Realidades adaptadas

Realidades adaptadas Philip K. Dick

Resenhas - Realidades Adaptadas

davidplmatias 30/12/2018

Tudo que se espera
Tudo que se espera de um scifi. Inteligente, inventivo, original, cativante, te faz pensar no pós leitura. Muito legal conhece as histórias que deram origem aos filmes clássicos do scifi.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/01/2019

Realidades Adaptadas
"Quando quero conhecer a obra de algum autor já consagrado e com vários livros publicados, sempre vou atrás dos mais finos ou dos contos, e foi assim com o Philip K. Dick, pois como estou na minha saga de desbravamento da ficção científica, logo recorri a essa obra recheada de grandes ideias. Fiquei bastante contente, pois na orelha já indicava esse livro como um ótimo começo para os não iniciados na obra do Dick, portanto, comecei com o pé direito."

Leia a resenha completa acessando este link: http://www.apenasumvicio.com/2016/11/resenha-realidades-adaptadas.html

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-7657-134-6

Emilia Yumi 17/02/2019

Contos de sci-fi, todas utilizadas em filmes de ficção científica.
Coletânea de sete contos, todos usados como pontapé para o desenvolvimento de vários filmes de ficção científica de sucesso. Alguns que destaco...
1- Lembramos a você a preço de atacado. Um cara tem o sonho de conhecer Marte e irá a uma empresa para implantar uma memória de viagem e deseja apimentar as coisas se tornando um agente especial em missão... Utilizado no filme Vingador do Futuro.
4 - Relatório Minoritário. Utilizado no filme Minority Report com Tom Cruise. Em um futuro, a polícia consegue prever o crime e prender o "criminoso" antes que ele faça tal ato... Faz você pensar... ele seria criminoso se ainda não cometeu o crime?
5 - O Pagamento. Do filme homônimo com Ben Affleck. Um técnico, após um contrato de dois anos, tem a sua memória apagada e espera receber um montante considerável de pagamento, mas... recebe um saco com algumas bugigangas... como um pedaço de fio, uma ficha de jogo quebrada, um canhoto de depósito... além de ser perseguido pela polícia...

Dos 7 contos esses foram os meu preferidos... Quem não conhece o autor, esse livro é um ótimo começo!!!

Allan Tancredo 14/04/2019

Incrível
Esse livro é uma viagem a uma mente brilhante e perturbada. Instiga a várias reflexões. Recomendo.

Jackson 22/11/2020

ão vários contos que tornaram-se ótimos filmes de ação e ficção científica, muitos deles levantando temas sobre existencialismo e interações com tecnologias futuras. Uma leitura bem leve e rápida.

RNA 19/02/2021

Ótimos contos, alguns um pouco diferentes dos filmes outros
muito parecidos, meu preferido é o screamers.

Luiz Pereira Júnior 07/03/2021

Tal como (não) acontece na realidade...
Tentar construir um mundo possível, por meio das leis da ciência: esse parece ser o propósito final da ficção científica, em seus diversos níveis, profundidades e prognósticos (previsões). Mas a ficção científica não nos dá a certeza de nada. Talvez seja justamente por isso que antes de “científica” venha "ficção” (estou brincando, mas até que há certo fundo de verdade nesta afirmação).
Isso acontece com todos os escritores de ficção científica, sejam eles iniciantes ou experientes, novos ou antigos, experientes ou imaturos. Não é possível prever com exatidão o que vai acontecer a essa espécie tão caleidoscópica quanto o ser humano. A bem da verdade, nenhuma previsão jamais chegará à absoluta e inequívoca certeza e sempre há algo de hilariante, engraçado ou simplesmente ridículo em algumas visões de futuro.
É claro que isso ocorre nos contos de Philip K. Dick que fazem parte desta coletânea. Senão, vejamos, um exemplo: ao lado de armas capazes de lançar mortíferos raios de calor e aeronaves voadoras e máquinas que produzem frestas no tempo, ainda temos máquinas de escrever e (talvez o mais datado de todos) o serviço de telefonia via telefonista. Imagine a situação: antes de entrar em uma máquina do tempo, você precisa falar com uma telefonista para que ela ligue para sua esposa avisando que vai passar uma tarde na era medieval. Ou seja, parece que a tecnologia evoluiu para as grandes coisas, mas as pequenas permanecem paradas no tempo.
Porém, não me entenda mal: apesar de alguns contos se pareceram muito uns com os outros (marca do autor?), ainda assim vale a pena conhecer os escritos que deram origem a tantos filmes famosos.
E não se espante se os contos também não conseguem fugir de sua própria época: é visível, revoltante, irritante a conclusão misógina do conto “O homem dourado” (no mesmo conto, a comparação do autor relacionada aos anões é de fazer o leitor largar o livro...).
Enfim, muda-se a tecnologia, mas os preconceitos não. Melhor dizendo, tomam outras formas...

Willjf 25/07/2021

Ao longo de sua vida, PKD escreveu algo em torno de 150 contos. Um excelente ponto de partida para conhecer o autor, o formato mais curto permite que as grandes ideias da obra de Dick apareçam mais claramente, e até mesmo as histórias mais complicadas se adaptam a uma forma relativamente coerente.

Este livro apresenta sete contos que foram adaptados para filmes. As histórias vão desde contos de terror paranóicos, até dobradores de mente envolvendo viagens no tempo e realidades alternativas.

Karina 22/01/2023

Contos eletrizantes
Três contos foram os meus favoritos: Impostor e Os Agentes do Destino. Gostei muito de o Homem Dourado também. Não assisti nenhuma das adaptações para o cinema mas pensava a todo momento: que foda deve ser assistir a essa história. Uma mente muito criativa de Dickens.

Paula1735 03/06/2022

Bom para iniciar
O livro deixa a muito desejar pra quem já conhece outras obras do autor, mas é um bom caminho para iniciar se você não conhece PKD ainda.
Achei os primeiros contos bem previsíveis e simplórios, mas segue minha lista dos favoritos que valeram toda a pena ter lido:

1. O pagamento
2. Relatório minoritário
3. O homem dourado

Rafaela Prata 09/08/2022

Amei demais! A mente desse autor era muito pra frente, sendo que esses contos foram escritos na década de 50. É muita viagem porém muito maravilhoso.
Brujo 09/08/2022minha estante
PKD é um dos meus escritores favoritos!

Rafaela Prata 09/08/2022minha estante
Gostei muito, e será que somos robôs numa realidade virtual?

Brujo 09/08/2022minha estante
Hehe.... Será ? O PKD acreditava que sim...

Giany.Alves 21/12/2022

Um excelente livro para os amantes do Sci-fi.
Vários contos, todos inspirações para filmes de grande sucesso.

Sa Klabacher 31/10/2022

Esse livro foi um refresco que eu precisava no meu dia a dia, que livro incrível! A maioria dos contos me prendeu do início ao fim e, apesar de alguns deles terem temas e finais mais "clichês", são muito bem escritos: as poucas páginas que cada um tem conseguem ambientar bem o leitor no mundo, ter uma noção de como é a personalidade do protagonista e, ainda assim, desconfiar dele.
Acho que os meus contos favoritos foram "O homem dourado", "Segunda Variedade", "Impostor" e "Equipe de Ajuste", que tiveram enredos muito legais e finais sempre muito inteligentes e divertidos.
As notas do autor, em que ele comenta um pouco sobre a intenção dele em alguns dos contos, foi muito interessante de ler e esclareceu ainda mais a mensagem que ele queria passar nas histórias.
É definitivamente um dos meus favoritos do ano!

Caetano.Bezerra 07/11/2022

Bom livro com bons contos. Todos possuem uma estrutura semelhante, e realmente bem mais cinematográficas do que as obras de Dick costumam ser. Fica cansativo no final essa repetição, mas longe de deixar o livro ruim. Até pq é a intenção desse compilado.