As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

viczissima 27/02/2023

Detroit: become human?
Meus amigos, que livro bom!

Foi muito interessante ver como alguém da época do Asimov construiria um mundo futurista. A história é legal, essa premissa de um policial anti-robôs ter que fazer uma investigação com um parceiro robô me lembrou do jogo Detroit (eu amo), mas eu fiquei mais investida na evolução dos personagens, que são o foco principal do livro, na minha opinião.
eu fiquei bem intimidada com ele por ser um livro de ficção científica antigo, mas a leitura foi muito mais fluída do que eu imaginei. tem uma atmosfera cativante, a escrita é muito imersiva e a construção do universo impecável, muito convincente. vale a pena ler e estou ansiosa para os próximos!

Morsinaldo 17/01/2021

O melhor e mais vendido do Asimov
Neste livro, o leitor encontrará um romance policial muito envolvente, cheio de tramas, mistérios e robôs. Além disso, o livro traz algumas referências bíblicas, como o nome dos personagens Elijah e Jezebel, além de das cavernas serem uma referência ao Mito da Caverna, de Platão. As pessoas vivem tão alienadas dentro de suas cavernas de aço, que qualquer um que diga a essas pessoas que lá fora existe um paraíso é taxado de louco.

Na história, seguimos o personagem Elijah que é um detetive de classe C-5 (os níveis das classes dão direitos a determinadas tarefas cotidianas) e é colocado para resolver o caso de um assassinado de um Sideral, que são terráqueos que colonizaram outros planetas e que possuem alto desenvolvimento tecnológico, principalmente na área da robótica. Além disso, há um grupo chamado de Medievalistas, que são pessoas que odeiam robôs e sonham com a Terra do jeito que ela era milhares de anos antes, a qual eles poderiam pisar no solo, receber a luz natural do sol e praticar alguns costumes sócio-culturais que são proibidos na sociedade atual do livro. Elijah não é um Medievalista, apesar de simpatizar com alguns de seus ideias e não gostar de robôs. Contudo, ele é colocado para resolver este caso junto de um robô chamado R. Daneel (O R é a abreviação de Robô) e juntos eles embarcam em uma aventura cheia de altos e baixos. Além disso, podemos perceber que a sociedade sofre de vários problemas atuais, como ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos. É incrível como o autor conseguiu incluir muitos elementos em sua narrativa que vemos hoje e outros que, se pararmos para pensar, não é difícil de acontecer.

É um livro muito envolvente e que tem um bom ritmo. Em alguns capítulos, eu simplesmente não consegui parar de ler, foi um ritmo frenético até o final. Recomendo muito a leitura.

FlaviosParanhos 03/04/2022

Muito bem estruturado.
Isaac Asimov: As cavernas de aço.
E termino meu primeiro livro da serie robôs do Isaac Asimov. Aqui temos o detetive Elijah Baley, um homem como a grande maioria que odeia robôs, que se vê obrigado a trabalhar com um, para solucionar a morte de um figurão dos mundos siderais, que são os planetas habitados fora da terra, onde os terráqueos são basicamente proibidos de visitar. Existe um ódio generalizado do população da terra tanto dos robôs, quanto dos siderais, e relutantemente Baley entra na investigação, para evitar uma das maiores crises diplomáticas da história, ou algo muito pior. O interessante deste livro é como o Asimov imaginava o futuro. A raça humana passou a viver em cidades gigantescas, cavernas em si. Sem ar livre, sem contato com animais e natureza, totalmente auto sustentável, mas com um colapso iminente em vista. Ele estimou uma super população de 8 bilhões... Ah Asimov se vc estivesse vivo agora... Sobre a história em si eu so irei comentar que,me agradou muito, é uma história detetivesca, onde o resultado é melhor que o esperado. Eu adoro ficção científica antiga, principalmente em saber como eles imaginavam os tempos que estavam por vir. Recomendo

Brasileiro 25/03/2023

Investigação Policial + Ficção Científica = Perfeição
Esse livro juntou duas coisas totalmente novas para mim, o gênero "policial" e a "ficção científica policial", e foi perfeito.

Como já se sabe no início, o livro se trata de uma investigação a respeito de um assassinato, onde encontramos a Baley, personagem principal, que é um investigador policial que está responsável pelo caso.

Eu adorei os insights do livro, as suposições e todas as vezes que fomos colocados para pensar a respeito de temas tão sensíveis e tocantes. Eu adorei ser levado por essa trama, e sendo um leitor de Isaac Asimov, eu gostei mais desse livro do que da trilogia da Fundação, acredito que tenha sido devido ao fato de que nessa trama nós acompanhamos o desenrolar de apenas 1 personagem, e não de uma linha histórica de centenas de anos.

Eu recomendo muito que você dê uma chance a essa leitura, é muito gostosa de ler e dá um gostinho de quero mais.

Suzana 26/01/2021

O planeta está divido entre os terráqueos, que moram no subsolo, e os siderais, que moram na superfície. Os siderais apresentam tecnologia super avançada o acesso até lá é extremamente restrito e seguro, além disso eles convivem de forma bem direta com robôs, que são mal vistos pelos terráqueos. A trama se desenrola quando um sideral é morto aparentemente por um terráqueo, o que causa muito estranhamento dados os cuidados para evitar os habitantes do subsolo. Baley, um policial terráqueo, é designado para resolver o caso, desde que aceite ser ajudado por um robô da vila sideral.
Baley é um personagem destemido que encara com muita coragem essa missão independente das consequências que a descoberta do assassino possa causar. Já o Sr Olivaw, o ajudante robô, justamente por ser um robô vê as coisas de forma muito simples e direta, fato que contribui pra dar dinamismo na história e pra nortear tanto o Baley quanto o leitor para o que realmente importa.
A leitura é bastante fluida e a curiosidade pra entender o que aconteceu no fatídico dia da morte do sideral faz querer ler cada vez mais. Existem variadas reviravoltas que fazem hora achar que um é o assassino, hora outro e depois voltar no primeiro suspeito e por assim vai.

laris 06/05/2023

Não sei se vou continuar a série... Foi boa, mas alguns elementos achei muito "jogados" e a solução final foi dada muito rápido
Silvia Cristina 06/05/2023minha estante
Dizem que os próximos são muito melhores . Vou ler algum dia

Sté.Souza 31/05/2022

Essa é a minha primeira experiência com Isaac Asimov. No começo fiquei com receio, porém, acertei em cheio, gostei demais da escrita dele, muito fluida. Já quero mais.

Jacques.Bourlegat 22/02/2021

As cavernas de aço
Megas cidades imaginadas por Azimov nos anos 50, que hoje não são mais ficção científica, assemelham-se a um complexo sistema de cavernas de aço e concreto. Nesse futuro, os homens já conquistaram planetas, construíram robôs inteligentes e tentam lidar com todos esses elementos durante uma investigação de um crime. Uma parceria inusitada entre um policial humano e um robô nos faz refletir sobre tudo o que significa ser humano!

Leticia 27/02/2021

O detetive mais errado da historia hahahahah
Nunca senti tanta vergonha alheia quanto ao acompanhar o detetive Elijah. O preconceito contra os robôs me irrita bastante. Mas o livro é muito divertido e bem escrito, o pano de fundo que é a terra onde os humanos tem medo de espaços abertos e voltam a morar em "cavernas" é magnífico. Todos os detalhes do funcionamento dessa terra são muito cuidadosos e bem explicados. E fazem sentido! Eu amei. Vou continuar lendo a série.

Junior Lima 22/03/2021

Uma ficção científica dentro de um romance policial!
Quando fiquei sabendo da existência deste livro, me animei por seu um amante de romances policiais, e nunca tinha lido uma história de detetive ambientado num futuro distante. E me surpreendi que, apesar da premissa ser uma história de assassinato e detetive, é uma profunda ficção científica, outro estilo a qual admiro bastante!

Sem dar nenhum spoiler, uma das maiores discussões é o papel que os robôs têm na sociedade e como isso interfere diretamente a vida humana, como por exemplo, os robôs roubando empregos dos humanos. E se parar para pensar, essa é uma discussão extremamente atual, vendo que alguns maquinários estão realmente substituindo o trabalho do homem.

Outra discussão é como alguns seres de outros planetas são mal vistos pelos habitantes da Terra, sendo mal tratados e mal falados. E também não pude comparar com alguns cenários atuais, de habitantes de alguns países maltratando imigrantes por "invadirem suas casas e roubarem seus trabalhos!", passando do limite da xenofobia. E pasmem, esse livro foi publicado em 1953!

É uma escrita bem simples e fluida, o que me impressionou por ser produzida no início dos anos 50, e a trama policial também de tirar o fôlego, respondendo questões até a última página. O autor se perde um pouco em descrições longas e confusas em certos momentos do cenário futurista, mas é apenas uma lasca de erro em uma grande obra-prima!

Denise 26/05/2023

Ficção científica com investigação policial
O primeiro livro da saga dos robôs. Asimov é um dos mais importantes escritores de ficção científica, conhecido como o pai da robótica.

Neste livro, ele mistura ficção científica com investigação policial de um assassinato.

No futuro, com a superpopulação e os problemas decorrentes dela, como esgotamento de recursos e escassez de alimentos, a solução foi a exploração de outros mundos, enquanto que na Terra os seres humanos tiveram que viver em cavernas de aço.

Paralelo a isso, robôs começam a ser construídos para compor a força de trabalho que vai substituir os humanos, o que causa grande insatisfação na população.

Asimov sabe construir esse universo de forma bastante criativa, que prende o leitor.

A investigação do crime com uma parceria improvável é apenas um fio condutor para ele explorar os conflitos entre o novo e o velho, o passado e o futuro, a individualidade humana e a eficiência dos robôs.

Roberto.Vasconcelos 09/07/2023

Vá e não voltes a pecar
Que livro bom. Aquele livro que flui bem fácil.
Os robôs do asimov são muito interessantes e o daneel foi muito legal, e me deixou ansioso por mais experiências tecnológicas.
A história me pareceu pender mais pro lado do sci- fy do que de romance policial e pra ser sincero o final foi bem menos dramático do que esperava mas o livro fechou bem a história.
A escrita do asimov não enrola tanto e segue com uma lógica que me agradou bastante , sem deixar nenhuma ponta solta.
Espero que os próximos sejam uma crescente.

Markinho 13/04/2021

Fantástico e surpreendente
Um livro que aborda a reação dos seres humanos em relação ao convívio com robôs, uma trama envolvente que é conduzida com um enredo cativante em que conflita as crenças, valores e princípios do ser humano com um robô, coisas que seu cérebro positrônico e limitado não entende. Excelente conclusão para um livro fantástico!

Nenequest 17/04/2021

Meu primeiro Asimov
Sabe aquele escritor classico scifi que você sabe que vai ser bom e que mesmo assim você protela devido ao destino nunca te proporcionar esse encontro, mas com o alinhar dos planetas e graças a semideus kindle eu tive essa oportunidade.

E posso afirmar porquê e tão bom kkkkkkkkkkkkk puta que pariu sempre me arrependo de não força o destino a esse inevitável encontro, pois poderia estar zerando sua bibliografia mas estou apenas começando a esse fantástico futuro novo ou seria mundo novo. Dubiamente complexo kkkkkkk.

Mas esse e o primeiro de uma trilogia, um romance policial muito divertido e apreensivo. Ansioso para voltar a esse mundo. Mas devido ao destino irei desbravar em outros mundos.

Thomas.Jordao 02/08/2023

Asimov não para de me surpreender. Em uma história de investigação policial, temos nesse livro mais uma expansão do universo de asimov. Um mundo em constante tensão política e social, convivendo com o "inimigo", quando um assassinato o ocorre, e entra nossos personagens principais na trama. Em si só, é uma ótima trama de mistério, com a resolução no final, na minha opinião, bem construída e inesperada. Porém, o diferencial aqui está na ideia que o autor quis passar com o final. Especificamente no que o Daniel diz no fim, nas entrelinhas, no oculto, é de uma beleza, grandeza e complexidade incrível. E todo o enredo do livro parece que foi feito para embasar essa ideia, a história serve como prova de seu argumento.