Gêmeas

Gêmeas Mônica de Castro

Resenhas - Gêmeas

Fogui 27/12/2010

Perdoar....

Não importa se você gosta ou não de literatura espiritual, pois a estória deste romance é maravilhosa, mesmo que não tenha interesse pelo “corpo mental”, “corpo astral” ou “chakra”, mesmo assim, pode se ter muito prazer com a leitura deste romance.

Apesar de ter mais de 500 páginas, a leitura flui, pois tem uma linguagem dinâmica. E é fácil se apegar aos acontecimentos que passam as gêmeas Suzane e Beatriz, sem falar dos respectivos pais e namorados.

Não entrarei em detalhe para não estragar, mas vou transcrever uma passagem que adoro, para que vocês tenham uma idéia:

“...Amar os inimigos não significa ter-lhes afeição... ...Significa não odiar, não alimentar desejos de vingança, não tripudiar, não ser oportunista nem aproveitar as situações para humilhar ou zombar. Notamos que estamos começando a amar os nossos inimigos quando o mal que os atinge não nos dá prazer.”

É por isso e muito mais que recomendo esse livro, pois, meus caros amigos, vai valer cada segundo empregado na leitura deste romance, eu garanto.

ADORO!!!!!!!!!

li 15/12/2010

opinião
De inicio quando resolvi ler ñ dei muita coisa para ele pois achava uma historia comum sem muitos,humm como posso dizer nada que iria prender minha atenção, porem com o desenrolar da historia descobri que ele ñ era o que eu esperava, que era um historia boa envolvente que realmente prende mesmo a atenção com o desenrolar da historia e um livro muito bom recomendadessimo

Érika dos Anjos 09/11/2010

Talvez, este tenha sido o livro que mais procurei para trocar ou comprar nos últimos tempos. Foram dias em busca de uma promoção bacana ou alguém que quisesse fazer um escambo por algum dos meus livros. Mas, consegui lê-lo graças ao empréstimo da minha prima (Valeu, Lica!) e se por um lado gostei bastante da obra, por outro, menor é verdade, fiquei um tanto decepcionada. Explico.

Ao ler a sinopse da orba, esperava algo completamente espiritual, com explicações 'do andar de cima' para as centenas de coincidências e para os motivos encarnatórios de tudo o que aconteceu com as gêmeas. No entanto, o que há é um lindo e emocionante romance, contando a saga da mãe das duas meninas para ficarem juntas, com direito a intrigas nacionais, imprensa corrupta, suspense, amores perdidos, pobre que se apaixonada pela rica e assim vai. Ou seja, todos os ingredientes necessários para um ótimo romance contemporâneo, e não um livro espiritual. Minha expectativa como espírita foi esvaziada, mas como amante de literatura foi certeira.

Alguém pode me dizer que a minha expectativa que estava errada. Pode até ser. Às vezes sou realmente levada pelas, digamos, emoções que a obra possa gerar. Tanto é, que a parte que mais gostei do livro foi o breve relato da vida anterior dos personagens, na época da escravidão, que levou todos a se encontrarem novamente na atualidade. Isso me deixou vidrada e, normalmente, são essas comparações que mais me chamam atenção nos romances espíritas. Porém, repito, acho que em Gêmeas foi muito pouco explorado. No entanto, literariamente, o livro está de parabéns.

Bom, vamos à história em si. Tudo começa no interior do Mato Grosso, com uma ardilosa história de tráfico de bebês. Dessa vez, a 'luta' era por gêmeos que nasceriam de um casal muito pobre e pouco instruído. Os traficantes acreditaram que haviam se livrado de todas as testemunhas. Mas, a mãe das crianças sobreviveu e nunca mais foi a mesma. Anos depois, por incríveis coincidências e 'mãos do destino' e dos seus guias espirituais, ela chega ao Rio de Janeiro, onde moram suas duas filhas raptadas, sendo que cada uma foi criada por uma família e, na medida do possível, foram muito felizes.

Aos poucos, ela vai conhecendo a realidade das meninas. Porém, acaba se envolvendo em uma trama complexa de pessoas com um passado muito mais obscuro do que o dela, e acaba correndo risco de vida. Além disso, ela descobre que há importantes personagens secundários na vida das filhas que podem fazer a diferença no contexto em que se encontram.

O livro é lindo, delicado e envolvente pois você sofre com o sofrimento das mães, não só da biológica, mas daquela que criou. E pode ter certeza de que o amor é o mesmo. Essa foi uma mensagem passada pela obra que foi bem bacana. Enfim, uma literatura de alto escalão, mas que, a meu ver, não pode ser classificada como livro espírita.

*******************************************
Comente esta resenha em http://www.oquartoelemento.com.br

Michele 17/09/2010

Esperava mais...
A história é bem "desenhada" e entrelaçada, mas achei que a narrativa fica à desejar...faltou um pouco mais de suspense e detalhes aos acontecimentos, são muitas informações para as pouco mais de 500 páginas.

Os "ensinamentos" específicos da doutrina espírita, quando o acontecem, são muito diretos.

Não fez meu estilo de leitura, mas pretendo ler outros livros da autora para conhecer melhor.

Abs.

Felipe Gama 28/05/2010

Muito bom!
um livro ótimo, a história é envolvente e ainda é bem didático sobre o espiritismo tanto que até quem não é espírita vai gostar de ler

Adriano 26/05/2010

Recomendo...
Muito recomendado para quem gosta da literatura espírita. O livro prova que ninguém esconde nada de ninguém, na verdade somos conduzidos por uma força superior, não adianta querer cortar caminho pq as coisas vão acontecendo nas nossas vidas de forma muito natural. Lembram dos ditados "O mundo é muito pequeno" ou "Quem faz aqui, aqui mesmo paga"...

BelaBelli 05/05/2010

Quis ler porque tenho uma irmã gêmea e achei o nome interessante. Mas não tinha visto a parte espírita.
Quando comecei a ler, achei meio estranho (e chato) os espíritos interagindo de certa forma com os humanos. Claro que tem toda uma lógica por trás e também é o que nos faz entender alguns pedaços da história. Mas para mim, sem os espíritos, seria tudo excelente.

Ana Luiza 23/02/2010

gostei...
O Livro é legal, a leitura é fácil e te prende até o final. Quanto a parte doutrinária é um pouco fraca mas no final fala algo interessante sobre a espiritualidade. Bacana, com certeza recomendo a leitura, é um bom passatempo.

Elvira 12/02/2010

Gêmeas - Não se separa o que a vida juntou
É uma história comovente, dramatica, que nos mostra que uma atitude impensada, pode mexer com a vida de muitas pessoas, levando ao desespero e ao descontrole, e que somente a verdade pode trazer o equilibrio, e a paz interior que buscamos em tanto outros lugares, mas que a vida acaba nos mostrando que ela está dentro de nós mesmo, dependendo apenas das nossas atitudes, pois podemos esconder a verdade do mundo, mas nunca de Deus que tudo vê e tudo sabe, e coloca as coisas nos seus devidos lugares, seja pelo amor ou pela dor. Podemos enganar a nós mesmos, mas nunca a Deus.

"Perdoar é a melhor maneira de vingar-se".
Rose 17/05/2011minha estante
Eu adorei este livro, dos livros que li de Monica de Castro, este é meu favorito! :)

Camila 18/12/2009

Além de falar várias coisas sobre o espiritismo,mostra que todos pagam pelo erro que fez.

Marta 02/11/2009

Gêmeas
A história das Gêmeas descrito por Mônica de Castro descortina a trama de uma adoção que inicialmente parece ingênua, porém cheia de ilegalidade e maldade. Desvenda as simpatias, amores e dores de vidas passadas que envolvem os espiritos dos personagens desta história escrita sob a vértice Espírita. Ditada pelo espírito Leonel. Leitura imperdível pra quem se identifica com a doutrina espírita. Nota dez do inico ao fim.

Rony 04/09/2009

Várias histórias,um livro
Achei maravilhoso esse livro da Mônica(como se eu não achasse isso de todos dela :P)
É uma leitura muito boa de se fazer e que não cansa,pois são três enredos diferentes mas que estão interligados.
Duas crianças gêmeas separadas ao nascer da mãe que se arrepende de última hora de vendê-las.
No decorrer do livro,vemos a história de das duas gêmeas e da mãe dela,só que como elas foram separadas,cada uma tem uma história diferente.
Enquanto Suzane vai para o Rio de Janeiro e fica dividida entre dois amores;Beatriz arranja um novo namorado que pode trazer a tona toda a verdade.E Graziela vem para o Brasil.
No decorrer do livro as três vão se tornando mais próximas e enquanto outras vidas são reveladas,os mistérios dessa própria também são revelados.
Com várias histórias,esse livro se torna mais que eu recomendo sem a menor dúvida para a leitura de qualquer pessoa.

Priscila Colombelli 13/08/2009

MARAVILHOSO
Meu Deus do Céu.
Que delícia esse livro. Cada virada de capítulo ele fica mais instigante.
É um suspense com esperitismo divinamente bem escrito.
A autora está de parabéns.
Estou fascinada com o livro.

*Rô Bernas 02/08/2009

Para quem gosta de literatura espírita, recomendo!
Gosto muito da linha de Mônica de Castro. O estilo "dela" é leve, suave e ao mesmo tempo forte e motivador. Li este livro em menos de cinco dias, o que não acontece normalmente pois não tenho muito tempo livre.
O livro me mostrou como um fato passado...muuuuuito passado mesmo pode trazer consequências na vida presente. Isso me fez rever várias situações desta minha vida presente: meu relacionamento com mainha, com meu irmão, com algumas pessoas que "do nada" entram e/ou saem da minha vida, o suícidio de meu pai e tantas "coincidências" e intuições que acontecem e muitas vezes não dou importância. Recomendo!

Celia.Rabelo 30/07/2009

Fiquei maravilhada com o livro e com a maneira que as coisas se encaixam. Chorei muito várias vezes, principalmente quando o Gilson, pai de Vitor morreu e quando Bia fez pressão na mãe e no pai sobre sua verdadeira história. Aquele desespero da Bia é contagiante. Me surpreendeu muito a Graziela ser a Serafina, fiquei tocada com Lorena, quando percebe que até então só tinha feito coisas erradas. Enfim, foi um livro surpreendente, que pegeui ontém a tarde, parei só pra dormir e terminei hoje na hora do almoço, por que realmente não dá para parar de ler. PERSONAGENS: Vitor, Gilson, Lorena, Nicholas, Carminha, Renato, Beatriz, Suzana, Leandro, Amélia, René, Graziela, Rodovaldo e Aécio.; demais sem importância.