Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Sandra Silva 22/04/2024

Necessário!
No segundo livro da trilogia ?O Século?, Ken Follett nos dá mais uma incrível (e cruel) aula da nossa história recente.
Acompanhamos a vida de vários personagens, no período entre a ascensão de Hitler e do nazismo, até o início da era pós bomba atômica.
Misturando ficção e realidade, e por vários pontos de vista, vemos o desenrolar dos principais fatos históricos das décadas de 30 e 40.
Cinco famílias - americana, alemã, russa, inglesa e galesa - são os principais personagens aqui. Pelos seus pontos de vista, somos transportados para a Guerra Civil Espanhola, para a Alemanha nazista, para a Rússia de Stalin.
O que eu achei muito interessante nesse livro, é que o autor se preocupou em narrar os fatos pelos olhos dos outros afetados pela guerra: os burgueses, a alta sociedade, os espiões russos, o governo americano, e não do ponto de vista judeu, apesar de termos alguns vislumbres no livro.
Minha personagem favorita é Carla Von Ulrich, uma menina alemã que amava os pais, sociais democratas, sobreviventes da Primeira Guerra, com um irmão que bebia muito da água do nazismo, e via Hitler como um grande líder. Pela sua história, vemos como alguns alemães arriscaram a vida para espionar o governo, ajudar famílias judias, lutar para ter um pouco de comida em casa, denunciar crimes como o assassinato de pessoas deficientes pelo governo, conseguir sobreviver a todo o período de guerra e depois sofrer com a brutalidade do exército vermelho.
Uma aula de história completa!
E a leitura (de quase 900 páginas) é fácil e envolvente, os personagens são cativantes e por mais que já saibamos o que vai acontecer, a ansiedade de saber o que virá no próximo capítulo é imensa.

Leandro 14/08/2022

Aula de história
No geral, os livros do Follet são muito bons. Com esse, não é diferente, mas demorei um pouco para engrenar na leitura. O primeiro terço do livro é bem maçante, com pouca ação e muita "enrolação", que se faz necessária para entendermos o contexto geral que culminou na Segunda Guerra Mundial. A partir daí o livro fica muito bom. A maioria dos personagens principais são legais, mas 2 se destacam ao meu ver: Carla e Lloyd, que sempre rendem bons capítulos. A melhor parte do livro é a a batalha de Pearl Harbor!

Vanessa.Pitsch 30/07/2013

Inverno do Mundo
Eu achei que seria impossível gostar mais deste volume do que de "Queda de Gigantes". Me enganei completamente! Ken Follett passa a ser meu escritor preferido.
Talvez pela proximidade da II Guerra com a nossa geração, tudo soa ainda mais real. Chorei, sorri, mas principalmente me lembrei de histórias contadas pelos avós e bisavós que viveram essa época e me emocionei ao ver como o homem pode ser muitas vezes cruel, como a população pode ser manipulada e como, também, existem pessoas maravilhosas e dispostas a mudar o mundo em todas as épocas da história!
Mais que recomendado, leitura obrigatória!

Rosana 15/12/2013

Como sempre, cronologia perfeita na segunda parte dessa trilogia que nos coloca literalmente dentro dos fatos históricos numa posição crítica que nenhum livro de História jamais nos proporcionaria. Impossível separar os personagens reais dos literários tamanha é a riqueza de suas composições! Leitura apaixonante em todos os sentidos!

Raniere 02/12/2014

Um livro brutal
Em “O Inverno do Mundo”, Ken Follett nos fala sobre o período da Segunda Guerra Mundial.

O livro começa alguns anos após o desfecho de “Queda de Gigantes”, e os personagens centrais são os filhos dos membros das cinco famílias principais do primeiro livro. A Alemanha sofre com a ascensão do Nazismo e fascismo, e este começa a se espalhar pelo mundo.

Como sempre, Ken Follett, através da ficção e envolvendo seus personagens com figuras históricas, nos conta com detalhes o período da História ao qual ele está abordando em sua obra. “Inverno do Mundo” fala sobre a Segunda Guerra Mundial, fascismo, Nazismo, Guerra Civil Espanhola, Pearl Harbor, Batalha da Normandia, o acordo de não agressão entre URSS e Alemanha, para tomarem a Polônia, a invasão alemã. Porém, achei que alguns fatos importantes não tiveram tanto destaque no livro como, por exemplo, a bomba nuclear em Hiroshima e Nagazaki.

Os personagens que Ken Follett cria são sempre cativantes e de uma humanidade impressionante, seja para o bem ou para o mal. Seus protagonistas conquistam o leitor de uma maneira inesquecível, fazendo-o ansiar por ler mais sobre eles, rir com eles e sofrer com as suas angústias. Já seus vilões conseguem ser incrivelmente maus, cruéis, e fazem o leitor os odiar com cada gota do seu ser. Acreditem: um dos maiores vilões que já vi foi criado por Follett! Porém, em “Inverno do Mundo”, ou melhor, em toda a trilogia “O Século”, essa imagem de vilão é bem peculiar. Follett é imparcial sobre as posições políticas em suas obras, e nesta não é diferente: ele fala dos aspectos positivos e negativos do socialismo e do capitalismo, e o leitor, independente de sua posição, consegue entender o personagem contrário às suas convicções, devido à visão deste, criada com muita competência pelo autor, como pela época da obra. Porém, em “Inverno do Mundo”, o grande “vilão” é o nazismo! Os antagonistas deste livro, como Boy, filho do Conde Fitzherbert, é seduzido pelo fascismo e por seus falsos ideais. Claro, não tem como “amar” esse personagem: ele é asqueroso! Mas tem, sim, como entender o porquê dessa sedução. E é isso que me surpreende nas obras de Ken Follett: o leitor ENTENDE a posição dos personagens!

Agora vou abordar um assunto polêmico, porém necessário!

Algumas pessoas dizem que a eficiência de Hitler não é reconhecida em livros de História, e temem que esta também tenha o mesmo tratamento em “Inverno do Mundo”. Eu discordo e muito disso! A eficiência de Hitler é, sim, reconhecidíssima, e Ken Follett não decepciona o leitor nesse quesito. Hitler conseguiu seguidores por toda a Europa e pelo mundo com a sua oratória, espalhou sua ideologia deturpada e obscura de tal maneira que, até hoje, vemos seguidores dele. E Ken Follett descreve isso! Ele mostra como a economia e a qualidade de vida melhorou na Alemanha, para aqueles que seguiam os ideais do fascismo, mas também mostra a miséria e a desgraça para aqueles que não seguiam, e o terror dos campos de concentração. O livro mostra que Hitler, por exemplo, começou a matar todos os deficientes físicos e mentais, idosos e incapazes em geral, pois achava que estes eram gastos enormes e desnecessários para os cofres públicos (esse spoiler é dado por todos os livros de história e documentários sobre a Segunda Guerra, então abri uma exceção). Claramente, este meio doentio foi para alcançar um fim estupendo (e alcançou, por um tempo), e Hitler sabia que nem os seus seguidores concordariam com este ato, e fez estas missões de assassinato secretamente. Follett nos mostra isso com perfeição!

Ken Follett também nos fala sobre como Stálin era um ditador, e os crimes que a polícia secreta cometia em seu nome. Para resumir esta parte, vou dizer o que eu penso sobre isto: Stálin é tão vergonhoso para os esquerdistas quanto Hitler o é para os direitistas.

Enfim, “Inverno do Mundo” (ou melhor, a Trilogia “O Século”) é uma aula de História e, também, uma inesquecível ficção. Agora estou lendo “Eternidade Por um Fio”, último livro da trilogia, e sei que, no final, as famílias Peshkov, Williams, Dewar, Ulrich e Fitzherbert (sim, até essa família) irão deixar uma saudade imensa.

site: https://www.facebook.com/EncontrosLiterariosRJ

robertodante.grimello 15/01/2015

Aprender história de forma simples
Livro excelente, mas deixa a desejar em relação ao primeiro. Os fatos históricos foram, de certa forma, ofuscados pelo cotidiano das personagens. A descrição de assassinatos nazistas em campos, as artimanhas de Hitler para chegar ao poder, os sentimentos em batalhas de Guerra, as angústias dos espiões, a ascensão da mulher na sociedade, o ataque a Pearl Harbor, a guerra civil espanhola e as atrocidades geradas pelo homem na segunda guerra são marcantes neste livro. Frustrante foi o fato de não terem criado uma personagem ligada diretamente a Hitler, o final da guerra e o ataque de Hiroshima serem relatados em menos de um parágrafo, a falta de detalhes em batalhas, invasões importantes e da saída da Itália na guerra, além de não mostrar a crise de 29. Principal lição: a democracia é realmente a melhor opção frente à ditadura imposta pelo fascismo e comunismo do século XX. Como relata ao final: “os americanos se referiam aos eleitores da mesma forma que os russos se referiam a Stalin: ‘Certos ou errados, tinham que ser obedecidos. ’”
Volnei 16/01/2015minha estante
Para quem fez ou faz história o livro é bem interessante pois mostra bem o cotidiano daqueles que vivenciaram a segunda guerra . Ele não traz muitos detalhes históricos precisos justamente poque não é esta a intenção do autor mas nos dá uma boa ideia do que foi a guerra para os países que a enfrentaram.

Maristela 14/11/2022

Como é bom ler um livro onde a ficção e a história se misturam, assim como queda de gigantes, uma leitura incrível.

Rosinha88 05/03/2022

Escrita envolvente
A continuação do livro tem a mesma pegada do primeiro, um início morno para conhecermos os personagens principais e ir se ligando com cada história separadamente. Nesse teve tantas mudanças, tragédias e reviravoltas que não teve como me chocar e emocionar. Amei tanto quanto o primeiro e também o recomendo como uma ótima leitura para desbravar novas visões sobre os acontecimentos da 2° guerra mundial.

Alex 27/06/2018

Muito bom, mas gostaria que fosse melhor
O livro é muito bom, mas não é tão interessante como o primeiro. A história é baseada nos filhos dos protagonistas do primeiro livro (que aparecem bem pouco), e o ambiente de toda a trama é a segunda guerra mundial. Sei que o foco não é a guerra, mas para mim que não conhece muito os detalhes da história, às vezes eu me sentia perdido, mas a gente tem que por em mente que o foco é a história dos personagens, e não a guerra.
Achei que faltou um pouco de "sal", o livro é bem interessante, a história flui graciosamente, é muito fácil de ler e de entender tudo, e isso ajuda. Existem momentos muito tristes e outros que você até se vê rindo. No entanto eu achei muita apelação sexual durante todo o livro, com "cenas" que acho totalmente desnecessárias e não tem nenhum valor na história do livro. Mesmo assim, uma boa leitura, rica em detalhes e em acontecimentos históricos.

Daniel432 28/08/2019

A História Conhecida Através do Romance - Parte 2
Como escrevi na resenha do primeiro volume, o romance histórico é uma excelente forma de se conhecer a história real e Ken Follett escreve muito bem e a leitura é fácil, apesar da quantidade elevada de páginas.

O segundo volume está ambientado, principalmente, na Segunda Guerra Mundial e na Rússia de Stalin e o autor "sacrificou" diversas personagens no ataque japonês a Pearl Harbor, no desembarque da Normandia (Dia D), na guerra insular no Pacífico e na Alemanha Nazista "libertada" pelos russos.

O tempo de leitura (18 dias) foi maior do que o primeiro volume mas mais por minha culpa do que do autor. A gente vai cansando de carregar livros tão "pesados"!!

Lilian.Inoue 01/10/2022

"Inverno do mundo"ou seria inferno...?
Guerra é uma lástima, independente de onde e quando, muitas vidas perdidas, por um ideal de "alguns" seres irracionais. O ser humano é uma desgraça ?

Rafa 27/04/2020

KEN FOLLET é definitivamente um mestre em contar história!
O segundo livro da trilogia é um máximo, mas acredito que ainda não tenha conseguido superar o impacto do primeiro livro.
Acredito que por eu gostar tanto da História da Segunda Guerra, já esperava algo muito mais detalhado, como: os desdobramentos das decisões de Hitler, um maior impacto do General Inverno, e principalmente senti falta da política japonesa! Nesses assuntos interessantes houve apenas pinceladas, mas ainda assim é um prato cheio!

Larissa 02/05/2020

Excepcional
Nunca aprendi tanto sobre a história da segunda Guerra Mundial. Pra quem já leu o primeiro, sabe com que genialidade Ken Follet sabe equilibrar e misturar de maneiras muito sutis a realidade com a ficção. Personagens fictícios encontrando-se com personagens históricos, dizendo suas falas históricas em momentos de fatos históricos.
O livro nos permite ver e sentir de perto os mecanismos e horrores da segunda guerra. Distinguir quem foram os culpados, quem foram os inocentes. De modo generalizado aprendemos na escola como os nazistas foram os vilões, mas com os detalhamentos históricos nesse livro conseguimos ver que não só eles foram culpados, mas que muitos outros cometeram terríveis atos. Conseguimos ver como muitos pró-facismo foram inicialmente dissuadidos pela propaganda facista, mas logo viram os verdadeiros horrores do regime.
Através dos personagens de Ken Follet conseguimos entender isso, conseguimos compreender um pouco como foi viver naquela época, do ponto de vista de cidadãos alemães, ingleses, americanos, russos.
Enfim, eu recomendo esse livro porque ele nos dá esse vislumbre e ainda nos permite entender a tudo que levou a essa guerra e outros acontecimentos durante e após a ela.