Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Sabrina 16/05/2022

Meu primeiro contato com a Virginia, começar por esse livro foi uma boa escolha, pois, atiçou minha vontade para ler seus outros escritos enquanto romancista. Nesse livro a escritora faz uma série de resenhas e alguns discursos acerca das questões femininas, como o papel da mulher na literatura, entre outras coisas. Ela realmente se debruçava sobre essas questões e enquanto jornalista fazia criticas ferrenhas a visão dos homens acerca da literatura feminina. Um ponto baixo dos artigos pra mim, foi os elementos de ficção que ela trouxe pros seus discursos, alguns até se assemelham as narrativas, por isso os artigos se tornam um pouco cansativos de ler.

Karen 31/07/2023

Título nonsense
Trata-se de um apanhando de artigos, cartas e falas em programas de rádio da autora.
Pequenas jóias coletadas sobre impressões e opniões de um das grandes da literatura mundial.
Particularmente fico com os "capítulos" PERAMBULAR PELA RUA: UMA AVENTURA LONDRINA & NÃO ERA UM DE NÓS.
"... o verdadeiro eu não é nem este nem aquele, não está aqui ou lá, mas é algo tão variado e errático, que só quando soltamos a rédea de seus desejos e o deixamos seguir seu caminho sem impedimentos é que somos de fato nós mesmos?"

isabellebessaa 17/05/2021

Meu primeiro contato com a escrita de Virgínia Woolf. Gostei bastante do conto que dá título ao livro e outro que ela discute o que seria uma escrita feminina. Curtinho de ler, foi ótimo para se distrair do ead

Maju 09/02/2021

Necessário
Um soco no estômago!! Virgínia debate, escreve com uma simplicidade que te instiga por completo. Suas posições e seus pensamentos são tão necessários e precisam ser ouvidos por todos.

dryellepinscher 30/11/2021

Necessário demais!!!
Ganhei esse livro de um amigo meu há quase 1 ano atrás, não dava nada por esse livro, mas ele me surpreendeu muito!

Virginia Woolf era uma mulher incrível, ela pensava muito a frente do seu tempo, tenho certeza que ela deveria inspirar várias mulheres da época com seus artigos incríveis.

Eu amei a escrita dela e como ela colocou em pauta vários assuntos extremamente relevantes, inclusive destaquei muita coisa do livro mesmo sendo bem curtinho.

beatriz 18/01/2023

Virginia era uma mulher muito a frente de seu tempo. eu amo como ela tinha coragem pra falar e bater de frente com homens que tanto desmereciam a vida e a batalha de outras mulheres. meu texto favorito foi ?A Posição Intelectual Das Mulheres?, amei ler as cartas que ela mandou para Falcão Afável ?

Elaine | @naneverso 07/02/2020

Um falcão nada afável (ainda bem)
"Pois, na hora em que pus a caneta no papel, percebi que não dá para fazer nem mesmo uma resenha sem ter opinião própria, sem dizer o que a gente pensa ser verdade nas relações humanas, na moral, no sexo."

Dizer que 'Profissões para mulheres e outros artigos feministas' é uma obra magnífica é um eufemismo.

No livro, Virginia Woolf escancara as dificuldades de ser mulher na primeira metade do século XX usando palavras precisas, diretas e com um certo tom de humor e ironia. Ao longo de sete ensaios, a autora nos leva a pensar sobre o papel da mulher em diferentes classes sociais, sobre a necessidade dos homens de quererem provar que são melhores simplesmente por terem órgãos reprodutores do lado de fora e não do lado de dentro, e, assustadoramente, nos faz ver que a sociedade mudou muito pouco nos últimos cem anos.

Recomendo a todos, mas especialmente àqueles que ainda pensam como os Falcões Afáveis da vida e acham que existe alguma diferença intelectual entre mulheres e homens.

site: https://instagram.com/naneandherbooks

livi123 07/10/2022

Foi uma leitura interessante, a escrita é bem fluída e gostei bastante dos ensaios.
Virginia tem opiniões fortes, ela era uma mulher a frente do seu tempo. Desde de Mrs Dalloway eu tenho vontade de ler mais coisas da autora e esse ensaio foi bem diferente do que eu espera, mas me deixou com mais vontade ainda de ler as obras dela.

bessaa 31/01/2023

Ótimo livro para começar a ler Virgínia Woolf. Simples entendimento dos assuntos abordados, rápida leitura e a visão feminina mostrada com liberdade e cheia de críticas. Adorei!

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Eu amo uma mulher

It's Gi (Taylor's version) 10/07/2023

A luta pelo direito das mulheres
É impossível não se encantar com a forma que Virginia Woolf escreve. É irônica, sensata, tem pitadas de humor e um excelente senso crítico.
As discussões sobre questões de gênero introduzidas pela autora são extremamente importantes e é triste ver que muitas coisas que aconteciam lá no final do século XIX e início do século XX em relação a misoginia e o machismo ainda estão refletidadas no século XXI.
No mais, recomendo fortemente a leitura desse livro!

Diessica 12/10/2021

Achei ok!
Já tive a oportunidade de conhecer ensaios melhores da Virgínia, achei que o livro "um teto todo" seu é bem superior. Um pouco cansativo em alguns momentos.

natália rocha 02/06/2020

Nesse livro estão reunidos alguns ensaios com a temática feminista escritos por Virginia Woolf, desde críticas literárias, cartas, introdução a livros.
Gostei muito, é incrível como essa mulher estava a frente de seu tempo e como ela foi importante no mundo literário, com um talento imenso. Por favor, leiam Virginia Woolf.

cecile 18/05/2020

O que mais me marcou nesse livro foi a reflexão da mulher como "anjo do lar". Virginia Woolf faz uma crítica muito consistente ao sistema misógino que faz as mulheres "escolherem" neutralizarem-se para satisfazer o homem e deixá-lo na sua zona de conforto. É uma leitura muito rápida, fluida e infelizmente atual, apesar de ter sido escrita no século XX. Recomendo muito!

site: https://medium.com/@resenharia/livro-profiss%C3%B5es-para-mulheres-e-outros-artigos-feministas-autora-virginia-woolf-40ff81a7e4da

BrunaMenori 20/05/2020

Gente, é uma das melhores leituras que já fiz! Você ri dos deboches que a Virginia fez dos macho escroto que falaram dela ou que disseram coisas absurdaz de mulheres em geral. Perfeito