Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Stefanie 10/04/2020

Adorei a leitura.
Um livro curto, mas com grande ensinamento. Gostei da escrita, foi meu primeiro livro da autora. Foi ótimo entender o feminismo da época e saber como as mulheres eram tratadas e como grandes escritoras precisaram se esconder atrás de pseudônimos para publicar suas obras. Vou ler outros livros da autora em breve.

Nat 09/07/2020

Ela é uma escritora consagrada e meu interesse nela surgiu por isso e pelo filme vita e Virgínia onde conta a história do romance das duas. O livro são a reunião de artigos da mesma, casa um com uma temática diferente porém por se tratarem de mulheres foi classificado como feminista. Foi uma leitura difícil pois a escrita dela não facilita porém com pontos muito interessantes e outros que não considero muito.

Dani 04/08/2020

"embora sensatamente os homens se permitam grande liberdade em tais assuntos, duvido que percebam ou consigam controlar o extremo rigor com que condenam a mesma liberdade nas mulheres." Profissões para Mulheres

"Se você transferir o intelecto de um homem inteligente, mas não de inteligência notável, para uma mulher, ela se tornará imediatamente uma mulher de inteligência notável." A posição intelectual das mulheres

"Para um homem ainda é muito mais fácil do que para uma mulher dar a conhecer suas opiniões e vê-las respeitadas." A posição intelectual das mulheres

Esse livrinho, embora curto, é de um conteúdo bastante denso. Foi meu primeiro contato com a autora, e acredito que não poderia ser de outro jeito. Encontrei em meio aos textos minhas próprias opiniões expressas de uma maneira que nunca tinha conseguido verbalizar. Refleti imensamente sobre o papel feminino na sociedade, e a luta diária que é ser mulher, não só na profissão de escritora, mas na vida (principalmente no âmbito profissional) que é uma eterna e infinita luta contra os fantasmas e preconceitos enraizados em todos nós, por mais desconstruídos que pensamos ser. Leitura recomendadíssima!

@lendoaos30 25/08/2020

“Quem tem medo de Virginia Woolf?” Ora, eu tinha. Sempre ouvi que Virginia tinha uma escrita complexa, cheia de fluxos de consciência e difícil de compreender. Isso assusta qualquer leitor mais novo, que quer conhecer os grandes escritores mas tem medo de ter sua autoestima abalada se não compreendê-los. Foi com esse medo que, anos atrás, comprei este livro. Parecia ser uma experiência menos traumática começar a leitura por ensaios e artigos curtos em que a temática estava bem clara: mulheres e suas experiências. Por ironia do destino, comecei a leitura, parei e o livro ficou na minha estante enquanto outro bem mais temido passou na frente. “Orlando” foi minha primeira leitura concluída de Virginia e a felicidade encheu meu coração quando percebi que sim, eu conseguia – com minhas limitações, é claro, com qualquer um – entendê-la! Mais do que isso, ler “Orlando” me fez conhecer Virginia, amá-la, admirá-la, senti-la. Mas isso fica para a resenha sobre o outro livro. Voltemos. Agora empolgada com o fato de que Woolf e eu já éramos conhecidas, fui mais confiante ainda para este livro e o devorei com uma facilidade muito grande. Basicamente, ele cumpre o que propõe: traz artigos, resenhas e discursos de Virginia, todos sobre mulheres, suas vivências, suas dificuldades. Embora em nenhum momento ela utilize o termo “feminista”, como indicado no título, todos os seus textos carregam uma ideia central de que a mulher sofre opressões que devem ser eliminadas em busca de uma igualdade. A noção metafórica e literal, simultaneamente, de que toda mulher necessita de “um teto todo seu” (sua obra talvez mais famosa, e maravilhosa) encontra-se presente também nesses textos, deixando claro que Virginia tinha uma linha de pensamento que defendia sem hesitar, diante de quem fosse. Uma das partes mais interessantes deste livro, inclusive, é uma troca de publicações entre ela e um crítico que insiste em defender a ideia de que mulheres são intelectualmente inferiores aos homens. Virginia não só combate essa ideia com argumentos embasados e coerentes como também usa de ironia para desbancar toda a arrogância do autor (que segundo indicado no livro, era seu amigo). O único pecado desse livro, porém, se encontra justamente nessas breves informações que iniciam os textos. Acredito que poderiam ter sido incluídos mais detalhes do contexto em que cada texto foi produzido, para nos situar em relação ao que está sendo colocado por ela. Senti falta também de alguma breve análise sobre os textos, talvez um posfácio. Mas talvez isso seja apenas um capricho demasiado da minha parte. De todo modo, recomendadíssimo.

site: https://www.instagram.com/lendoaos30/

Laura 09/01/2023

interessante
?Exteriormente, quais são os obstáculos que devem enfrentar a mulheres e não os homens? Interiormente, creio, a situação é outra; a mulher ainda tem muitos fantasmas que combater, muitos preconceitos que superar.?

Gostei, não entendi muito sobre alguns textos, mas acredito que possa ser sobre minha familiaridade com esse tipo de escrita. De toda forma, fiquei interessada em ler Mrs. Dalloway da mesma autora pois gostei do texto sobre profissões para mulheres.

@quimeraliteraria 01/10/2020

Profissões para mulheres e outros artigos feministas
O livro de Virginia Woolf publicado em 1831 possui sete textos de vários gêneros, ensaios, cartas, palestras...
Estes textos dão um panorama geral não apenas sobre o feminismo. Virginia Woolf questiona a visão tradicional da mulher que estaria condicionada à privação do ambiente doméstico.

Ela também conta da dificuldade de inserção da mulher no mundo profissional e intelectual da época

Virginia Woolf sempre a frente de seu tempo fala da mulher como escritora e que assim como em qualquer outra profissão, teria que matar o “anjo do lar” para finalmente começar a se desprender das amarras do patriarcado “Anjo do lar” seria então como uma censura, uma privação da liberdade, da vida criativa, de sua escrita e de sua voz

Porém mesmo matando-o ainda há preconceitos e restrições que rondam a mulher e alguns assuntos como por exemplo falar sobre o corpo, que ainda hoje é uma questão delicada

Assim, os demais textos falam também sobre a atividade da escrita e as restrições da sociedade quanto a educação que não foi oferecida a mulher como foi ao homem, gerando assim uma desigualdade visível

Portanto Woolf discute sobre o conflito sobre o que é doméstico e o que é profissional, conflito esse que não atinge a realidade masculina.

site: https://www.instagram.com/p/B_ik1JEjg5L/

Cami 17/12/2020

Me decepicionei bastante, pois não foi nem um pouco parecido com o que imaginei que seria

Bruna Rosa 21/02/2021

A mulher nas décadas de 20/30
É impressionante ler os escritos de Virginia nos anos 20 e reconhecer os mesmos problemas denunciados por ela se mantendo bem vivos até hoje.

Um destaque especial para a parte do livro em que ela discute com um escritor sobre mulher ser menos inteligentes que homens, maravilhosa. Colocou o machistão no bolso.

Heitor 14/07/2021

Necessários até os dias de hoje
Essa coletânea de curtos ensaios nos apresenta uma análise histórica e social de como a mulher fora e ainda se encontra silenciada em locais como a Arte, literatura e até mesmo nas profissões "mais comuns". Sobre não haver mulheres Artistas na época do Renascimento à mulheres que passaram a lutar pelo seu direito ao voto, a estudar, a terem senso critico e de exercer profissões que outrora eram exercidas apenas por homens, Virgínia Wolf discorre sobre a posição que a mulher tenta não mais ocupar no anonimato social, bem como a de projetar seus desejos pessoais e matrimoniais frente as condições sociais das quais vivíamos e, de certa forma, ainda vivemos.

Juju 18/10/2021

Decrescente
Acho que começa bem, mas no final já não estava gostando. A discussão dela com o falcão afável é completamente revoltante, e o pior é que esse tipo de coisa existe até hoje. Dialoga bem com o feminismo branco, e ela sabe bem disso.

Sheila Pires 10/01/2022

Introdução
Grata surpresa, esse ensaio seguido de algumas resenhas que Virgínia escrevia. Nada deve pra uma discussão atual, sua sabia ironia dá tempero aos textos. Delicioso como encerra o embate com o Mr. Falcão.
Começa a ficar enfadonha a divagação nas resenhas.

@jaquepoesia 26/01/2022

Livro: Profissões para mulheres em outros artigos feministas
◾Autora: Virginia Woolf
◾Editora: L&pmpocket
◾106 páginas
◾Nota: 5/5 👏🏻 .
. O livro reúne importantes artigos de Virginia Woolf sobre o preconceito da sociedade de sua época em torno da mulher escritora. São sete textos de diferentes formatos (cartas, resenhas, ensaios e palestras) que abordam questões importantes sobre a atuação da mulher na escrita, entre eles se destacam o tabu de falar sobre o próprio corpo e a desigualdade educacional entre homens e mulheres.
De resenhista a célebre romancista, Woolf destaca também a importância de matar o Anjo do Lar, essa figura feita para o trabalho doméstico limitada por "questões morais" , e que tem sempre a opinião censurada, para então nós expressarmos com verdadeira liberdade.

taynna cavalcanti 17/02/2023

Profissões para mulheres e outros artigos feministas ?
Esse livrinho conta com sete ensaios da Virginia em que ela dialoga sobre a vida tradicional das mulheres.

já no primeiro ensaio, ?profissões para mulheres?, ela nos introduz o termo ?anjo do lar?, que tem origem em um poema bastante machista do crítico e poeta inglês Coventry Patmore.

o anjo do lar é aquela mulher ?extremamente encantadora. totalmente altruísta. excelente nas difíceis artes do convívio familiar. sacrifica-se todos os dias. se o almoço é frango, ela fica com o pé; se há ar encanado, é ali que irá sentar - em suma, seu feitio era nunca ter opinião ou vontade própria, e prefere sempre concordar com as opiniões e vontades dos outros. e acima de tudo - nem preciso dizer - é pura.?

Virginia nos conta que por muitas e muitas vezes as mulheres romancistas não conseguiam escrever (ou trabalhar em algum projeto qualquer de sua escolha) pois o anjo do lar as assombrava. ela relata que havia matado seu anjo do lar e caso não o fizesse, ele é que a mataria. ?arrancaria o coração de minha escrita.?

no ensaio intitulado ?a posição intelectual das mulheres? nos deparamos com trocas de farpas entre Virginia e Falcão Afável, pseudônimo de Desmond MacCarthy - crítico inglês e membro dos Apóstolos de Cambridge, sociedade secreta intelectual ?.
Falcão Afável afirma que ?com a possível exceção de Emily Brontë, nenhuma romancista fez até hoje um romance que se iguale aos grandes romances de homens.?
a resposta da Virginia foi publicada no jornal New Statesman, em que ela tenta incansavelmente explicar a este tolo que as mulheres poderiam ser tão grandiosas (ou até maiores) quanto os homens se tivessem ao menos oportunidade para tal, mas estavam ocupadas demais cuidando da casa e ?desde os primeiros tempos até o presente, dando a luz a toda população do universo.? ou seja, sendo anjos do lar.

esse livro é um ótimo ponto de partida para conhecer a Virginia ensaista e feminista, pois além das palavras ácidas (e vocé há de concordar, verdadeiras), ela nos faz imergir na luta da União das Trabalhadoras e mostra uma face mais voltada ao socialismo da época.

essa foi mais uma super leitura do @lendoautoras