Inverno do Mundo

Inverno do Mundo Ken Follett

Resenhas - Inverno do Mundo

Emilia @biblioteca_decitacoes 27/12/2020

Trilogia O Século, Ken Follet
Resolvi escrever uma resenha para a trilogia inteira, já que o fio da narrativa principal todo mundo já conhece das aulas de História. Nesses três livros, acompanhamos a vida de 5 famílias dos EUA, Inglaterra, País de Gales, Rússia e Alemanha, durante os grandes acontecimentos do século passado. Em Queda de Gigantes, temos a narrativa durante a Primeira Guerra Mundial, em Inverno do Mundo, vemos os personagens enfrentarem e Segunda Guerra Mundial, e em Eternidade por um Fio temos, por fim, a Guerra Fria.

Acompanhamos os personagens fictícios, juntamente com personagens históricos, protagonizando momentos decisivos de um século muito conturbado. Passamos pelo sufrágio feminino, revolução russa, ascensão e queda do partido nazista, luta contra segregação racial nos EUA, construção e queda do Muro de Berlim, corrida nuclear durante a Guerra Fria e muitos outros acontecimentos importantes.

No decorrer da narrativa, Ken Follet dá ao leitor “acesso ao camarote” de momentos famosos do século XX. E além de aprender e recordar muito sobre História, acompanhamos tudo isso de um ponto de vista diferente das salas de aula: percebemos como todos esses conflitos afetaram a vida de pessoas comuns. Elas tiveram sonhos interrompidos, foram separados de pessoas queridas e tiveram sua liberdade atacada por muitos anos. A sensação que fica depois de ler os livros é de ter visto de perto e vivido algumas das emoções que as pessoas que passaram por tudo aquilo viveram.

Um dos aprendizados principais da leitura desses livros é reafirmar a importância de estudar História para não repetirmos os erros do passado. Embora continuemos a ver muitos equívocos serem repetidos ao longo dos anos, é de extrema importância persistir e sempre relembrar o que foi feito de errado no passado que degringolou no mundo em que vivemos hoje.

Nos dias de hoje, a maior parte do muro de Berlim já não existe mais, porém alguns trechos foram preservados e se tornaram memoriais. É o caso da East Side Gallery, uma galeria de arte ao ar livre que expõe, em mais de 1 km de muro, artes de pessoas de diversos lugares do mundo. Nas resenhas, eu geralmente separo algumas citações que me marcaram durante a leitura, mas desta vez não consegui escolher nenhuma que representasse essas quase 3 mil páginas. Porém, escolhi uma das artes da East Side Gallery que me impactou muito e me lembrou da leitura desses livros. Uma escrita, sobre o desenho do planeta Terra, diz em alemão “Du hast gelernt was freiheit heisst und das vergiss nie mehr” (“Você aprendeu o que é liberdade e nunca se esqueça disso.”)

Instagram literário: @biblioteca_decitacoes

Matheus Torezani 16/11/2020

Histórico
Acho fantástica a maneira como o autor conseguiu criar um romance no meio de fatos históricos, é uma verdadeira aula sobre a segunda guerra mundial. As cenas de tortura e dor são bem vívidas, um misto de raiva, tristeza e amor. Uma ótima leitura, recomendo!

Bella 16/11/2020

Ótimo como o primeiro livro da triologia, faz o leitor se sentir dentro da história e surpreendente como os fatos e a vida dos personagens vão se entrelaçando.

Priscila 13/11/2020

Inverno no mundo
O segundo livro da trilogia ?O século? segue de forma nítida e específica a grandiosidade deste obra. Relatos verídicos da segunda guerra mundial, barrados de forma única! Ótimo livro.

O resenheiro 09/11/2020

Guerras e bando de loucos! Ler para não repetir, será?
O segundo livro da trilogia O Século de Ken Follett não deixa nada a desejar, aliás, muito pelo contrário! A narrativa é super envolvente, parece que estamos vivendo naquela época, sentindo o heroísmo dos que lutaram na Segunda Guerra e na Guerra Civil Espanhola, das pessoas valentes que tentaram enfrentar o Facismo e o Nazismo, mesmo sabendo que a tortura e a morte eram a resposta pra isso.

As vezes a história é tão cruel, mas tão cruel mesmo que fiquei pensando se desta vez o autor não exagerou um pouquinho na dramatização... É demais pra ter sido verdade... Não dá para acreditar no que a humanidade é capaz de realizar. Não foram só os exterminios de judeus, mulheres e crianças aos milhares, mas muito mais que isso. Só lendo mesmo para começar a ter uma ideia do que deve ter sido viver em algum dos lugares pivôs desta sangrenta guerra.

Em uma passagem se relata o ataque aéreo em Londres, mas daí a dizer que em outubro de 1940 TODOS OS DIAS foram assim, de bombardeios de vários aviões alemães sobre civis... E pensamos, que cruéis os alemães... Mas foi retaliação a bombardeios anteriores dos ingleses. Não existe mocinho e bandido, mas um bando de loucos! Aliás, no final de um capítulo é retratado os nazistas levando pessoas com deficiência para... Já sabem né? Loucos carregando outros loucos... É emocionante a descrição!

O livro começa com a ascenção de Hitler, em 1933 e passa pelas guerras e termina na metade do século XIX, em 1949, dando já o gostinho para o último da série! A descoberta das armas nucleares (os episódios narrados sobre as bombas atômicas é de cair a boca, a cabeça, o queixo...) e o início da guerra fria... Será que pretendo ler? Rsrs

Desculpem pelos spoilers. Pensando bem, que spoilers? A ficção é somente das cinco famílias inglesas, galesas, russas, alemãs e americanas protagonistas da história, desta vez com foco na segunda geração. O resto é tudo real, ou o mais próximo que Ken Follett conseguiu criar!

Fantástico! Nota 10!

LP_Chaun 25/10/2020

História Sexy.
Como uma pessoa formada em História os sentimentos em ler a trilogia o século são conflitantes, o autor é excelente e a precisão histórica é absurda, sendo inclusive superior a muitos livros científicos, mas ela não é total.
Consegui dois exemplares da trilogia em um sebo pagando 15 dinheiros em cada um, por azar era o primeiro e terceiro volumes, o segundo comprei novo tenso que desembolsar 50 dinheiros. Lerei a trilogia, mas me arrependi amargamente.
Qual o problema?
O problema é a introdução de personagens fictícios em cargos e posições muito próximas de personagens reais. Esse fato longe de educar muitas vezes pode até atrapalhar jovens em processo de educação e pessoas mais velhas que não tem conhecimento histórico.
Não me entendam mal, a história é muito boa, mas consigo separar a ficção da realidade, nem todos conseguem fazer isso. Nós professores já temos trabalho demais em explicar que o Kratos não faz parte da mitologia oficial.
Não vou entrar nos méritos das reviravoltas no estilo George R.R Martin que o autor gosta de fazer, se tem alguém feliz pode ter certeza que não durará muito em suas histórias. Em muitas vezes essas tramas pareciam forçadas só para renderem mais páginas.
Poderia falar mais pontos negativos, mas no geral se você não tem interesse em detalhes "extremamente" corretos e quer apenas entretenimento esse livro é prato cheio ainda que para isso eu prefira game of thrones ou senhor dos anéis.
Como diziam meus professores na faculdade cuidado com a ciência sexy (no sentido de tornar agradável algo que não é) não podemos vulgarizar a história.

Jean375 12/10/2020

SEGUNDO VOLUME DE UMA GRANDE OBRA DE FICÇÃO HISTÓRICA
Agora os fatos narrados se passam após a primeira guerra mundial, durante e um pouco após a segunda guerra.
Os personagens do primeiro volume bem como seus descendentes nesse segundo, são ligados pelos eventos ocorridos.

Júlia 07/10/2020

Os acontecimentos do livro são horripilantes, mas a história é cativante e verossimilhante.

Erika 03/10/2020

INVERNO DO MUNDO
É triste, não sei bem o que dizer pois sabemos que 80% foi real, e a humanidade é ruim e está sempre cometendo os mesmos erros

Nat 15/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Volume 2 da trilogia O Século, e a história segue acompanhando as mesmas famílias que conhecemos no livro anterior – mas agora com novos arranjos, casamentos e filhos. O período histórico é a Segunda Guerra Mundial; é, portanto, um período mais longo de anos. É, também, uma guerra muito cruel, então nos deparamos com mais mortes (inclusive de personagens queridos) do que no volume anterior. Ambos os livros são excelentes, no entanto, achei Inverno no Mundo menos detalhado; acredito que esperava mais detalhes de guerra e menos de política. Sigo na leitura para logo terminar a trilogia.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Camila 09/09/2020

Interessante
Livro que mistura realidade e ficção, ótimo enredo e bom para aprender um pouco sobre a Segunda Guerra de forma fácil!

Inspirações Literárias 08/09/2020

Historicamente atual e intenso
Batendo palmas de pé!

Ken Follett possui o talento admirável de nos possibilitar a vivência intensa e atual da história mundial como se estivéssemos vivendo a nossa própria historiografia.

Essa trilogia são aqueles livros que precisamos, sem dúvida, lermos antes de morrer.

Gratidão ao autor pela generosidade de compartilhar seu talento.
Natália 08/09/2020minha estante
Estou amando tbm. Que autor, minha gente!

Cyntia 06/09/2020

Sensacional para ter um vislumbre da história sob várias perspectivas.

Ivette 30/08/2020

Impressionante a facilidade de Follet em nos envolver! Não perde o ritmo em nenhum momento e a gente se alegra e sofre junto com os personagens.
Ler sobre o fascismo e suas consequências nesse momento foi um pouco mais difícil, mas muito necessário.
Já quero o terceiro livro.

Aline 22/08/2020

O autor consegue nos prender em um enredo incrível e com uma grande dose de história.