Resident Evil - A Conspiração Umbrella

Resident Evil - A Conspiração Umbrella S. D. Perry

Resenhas - A Conspiração Umbrella

Jerome 10/11/2012

Literatura?
Não faço parte do grupo que busca, acima de tudo, fidelidade em adaptações artísticas. Seja de um livro para um filme ou de um jogo para um livro, faço parte dos que apoiam a liberdade criativa de uma adaptação. Essa suposta fidelidade que muitos querem fincar na relação de adaptação com a obra original é triste.

Resident Evil - A Conspiração da Umbrella é claramente uma obra direcionada aos fãs da série de games Resident Evil. Uma forma de alegrá-los com uma versão romance de seu objeto de prazer. Sendo assim, o texto apresenta mais características "gamers" que literárias; e então vem a pergunta: Isso é um livro ou é um jogo?

Por aderir uma linguagem/narrativa criada para flertar com os gamers, visando alcançar um ritmo ágil e sedutor, Resident Evil - A Conspiração da Umbrella anda em um ciclo sem fim. Mas não trata-se de um ciclo estimulante ao leitor em sua posição de "espectador" horrorífico; é um ciclo que nunca chega ao fim mesmo, na forma literal da palavra.

Enquanto lia este romance, me senti mergulhado em um jogo. Não foi uma experiência legal, até mesmo porque há uma imensa diferença entre um jogo e um livro; e uma adaptação que não sabe fazer o diferencial entre dois pólos periga a cair no desastre. O escrito de S.D. Perry até que por vezes agrada, mas logo este encontra a sua suposta morte. Não será muito difícil acontecer de o leitor pular capítulos enfadonhos, iniciando nele a vontade de abandonar a leitura.

É até compreensível o lado dos que gostaram deste - afinal, fã é fã. Mas e o outro lado da moeda?

Como livro, ruim; como jogo... E isso é um jogo? Uma incógnita.

P.S.: E que tradução terrível é essa?
Andrea 10/11/2012minha estante
Eu gostei do livro e um dos motivos foi lembrar os jogos, mas... Eu não gosto deles. Contraditório, né? Eu desisti de ler essa versão só por causa da tradução. Falaram tanto que prefiro manter o que eu já li.

Jerome 11/11/2012minha estante
Olha, digo que foi uma decepção, hehe. Eu até que acho legal os filmes, os jogos... mas do livro eu não gostei.

Eduardo 19/04/2013minha estante
Olha, não acho que esse livro só agrade aos fãs dos jogos. Eu nunca joguei nenhum dos games e estou gostando bastante. =)

Andreev 31/01/2018minha estante
A unica coisa boa deste livro é a nostalgia, esperava algo totalmente diferente e não uma descrição do jogo, onde temos de achar chaves escudos, brasões etc.....perderam uma ótima oportunidade de criar algo legal mas entregaram um detonado mal feito

Jeison 28/09/2012

Resident Evil - A Conspiração da Umbrella
Li esse livro ontem, da meia noite as cinco horas da manhã! Simplesmente não conseguia parar de ler!! ( e com tanta coisa pra fazer! =/ )
O livro conta a história do primeiro Resident Evil, do primeiro jogo mesmo! Jill, Chris, Rebecca! Todos lá, na mansão!!!
Simplesmente empolgante!!
Em termo literários o livro é bem fraco, e para quem não gosta de Resident Evil não sei se é um leitura recomendada.
O gostoso do livro é justamente ir lembrando do jogo, as descrições dos cenários da mansão e do que ocorreu lá são bem fiéis. Para quem já jogou o jogo, tudo isso ganha uma dimensão maior. Para quem nunca jogou, o livro pode até ser interessante, tem um linguagem simples e direta, como eu disse, sem muito valor literário porém, muito gostosa.
Para os aficionados a leitura é mais do que recomendada!! E viciante!
Para mim, por mais coisas que eu tenha deixado de fazer, a leitura foi inimaginavelmente satisfatória!
NewPOP, POR FAVOR TRADUZA OS OUTROS!!!!!!!!
Jeison 28/09/2012minha estante
estava lendo as outras resenhas do livro aqui e preciso concordar que o livro tem bastante errinhos sim, e algumas frases mal feitas também que me deixavam como uma cara tipo " oi? o que você quis dizer aqui?"
Mas enfim, coisas que se podem corrigir, no geral, continuo achando o livro excelente!

Day 18/10/2013minha estante
Eu gosto muitoooo desse livro... é muito empolgante dá um adrenalina...

ProfTe 22/04/2020minha estante
Estou lendo e gostando bastante do enredo.

JP_Felix 11/09/2019

Um bom livro
O livro adapta a história do jogo, que, devido à época, é bem simples e ultrapassada em vários pontos. Ainda assim, há uma boa adição de um bom material para aprofundar a trama, como a contextualização dos dramas pessoais doss personagens que acontecem antes do ocorrido, uma narrativa que alterna pontos de vista e criam novas linhas de eventos dos personagens e uma subtrama de uma figura misteriosa que de alguma forma sabe muito sobre a corporação Umbrella e ajuda ps protagonistas.

Talvez o maior ponto positivo seja a narrativa que conta a história na terceira pessoa, mas que é bem construída e alocada e faz o foco alternar entre os personagens trazendo tona diferentes que fazem parecer que são os próprios personagens que narram suas visões, e isso em conjunto com a humanização dos protagonistas faz a história ser muito mais imersiva, crível, cativante e profunda.

Há alguns pontos narrativos que, mesmo com esse admirável esforço, ainda mostram os traços da simplicidade do material original, como a revelação do vilão desde o começo para o leitor, mas não para os personagens. Em suma, é bem claro e de conhecimento geral que esse personagem é um vilão, pois talvez seja o mais icônico da saga, mas por sabermos disso e os personagens não, há um mistério preocupando os personagens que não nos cativa, uma vez que ora ou outra há um trecho em que o vilão se vangloria sozinho para o leitor.

A relação dos personagens e a adaptação dos puzzles são bem construídas, fazendo-nos nos importar com os personagens e nos preocuparmos com os perigos enfrentados, e isso é muito positivo em relação ao jogo, pois lá mal tínhamos encontros e interações fortes com os personagens coadjuvantes, Barry e Rebecca, e aqui eles são tão protagonistas quanto Chris e Jill.

É um ótimo livro para os fãs dos jogos, um bom livro para quem nunca se interessou pelos jogos clássicos e uma opção interessante como porta de entrada para a saga, uma leitura agradável, simpática e até bem rápida para terminar.
JurúMontalvao 29/03/2022minha estante
ótima resenha!

JP_Felix 29/03/2022minha estante
Obg ??
Eu as vezes acho mt técnica, mas é q geralmente eu faço pro meu Instagram literário, então já monto de um jeito bonitinho e arrumado

JurúMontalvao 29/03/2022minha estante
eu gosto assim qndo é mais técnica pq sempre leva a gente a ver algo ou um ângulo novo, diferente

Henrique.Amon 11/01/2022

Resident Evil funciona... no videogame
Algumas histórias simplesmente não foram feitas de maneira intercambiável. Resident Evil é uma delas.

Embora a experiência nos consoles seja excepcional, o mesmo não acontece nas páginas do livro baseado no jogo de 96.

Descrições exatas e intermináveis engolem toda a obra, tornando a leitura cansativa, chata e monótona.

Sem nenhum momento memorável, o livro se perde tentando ser uma transcrição fiél das inúmeras salas e corredores da mansão Spencer.

Quer conhecer Resident Evil? Jogue o jogo.
Fernanda 29/01/2022minha estante
Não vou jogar nada, vou ler livro ruim sim kkkkkkkk

Henrique.Amon 29/01/2022minha estante
Coberta de razão, Fe HAHAHAHAHA

Fabricio~Raito 29/08/2012

Resident Evil - A Decepção Umbrella
Todo fã que se preze de Resident Evil com certeza brilhou os olhos ao ver a edição brasileira sendo lançada. Com uma enorme franquia (de jogos, a filmes, brinquedos e até um restaurante), Resident Evil definitivamente é um marco na história dos gamers e simpatizantes. Mas recomendo que este "marco" continue apenas nos jogos, já que o romance é algo totalmente dispensável.
S.D Perry já escreveu 7 livros do universo Resident Evil (2 são spin-offs, contando histórias entre os jogos). Você começa a leitura na empolgação e ansiedade, principalmente aqueles que já tiveram contato com o jogo. Mas a realidade te joga um imenso balde de água fria nas primeiras 20 páginas. Que fique claro que, um dos maiores motivos de ter considerado livro fraco (e este ponto não tem nada a ver com a obra em si e com a autora) foi o trabalho realizado pela editora NewPop. Nunca me deparei com tanto erro de digitação por "metro quadrado". O trabalho de revisão foi péssimo, uma vez que os erros estão tão escancarados que você quase passa uma borracha e escreve corretamente com uma caneta. Acho um absurdo, em 2012, erros tão enfadonhos acontecerem em um dispositivo com o objetivo tão cultural.
A autora tem uma escrita muito descritiva. Péssima. Você tem a impressão de estar lendo o "roteiro" do jogo. Ela descreve o exato trajeto que você faz enquanto joga o primeiro jogo da série: os cômodos da mansão, as armas, os puzzles, os inimigos. Não existe uma atmosfera densa, um clima, de livro. A história não te prende, os personagens não são carismáticos, tudo narrado de forma simplista e sem complexidade. Decepção imensa, uma vez que o contexto dá suporte para tantos caminhos literários, mal aproveitados.
Se você busca algo complementar do universo Resident Evil, jogue novamente (ou pela primeira vez) os jogos. O primeiro deles. Se tiver um tempo (bem) livre, tente ler o livro. Arme-se de muita coragem e disposição, pois é tão boring que você não vê a hora de terminar logo.
Renan Barcelos 24/09/2012minha estante
Tem muito tempo que eu li, então não tem muita força no que vou dizer, mas eu lembro de ter gostado bastante da narrativa da autora, principalmente das descrições da mansão. E, em minha opinião, não é uma narrativa tão descritiva assim.

Quanto aos erros de digitação, é realmente uma vergonha, como falou. Estava pensando em comprar o livro para ter de recordação, mas talvez eu resolva comprar em inglês.

Andrea 10/11/2012minha estante
Concordo com o Renan. E eu também quis comprar os originais, mas parece que saíram de catálogo e, quando se acha, o preço não é convidativo...

caradelavinia 06/05/2021

ngm me toca
jill, chris e rebecca meus bebês lindos ninguém mexe com eles, eu não deixo!
acho genial como descreveram todos os acontecimentos na mansão, o início de toda a franquia. daqui pra frente é só sucesso. amo saber as histórias dessa saga que amo, todos os detalhes que não tem nos jogos. a história de cada personagem amo amo amo
Burguês safado 06/05/2021minha estante
Caraca, não sabia que tinha livro dessa saga :0

Lucas.Nassur 12/08/2021minha estante
É legal mesmo como nos deixam mais por dentro dos personagens, suas personalidades, principalmente os secundarios que no jogo pouco se mostra.

Marcos 07/09/2022

A Conspiração Umbrella
Os times Alpha e Bravo vão para floresta investigar casos de canibalismo, até se envolverem em uma conspiração bizarra? digna de ?A Noite dos Mortos Vivos?.

Mais do que fiel a história do jogo, é também complementar!

O livro complementa o jogo com diálogos detalhados de como a Umbrella iniciou sua conspiração, e como criou um dos maiores vilões do jogos, o ?nobre? capitão Wesker.

A história apresente bem seus personagens, principalmente os do time Alpha, sendo o foco no Chris e na Jill.

É impressionante a evolução da Jill no decorrer da história, muito semelhante a do Leon no Resident Evil 2.

Bom livro! Pretendo seguir com a saga de conspirações da Umbrella.
Alinesmne 07/09/2022minha estante
Nostálgico! Lembro de quando joguei esse game no PS1. Tenho que tomar vergonha na cara e ler o que está aqui em casa também.

Marcos 07/09/2022minha estante
Nostálgico demais Aline! É um bom livro viu ? A leitura é fluida e a história passa que é uma beleza

Fernanda 02/02/2022

Se quiser saber a história sem jogar o jogo é bom de mais
No começo é bem chatinho de ler. Eles detalham portas e corredores tentas vezes que você nem consegue imaginar um cenário pro que está lendo.

É bem fácil e rápido ler, mas voltando, as coisas repetidas e detalhes não muito importantes, cansam bastante.

Achei que começa a ficar mais interessante na metade do livro e as explicações pro vírus são interessantes, eu gostei dessas partes.

No geral, pra quem não quer jogar os jogos -como eu kkkk- ler vai ser muito divertido, eu gostei e a história de Resident realmente é interessante.

Aaaah e como era muito confuso imaginar ou ter noção de como era a mansão, eu peguei de base a mansão do filme ?A Maldição da Casa Winchester?, é uma confusão tbm e achei que seria mais prático de comparar com a mansão enorme.

(Maas acho que dava pra adaptar melhor o livro em kkkkk)
Henrique.Amon 02/02/2022minha estante
Totalmente de acordo com sua resenha.

Fernanda 02/02/2022minha estante
Kkkkk arrasei então

Fernando1704b 04/02/2020

Ótimo
Muito bom, recomendo!
Ghbs 01/03/2020minha estante
Poderia me dizer se ele termina com um gancho pro próximo livro ou a história é fechada nesse livro?

Fernando1704b 01/03/2020minha estante
Termina com o grupo voltando pra casa de helicóptero (assim como no jogo, acredito eu)

Hta 06/07/2020

Me surpreendeu e entregou o que prometeu!
Já abandonei esse livro outras duas vezes, eu simplesmente não conseguia me fixar na leitura. Dessa vez foi diferente! Consegui ver detalhes que dá primeira vez só passou batido.

A narrativa criada, a atmosfera, o medo e as sensações foram boas. Eu me sentia lá com cada personagem apesar de toda a narrativa dentro da mansão ser meio confusa com tocante aos cômodos, acho que um mapa era top pra ajudar.

Mas desde os monstros apresentados até a dupla faceta de alguns personagens o livro foi se encaminhando para o seu final.

Alguns personagem foram dignos de pena e outro do meu mais mortal ódio, eu gostei!
Biel 24/07/2020minha estante
Acabei de terminar tbm e minha única reclamação acho que fica para monstro final que pareceu muito mais fácil de matar do que foi no jogo haha Ainda sim os ganchos que o livro criou na narrativa me deixou com vontade de ler os próximos e suas histórias originais.

Roberto1828 26/11/2013

A melhor adaptação Livro/Jogo que já li.
Nos últimos meses, a adaptação de jogos em livros vem se tornando uma tendência muito bem aproveitada pelas produtoras. Mass Effect, Assassin's Creed, Halo e outros vem tendo suas incríveis histórias traduzidas para a literatura mundial, sendo sucessos de público e crítica ou só da crítica, com alguns mínimos probleminhas que quando unidos deixam a história transfigurada.

Com 'Resident Evil: A Conspiração Umbrella', a história é um pouco diferente. Esse livro é o COMEÇO da franquia de sucesso conhecida mundialmente com milhões de fãs, alguns dos quais não tiveram a oportunidade de começar desde o início. A maioria pode ter começado somente com Code: Veronica, outros como eu, uniram-se a saga com os jogos da última geração, Resident Evil 5 e 6.Esse livro é a chance para esses fãs e outros novos de conhecerem a história desde o começo e ignorar o mal que os filmes de Paul W. S. Anderson quase fizeram a franquia.

S.D. Perry traz magistralmente de volta a vida o MEDO que é estar em um dos primeiros e verdadeiros jogos de TERROR. Não é um livro de TERROR propriamente, mas um livro sobre um JOGO DE TERROR, que trazia seu medo em enfrentar um zumbi, erguer a pistola, puxar o gatilho e não haver mais balas.

Espero ANSIOSAMENTE pela tradução da sequência.
leosilva 18/06/2014minha estante
Comprei o livro mas ainda não li. Joguei todos os jogos, desde o PS1, e espero gostar do livro tanto quanto dos jogos!

Anny 23/05/2023

Ler um game
Sou suspeita a falar pq sou VICIADA em RE. Mas o livro é muito bom. Só que seria ainda melhor com uma escrita de outra pessoa.

O mérito do livro vai pro roteirista de RE, não a autora. Acho que a autora não soube transformar em um romance os eventos do game. Ela descreveu as coisas, os cenários, os fatos mas deixou os personagens rasos. Os momentos de profundidade de personalidade pouquíssimos e, quando feitos, foram feitos nt mal.

Coisa que não acontece nos games. Nos games temos atores que deixam os eventos muito mais impactantes.

Então gostei do livro. Por ser Resident Evil, não por escrita da autora. As meninas que escrevem fic no Ao3 escrevem melhor
MarcosMoreno 03/06/2023minha estante
Eu já estou terminando o livro. Só que achei muito repetitivo os acontecimentos: abre porta, porta trancada, pega chave, ver um zumbir, encontra um tipo de papel e encontra os amigos. Todo o desenrolar da história se resume nesses acontecimentos. Nada muda do início ao fim da história, em termos de acontecimento. Acho que não vou ler os outros volumes.

MENINALY 02/10/2012

Uma otima diversão...
Sou fã de carterinha da serie....adorei esta adaptação...(fiquei nostalgica lembrando do primeiro jogo da serie...). Claro que como toda adaptação não é fiel ao jogo, mas e dai? E bacana a escrita da autora e adoraria ler mais ooisas dela.

Korvus 09/03/2024

Tempo Confuso e Cômodos Complexos
Tive e, de certa forma, ainda tenho opiniões negativas acerca de "livros de jogos", uma vez que não acho que eles tenham profundidade suficienfe para manter uma narrativa sólida e consistente. Todavia, não me arrependo nem um pouco de ter lido o primero volume de Resident Evil. Afinal não posso negar que foi uma leitura divertida e instigante, além do fato de que eu já tinha curiosidade acerca dos acontecimentos na mansão, porém não tinha vontade e/ou condições de jogar o jogo em si.

Entretanto, um dos motivos de eu ter visão negativa para com esse tipo de livro é o fato de que, para mim, a estética e as progressões dessa história se encaixam muito mais adequadamente no formato original do que no literário. Uma vez que a narrativa me confundiu bastante quando ao tempo em que as situações ocorreram e em que cômodos da mansão as personagens estavam.

Em suma, mesmo com os momentos de confusão, é uma obra divertida e não muito longa, acaba não sendo maçante e segue um fluxo de leitura distinto e estranhamente instigante.