Resident Evil - A Conspiração Umbrella

Resident Evil - A Conspiração Umbrella S. D. Perry

Resenhas - A Conspiração Umbrella

Yury S. S. 03/02/2017

Resident Evil - A Conspiração Umbrella
O sucesso do primeiro jogo de Resident Evil não foi por sua história; e sim por sua jogabilidade e pela atmosfera de suspense e terror que conseguiu reproduzir naquela época. Na sua adaptação para os livros é necessário dar um enredo maior para os personagens e desenvolvê-los melhor do que no game. A atmosfera de terror e suspense não é reproduzida da mesma forma que nos jogos. Os diálogos não são muitos bons; em alguns momentos se tornam bobos demais. A tentativa de trazer características dos games como a busca por chaves tornou a história um pouco fraca.

@admevertonn 03/09/2016

Épico
Eu particularmente já curtia muito a série de jogos de nome homônimo, ter contato com os livros da série só reforçou minha idéia de que a autora trouxe com detalhes alguns fatos que não são mostrados no jogos!

Ed 19/02/2016

O jogo de forma escrita
Para quem é fã do game, é um bom livro, mais informativo que o jogo até; já pra quem procura uma imersão poderosa e uma profunda experiência literária, não é indicado. A narrativa de S.D. Perry é bem agradável e objetiva, contudo muito corrida às vezes. Durante o desenrolar da história, vemos a descrição dos cenários e decisões dos personagens exatamente como no jogo (com algumas pequenas mudanças) e a narrativa intercala entre os personagens Jill, Chris, Rebecca (foi minha favorita), Barry e Wesker. Esse ponto foi o que achei o mais forte do livro, pois o torna dinâmico já que se trata de uma mansão enorme, cheia de perigos em toda parte, com muitas coisas interessantes pra serem descobertas. Acredito que se o jogo tivesse seguido essa mesma linha dinâmica (variando de personagens a cada etapa), teria uma história melhor construída, como é de fato mostrado nessa adaptação.

Vi também que os personagens são bem rasos, no entanto isso é perdoável dada a proposta do livro e o público alvo (fãs do game e de toda aquela atmosfera de jogo). Algumas cenas de ação - como a parte do tubarão - são bem fracas e alguns monstros que mereciam algum destaque foram pouco mencionados (como a aranha super-gigante, mãe das outras gigantes).

No geral o livro não me surpreendeu muito, poderia ter sido melhor se houvesse mais paciência na narrativa e profundidade dos personagens. Talvez isso melhore nos próximos números, que também vou ler.

Enfim, é um trabalho interessante, divertido e com uma proposta bem legal. Dá pra terminá-lo bem rápido, eu o li em 3 dias. É bem curtinho, uma pena. :/

Obs: Eu joguei esse clássico três vezes. Na minha opinião, é a melhor franquia de survivor horror já criada.

Bookonauta 21/01/2016

Adorei!!
O livro se baseia no game de mesmo nome, lançado no ano de 1996 pela capcom e sendo considerado por muitos um dos pais do gênero survival horror.
O livro retrata a história de integrantes do grupo S.T.A.R.S. que são agentes especiais, que são chamados apenas para casos isolados e de alta periculosidade.
Os personagens principais são: Chris Redfield e Jill Valentine a história de ambos é apresentada no livro como uma introdução não vista no gamee acaba funcionando como complemento da história do jogo, no livro foram muito bem representados momentos marcantes do jogo tais como os puzzles até mesmo o inicio onde ocorre a aparição de criaturas até então desconhecidas e que estão atrás dos S.T.A.R.S. quando vão iniciar sua missão.
A trama gira em torno de descobrir o que está havendo naquele local e o porque aquilo está acontecendo, há momentos que de muita tensão por retratar fielmente o jogo e criando escacez de munição gerando até uma certa agonia.
É apresentado o icônico vilão da franquia de jogos, Albert Wesker, apresentado no livro em sua função no grupo S.T.A.R.S. como capitão, com o decorrer da história há um detalhamento maior da história de Wesker mostrando o porque de ter ido até a mansão e o porque ele se tornaria o mais odiado e ao mesmo tempo idolatrado vilão da capcom.
O livro é absurdamente envolvente, e torna-se indispensável para qualquer amante da série de jogos, completando e acrescentando detalhes que tornam a leitura fantástica.

site: https://bookonauta.wordpress.com/2016/01/21/resenha-resident-evil-volume-i-a-conspiracao-umbrella/

Luck Nyu 07/01/2016

Do console ao Livro
Conta os acontecimentos em Aklan mountains, pessoas que devoram pessoas, ataques em áreas remotas de Raccoon City, a primeira equipe "Bravo" do esquadrão tático S.T.A.R.S. é mandada para investigar, perdendo o contato assumimos a leitura de dois soldados do grupo Alpha! o grupo de elite da STARS "Chris e Jill".
Tendo estes como protagonistas vislumbramos o terror que encontraram dentro de uma mansão laranja construída em meio as montanhas de Aklan em Raccoon City com total apoio de uma rede muito conhecida no meio farmacêutico e negra dos negócios militares.

Acad. Literária 13/10/2015

RESENHA - Resident Evil: Conspiração Umbrella
Resenha originalmente escrita no blog Academia Literária DF

Raccoon City.
A cidade se encontrava em estado de pânico com os recentes casos de assassinatos brutais que tiravam o sono de seus habitantes. A cada semana, o governo local era pressionado para dar um fim à onda de violência. Grande parte dos desaparecimentos e mortes aconteceram na floresta, nos arredores das montanhas Arklay e, mesmo com o toque de recolher, mais casos pipocavam a todo o momento. O DPR (Departamento de Polícia de Raccoon) se mostrava incapaz de prender os criminosos que receberam da mídia a alcunha de “assassinos canibais”, pois todas as vítimas apresentavam ferimentos de mordidas, que segundo relatórios de médicos-legistas, eram de mandíbulas humanas.
Após dois meses de assassinatos sem solução, o chefe de polícia local cedeu à pressão e chamou os S.T.A.R.S: Special Tatics And Rescue Squad (Serviço de Resgate e Táticas Especiais). Liderados pelo capitão Albert Wesker, Chris Redfield e Jill Valentine embarcam junto aos grupos Alpha e Bravo dos S.T.A.R.S para solucionar o caso. O time Bravo foi enviado na frente, para reconhecimento de território, mas algo saiu muito errado. Caberá então à dupla Chris e Jill desvendar os mistérios que se escondem na floresta de Raccoon City.

Resident Evil, famoso jogo de Survival Horror (Sobrevivência e Horror) da Capcom, ganha as páginas de um livro assinado por Stephani Danelle Perry. O livro reconta a história do primeiro jogo da série, usando o roteiro original. Nele, somos apresentados aos dois personagens principais da trama: Chris Redfield e Jill Valentine. Ambos fazem parte dos S.T.A.R.S., grupo tático que realiza missões de todos os tipos em diferentes partes do globo. Partindo de uma de suas bases em Raccoon City, o grupo investiga casos de assassinatos brutais envolvendo canibalismo. Após perder o contato com a equipe Bravo, a equipe Alpha é enviada, mas mal chegam e são atacados por cachorros mutantes. Ao buscarem abrigo na Mansão Spencer, supostamente abandonada, os segredos e mistérios começam a vir à tona.

Desde que joguei pela primeira vez o jogo no saudoso Playstation 1, fiquei completamente contaminado pela série. Foram muitas noites de sustos (malditos cachorros mutantes) e diversão comandando os personagens centrais da trama. Quem vivenciou essa época dos videogames pode relembrar como a visão do primeiro zumbi mudou a vida de muitos jogadores. Portanto, para os que não conhecem a franquia, não irei me estender muito, para não estragar as surpresas (e os sustos).

A adaptação do jogo para os livros não fica atrás. Além de dar maior densidade para a narrativa, Perry mostra alguns fatos anteriores ao início do jogo. Já dentro da mansão, que é onde a narrativa se desenrola, podemos seguir passo a passo as ações dos personagens e eu me senti como se estivesse novamente com um controle na mão, guiando os personagens pelos corredores da mansão. Foram várias as referências que a autora usou na narrativa. Desde os Puzzles (quebra-cabeças que os jogadores têm de resolver para seguir em frente) aos Save Points, que eram os locais onde o jogador poderia salvar o jogo.

A autora também usa um recurso muito interessante que dá mais vida aos personagens: no meio da narrativa, ela coloca em destaque os pensamentos deles. Às vezes esses pensamentos até complementam o que o narrador está dizendo.

Os personagens são muito bem explorados pela autora. Talvez até mais que no próprio jogo, pois na época os recursos eram escassos e era difícil conferir profundidade aos personagens. Apesar de seguir à risca o roteiro original, Perry soube colocar mais personalidade neles. O que eu posso deixar como crítica foi a forma como os personagens reagiram diante da ameaça, achei um pouco forçado o modo como a autora descreveu. Foi algo do tipo: “Nossa, zumbis. Ok, vi muitos filmes sobre isso, chumbo neles”.

A obra é narrada em terceira pessoa. A narrativa acompanha os passos de cinco personagens, embora Chris e Jill apareçam com mais frequência. A autora tem uma escrita bem fluida. O único “problema” que os leitores podem encontrar é nas descrições de alguns cenários, que são um tanto complexas de se imaginar. A relação temporal é linear. A revisão está boa, mas não escapa de erros na tradução, principalmente de coerência. Mas nada muito grave. A formatação está excelente, com um bom espaçamento entre as linhas, com páginas amareladas e um bom espaço entre um capítulo e outro, sem cansar demais o leitor. A capa mostra os dois personagens principais empunhando suas armas. Curioso notar que apesar de ter a biografia da autora, não há uma foto dela e nem uma sinopse.

Resident Evil: Conspiração Umbrella é uma viagem no tempo. Um reencontro com os primórdios do terror, quando jogos como Resident Evil 1, Silent Hill e Alone In the Dark tiravam o sono dos jogadores e garantiam horas de diversão. Recomendo para os fãs da franquia, pois a obra traz alguns elementos que o jogo não explora com tanta profundidade. Recomendo também para os fãs do gênero em geral, pois Resident Evil foi responsável por uma gama enorme de games que exploram o “Survival Horror” (Sobrevivência e Horror). Para os curiosos, que desejam entrar de cabeça nesse mundo, esse livro é um bom começo.

O fato é que Resident Evil tem causado muitos ataques cardíacos desde 1996, quando o primeiro jogo foi lançado. Muitos outros livros adaptados de outros jogos da franquia foram lançados. E mal vejo a hora de ler o Nêmesis dizendo: “S.T.A.R.S...”

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2015/10/resenha-resident-evil-conspiracao.html

Tiago.Guedes 16/05/2024

Bem vindo a Raccoon City
Mergulhei em "Resident Evil: A Conspiração Umbrella" e fui transportado para Raccoon City, onde a narrativa me jogou de cabeça em um pesadelo viral. A trama, entrelaçada com os eventos do game original, me prendeu com reviravoltas e segredos obscuros da Umbrella.
A autora, S.D. Perry, dominou a arte da tensão, construindo uma atmosfera claustrofóbica e eletrizante. Cada página me deixava ansioso pelo próximo horror que me aguardava.
Apesar da curta extensão, o livro aprofunda os personagens e seus medos, me fazendo sentir parte da equipe S.T.A.R.S. Senti raiva, medo e a adrenalina da luta pela sobrevivência junto com Chris, Jill e Barry.
Para os fãs da série, é um deleite desvendar os segredos da Umbrella e ter uma nova perspectiva da história. Para quem nunca jogou, é um convite irresistível para entrar nesse universo de terror e ação.

Rodrigo 08/07/2015

Incrível
Não gosto muito de novels de jogos, mas essas adaptações de RE são incríveis, consegue envolver todos os elementos da história, desde puzzles a inimigos e passa atmosfera que só tivemos contato lá na década passada. A Conspiração da Umbrella consegue mostrar tudo o que Jill, Chris, Barry, Rebecca e Wesker passaram na mansão de Spencer, e é o prólogo para a destruição de Raccon City e posteriormente, o contágio de diversas partes do globo. O livro ficou incrível e a Benvirá e a equipe do REVIL estão de parabéns.

Priih | Blog Infinitas Vidas 15/12/2014

Transmite a sensação de estarmos jogando!
Acho que todo mundo já ouviu falar ou até mesmo jogou algum Resident Evil, certo? Eu lembro que quando eu era pequena eu adorava assistir às pessoas jogando, mas morria de medo pra assumir os controles eu mesma. O clima de suspense e de tensão, o receio de encontrar um zumbi ao virar uma esquina ou abrir uma porta, a trilha sonora e a ambientação… todos esses elementos faziam com que Resident Evil funcionasse muito bem como um jogo de terror pra mim. E S. D. Perry traz todos esses pontos de maneira incrível para as páginas!

Para ler a resenha completa, acesse o link abaixo! ;)

site: http://infinitasvidas.wordpress.com

MENINALY 02/10/2012

Uma otima diversão...
Sou fã de carterinha da serie....adorei esta adaptação...(fiquei nostalgica lembrando do primeiro jogo da serie...). Claro que como toda adaptação não é fiel ao jogo, mas e dai? E bacana a escrita da autora e adoraria ler mais ooisas dela.

lucas_marciano 01/07/2014

Detonado elaborado
Bem, para os conhecedores da série, esse livro é uma grande recordação desse grande clássico com uma riqueza nos detalhes que nós escapam durante a jogatina. Vale lembrar que ele é referente ao Resident Evil 1 em sua versão clássica.

Agora, falando do enredo. Esse livro conta a estória de um grupo especial de resgate tático (STARS) que são enviados a uma floresta, nos arredores da cidade (fictícia) de Raccon. Eles são enviados para investigar uma serie de assassinatos acorridos nela, só que acontece uma pequeno problema e eles tem que se abrigar em uma mansão que fica nessa floresta, dai vem o desinrolar da estória.

Para quem já zerou o game esse livro nos trás uma profundidade maior da estória como um todo, mostra o passado de Jill, Chris, Barry, Rebecca e é claro meu favorito Albert Wesker. Muitos detalhes que se passam desapercebidos durante o game são mostrados com ênfase nesse livro.

Bem, para quem não jogou vai ter um pouco de dificuldade de construir os cenários, já que a escritora peca na descrição dos mesmos, mas quem já jogou vai se sentir em casa.

Trevi 15/05/2014

A Verdadeira História de Resident Evil
Livro de fácil e empolgante leitura, a autora vai sempre direto ao ponto mantendo sempre o nível de ação sem enrolação. Média de 10 páginas por capítulo, incentivam ainda mais o avanço da leitura.
Finalmente temos a verdadeira história do início de tudo, corporação Umbrella, Jill, Chris, Wesker e o T-vírus.

Babi 20/10/2012

Umas das coisas mais interessantes em um livro é a possibilidade de expandir sua imaginação para aquilo que se está acompanhando.
Para quem conhece no mínimo o mínimo de Resident Evil tem a possibilidade de "se encontrar" no cenário e se identificar como se estivesse no próprio jogo, inclusive aquelas situações como encontrar munições além dos próprios zumbis...

Recomendo, mesmo que possuam alguns pequenos (quase imperdoáveis) erros.
A leitura é dinâmica, você vai de uma cena a outra acompanhando o personagem e sentindo sua situação.

A capa é bonita, mas exige cuidado extra.

Lucas Apostolo 29/12/2012

Vale apena paraq os fãs.
A história é legal, nada demais, mas é legal.Muitos erros de português nessa edição, muitos mesmo, chega a ser engraçado. Valeu os 19 reais que gastei! XD