. ?

Cris 12/02/2023

12.02.2023
Achei a escrita e os temas difíceis de acompanhar. Não é uma leitura fluida, voltei várias vezes para entender o que estava sendo dito. E o leitor também precisa estar em um nível conhecedor da literatura. Falo isso citando exemplos.

NOITE DE REIS NO OLD VIC - Aqui nesse ensaio discorre sobre o leitor/conhecedor das peças de Shakespeare. Fala sobre os três tipos de classes que se dividem: os que preferem ler suas obras, os que preferem ver sua montagem no palco e os que vão do livro ao palco recolhendo o espólio e fazendo comparações. Quem nunca leu ou assistiu uma peça de teatro, poderá não entender muito bem.

NÃO ERA UM DE NÓS - Aqui comenta sobre a biografia de Shelley escrita pelo professor Peck. Mas quem foi Shelley? Para o leitor de literatura clássica sabe que se trata do grande poeta e que foi casado com Mary, a famosa escritora de O Prometeu Moderno ou Frankestein. Mas da forma como escreve, todos deveriam saber sobre quem está falando.

O HOMEM NO PORTÃO - Menciona que Dickens poderia ter escrito um personagem baseado na figura de Coleridge, assim como criou o Sr. Micawber. Tá, mas quem nunca leu Dickens sabe a qual obra pertence o Sr. Micawber? Graças a Deus eu li David Cooperfield e consegui entender esse ensaio.

Bom, esses são os poucos exemplos para quem quer ler esse livro de ensaios de Virginia Woolf.

Pollyanna.Rigon 31/08/2021

Outra união de ensaios/artigos publicados por Virgínia Woolf.

São 7 ensaios, sem uma sequência lógica ou cronológica, que abordam tópicos a cerca do título, profissões para mulheres, lembrando sempre do contexto temporal do início do século XX.

Virgínia é uma das mães do feminismo a toa e podemos perceber isso em todos seus artigos. Uns mais extensos, outros nem tanto, uns mais rasos e outros extremamente profundos.

Ter suas ideias expostas ao mundo, indo contra a maré de pensamentos não era uma tarefa simples, mas que Virgínia exercia muito bem.

Voltando aos ensaios, os 7 ensaios falam sobre ser escritora, atriz e outras profissões mais comuns, o que nos mostra um ótimo panorama da época.

O ensaio que eu mais gostei foi o primeiro, que se aplica a nossa vida total: lidar com o ?anjo do lar?, que está sempre no nosso ouvido: vc não deveria ser mais delicada? Vc não deveria se preocupar mais com a família? Enfim, que mulher nunca lidou e segue lidando com essa sombra?

além disso, eh um livro curtinho, não tão fluido quando um teto todo seu da autora, mas com certeza eh uma leitura riquíssima.

Andréia 11/03/2021

A potência de Virgínia
"Vocês ganharam quartos próprios na casa que até agora era só dos homens. Podem, embora com muito trabalho e esforço pagar o aluguel. Estão ganhando suas quinhentas libras por ano. Mas essa liberdade é só o começo; o quarto é de vocês, mas ainda está vazio. Precisa ser mobiliado, precisa ser decorado, precisa ser dividido. Como vocês vão mobiliar, como vocês vão decorar? Com quem vão dividi-lo e em que termos? São perguntas, penso eu, da maior importância e interesse. Pela primeira vez na história, vocês podem fazer essas perguntas; pela primeira vez, podem decidir quais serão as respostas"

Virginia Woolf, em 1931, nesse livrinho que de pequeno, só o tamanho! Quanto aprendizado e quanta gratidão por mulheres como ela, que nos abriram tantos caminhos.

lorena 05/09/2021

que PRAZER ver a virginia rebatendo o mr. bennet e arrumando briga com alguns outros homens. eu tive que parar pra respirar tamanha minha felicidade quando ela ta falando pra ele sobre safo e diz "é uma bela surpresa qur mr. bennet seja capaz de citar cinquenta homens incontestavelmente superiores a ela e, se ele publicar seus nomes prometo, como gesto daquela submissão tão cara a meu sexo, não só comprar os livros dele, como também, até onde permitirem minhas faculdades, aprendê-los de cor". LINDA
Katrina 28/09/2021minha estante
Eu adorei esse artigo!! Mds... a sagacidade dessa mulher

Geovanna.Holanda 31/03/2022

Genial
Virginia Woolf era uma autora que demorei para ler porque imaginava que seria uma leitura complexa ou difícil, que teria que consultar o dicionário várias vezes, mas não. A linguagem é simples, as críticas dela coerentes e forma de explicar genial. Já gostava dela só conhecendo sua história, agora com sua escrita, passei a gostar mais ainda. Acho que é um bom livro para começar na escrita dela e já identificar se é o tipo de escrita que gosta.

O primeiro texto falando sobre as profissões da mulher no contexto e época dela é muito interessante, visto que ainda há muitas semelhanças com a sociedade atual.
Gostei muito.

sofnaomi 09/04/2023

Mulher só se fode mesmo
a kinga escreveu o livro a tempos e até agora reflete o cotidiano de várias mulheres! eita como habla a mami

natália rocha 02/06/2020

Nesse livro estão reunidos alguns ensaios com a temática feminista escritos por Virginia Woolf, desde críticas literárias, cartas, introdução a livros.
Gostei muito, é incrível como essa mulher estava a frente de seu tempo e como ela foi importante no mundo literário, com um talento imenso. Por favor, leiam Virginia Woolf.

Elaine | @naneverso 07/02/2020

Um falcão nada afável (ainda bem)
"Pois, na hora em que pus a caneta no papel, percebi que não dá para fazer nem mesmo uma resenha sem ter opinião própria, sem dizer o que a gente pensa ser verdade nas relações humanas, na moral, no sexo."

Dizer que 'Profissões para mulheres e outros artigos feministas' é uma obra magnífica é um eufemismo.

No livro, Virginia Woolf escancara as dificuldades de ser mulher na primeira metade do século XX usando palavras precisas, diretas e com um certo tom de humor e ironia. Ao longo de sete ensaios, a autora nos leva a pensar sobre o papel da mulher em diferentes classes sociais, sobre a necessidade dos homens de quererem provar que são melhores simplesmente por terem órgãos reprodutores do lado de fora e não do lado de dentro, e, assustadoramente, nos faz ver que a sociedade mudou muito pouco nos últimos cem anos.

Recomendo a todos, mas especialmente àqueles que ainda pensam como os Falcões Afáveis da vida e acham que existe alguma diferença intelectual entre mulheres e homens.

site: https://instagram.com/naneandherbooks

livi123 07/10/2022

Foi uma leitura interessante, a escrita é bem fluída e gostei bastante dos ensaios.
Virginia tem opiniões fortes, ela era uma mulher a frente do seu tempo. Desde de Mrs Dalloway eu tenho vontade de ler mais coisas da autora e esse ensaio foi bem diferente do que eu espera, mas me deixou com mais vontade ainda de ler as obras dela.