Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf

Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Bruna Rosa 21/02/2021

A mulher nas décadas de 20/30
É impressionante ler os escritos de Virginia nos anos 20 e reconhecer os mesmos problemas denunciados por ela se mantendo bem vivos até hoje.

Um destaque especial para a parte do livro em que ela discute com um escritor sobre mulher ser menos inteligentes que homens, maravilhosa. Colocou o machistão no bolso.

Jeanine 14/05/2021

Virginia Woolf foi uma escritora do século passado que apresentava em suas obras questões políticas, sociais e feministas. Sabe-se que devido às traumas durante sua vida teve depressão, levanto ela ao suicídio em março de 1941. Ainda assim, com seu falecimento precoce, deixou um legado em seus livros.
Esse é o segundo livro que leio da autora (o primeiro foi "Um teto todo seu"). Nele tem sete ensaios em que ela faz questionamentos sobre a visão tradicional da mulher. Logo no primeiro ensaio ela traz a denominação da mulher como “anjo do lar”. Mas o ensaio “A posição intelectual das mulheres” que ela dialoga com um editor foi o que mais chamou minha atenção. Percebe-se que Virginia constrói argumentos contra a condição feminina em uma capacidade intelectual reduzida, segundo o editor. Gostei bastante dessas reflexões que ela faz diante das condições e da situação da mulher no mundo e na sociedade.

cinnamongirl612 17/07/2023

Leitura rápida, porém importante
Uma breve coletânea de ensaios de Virginia Woolf, onde ela escreve sobre as dificuldades que as mulheres enfrentavam para exercerem profissões e serem respeitadas enquanto trabalhadoras. Interessante que ela não faz um recorte apenas de gênero, mas também de classe para discorrer sobre o tema, mantendo, como sempre, a caneta afiadíssima com uma escrita repleta de sarcasmo e ironia. Vale a pena reservar um pouco de tempo para essa breve leitura.

Heitor 14/07/2021

Necessários até os dias de hoje
Essa coletânea de curtos ensaios nos apresenta uma análise histórica e social de como a mulher fora e ainda se encontra silenciada em locais como a Arte, literatura e até mesmo nas profissões "mais comuns". Sobre não haver mulheres Artistas na época do Renascimento à mulheres que passaram a lutar pelo seu direito ao voto, a estudar, a terem senso critico e de exercer profissões que outrora eram exercidas apenas por homens, Virgínia Wolf discorre sobre a posição que a mulher tenta não mais ocupar no anonimato social, bem como a de projetar seus desejos pessoais e matrimoniais frente as condições sociais das quais vivíamos e, de certa forma, ainda vivemos.

Juju 18/10/2021

Decrescente
Acho que começa bem, mas no final já não estava gostando. A discussão dela com o falcão afável é completamente revoltante, e o pior é que esse tipo de coisa existe até hoje. Dialoga bem com o feminismo branco, e ela sabe bem disso.

Sheila Pires 10/01/2022

Introdução
Grata surpresa, esse ensaio seguido de algumas resenhas que Virgínia escrevia. Nada deve pra uma discussão atual, sua sabia ironia dá tempero aos textos. Delicioso como encerra o embate com o Mr. Falcão.
Começa a ficar enfadonha a divagação nas resenhas.

@jaquepoesia 26/01/2022

Livro: Profissões para mulheres em outros artigos feministas
◾Autora: Virginia Woolf
◾Editora: L&pmpocket
◾106 páginas
◾Nota: 5/5 👏🏻 .
. O livro reúne importantes artigos de Virginia Woolf sobre o preconceito da sociedade de sua época em torno da mulher escritora. São sete textos de diferentes formatos (cartas, resenhas, ensaios e palestras) que abordam questões importantes sobre a atuação da mulher na escrita, entre eles se destacam o tabu de falar sobre o próprio corpo e a desigualdade educacional entre homens e mulheres.
De resenhista a célebre romancista, Woolf destaca também a importância de matar o Anjo do Lar, essa figura feita para o trabalho doméstico limitada por "questões morais" , e que tem sempre a opinião censurada, para então nós expressarmos com verdadeira liberdade.

Virginia.Laurindo 03/01/2024

Esse obra é importante para conhecermos Virgínia Woolf para além da ficção. Por meio dos artigos, compreendemos que a luta das mulheres por protagonismo na sociedade é antiga. Woolf já trazia discussões que são feitas na contemporaneidade.
Obviamente, é o olhar de uma mulher privilegiada, mas não deixa de fazer sentido por esse motivo.

arrobasamara 04/10/2023

Profissões para mulheres e outros artigos feministas; sete ensaios onde a autora expõe as dificuldades de ser mulher, principalmente em sua época. Aqui ela responde, de forma bem argumentada e irônica, homens que escreveram sobre a "inferioridade intelectual da mulher" e da ideia de que precisamos ser sempre meigas, amáveis e sem nenhuma opinião própria.

Ótimo ponto de partida pra conhecer a autora, um livro pequeno com vários insights, meu artigo preferido foi "A posição intelectual das mulheres".

"Penso eu, que ainda vai levar muito tempo até que uma mulher possa se sentar e escrever um livro sem encontrar com um fantasma que precise matar, uma rocha que precise enfrentar..."

paulapereirar 02/02/2024

Mt bom, mas tem uns ensaios que não são tão bons assim. Acho que vale mais a pena ler um dos ensaios mais elaborados dela

Desiree.Dornelles 02/02/2024

Livro tranquilo de ler. Um reflexo dos dilemas daquela época. Gostei do primeiro texto, principalmente por conta da reflexão sobre o anjo do lar.

apaolacunha 03/08/2023

Sou fã
Um compilado de 7 artigos escritos pela maravilhosa Virginia Woolf, em que ela questiona a visão tradicional da mulher como "anjo do lar" e expõe as dificuldades da inserção feminina no mundo profissional e intelectual nas décadas de 30-40. Adorei! ? ??

Laura 09/01/2023

interessante
?Exteriormente, quais são os obstáculos que devem enfrentar a mulheres e não os homens? Interiormente, creio, a situação é outra; a mulher ainda tem muitos fantasmas que combater, muitos preconceitos que superar.?

Gostei, não entendi muito sobre alguns textos, mas acredito que possa ser sobre minha familiaridade com esse tipo de escrita. De toda forma, fiquei interessada em ler Mrs. Dalloway da mesma autora pois gostei do texto sobre profissões para mulheres.

taynna cavalcanti 17/02/2023

Profissões para mulheres e outros artigos feministas ?
Esse livrinho conta com sete ensaios da Virginia em que ela dialoga sobre a vida tradicional das mulheres.

já no primeiro ensaio, ?profissões para mulheres?, ela nos introduz o termo ?anjo do lar?, que tem origem em um poema bastante machista do crítico e poeta inglês Coventry Patmore.

o anjo do lar é aquela mulher ?extremamente encantadora. totalmente altruísta. excelente nas difíceis artes do convívio familiar. sacrifica-se todos os dias. se o almoço é frango, ela fica com o pé; se há ar encanado, é ali que irá sentar - em suma, seu feitio era nunca ter opinião ou vontade própria, e prefere sempre concordar com as opiniões e vontades dos outros. e acima de tudo - nem preciso dizer - é pura.?

Virginia nos conta que por muitas e muitas vezes as mulheres romancistas não conseguiam escrever (ou trabalhar em algum projeto qualquer de sua escolha) pois o anjo do lar as assombrava. ela relata que havia matado seu anjo do lar e caso não o fizesse, ele é que a mataria. ?arrancaria o coração de minha escrita.?

no ensaio intitulado ?a posição intelectual das mulheres? nos deparamos com trocas de farpas entre Virginia e Falcão Afável, pseudônimo de Desmond MacCarthy - crítico inglês e membro dos Apóstolos de Cambridge, sociedade secreta intelectual ?.
Falcão Afável afirma que ?com a possível exceção de Emily Brontë, nenhuma romancista fez até hoje um romance que se iguale aos grandes romances de homens.?
a resposta da Virginia foi publicada no jornal New Statesman, em que ela tenta incansavelmente explicar a este tolo que as mulheres poderiam ser tão grandiosas (ou até maiores) quanto os homens se tivessem ao menos oportunidade para tal, mas estavam ocupadas demais cuidando da casa e ?desde os primeiros tempos até o presente, dando a luz a toda população do universo.? ou seja, sendo anjos do lar.

esse livro é um ótimo ponto de partida para conhecer a Virginia ensaista e feminista, pois além das palavras ácidas (e vocé há de concordar, verdadeiras), ela nos faz imergir na luta da União das Trabalhadoras e mostra uma face mais voltada ao socialismo da época.

essa foi mais uma super leitura do @lendoautoras