Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

Mariana 23/01/2023

Livros escritos por homens para homens, onde mulheres são meros objetos decorativos na narrativa.
Apesar de gostar da premissa de alguns contos, o sexismo impregnado na escrita me deu asco. E, infelizmente, essa não é uma característica apenas desse autor de ficção científica.
Qnat 23/02/2023minha estante
é verdade, tem aquele conto dos caras na guerra, e haviam três modelos de "robos".
Eu tinha CERTEZA que o terceiro seria uma "mulher bonita inocente".

Lembra muito aquelas séries antigas de ficção científica, tipo Star Trek.
Chega a ser bem chato, mas é coisa da época, e os EUA sempre foram conservadores.

Provavelmente daqui 100 anos vão ler nossos textos, falando de "casamento", "trabalho presencial", e oturas coisas e vão pensar que nosso mundo de hoje é um absurdo também.

Kizner 18/10/2022

Que livro maravilhoso!
Peça chave na estante de quem curte uma boa ficção. Phillip K Dick escreve de forma fluída, divertindo o leitor a todo momento. Personagens carismáticos, enredos maravilhosos.

Super recomendo.

Thiago.Moretti 26/12/2021

compilado de contos de Sci-Fi do grande autor Philip K. Dick, todos se tornaram filmes de sucesso posteriormente. Bem interessante a visão que ele tinha de futuro bem como suas impressoes sobre a natureza humana colocadas de maneira sutil em meio ao texto.

Metalfj 09/08/2023

Realidades...
Obra muito rica, apesar da pouca quantidade de contos, valeu a pena pois nele encontramos histórias maravilhosas que deram origem a grandes filmes como Minority Report.
Philip K. Dick não apenas é um autor com gigante peso dentro da ficção científica mas possui uma importância imensurável dentro da cultura pop e esses contos retratam muito bem isso.

Indo de mutantes à alterações no espaço-tempo o livro nos traz ao grande universo que apenas Dick poderia construir!

Danilo 23/11/2021

Um livro de contos que me lembra bastante Eu Robô. Todas histórias acabam te envolvendo, um pouco previsíveis mas você sempre fica em choque no final de cada uma. Dá pra imaginar o filme que elas inspiraram facil, quero assistir todos.

Antonio.Brito 02/09/2021

A base para muito do que vemos na ficção científica
São contos incríveis que te prendem do começo ao fim. Dick consegue trazer plot twists muito geniais.
Nick 02/09/2021minha estante
Uauuu

bardo 02/07/2022

A primeira coisa que se pode dizer desse livro é que ele à semelhança de Sonhos Elétricos é uma ótima porta de entrada para o leitor que nunca leu nada de Dick. Reunindo no início quatro de talvez seus contos mais conhecidos para posteriormente mostrar outros três não tão comentados, o que temos aqui é um apanhado geral das principais ideias que inquietaram o autor e perpassam a maioria, senão todas as suas obras. O premissa que permeia a obra, isto é, contos que deram origem a adaptações cinematográficas famosas é bem interessante, ainda que essas guardem muito pouca semelhança com o material fonte. Em seus contos Dick inquieta e propõe questões que podem tanto servir de um entretenimento mais imediato, são histórias extremamente interessantes e originais; como permitir a reflexão sobre questões realmente profundas quando refletimos sobre o que o autor queria de fato retratar. Nesse sentido as "notas do autor" são bem oportunas, ainda que considere que deveriam ser colocadas logo após o conto comentado e não no final do livro. Infelizmente elas não contemplam todos os contos, mas já dão uma ideia para o leitor iniciante nesse universo de como funcionava a mente desse escritor tão imaginativo.

Wania Cris 27/11/2022

PKD nunca decepciona.
Mais um livro de Mozão que me deixa 100% satisfeita.

É maravilhoso ver como um gênio atemporal teve ideias tão avançadas em época tão remota. Eu vivo dizendo que o mundo jamais estará à altura da genialidade de PKD e esse livro ao confirma a minha teoria. Mesmo se nascido hoje, Philip estaria muito, muito a frente de seu tempo.

Ludimila Hashimoto entregou uma tradução deliciosa de se ler, o que deve ter sido o trabalho mais gostoso da vida dela, imagino...

Men 06/04/2022

Frenético
Foi meu primeiro contato com o autor e gostei muito do que li, neste livro são apresentados contos do autor que foram adaptados para o cinema, são 7 contos ao todo dos quais assisti duas adaptações para o cinema e gostei de ler os contos que inspiraram estes filmes.

Paola 04/12/2020

Um dos meus autores favoritos de ficção científica. Ler esses contos que foram adaptados para o cinema é maravilhoso, mesmo que na maioria das vezes não sejam tão bons quanto o material original.

Meu conto favorito é "Equipe de Ajuste."

pehlma 16/08/2018

Terminei de ler esse livro já tem quase um mês e tinha esquecido de escrever minhas impressões sobre ele. Porém, como dizem os antigos, antes tarde de que mais tarde.

Essa coletânea de contos, até onde sei exclusiva do povo brasileiro, é uma genial sacada da editora que reúne os contos mais famosos que inspiraram filmes.

A qualidade da escrita de PKD é algo a parte. Ácido, direto e certeiro nos pontos que deseja abordar, o velho Phillip raramente decepciona.

De todos os contos só 1 que não me agradou muito, falarei um pouco de cada mais abaixo.

Recomendo assistirem aos filmes antes dos contos, pois terão a mesma sensação que eu tive, que é a de ver como 20 ou 30 páginas conseguem entreter melhor que 2 horas de áudio visual rs.

Lembramos para você a preço de atacado
Conta a história de uma empresa que consegue inserir memórias 'falsas' nas pessoas mediante pagamento. A reflexão maior é também o slogan da empresa, que diz implantar a memória tão profunda que nenhum detalhe passa despercebido. Combinemos que dificilmente uma memória 'natural' se mantém intacta por muito tempo rs.
Esse aqui foi meu conto preferido.

Impostor
É basicamente a história de um infiltrado que se torna uma cópia exata de outra pessoa. Minha reação inicial foi: “Esse conto é maravilhosamente derretedor de mentes. Estou tendo orgasmos mentais."
Passou um tempo e a sensação continuou rs.

Segunda variedade
É um conto irritantemente incrível. Conta uma história meio pós guerra onde a humanidade desenvolveu máquinas para caçar seus inimigos. É a clássica história onde as maquinas tomam contam e assumem o controle.
Ele te leva numa jornada clichê e nada surpreendente. É basicamente mais do mesmo até a última página, mas é na última frase que o desgraçado do PKD mostra o quão genial ele é. O conto nunca foi sobre o que você acha que é, e só terminando é que você percebe. Malditos autores sensacionais kkkkk

O Pagamento
É um conto interessante, é um suspense melhor que muito thriller completo por aí. Um homem que perde a memória descobre que seu ela do futuro lhe deixou várias dicas para ele recobrar a memória.
O final é meio bleh mas é legal num geral. Gosto da escrita do PKD pq ela é direta e sem muita enrolação, principalmente nos contos.

Minority Report
Rapaz, Minority Report é um conto sensacional. De cair o cu da bunda, como dizem por aqui. Adaptado pro cinema pelo Spielberg, já dá pra saber que ele não iria colocar a mão em coisa ruim.
A história gira em torno de uma tecnologia criada para prever crimes. Com isso em mãos, a segurança consegue agir antes que o mesmo aconteça, o que traz a reflexão: Um crime que ainda não foi cometido, pode ser considerado crime? Pensar em fazer algo, é o mesmo que fazer?
Maldito né? kkkkkk

Equipe de ajuste e O Homem Dourado
São os únicos contos que não gostei. Eles não são ruins, só achei meio raso demais. Comparado aos outros é bem fraco.
A primeira é a história é sobre um homem que percebe a ‘matrix’ e tenta fugir de ser derrubado pelo sistema. Quem desperta merece ser aliado ou eliminado?
O segundo é sobre uma criatura que supostamente é a evolução do ser humano.

Realidades Adaptadas - Philip K. Dick
Nota: 9,5/10

site: https://resenhanaestante.blogspot.com/2018/08/resenha-realidades-adaptadas-philip-k.html

Coruja 03/06/2016

Enfim, comecei a ler a antologia de contos do Philip K. Dick que inspiraram filmes. E a primeira coisa que tenho a dizer é que Lembramos para Você a Preço de Atacado é um título muito mais legal que O Vingador do Futuro. Aliás, a maioria dos títulos originais são mais legais que os que ficaram para os filmes.

O impressionante das histórias é como o autor consegue alcançar um resultado tão interessante e tão profundo em seus questionamentos ao longo dos contos aqui apresentados: de como se constrói a identidade através da memória, se somos capazes de descobrir quem é humano e o que aparenta ser humano. E como a semente da destruição se insere mesmo entre seres artificiais.

Sério, acho fantástico como ele consegue, em histórias tão curtas, criar enredos tão elegantes na forma como se contém. Isso é algo que sempre me surpreende quando estou lendo bons contos, porque não tenho esse talento para a síntese. Tenho muita dificuldade em controlar a verbosidade, normalmente enrolo demais e quero contar demais. É uma questão de estilo e tento lidar com isso da melhor maneira possível, mas não nego que queria ser capaz de contar uma história bem amarrada sem me esparramar demais.

PKD não desperdiça nem uma palavra, não escreve nada além do necessário - e mesmo assim, seu estilo não é seco e consegue nos sugar para dentro da história completamente.

Cada um dos contos dessa antologia, sozinho, seria capaz de render horas de debate. Reunidos em um único livro, tenho a impressão de estar recebendo um coice na cabeça para me fazer pensar de forma mais profunda sobre o que se esconde por trás das aparências cotidianas desses personagens.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2016/05/1-ano-365-contos-maio.html

Francine Nunes 17/04/2022

Maravilhoso
Gostei muito dos contos, são bem rápidos de ler e mega interessantes.
Os meus preferidos foram: Segunda variedade e o relatório minoritário.

Literatura 16/09/2013

O que é real?
Até este livro chegar às minhas mãos, eu não conhecia Philip K. Dick. E pelo que vi na internet essa injustiça não foi cometida apenas por mim. Injustiça porque ele é o autor de ficção científica mais adaptado para o cinema (eu mesmo já vi quatro dessas adaptações sem saber de sua autoria), mas muito menos lembrado do que Carl Sagan, Arthur C. Clarke e Isaac Asimov.

Ganhei o livro de presente, e ao ler na contracapa que o filme Blade Runner também fora inspirado em uma de suas obras, minha atenção foi conquistada.

O título do livro Realidades Adaptadas, publicado aqui pela editora Aleph, inclusive reflete muito bem esse mérito do autor, já que se trata de uma coletânea de sete contos que teriam sido adaptados em produções Hollywoodianas.

Impressiona o fato de todos os contos terem sido escritos originalmente nas décadas de 50 e 60, posto que várias de suas visões de futuro não parecem absurdas mesmo para olhares contemporâneos. O contexto beligerante da época também reflete bem claramente em seus textos, incluídos quase todos numa realidade pós-guerra ou de conflito mundial.

Dois pontos principais guiam os temas de seus contos: a natureza do ser humano e a realidade posta em dúvida. Tais questões, sobre as quais qualquer pessoa já pensou, ainda que por um mínimo momento, tornam a totalidade do texto interessante e reflexível

Veja no site o que achamos de cada um dos contos:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/09/resenha-realidades-adaptadas-o-que-e.html