Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf




Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas


154 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Nalva 02/03/2022

De forma fantástica, Virgínia, uma mulher a frente de seu tempo, discorre sobre a inserção feminina no mercado de trabalho e ressalta como a visão tradicional da mulher 'na época' dificulta, sobrecarrega e subestima o seu intelecto.

Um livro para ler numa tarde e refletir sobre questões passadas e do passado que ainda se fazem presentes no nosso cotidiano.
comentários(0)comente



celle 20/12/2020

As tocantes linhas escritas por Virgínia..
"Profissões para mulheres e outros artigos feministas" foi a minha introdução às obras de Woolf. Sempre fui muito interessada em imergir nesse universo, e esse livro foi a oportunidade perfeita.
E posso dizer com convicção que chorei de emoção e esperança; esperança diante de um futuro com oportunidades iguais, sejam elas acadêmicas e profissionais, às mulheres e homens.
Virgínia argumenta que a educação e a liberdade são princípios essenciais para uma realidade de igualdade.
Não se pode comparar os sucessos das mulheres aos dos homens na literatura do pretérito, argumenta ela: Espaços e oportunidades no mercado de trabalho e poder estão sendo conquistados pelas mulheres cada vez mais atualmente, contudo, precisamos ainda determinar os fantasmas que nos afligem, e matá-los:
"mesmo quando o caminho está nominalmente aberto, são muitos (...) os fantasmas e obstáculos pelo caminho.
(...)
essa liberdade é só o começo, o quarto é de vocês, mas ainda está vazio."
comentários(0)comente



Katrina 28/09/2021

Obrigada!
Já conheço Virginia Woolf e tenho interesse de conhecer seus romances já faz tempo, mas de uma forma bastante aleatória resolvi começar a ler suas palavras por esse livro, um livro de ensaios, e essa foi uma decisão certeira e sem dúvida é o que recomendo para as pessoas que querem ler seus livros, mas que ainda não leram nada dela, pois ao ler seus pensamentos, questionamentos e argumentos me fez conhecer melhor a pessoa que foi Virginia Woolf, me fez ver seus privilégios e as dificuldades pelas quais passou e quais foram suas atitudes perante isso, mesmo não tendo um conteúdo biográfico eu me senti próxima dela como pessoa e isso me incitou ainda mais para ler suas obras e agora eu sei que irei lê-las com um olhar diferente depois que li esse livro.

O sete ensaios presentes nesse livro têm conteúdos distintos, mas carregam a mulher como foco de discussão, é muito interessante os temas que vão sendo abordados e a argumentação envolvida neles, até as partes que achei meio chatinha ou que não tinha ideia para onde estava indo me fizeram refletir e me informaram sobre coisas que desconhecia ou que conhecia pouco, foi uma experiência super interessante. Gostei bastante da Virginia Woolf que se apresentou para mim nesse livro e fiquei muito feliz e orgulhosa ao ler suas palavras corajosas e determinadas, além de grata por não terem desistido da luta e persistido por todas nós.
comentários(0)comente



André 24/04/2021

Fiquei fascinado com a atuação politizada de Virgínia Woolf. Gostei mais ainda do texto que ela publica para o evento que envolve mulheres trabalhadoras que também eram escritoras. A difusão da leitura e, principalmente, da produção literária por parte das classes menos abastadas ainda é uma questão muito atual.
comentários(0)comente



Maria.Laura 14/04/2021

Ainda muito atual!
Esse livro consiste em uma coletânea de várias artigos sobre a condição da mulher. A leitura é bem curta e interessante, os artigos levam a reflexões sobre as dificuldades de conciliação entre o trabalho em casa e fora. Além disso, os artigos também fazem alguns recortes de classe. É importante perceber as similaridades com as situações colocadas nos artigos e a condição atual da mulher. Além disso, somos levados a refletir sobre as complexidades de nossas escolhas como mulher e sobre quem noa somos.
comentários(0)comente



Perdida_nas_Estrelas 06/10/2022

Palavras genuínas!
A escrita de Woolf é maravilhosa; acabei começando minha jornada de leitura das obras de Virginia Woolf por este livro e provavelmente não vou me arrepender. Pois como não é uma ficção eu consegui absorver um pouco de como ela pensava e como era uma mulher que expressava suas ideias sem suavizá-las, de fato uma mulher empoderada e inspiradora.
O livro traz textos de Woolf relacionados ao feminismo, no sentido que a leitura lhe apresenta um discurso de Virginia, respostas suas a publicações machistas onde tais respostas também foram publicadas e nesse contexto podemos encontrar pensamentos totalmente revolucionários para a época, de fato apaixonantes.
Algumas pessoas recomendam fazer a primeira leitura de Woolf por algum ensaio e não pelas ficções, pois a autora utilizou-se muito do fluxo de consciência e talvez para alguém que não esteja acostumado a esse tipo de leitura pode não conseguir entender muito ou mesmo abandonar a leitura, pretendo ler em seguida Mrs. Dalloway e espero poder compreender. ?
comentários(0)comente



Cris 12/02/2023

12.02.2023
Achei a escrita e os temas difíceis de acompanhar. Não é uma leitura fluida, voltei várias vezes para entender o que estava sendo dito. E o leitor também precisa estar em um nível conhecedor da literatura. Falo isso citando exemplos.

NOITE DE REIS NO OLD VIC - Aqui nesse ensaio discorre sobre o leitor/conhecedor das peças de Shakespeare. Fala sobre os três tipos de classes que se dividem: os que preferem ler suas obras, os que preferem ver sua montagem no palco e os que vão do livro ao palco recolhendo o espólio e fazendo comparações. Quem nunca leu ou assistiu uma peça de teatro, poderá não entender muito bem.

NÃO ERA UM DE NÓS - Aqui comenta sobre a biografia de Shelley escrita pelo professor Peck. Mas quem foi Shelley? Para o leitor de literatura clássica sabe que se trata do grande poeta e que foi casado com Mary, a famosa escritora de O Prometeu Moderno ou Frankestein. Mas da forma como escreve, todos deveriam saber sobre quem está falando.

O HOMEM NO PORTÃO - Menciona que Dickens poderia ter escrito um personagem baseado na figura de Coleridge, assim como criou o Sr. Micawber. Tá, mas quem nunca leu Dickens sabe a qual obra pertence o Sr. Micawber? Graças a Deus eu li David Cooperfield e consegui entender esse ensaio.

Bom, esses são os poucos exemplos para quem quer ler esse livro de ensaios de Virginia Woolf.
comentários(0)comente



Pollyanna.Rigon 31/08/2021

Outra união de ensaios/artigos publicados por Virgínia Woolf.

São 7 ensaios, sem uma sequência lógica ou cronológica, que abordam tópicos a cerca do título, profissões para mulheres, lembrando sempre do contexto temporal do início do século XX.

Virgínia é uma das mães do feminismo a toa e podemos perceber isso em todos seus artigos. Uns mais extensos, outros nem tanto, uns mais rasos e outros extremamente profundos.

Ter suas ideias expostas ao mundo, indo contra a maré de pensamentos não era uma tarefa simples, mas que Virgínia exercia muito bem.

Voltando aos ensaios, os 7 ensaios falam sobre ser escritora, atriz e outras profissões mais comuns, o que nos mostra um ótimo panorama da época.

O ensaio que eu mais gostei foi o primeiro, que se aplica a nossa vida total: lidar com o ?anjo do lar?, que está sempre no nosso ouvido: vc não deveria ser mais delicada? Vc não deveria se preocupar mais com a família? Enfim, que mulher nunca lidou e segue lidando com essa sombra?

além disso, eh um livro curtinho, não tão fluido quando um teto todo seu da autora, mas com certeza eh uma leitura riquíssima.
comentários(0)comente



Andréia 11/03/2021

A potência de Virgínia
"Vocês ganharam quartos próprios na casa que até agora era só dos homens. Podem, embora com muito trabalho e esforço pagar o aluguel. Estão ganhando suas quinhentas libras por ano. Mas essa liberdade é só o começo; o quarto é de vocês, mas ainda está vazio. Precisa ser mobiliado, precisa ser decorado, precisa ser dividido. Como vocês vão mobiliar, como vocês vão decorar? Com quem vão dividi-lo e em que termos? São perguntas, penso eu, da maior importância e interesse. Pela primeira vez na história, vocês podem fazer essas perguntas; pela primeira vez, podem decidir quais serão as respostas"



Virginia Woolf, em 1931, nesse livrinho que de pequeno, só o tamanho! Quanto aprendizado e quanta gratidão por mulheres como ela, que nos abriram tantos caminhos.
comentários(0)comente



lorena 05/09/2021

que PRAZER ver a virginia rebatendo o mr. bennet e arrumando briga com alguns outros homens. eu tive que parar pra respirar tamanha minha felicidade quando ela ta falando pra ele sobre safo e diz "é uma bela surpresa qur mr. bennet seja capaz de citar cinquenta homens incontestavelmente superiores a ela e, se ele publicar seus nomes prometo, como gesto daquela submissão tão cara a meu sexo, não só comprar os livros dele, como também, até onde permitirem minhas faculdades, aprendê-los de cor". LINDA
Katrina 28/09/2021minha estante
Eu adorei esse artigo!! Mds... a sagacidade dessa mulher




Geovanna.Holanda 31/03/2022

Genial
Virginia Woolf era uma autora que demorei para ler porque imaginava que seria uma leitura complexa ou difícil, que teria que consultar o dicionário várias vezes, mas não. A linguagem é simples, as críticas dela coerentes e forma de explicar genial. Já gostava dela só conhecendo sua história, agora com sua escrita, passei a gostar mais ainda. Acho que é um bom livro para começar na escrita dela e já identificar se é o tipo de escrita que gosta.

O primeiro texto falando sobre as profissões da mulher no contexto e época dela é muito interessante, visto que ainda há muitas semelhanças com a sociedade atual.
Gostei muito.
comentários(0)comente



sofnaomi 09/04/2023

Mulher só se fode mesmo
a kinga escreveu o livro a tempos e até agora reflete o cotidiano de várias mulheres! eita como habla a mami
comentários(0)comente



natália rocha 02/06/2020

Nesse livro estão reunidos alguns ensaios com a temática feminista escritos por Virginia Woolf, desde críticas literárias, cartas, introdução a livros.
Gostei muito, é incrível como essa mulher estava a frente de seu tempo e como ela foi importante no mundo literário, com um talento imenso. Por favor, leiam Virginia Woolf.
comentários(0)comente



Elaine | @naneverso 07/02/2020

Um falcão nada afável (ainda bem)
"Pois, na hora em que pus a caneta no papel, percebi que não dá para fazer nem mesmo uma resenha sem ter opinião própria, sem dizer o que a gente pensa ser verdade nas relações humanas, na moral, no sexo."

Dizer que 'Profissões para mulheres e outros artigos feministas' é uma obra magnífica é um eufemismo.

No livro, Virginia Woolf escancara as dificuldades de ser mulher na primeira metade do século XX usando palavras precisas, diretas e com um certo tom de humor e ironia. Ao longo de sete ensaios, a autora nos leva a pensar sobre o papel da mulher em diferentes classes sociais, sobre a necessidade dos homens de quererem provar que são melhores simplesmente por terem órgãos reprodutores do lado de fora e não do lado de dentro, e, assustadoramente, nos faz ver que a sociedade mudou muito pouco nos últimos cem anos.

Recomendo a todos, mas especialmente àqueles que ainda pensam como os Falcões Afáveis da vida e acham que existe alguma diferença intelectual entre mulheres e homens.

site: https://instagram.com/naneandherbooks
comentários(0)comente



livi123 07/10/2022

Foi uma leitura interessante, a escrita é bem fluída e gostei bastante dos ensaios.
Virginia tem opiniões fortes, ela era uma mulher a frente do seu tempo. Desde de Mrs Dalloway eu tenho vontade de ler mais coisas da autora e esse ensaio foi bem diferente do que eu espera, mas me deixou com mais vontade ainda de ler as obras dela.
comentários(0)comente



154 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |