Resident Evil - A Conspiração Umbrella S. D. Perry

Resenhas - A Conspiração Umbrella

Bruno 11/07/2014

Resident Evil - A Conspiração Umbrella
Olá! Hoje é dia de comentar sobre o primeiro livro de S.D. Perry, baseado na franquia de jogos Resident Evil.
A primeira vez que li essa história foi na edição lançada pela Panini, porém a Benvirá adquiriu os direitos e lançou uma nova edição do livro.
Comprei a edição da Panini logo no lançamento e o li assim que cheguei em casa. Já a edição da Benvirá, comprei no lançamento só que ficou um tempo guardada na estante, acumulando um pouco de pó, pois eu já conhecia a história e tinha outras leituras em andamento.
Sou fã de Resident Evil, então costumo comprar produtos da marca, mas isso não foi suficiente para ler uma edição de uma história que eu já tive contato antes.
Aí o tempo passou, foi lançado a sequência desse livro, o qual também comprei, e o livro ficou lá, aguardando ansiosamente para ser lido. Me mudei e com isso ganhei um bom tempo livre, aí resolvi pegá-lo e usufruí-lo!
Para os fãs da série: não é uma história contada bonitinha e certinha de acordo com o primeiro jogo da série. É uma história que se baseia em Resident Evil, então não traz os fatos como ocorreram. Porém a história do jogo está ali.
A história inicia contando sobre alguns fatos estranhos de canibalismo que estão acontecendo numa floresta de Raccoon City. Após algumas mortes, a polícia da cidade resolve contatar um esquadrão de elite, o STARS, para entrar no perímetro dos ataques e trazer informações consistentes do que está ocorrendo.
Então a primeira equipe do STARS inicia sua missão, porém alguns problemas acontecem e outra equipe do batalhão segue para verificar o que aconteceu com seus colegas de trabalho. Ao chegarem na região, eles começam a descobrir horrores inimagináveis e acabam tendo que se refugiar dentro de uma mansão abandonada que pertence a uma das maiores corporações farmacêuticas do mundo: a Umbrella Corporation.
O que encontram na mansão é um emaranhado de perigos e informações que se relacionam diretamente com as pesquisas realizadas pela empresa farmacêutica, até então desconhecidas por todos. A mansão acaba se tornando muito mais perigosa do que o que os fez atravessar suas portas.
Ação, correria, traições e muitos tiros são encontrados pelos corredores dessa história. Os protagonistas são bem desenvolvidos, a história é bem bacana, a leitura é tranquila, sem termos difíceis de compreender.
A autora fez um trabalho legal em cima de uma história que muitas pessoas já conheciam. Eu gostei e já resolvi que vou ler sua sequência logo.
Não lembro se a edição da Panini possuía erros, mas na edição da Benvirá não há erros, pelo menos nenhum que eu tenha percebido.
Recomendo pra quem gosta de mistérios e zumbis, somado a boas doses de ação.
Lembro também que o livro não tem muitas semelhanças aos filmes de Paul Anderson.
Espero que tenham gostado e peço que deem um like e comentem este texto.
Obrigado e até a próxima página!

site: http://blogpaginando.blogspot.com.br/2014/07/resident-evil-conspiracao-umbrella_11.html

Heloísa 14/07/2014

Não faz o meu tipo
Ganhei "A Conspiração Umbrella" na cortesia do Skoob. Fiquei muito feliz e tudo, já que nunca havia ganhado alguma coisa nem em bingo de Festa Junina, porém não me animei muito depois que comecei a ler porque não sou muito chegada nessa coisa de ficção científica. Com certeza quem já jogou Resident Evil iria se animar bastante visto que muita gente que realmente gosta desse game e que escreveu resenhas sobre esse livro diz que é muito emocionante ver a história sendo contada.
Já sobre o enredo propriamente dito, é tudo bem escrito contando os detalhes de vários ataques que andavam ocorrendo em Roccoon City e sobre o desaparecimento de uma equipe que havia ido investigar na mansão onde a Umbrella fazia seus experimentos.
Mutantes muito estranhos, zumbis e enigmas; tudo isso é muito presente no livro. Recomendo-o principalmente para quem gosta desse estilo.
P.S.: Eu tenho a consciência da minha própria incapacidade de fazer com que essa resenha fique decente!

Priih | Blog Infinitas Vidas 15/12/2014

Transmite a sensação de estarmos jogando!
Acho que todo mundo já ouviu falar ou até mesmo jogou algum Resident Evil, certo? Eu lembro que quando eu era pequena eu adorava assistir às pessoas jogando, mas morria de medo pra assumir os controles eu mesma. O clima de suspense e de tensão, o receio de encontrar um zumbi ao virar uma esquina ou abrir uma porta, a trilha sonora e a ambientação… todos esses elementos faziam com que Resident Evil funcionasse muito bem como um jogo de terror pra mim. E S. D. Perry traz todos esses pontos de maneira incrível para as páginas!

Para ler a resenha completa, acesse o link abaixo! ;)

site: http://infinitasvidas.wordpress.com

@bardoriano 15/11/2017

De tirar o fôlego...
O que você faria para tentar sair da mansão Spencer?

Uma série de assassinatos está acontecendo em Raccoon City e colocando a sociedade em pânico, um toque de recolher foi solicitado.

Chris, Jill e sua equipe foram convocados para ir até o lugar e saber o que aconteceu com a equipe Bravo e o que está acontecendo por lá. A única ligação entre os assassinatos é a mansão Spencer que fica perto onde aconteceu.

Uma empresa multinacional que faz experiências e uma mansão no meio do mato esconde armas biológicas que coloca a humanidade em risco.

Quando chegam no lugar a equipe se depara com um problemão que beira ao absurdo e que fará duvidar da sanidade dos cientistas da Umbrella.

A mansão não é uma simples mansão, é um labirinto cheio de corredores, portas, salas com muitas armadilhas e criaturas nada amigáveis. Presos nela, a equipe irá se dividir e tentar encontrar uma forma de sair desse pesadelo.

Com revelações sobre a Corporação Umbrella, criaturas sanguinárias e uma traição, assim é A Conspiração Umbrella.

Opinião

Usando como pano de fundo a história do 1° jogo da série, acrescenta momentos anteriores à missão do S.T.A.R.S com novas situações. (livro)

Nem sei por onde começar pra falar dessa lindeza, mas vamos lá. A leitura é leve e rápida, a escrita surreal e impecável. Fiquei arrebatado com a forma que a autora escreve.

Narrado em 3° pessoa iremos conhecer Barry, Albert Wesker e Rebecca, porém o foco das narrações é com Jill e Chris. O Chris acredito que seja do jogo, a Jill e o Albert conheço dos filmes. Personagens bem desenvolvidos.

O que achei super interessante foi como a autora colocou os pensamentos dos personagens entre ?aspas?, ficou hilário e muito bem feito. Deu um toque muito bom na narração.

Também iremos conhecer mais a mansão Spencer - eu conheço ela do filme -, criaturas horríveis e até o famoso cachorro do filme. É ação e momentos tensos garantidos.

Eu tive dificuldade com o cenário, muito. Acredito por não ser acostumado com os jogos. É muito complexo mas nada que atrapalhe, eu li super de boa.

Os livros tem mais haver com os jogos, por fim eu amei, foi incrível a leitura. Pra fãs dos jogos vocês precisam ler, como a sinopse mesmo diz: É fundamental para os fãs que desejam entender o incidente em Raccoon.

P.S: Minha opinião em relação a todos os livros será só a eles, não irei está comparando com jogos ou filme, joguei 1 uma vez, mas nem sei qual foi, então nem cola tá comparando.

Rodrigo 08/07/2015

Incrível
Não gosto muito de novels de jogos, mas essas adaptações de RE são incríveis, consegue envolver todos os elementos da história, desde puzzles a inimigos e passa atmosfera que só tivemos contato lá na década passada. A Conspiração da Umbrella consegue mostrar tudo o que Jill, Chris, Barry, Rebecca e Wesker passaram na mansão de Spencer, e é o prólogo para a destruição de Raccon City e posteriormente, o contágio de diversas partes do globo. O livro ficou incrível e a Benvirá e a equipe do REVIL estão de parabéns.

Alessandro.Soeiro 05/08/2015

MARAVILHOSO!
Sou muito fã de Resident Evil e de leitura. Esse livro simplesmente uniu minhas duas paixões. O Livro é completo, demostra de uma forma muito lógica os inúmeros quebra cabeças da Mansão de Spencer. O Jogo mostra a história do primeiro jogo da série de 1996.

Acad. Literária 13/10/2015

RESENHA - Resident Evil: Conspiração Umbrella
Resenha originalmente escrita no blog Academia Literária DF

Raccoon City.
A cidade se encontrava em estado de pânico com os recentes casos de assassinatos brutais que tiravam o sono de seus habitantes. A cada semana, o governo local era pressionado para dar um fim à onda de violência. Grande parte dos desaparecimentos e mortes aconteceram na floresta, nos arredores das montanhas Arklay e, mesmo com o toque de recolher, mais casos pipocavam a todo o momento. O DPR (Departamento de Polícia de Raccoon) se mostrava incapaz de prender os criminosos que receberam da mídia a alcunha de “assassinos canibais”, pois todas as vítimas apresentavam ferimentos de mordidas, que segundo relatórios de médicos-legistas, eram de mandíbulas humanas.
Após dois meses de assassinatos sem solução, o chefe de polícia local cedeu à pressão e chamou os S.T.A.R.S: Special Tatics And Rescue Squad (Serviço de Resgate e Táticas Especiais). Liderados pelo capitão Albert Wesker, Chris Redfield e Jill Valentine embarcam junto aos grupos Alpha e Bravo dos S.T.A.R.S para solucionar o caso. O time Bravo foi enviado na frente, para reconhecimento de território, mas algo saiu muito errado. Caberá então à dupla Chris e Jill desvendar os mistérios que se escondem na floresta de Raccoon City.

Resident Evil, famoso jogo de Survival Horror (Sobrevivência e Horror) da Capcom, ganha as páginas de um livro assinado por Stephani Danelle Perry. O livro reconta a história do primeiro jogo da série, usando o roteiro original. Nele, somos apresentados aos dois personagens principais da trama: Chris Redfield e Jill Valentine. Ambos fazem parte dos S.T.A.R.S., grupo tático que realiza missões de todos os tipos em diferentes partes do globo. Partindo de uma de suas bases em Raccoon City, o grupo investiga casos de assassinatos brutais envolvendo canibalismo. Após perder o contato com a equipe Bravo, a equipe Alpha é enviada, mas mal chegam e são atacados por cachorros mutantes. Ao buscarem abrigo na Mansão Spencer, supostamente abandonada, os segredos e mistérios começam a vir à tona.

Desde que joguei pela primeira vez o jogo no saudoso Playstation 1, fiquei completamente contaminado pela série. Foram muitas noites de sustos (malditos cachorros mutantes) e diversão comandando os personagens centrais da trama. Quem vivenciou essa época dos videogames pode relembrar como a visão do primeiro zumbi mudou a vida de muitos jogadores. Portanto, para os que não conhecem a franquia, não irei me estender muito, para não estragar as surpresas (e os sustos).

A adaptação do jogo para os livros não fica atrás. Além de dar maior densidade para a narrativa, Perry mostra alguns fatos anteriores ao início do jogo. Já dentro da mansão, que é onde a narrativa se desenrola, podemos seguir passo a passo as ações dos personagens e eu me senti como se estivesse novamente com um controle na mão, guiando os personagens pelos corredores da mansão. Foram várias as referências que a autora usou na narrativa. Desde os Puzzles (quebra-cabeças que os jogadores têm de resolver para seguir em frente) aos Save Points, que eram os locais onde o jogador poderia salvar o jogo.

A autora também usa um recurso muito interessante que dá mais vida aos personagens: no meio da narrativa, ela coloca em destaque os pensamentos deles. Às vezes esses pensamentos até complementam o que o narrador está dizendo.

Os personagens são muito bem explorados pela autora. Talvez até mais que no próprio jogo, pois na época os recursos eram escassos e era difícil conferir profundidade aos personagens. Apesar de seguir à risca o roteiro original, Perry soube colocar mais personalidade neles. O que eu posso deixar como crítica foi a forma como os personagens reagiram diante da ameaça, achei um pouco forçado o modo como a autora descreveu. Foi algo do tipo: “Nossa, zumbis. Ok, vi muitos filmes sobre isso, chumbo neles”.

A obra é narrada em terceira pessoa. A narrativa acompanha os passos de cinco personagens, embora Chris e Jill apareçam com mais frequência. A autora tem uma escrita bem fluida. O único “problema” que os leitores podem encontrar é nas descrições de alguns cenários, que são um tanto complexas de se imaginar. A relação temporal é linear. A revisão está boa, mas não escapa de erros na tradução, principalmente de coerência. Mas nada muito grave. A formatação está excelente, com um bom espaçamento entre as linhas, com páginas amareladas e um bom espaço entre um capítulo e outro, sem cansar demais o leitor. A capa mostra os dois personagens principais empunhando suas armas. Curioso notar que apesar de ter a biografia da autora, não há uma foto dela e nem uma sinopse.

Resident Evil: Conspiração Umbrella é uma viagem no tempo. Um reencontro com os primórdios do terror, quando jogos como Resident Evil 1, Silent Hill e Alone In the Dark tiravam o sono dos jogadores e garantiam horas de diversão. Recomendo para os fãs da franquia, pois a obra traz alguns elementos que o jogo não explora com tanta profundidade. Recomendo também para os fãs do gênero em geral, pois Resident Evil foi responsável por uma gama enorme de games que exploram o “Survival Horror” (Sobrevivência e Horror). Para os curiosos, que desejam entrar de cabeça nesse mundo, esse livro é um bom começo.

O fato é que Resident Evil tem causado muitos ataques cardíacos desde 1996, quando o primeiro jogo foi lançado. Muitos outros livros adaptados de outros jogos da franquia foram lançados. E mal vejo a hora de ler o Nêmesis dizendo: “S.T.A.R.S...”

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2015/10/resenha-resident-evil-conspiracao.html

Luck Nyu 07/01/2016

Do console ao Livro
Conta os acontecimentos em Aklan mountains, pessoas que devoram pessoas, ataques em áreas remotas de Raccoon City, a primeira equipe "Bravo" do esquadrão tático S.T.A.R.S. é mandada para investigar, perdendo o contato assumimos a leitura de dois soldados do grupo Alpha! o grupo de elite da STARS "Chris e Jill".
Tendo estes como protagonistas vislumbramos o terror que encontraram dentro de uma mansão laranja construída em meio as montanhas de Aklan em Raccoon City com total apoio de uma rede muito conhecida no meio farmacêutico e negra dos negócios militares.

Bookonauta 21/01/2016

Adorei!!
O livro se baseia no game de mesmo nome, lançado no ano de 1996 pela capcom e sendo considerado por muitos um dos pais do gênero survival horror.
O livro retrata a história de integrantes do grupo S.T.A.R.S. que são agentes especiais, que são chamados apenas para casos isolados e de alta periculosidade.
Os personagens principais são: Chris Redfield e Jill Valentine a história de ambos é apresentada no livro como uma introdução não vista no gamee acaba funcionando como complemento da história do jogo, no livro foram muito bem representados momentos marcantes do jogo tais como os puzzles até mesmo o inicio onde ocorre a aparição de criaturas até então desconhecidas e que estão atrás dos S.T.A.R.S. quando vão iniciar sua missão.
A trama gira em torno de descobrir o que está havendo naquele local e o porque aquilo está acontecendo, há momentos que de muita tensão por retratar fielmente o jogo e criando escacez de munição gerando até uma certa agonia.
É apresentado o icônico vilão da franquia de jogos, Albert Wesker, apresentado no livro em sua função no grupo S.T.A.R.S. como capitão, com o decorrer da história há um detalhamento maior da história de Wesker mostrando o porque de ter ido até a mansão e o porque ele se tornaria o mais odiado e ao mesmo tempo idolatrado vilão da capcom.
O livro é absurdamente envolvente, e torna-se indispensável para qualquer amante da série de jogos, completando e acrescentando detalhes que tornam a leitura fantástica.

site: https://bookonauta.wordpress.com/2016/01/21/resenha-resident-evil-volume-i-a-conspiracao-umbrella/

Ed 19/02/2016

O jogo de forma escrita
Para quem é fã do game, é um bom livro, mais informativo que o jogo até; já pra quem procura uma imersão poderosa e uma profunda experiência literária, não é indicado. A narrativa de S.D. Perry é bem agradável e objetiva, contudo muito corrida às vezes. Durante o desenrolar da história, vemos a descrição dos cenários e decisões dos personagens exatamente como no jogo (com algumas pequenas mudanças) e a narrativa intercala entre os personagens Jill, Chris, Rebecca (foi minha favorita), Barry e Wesker. Esse ponto foi o que achei o mais forte do livro, pois o torna dinâmico já que se trata de uma mansão enorme, cheia de perigos em toda parte, com muitas coisas interessantes pra serem descobertas. Acredito que se o jogo tivesse seguido essa mesma linha dinâmica (variando de personagens a cada etapa), teria uma história melhor construída, como é de fato mostrado nessa adaptação.

Vi também que os personagens são bem rasos, no entanto isso é perdoável dada a proposta do livro e o público alvo (fãs do game e de toda aquela atmosfera de jogo). Algumas cenas de ação - como a parte do tubarão - são bem fracas e alguns monstros que mereciam algum destaque foram pouco mencionados (como a aranha super-gigante, mãe das outras gigantes).

No geral o livro não me surpreendeu muito, poderia ter sido melhor se houvesse mais paciência na narrativa e profundidade dos personagens. Talvez isso melhore nos próximos números, que também vou ler.

Enfim, é um trabalho interessante, divertido e com uma proposta bem legal. Dá pra terminá-lo bem rápido, eu o li em 3 dias. É bem curtinho, uma pena. :/

Obs: Eu joguei esse clássico três vezes. Na minha opinião, é a melhor franquia de survivor horror já criada.

@admevertonn 03/09/2016

Épico
Eu particularmente já curtia muito a série de jogos de nome homônimo, ter contato com os livros da série só reforçou minha idéia de que a autora trouxe com detalhes alguns fatos que não são mostrados no jogos!

Yury S. S. 03/02/2017

Resident Evil - A Conspiração Umbrella
O sucesso do primeiro jogo de Resident Evil não foi por sua história; e sim por sua jogabilidade e pela atmosfera de suspense e terror que conseguiu reproduzir naquela época. Na sua adaptação para os livros é necessário dar um enredo maior para os personagens e desenvolvê-los melhor do que no game. A atmosfera de terror e suspense não é reproduzida da mesma forma que nos jogos. Os diálogos não são muitos bons; em alguns momentos se tornam bobos demais. A tentativa de trazer características dos games como a busca por chaves tornou a história um pouco fraca.

Gláucia 14/03/2017

Resident Evil #1 - S. D. Perry
Parei na era do Odissey/Atari mas no final do ano passado os filhos ganharam um videogame e voltei a jogar. Mas nada era como antes, tudo mudou! Descobri que os jogos hoje em dia são histórias onde você é o personagem. RE é um dos que pretendo jogar e resolvi ler para entender melhor a história e por estar sempre em busca de histórias de terror e suspense.
Pra mim a leitura não valeu a pena, parece que a narração não vai além do que deve conter o jogo, sem entrar em detalhes sobre nada, nem sobre os personagens.