As Cavernas de Aço

As Cavernas de Aço Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Ellen.Piacentini 26/10/2022

As Cavernas de aço
O Livro se trata de uma investigação nem um pouco despretensiosa, pois já de início o livro mostra sua importância. Baley é escalado para investigar o caso e com um parceiro que lhe traz desconforto e desconfiança. Conforme o caminho do livro as coisas ficam mais tensas e as sugestões mais absurdas, ou não.

Por fim, é um livro bom, mas admito que eu descobri o plot antes da hora, porém isso não me impediu de gostar dos personagens e do robô também kkk

Geovanna 20/10/2022

Resenha provisória. Jorrei impressões. Algum dia venho arrumar.
Tive uma boa experiência com o primeira livro da Série dos Robôs.
Preciso declarar antes de escrever essa resenha, que essa será uma avaliação enviesada. Sou suspeita para falar de qualquer livro do Isaac Asimov já que, desde o primeiro livro que eu li dele, já o considerei um dos meus autores favoritos.
Dito isso, "As Cavernas de Aço" é um livro de ficção científica com romance policial, cujo foco está mais na ficção científica do que na investigação, em si. Talvez os fãs deste gênero possam se decepcionar, se forem com grandes expectativas. Em grande parte do livro, não vemos muito desenvolvimento da investigação. É um livro curto e com uma leitura muito gostosa
Asimov nos insere em um contexto em que o planeta Terra está a beira do colapso, muito perto da exaustão de seus recursos - o que torna a alternativa de colonização de países habitáveis mais atrativas e até necessárias. Vamos conhecer a situação da cidade de Nova York [ to com sono, depois completo]
Algumas coisas que aconteceram eu havia previsto, mas o livro não interferiu na experiência de uma leitura gostosa. Quero ver como será nos próximos livros

Alan 17/10/2022

Asimov
Ótimo livro para quem quer introduzir a ficção científica nas suas leituras. Um livro com imersão futurística mais simples de ser entendida e agrega um ?charme? a investigação policial.

Carolina593 14/10/2022

Um amor incondicional por Asimov.
Descobri na trilogia dos robôs o meu amor por SCI-FI. Simplesmente apaixonada por essa trilogia. Já estou indo para os robôs da alvorada e meu, só fica melhor!

Lucas 13/10/2022

?Vá e não tornes a pecar?
Por mais que eu tenha demorado mais tempo do que queria para terminar esse livro, tenho que dizer que valeu muito a pena!

A construção de mundo é incrível, você realmente consegue se inserir e imaginar o ambiente novo e futurista ao seu redor, com as descrições que, por mais que não agreguem à história em si, têm um papel crucial na imersão do leitor no mundo.

Também gostei muito do jeito que as interações entre o protagonista e o robô são trabalhadas, dá pra ver a evolução da relação deles ao longo do livro, e também a evolução do próprio robô como um indivíduo em si.

Acho que todos esses diferentes aspectos se complementaram muito bem, fazendo com que haja mais de um objetivo real no enredo, o que deixa tudo mais interessante.

Recomendo muito esse livro, especialmente aos fãs de Detroit: Become Human! E obrigado novamente à pessoa que me deu ele, não poderia ter pedido por algo melhor.

pedro villar 06/10/2022

A parte ficcão científica do livro, a sociedade futurista imaginada pelo Asimov, é o ponto alto aqui. A trama policial, no entanto, não me empolgou muito.
A soma das partes é interessante o suficiente para me dar vontade de seguir a série dos robôs.

Trindade 02/10/2022

Um bom Início para a tetralogia
O livro segue uma métrica clássica dos romances polícias. Investigações seguidas por suposições em ciclo até a revelação final.
O enredo poderia ser mais direto (dentro da linearidade dos romances desse gênero, é claro), muitas vezes a trama ficou repetitiva, mas não impediu uma leitura fluida.
As edições da Aleph dispensam comentários.

Raitsa.Coimbra 30/09/2022

Tons de um crime
Lije, um detetive, é o responsável por nos guiar nessa jornada, e é através de seus pensamentos e ações que os mistérios do enredo vão se desdobrando. Assim como a maioria dos humanos, todo o seu caráter foi moldado a partir da vida na Cidade ? uma construção futurística que afasta a humanidade do "mundo natural" ? e, por essa razão, ele odeia robôs. No entanto, um caso de assassinato o obriga a trabalhar com um deles.

Enquanto os dois parceiros se afundam nos tons que envolvem a cena do crime, Lije aprende mais sobre Daneel e os robôs do que julgou possível. Dessa forma, muitos de seus próprios pensamentos e ideias entram em jogo.

O livro "As Cavernas de Aço" foi o meu primeiro contato com Asimov, embora ele tenha um legado completo no gênero de ficção científica, e fui surpreendida da melhor maneira possível. A leitura fluiu do começo ao fim, unindo os pontos até que eu não conseguisse mais largar o livro. Apesar dos detalhes "mais técnicos" sobre robôs e/ou a humanidade, nada faz com que o enredo perca seu caminho. Pelo contrário, as discussões são bem elaboradas e escritas, o que contribui para que prestemos atenção em tudo.

É uma leitura que eu super recomendo não só para os amantes de ficção científica, mas também para os que têm curiosidade sobre o gênero.

Pepper 28/09/2022

Elijah e seu parceirobô
Cerca de um milênio após a invenção dos robôs e início da colonização espacial, os terráqueos encontraram um novo meio de vida: em cidades subterrâneas que funcionam como colmeias. Numa Nova York composta por cavernas de aço, cada pessoa tem sua função e a de Elijah Baley, um detetive de classificação mediana, é conferir a ordem. Ele então é convocado a resolver um assassinato e seu parceiro é um robô, coisa com que não está acostumado já que só agora a Terra está começando a aceitar - não muito receptivamente - robôs em sua civilização. Mesmo sendo exposto como um livro policial, a parte da cultura dessa sociedade futurista exacerba-se sobre qualquer outro assunto, principalmente no que tange a ideia de um robô poder fazer o papel de detetive. Elijah é cativante e a cada passo que dá em direção ao fim do livro, entendemos quais as suas crenças reais e, por consequência, qual a sua importância dentro de seu contexto social. Um livro que continua o universo asimoviano e seus robôs, altamente recomendável para quem gosta de futurismo

Samuel.Moreira 23/09/2022

Um bom início para a saga
Eu gostei bastante do início, gostei bastante do final, mas achei o meio do livro muito chatinho, eles ficam dando voltas e voltas e a história não anda. Fica tudo para as últimas 50 páginas.

Mas eu gostei da revelação final, e gostei muito das conversas do Elijah com o Daneel e com o Fastolfe. Com um final muito bom, fiquei ansioso para os próximos.

ThiHenrique 19/09/2022

Suspeitei desde o princípio
Você quer ler um romance policial com pitadas de futurismo e um pouco de questionamento sobre a humanidade? É o livro pra você.

Isaac escreve bem e esse livro não foge disso. Está bem distante da qualidade reflexiva de eu robô, mas vale a pena.

Miguel Freire 09/09/2022

Mais ficção científica do que romance policial
The Caves of Steel, publicado em 1953 é o livro que inicia a famosa Série dos Robôs, sendo o primeiro grande sucesso literário de Isaac Asimov. Ele se originou como uma resposta à um editor que dizia que literatura policial e ficção científica são incompatíveis. Nele são introduzidos os personagens mais bem desenvolvidos por Asimov: o detetive Elijah Baley e o robô Daneel Olivaw, que têm que trabalhar juntos para resolver um assassinato.
Bom, minha expectativa estava bastante alta, já que o livro prometia ser uma junção de dois dos meus gêneros literários preferidos: ficção científica e romance policial. Porém, elas não foram superadas. O livro não se desenvolve muito, não há grandes tensões, reviravoltas, inquéritos e investigações; o detetive não chega nem a visitar o local do crime. A história está mais preocupada em mostrar-nos como funciona a sociedade humana no futuro, como ela se transformou naquilo, todas as vantagens e desvantagens e seu relacionamento com os robôs, o que não é nem um pouco chato ou desinteressante, mas falta ação, como em qualquer história policial que se preze.
Dá a impressão de que o livro deveria ser maior. Causa uma certa angústia ir vendo as páginas se acabando e a história não ir pra frente sem nem mesmo um progresso superficial. Se fosse um livro com umas 200 páginas a mais, seria muito melhor e não se teria essa “pressa” pra acabar.
Mesmo assim, o final é realmente uma surpresa e o relacionamento entre o Elijah e o Daneel é muito interessante e até mesmo emocionante: são aqueles tipos de personagens com os quais você cria uma verdadeira simpatia; não é à toa que eram os preferidos do Asimov.

Bruno Marcolino 03/09/2022

As Cavernas de Aço
Início morno de trilogia. Mas como sempre uma boa leitura vindo do Asimov. Vamos ver o que vem em seguida.

Pedro 31/08/2022

Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonado por Isaac Asimov, e esse livro não poderia ser diferente. Leitura cativante do início ao fim