Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas Virginia Woolf




Resenhas - Profissões para mulheres e outros artigos feministas


154 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Evelyn 24/02/2023

Indispensável Virginia Woolf
Profissões para mulheres e outros artigos feministas – Virginia Woolf

Um livro pequeno, de uma capa linda, e um conteúdo brilhante. Aqui reúnem-se sete ensaios de Virginia Woolf, entre resenhas críticas, um prefácio indesejado e outros artigos.

"E, quando estava escrevendo aquela resenha, descobri que, se fosse resenhar livros, ia ter de combater um certo fantasma. E o fantasma era uma mulher, quando a conheci melhor, dei a ela o nome da heroína de um famoso poema, ‘O Anjo do Lar’."

Inicialmente, Woolf disserta a respeito de uma sociedade responsável por sustentar a ideia de "mulher: eterna senhora do lar", onde são censuradas desde suas formas de expressão a seus próprios pensamentos; e que homens, sem qualquer pudor expõe, de forma publicada, que para eles a mulher é um ser intelectualmente inferior.

Com isso, temos uma versão de Woolf resenhista, que se dispõe a replicar tais sujeitos em um atravessamento de publicações, até que este resolva encerrar a discussão. Essas ideias a respeito da mulher eram feitas de forma constante, através de livros ou colunas em jornais, com o objetivo de manter a mulher invisibilizada socialmente.

Virginia levanta questões referente à pressão do papel social imposto a mulher – meiga, afável e de poucas opiniões – e se for opinar, que não seja ofensiva ao homem; a dificuldade da conquista de um espaço na carreira, e a constante sabotagem para que mulheres nunca tenham acesso a qualquer reconhecimento.

É importante ressaltar que Virginia Woolf se declara como uma mulher de certos privilégios pois, segundo ela, recebia um bom dinheiro deixado por antepassados. Virginia sabia reconhecer que existia diferença entre as mulheres – as que podiam se dar ao luxo de ser uma "lady" e as que teriam suas mãos inchadas e calejadas de um trabalho pesado; sabia que, apesar de ambas as mulheres lutarem juntas por um espaço, muitas vezes seus propósitos seriam diferentes.

Os sente ensaios não giram apenas ao seu redor, pelo contrário: Woolf trás a história de outras mulheres que lutaram por seus estudos ou suas carreiras – mesmo as que passavam pela experiência da maternidade –, algumas com quem teve contato, outras que apenas admirou.

"Vocês, que são de uma geração mais jovem e mais feliz, talvez não tenham ouvido falar dela – talvez não saibam o que quero dizer com o Anjo do Lar."

tags: #virginiawoolf #professionsforwomen #feminist #mrsdalloway #bookstan #bookstagram #aroomofonesown

site: https://www.instagram.com/litancient/
Josiane.Lopes 24/02/2023minha estante
Perfeito!!!




taynna cavalcanti 17/02/2023

Profissões para mulheres e outros artigos feministas ?
Esse livrinho conta com sete ensaios da Virginia em que ela dialoga sobre a vida tradicional das mulheres.

já no primeiro ensaio, ?profissões para mulheres?, ela nos introduz o termo ?anjo do lar?, que tem origem em um poema bastante machista do crítico e poeta inglês Coventry Patmore.

o anjo do lar é aquela mulher ?extremamente encantadora. totalmente altruísta. excelente nas difíceis artes do convívio familiar. sacrifica-se todos os dias. se o almoço é frango, ela fica com o pé; se há ar encanado, é ali que irá sentar - em suma, seu feitio era nunca ter opinião ou vontade própria, e prefere sempre concordar com as opiniões e vontades dos outros. e acima de tudo - nem preciso dizer - é pura.?

Virginia nos conta que por muitas e muitas vezes as mulheres romancistas não conseguiam escrever (ou trabalhar em algum projeto qualquer de sua escolha) pois o anjo do lar as assombrava. ela relata que havia matado seu anjo do lar e caso não o fizesse, ele é que a mataria. ?arrancaria o coração de minha escrita.?

no ensaio intitulado ?a posição intelectual das mulheres? nos deparamos com trocas de farpas entre Virginia e Falcão Afável, pseudônimo de Desmond MacCarthy - crítico inglês e membro dos Apóstolos de Cambridge, sociedade secreta intelectual ?.
Falcão Afável afirma que ?com a possível exceção de Emily Brontë, nenhuma romancista fez até hoje um romance que se iguale aos grandes romances de homens.?
a resposta da Virginia foi publicada no jornal New Statesman, em que ela tenta incansavelmente explicar a este tolo que as mulheres poderiam ser tão grandiosas (ou até maiores) quanto os homens se tivessem ao menos oportunidade para tal, mas estavam ocupadas demais cuidando da casa e ?desde os primeiros tempos até o presente, dando a luz a toda população do universo.? ou seja, sendo anjos do lar.

esse livro é um ótimo ponto de partida para conhecer a Virginia ensaista e feminista, pois além das palavras ácidas (e vocé há de concordar, verdadeiras), ela nos faz imergir na luta da União das Trabalhadoras e mostra uma face mais voltada ao socialismo da época.

essa foi mais uma super leitura do @lendoautoras
comentários(0)comente



Graziely8 15/02/2023

Virginia Woolf dominava a arte da escrita como ninguém. Sua ironia enriquece seus textos. Ademais, com seu talento ímpar conseguia transformar tarefas simples e corriqueiras em uma bela prosa poética.
comentários(0)comente



Cris 12/02/2023

12.02.2023
Achei a escrita e os temas difíceis de acompanhar. Não é uma leitura fluida, voltei várias vezes para entender o que estava sendo dito. E o leitor também precisa estar em um nível conhecedor da literatura. Falo isso citando exemplos.

NOITE DE REIS NO OLD VIC - Aqui nesse ensaio discorre sobre o leitor/conhecedor das peças de Shakespeare. Fala sobre os três tipos de classes que se dividem: os que preferem ler suas obras, os que preferem ver sua montagem no palco e os que vão do livro ao palco recolhendo o espólio e fazendo comparações. Quem nunca leu ou assistiu uma peça de teatro, poderá não entender muito bem.

NÃO ERA UM DE NÓS - Aqui comenta sobre a biografia de Shelley escrita pelo professor Peck. Mas quem foi Shelley? Para o leitor de literatura clássica sabe que se trata do grande poeta e que foi casado com Mary, a famosa escritora de O Prometeu Moderno ou Frankestein. Mas da forma como escreve, todos deveriam saber sobre quem está falando.

O HOMEM NO PORTÃO - Menciona que Dickens poderia ter escrito um personagem baseado na figura de Coleridge, assim como criou o Sr. Micawber. Tá, mas quem nunca leu Dickens sabe a qual obra pertence o Sr. Micawber? Graças a Deus eu li David Cooperfield e consegui entender esse ensaio.

Bom, esses são os poucos exemplos para quem quer ler esse livro de ensaios de Virginia Woolf.
comentários(0)comente



bessaa 31/01/2023

Ótimo livro para começar a ler Virgínia Woolf. Simples entendimento dos assuntos abordados, rápida leitura e a visão feminina mostrada com liberdade e cheia de críticas. Adorei!
comentários(0)comente



Thaina210 30/01/2023

É um livro curto que aborda assuntos extremamente importantes, são atigos muito interessantes que contam com uma escrita fluida, foi uma ótima leitura.
comentários(0)comente



CAcera3 26/01/2023

A não ficção de Virgínia é deliciosa de ler
É preciso ter cuidado quando falamos sobre avanços nos direitos para mulheres. Isso me lembrou uma cena da série ?Maravilhosa senhora Maisel? (prime vídeo) onde a mãe da protagonista está em uma universidade com várias estudantes conversando. E então ela pergunta para elas muito naturalmente onde elas vão aplicar seus conhecimentos se não vão poder lecionar. E é quando todas se dão conta que na universidade que estudam não há no quadro de funcionários docentes uma única mulher. É preciso olhar para frente sim, mas com orgulho das conquistas do passado. A luta é diária e não acabou. A posição de conforto não é das mulheres para que possam se acomodar.
Virgínia nesses textos toca sempre em um ponto bem importante para a luta das mulheres: ela reconhece não só as dificuldades quanto ao sexo, mas enfatiza bastante as questões sociais e econômicas. Tanto que muitas vezes coloca a própria realidade de mulher instruída e burguesa como privilegiada em relação as mulheres operárias, para quem geralmente ela se dirige nesses ensaios. Ela entende que faz parte de uma classe maior que são as mulheres, mas que dentro dela existem outras as quais ela é talvez outras não pertençam e sente que o lugar de fala é importante para termos dimensão disso. Todas nós mulheres temos uma luta em comum, mas cada uma tem uma luta em particular. É preciso não fazer de sua posição de luta o único parâmetro para as demais.

Instagram @maecomlivros
comentários(0)comente



Ali 22/01/2023

Minha primeira experiência lendo Virginia Woolf e já me prendeu muito. A forma como ela escrevia é viciante e é fascinante saber os objetivos das mulheres na época, de operárias a mulheres de classe média. A forma como ela respondia os artigos dos homens sobre o trabalho feminino é icônico, e me vi fazendo comparações com o atual muitas vezes, incrível como algumas leituras parecem que não envelhecem.
Leitura perfeita
comentários(0)comente



beatriz 18/01/2023

Virginia era uma mulher muito a frente de seu tempo. eu amo como ela tinha coragem pra falar e bater de frente com homens que tanto desmereciam a vida e a batalha de outras mulheres. meu texto favorito foi ?A Posição Intelectual Das Mulheres?, amei ler as cartas que ela mandou para Falcão Afável ?
comentários(0)comente



Valentina.dhalia 10/01/2023

Virgínia wolf mudou eu toda.quem puder ler,eu recomendo!!!!!
Afff perfeito te amo,li muito nova e me fez me ver diferente acho que é uma boa lida pra mulheres, principalmente novas
comentários(0)comente



Laura 09/01/2023

interessante
?Exteriormente, quais são os obstáculos que devem enfrentar a mulheres e não os homens? Interiormente, creio, a situação é outra; a mulher ainda tem muitos fantasmas que combater, muitos preconceitos que superar.?

Gostei, não entendi muito sobre alguns textos, mas acredito que possa ser sobre minha familiaridade com esse tipo de escrita. De toda forma, fiquei interessada em ler Mrs. Dalloway da mesma autora pois gostei do texto sobre profissões para mulheres.
comentários(0)comente



laura 12/12/2022

ótimo p conhecer a autora
livro curto com assuntos mega importantes e atemporais. a leitura não fluiu muito bem comigo, mas é uma leitura fácil. Virgínia Woolf é a melhor
comentários(0)comente



ssssara 10/12/2022

TE AMO VIRGINIA WOOLF
é o primeiro livro da virginia woolf q eu leio, e gostei bastante!!

o livro é bem curtinho, li em 1 dia. nele tem alguns artigos sobre o feminismo e a virginia responde críticas masculinas, a respeito de como a mulher se comporta e de como ela escreve
comentários(0)comente



elli elli 05/12/2022

Uma perda de tempo
Deus sabe que eu amo a Virginia, mas essa seleção específica de ensaios é uma perda de tempo. Todas as ideias aqui já foram discutidas em Um Teto Todo Seu, ou simplesmente não fazem sentido, por serem resenhas de obras que eu não li, e muito provavelmente ninguém atualmente leu.
A escrita da Virginia continua maravilhosa, como sempre, mas esses ensaios são medíocres e fora de contexto.
comentários(0)comente



callmedante 19/11/2022

eu gostei muito, a escrita me prendeu muito. quero ler mais livros da Virginia Woolf e conhecer mais obras
comentários(0)comente



154 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |